Pais e Educacao Rubem Alves
Vivemos em um país que comporta muitos povos, culturas, nacionalidades diferentes e, em alguns casos, com costumes divergentes. Uma nação de imigrantes que tem como base de moral a cultura cristã.
Livro: Servir, o maior dos desafios
Como mulher, não quero nenhum país. Como mulher, meu país é o mundo inteiro.
Justiça: Uma Aspiração Universal em Terra de Contrastes
Em um país de vastos horizontes e contrastes profundos, a justiça se ergue como um farol de esperança. O inciso XXXV é um grito de liberdade gravado no coração da Carta Magna, prometendo que nenhum cidadão será deixado à margem da estrada que leva ao templo da justiça.
Mas, o que é justiça em uma terra onde os rios correm tão desiguais? Será ela apenas um ideal distante, uma estrela-guia para os navegantes da esperança? A justiça é mais do que leis e decretos; é o reflexo da alma de um povo, o espelho de suas lutas e sonhos.
O acesso ao Poder Judiciário é, portanto, um direito sagrado, mas sua realização efetiva é o verdadeiro teste de nossa democracia. A justiça deve ser cega para as diferenças, surda para os apelos do poder e muda para os sussurros da influência. Ela deve ser sentida por todos, desde o morador das favelas até o habitante dos palácios.
Contudo, a realidade muitas vezes nos mostra um retrato menos idealizado. A justiça que deveria ser para todos, às vezes parece ser um privilégio de poucos. As filas nos tribunais são longas, e o caminho para a reparação de direitos, tortuoso. A balança da justiça oscila, e muitos se perguntam se ela realmente pesa a verdade ou os bolsos.
Nessa reflexão, somos levados a questionar: Como podemos construir uma sociedade onde a justiça não seja apenas uma promessa, mas uma realidade palpável? A resposta jaz na vigilância constante e na participação ativa de cada cidadão. A justiça é uma construção coletiva, e cada tijolo é colocado com o cimento da consciência social e da responsabilidade cívica.
O inciso XXXV é um lembrete de que a justiça é um direito, mas também é um dever de todos nós. É um chamado para que não nos conformemos com as sombras da injustiça, mas que busquemos incansavelmente a luz da equidade. Que a justiça seja, de fato, para todos, e que cada brasileiro seja um guardião desse ideal.
Assim, a Constituição nos desafia a sermos melhores, a lutarmos por uma justiça que abrace cada canto deste país, garantindo que o direito de acesso ao judiciário seja mais do que palavras no papel, mas uma realidade vivida por cada um de nós.
Cuidou da terra, semeou, honrou os pais, fez certinho a "dança da chuva", certamente colherá em abundância.
Nossos pais nunca deixam de ser o que são, mas apenas mudam nos nossos olhos, e é você quem decide como os define.
A criança está sempre atenta à maneira como os pais fazem as coisas, pois o exemplo tem mais força do que as palavras e “conselhos”
Vivemos num país destruído pela maldade e pelo ódio; a restauração deve vir de um centro inteligente, onde a razão e o amor hão de prosperar com abundância e razoabilidade.
Não existe tanta esperança num país condenado a conviver com concussionários e aloprados nos meandros da administração pública.
Não existe perspectiva de futuro melhor num país onde prosperam a impunidade e os desvios do dinheiro do pagador de impostos.
Um país que vive eternamente o luto coletivo pela morte da justiça; um sistema de justiça exangue, cruel e hediondo, julgado e condenado a pena de prisão perpétua em face das maldades sociais praticadas.
A droga é o combustível do crime organizado e da criminalidade violenta no país; descriminalizar as drogas é fomentar a criminalidade violenta e aquecer o crime organizado no país.
Num país onde os funcionários públicos dão tudo de si e até a sua própria vida, para proteger os interesses do partido no poder, mesmo sabendo que os seus dirigentes são corruptos, então podes afirmar categoricamente que o seu povo está condenado a pobreza absoluta.
A obediência é o maior respeito para com os pais?
"A ideia de que a obediência é a maior forma de respeito para com os pais é uma visão cultural e tradicional em muitas sociedades. No entanto, é importante considerar que o respeito pode se manifestar de diferentes maneiras, e nem sempre a obediência é a única forma de demonstrar apreço e consideração pelos pais. O diálogo aberto, o cuidado, a compreensão e o apoio mútuo também são aspectos importantes nas relações familiares. Cada família e cultura pode ter suas próprias perspectivas sobre esse assunto".
Waltemir carvalho!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Frases de Rubem Alves
- Mensagens de Educação
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Textos de Feliz Dia dos Pais (perfeitos para homenagear)