Pacientes
A medicina não acredita em seus profissionais, porque eles não acreditam na fé dos seus pacientes como processo de cura mais perfeito para o corpo humano.
Meu respeito e admiração pelos meus pacientes e demais pacientes! Meu silêncio por cada emoção sentida e palavras ditas. Meus ouvidos instrumento capazes de gravar e arquivar suas histórias narradas a cada encontro. ...
Meus olhos observam cada movimento gestual, analisando gentilmente seus pedidos e desejos de ir além. Desafiantes para si mesmos, distintos pela coragem em poder se olhar e se melhorar, lapidando-se, pouco a pouco, para assim permitirem-se perceber o seu libertamento de sua própria face, desnudada de personas e estereótipos. Limpos das misérias que os habitava, e que manchavam sua áurea, que agora, reluz sem vendas, no sinuoso turvo devaneio, gerando muralhas por seus monstros.
Algemar os medos parece uma boa pedida pela assertividade!
''Deus abençoa aqueles que são pacientes, que depositam suas ansiedades na palavra de Deus - a Bíblia, Homens mansos fazem os olhos de Deus brilharem de júbilo.''
Todas se comportavam uma ora terapeutas outrora pacientes. Elas precisavam falar, remoeram coisas de tanto tempo atrás, que prendiam o fluxo do presente. Algumas não sabiam se encaixar, elas só sabiam que estavam navegando em um oceano sem bússola, mas as velas do barco eram sopradas intensamente por emoções que foram presas ao solo mas agora tendem a cair como granizo, em algum lugar elas iriam parar, só ainda faltava responder a pergunta: “Em terra firme ou num naufrágio?”. Outra já acreditava que a solidão lhe pertencia, pois como Nietzsche falava: “Na solidão, o solitário devora a si mesmo; na multidão devoram-no inúmeros. Então escolhe.”, já que não conseguia acreditar que as pessoas simpatizavam mutuamente, ouvia vozes da cabeça sussurrar que todos a odiavam e usavam de falsidade com ela. Mereciam ser ouvidas, todas.
Tenho lembrado todas as manhãs da palavra "Paciência". Temos que ser pacientes naquilo que esperamos e acima de tudo sermos pacientes com quem nos cerca e com o que fazemos no cotidiano. Porque nada é bom sem paciência, até mesmo nós.
A idéia é cansarmos o fracasso. Temos que sermos pacientes o suficiente para que ele desista de nós. Só então virá o sucesso.
"Não entendo a ambiguidade da alma de algumas pessoas, ora pacientes e calmas, ora conturbadas e as vezes penso que ora inexistente. "
Há tempos, que devemos ser como pássaros, presos nas gaiolas, pacientes, por um tempo indeterminado, ouvinte e vendo certa pessoa ir embora, sem poder falar absolutamente nada, pois nunca nós entenderam.
Namoro virtual é para os pacientes. Sou poetisa, o meu verdadeiro namoro virtual existe na minha cabeça, esse namoro virtual usual não é para mim.
Fisioterapeuta na UTI.
12h de plantão.
10 pacientes graves por fisioterapeuta, que serão vistos duas vezes nesse período (no mínimo). Checa exames, checa rx. Auxilia na Intubação do paciente às pressas no meio da troca de plantão. Calcula mecânica respiratória. Ajusta ventilação. “Fisio o paciente tá dessaturando”. Auxilia uma troca de tubo que tá com o balonete vazando. Troca um ventilador que não está bom. Recebe um paciente que vem intubado de outro hospital (ou da enfermaria). Passa visita multi. Prona. Supina. Faz VNI. Falhou na VNI, tem que intubar mais um. Outro está intubado há 25 dias: ajusta a ventilação e aguarda a traqueostomia a beira leito. Pede um ajuste de sedação. Discute um desmame de sedação. A cada 2h troca a posição da cabeça daquele que tá pronado. Tenta um desmame de O2, sem sucesso. “Quem ta com esse paciente? Me ajuda a posicionar?”. Coloca um paciente pra deambular: você, o paciente, o cilindro de O2, a técnica de enfermagem pra te ajudar... o paciente da uma olhada na janela e tem a visão do mundo lá fora pela primeira vez em 15 dias (nesse momento você torce pra estar um dia bonito!). Checa as gasometrias: socorro! Nem parece que você ajustou ventilação. O que eu faço com esse CO2 alto? “Fisio o paciente tá dessaturando (de novo)”. De repente a pressão de um paciente tá baixa. O médico coloca uma noradrenalina, uma vasopressina. Será que a ventilação está repercutindo na hemodinâmica? O fulano vai pra enfermaria (amém! Tchau seu fulano, não volta mais aqui tá?). A nefro avalia o sr. ciclano, vai ter que dialisar. Fica de olho na PAM durante a diálise… dessatura… alguém avisa: “O paciente parou!”... as vezes até parece que seu coração para junto com o dele! Chama médico, Puxa o carrinho, RCP. Voltou, ufa! “Ô fisioooo o paciente tá secretivo”. Extuba um paciente, mantém vigilância. Colega, vou almoçar, fica de olho nos meus pacientes? O ventilador alarma. O monitor alarma. A/o enfermeira/o resolve todos os b.o plantão. Um café na copa, um bolinho, um respiro. O NIR liga, vai chegar mais um paciente. Chega às 18h, você ainda tem que registrar todos os seus atendimentos. Você até tenta passar um plantão sem pendências, mas é difícil... finalmente o colega da noite chegou: desculpa aí colega, na próxima vai ser melhor. Eita pé frio! A própria frozen!
Só quem vive a realidade de uma UTI entende o quanto é pesado (físico e emocionalmente).. uma UTI COVID então, nem se fala! Escolhemos isso, mas também precisamos que vocês ajudem!
Enfermeiro negligente é aquele que não cuida dos seus pacientes e não passa um plantão sem fofocar!
O momento pede que sejamos pacientes, que tenhamos fé e que saibamos nos cuidar.
Isolados, recolhidos com nossas famílias e em nossas casas temos a incrível oportunidade de desacelerar e rever nossos valores, crenças e objetivos.
Crer que tudo passará é o primeiro passo, mas devemos fazer o melhor que pudermos para nos tornarmos melhores.
São assim que surgem novas ideias e ideais.
É nesse momento que aprendemos a olhar o próximo com compaixão e afeto.
Sairemos dessa, seres mais evoluídos.
Distanciados e com muitas restrições, parece que enviamos ao cérebro a mensagem de que abraços e apertos de mãos não são mais tão viáveis e vitais.
A vulnerabilidade que essa situação nos trouxe vai muito além de nossa saúde.
Seja lá quanto tempo isso ainda for durar, que seja breve.
Sabe lá quanta dor isso ainda trará, desejamos que a cura apareça.
Que pesquisas tenham sucesso.
Que médicos tenham saúde para cuidar dos que padecem.
Que o ser humano se reinvente.
Que a inspiração, promova “piração” e mova a ação.
Que o fazer pelo próximo traga benefícios pra si.
Que tudo que for necessário, seja resolvido com um longo abraço.
Esse que nos foi tirado possa ser devolvido, como cura pra tantos corações necessitados.
Refletir e ser grato.
Podemos ser pacientes também, ter paciência requer muita sabedoria.
Sejamos sábios.
Sejamos...
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Romanos, 12:12
Neste versículo, Paulo no orienta que a Esperança é motivo de alegria, pois se esperarmos no SENHOR, nunca pereceremos; que se formos pacientes nas tribulações, elas não nos vencerão e com a força do céu, seremos vitoriosos e, por fim, se perseverarmos na oração, qualquer arma preparada contra nós não prevalecerá. Assim como em 13 de II Coríntios ele nos ensina que existem três: a Fé, a Esperança e a Caridade, aqui ele nos ensina a nos fortalecer em três: Esperança, Paciência e Perseverança. Bem como no céu testificam 3: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Mantenha- se nesses três e nunca desista da vida pois ela é linda e Deus ainda tem muita coisa boa para você, e ainda fará você muito feliz. Muitos dependem do seu sorriso e da sua alegria. Às vezes, a tristeza e vontade de desistir estão às portas e não temos forças para continuar, mas o SENHOR nos manda anjos em forma de pessoas para nos ajudar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp