Ouvi e Observar
"A vida é um sopro"...
(Nilo Ribeiro)
"A vida é um sopro",
ouvi o teu conselho,
me recorri a Esopo,
te vi pelo espelho
"A mulher e o balde de leite",
uma fábula educativa,
não espero que me aceite,
mesmo a fazendo de diva
peço apenas que reflita,
no conselho que me ofertou,
a vida seria mais bonita,
com o amor que te dou
se tua carne vibra,
se teu corpo precisa,
deixe de tanta briga,
venha ser minha vida
quero a tua entrega,
mas que não seja por favor,
quero que me livre da treva,
quero a luz do teu amor...
"Desejo o teu corpo,
desejo a tua paixão,
se a vida é um sopro,
você é minha respiração"...
Em meios a tantos dedos que apontam, e bocas que nos julgam, há sempre colos que nos acolhem, e ouvidos que nos ouvem!
Opte por quem te faz bem!
Hoje conversando com uma pessoa que terminou um relacionamento recentemente, ouvi a seguinte frase: "Se na cabeça dele não dei os cem porcento que ele queria, na minha cabeça dei cem porcento do que poderia dar". Relacionamentos às vezes não dão certo porque as pessoas vivem buscando perfeição nas outras. Muitas vezes a falta de sabedoria faz com que pessoas tidas como "boas", ou "ideais" se percam uma das outras. A vida rotineira, estresse no âmbito do trabalho ou familiar, não devem ser projetados dentro do relacionamento amoroso. Se falta reciprocidade, um faz, enquanto o outro só recebe, com o tempo aumenta o desinteresse e acaba o amor. Pensemos.
Eu não estou dizendo que dependo de você pra viver. Eu nunca ouvi dizer que alguém morreu de amor, a não ser um louco ou outro que não soube lidar com seus sentimentos e por não aguentar o peso da própria culpa, tenha se jogado de uma ponte, ou se atirado na frente de um carro. Isso é coisa de quem não tem estrutura, isso não é amor é loucura, amor é diferente, e eu apenas a amo. Eu não vou parar de respirar, as coisas não vão deixar de acontecer por isso. O que estou tentando dizer é que viver com você é a melhor coisa do mundo, e que se isso é algo que nos faz bem, então não há porquê pensar em não viver. O que eu quero dizer a você é que temos tanto em comum dentro de nossas diferenças que deixamos o que menos interessa de lado, algo que incomoda fica de fora. Juntos somos nós, e o que seria este Nós se não fosse juntos? Seria um eu aqui e você aí na sua vida cotidiana, sem morrer, mas sentindo falta do algo mais. Sabe, ainda quero um dia de sol forte e céu azul, dirigir contigo do lado, acelerar o carro sem muita pretensão de velocidade pra poder curtir cada minutinho respirando do mesmo ar que te entra no pulmão. Eu sei que vai querer ouvir clássicos do rock no último volume, batucando os dedos no painel. Quero vê-la abrir os vidros e pôr o braço pra fora, como se puxasse o mundo pra dentro. Quero vê-la de óculos escuros e o vento soprar seus cabelos finos e pesados. Quero ouvi-la cantar num inglês cheio de falsetes acompanhando a pegada de cada nota certa, de cada acorde solitário. Quero parar contigo num barzinho, destes de beira de estrada, só pra te pagar uma Coca Cola e ver você tomando com gosto, em canudinhos coloridos enquanto o suor desce da latinha que não terá o seu nome e nem o meu. Não me interessa se estará escrito Sabrina, Marilia, Alberto, Fran, Joaquim, Maísa, Renan, Raissa, o que me interessa mesmo é ver você comigo, sentada numa daquelas cadeiras de plástico rabiscadas de caneta, do lado de fora, rindo das besteiras da vida. Ainda quero estar contigo à tarde, numa pedra bonita de frente pro mar. Quero ver você entre minhas pernas, encostada com a cabeça ao meu peito, enquanto eu meço na ponta dos dedos toda extensão da circunferência onde nossos olhos alcançarem. Quero dizer a você que todo aquele azul é o meu mundo, é tudo que tenho e respiro. Dizer pra você que tudo aquilo será seu, se quiser ficar.
Ricardo F.
Eu vi
Fui lá e senti
Senti e ouvi
Elas choravam
Eram choros compulsivos
Fizeram apelos intensos a mim
Suplicaram minha ajuda, urgente
Eu, com voz embargada
Olhei no fundo de seus olhos
Chorando, também lhes disse:
Posso sentir a dor que vocês sentem
Elas não me pediam dinheiro
Nada que ele possa comprar
Pediam-me tão somente
Água para correr sobre si
Assim me diziam as pedras
Da "linda" Cachoeira dos Prazeres
Na cidade de Jiquiriçá.
Ouvi dizer:
Que a vida vai ficando mais difícil no topo...
Mas, como pode ser o topo se não andei nem um pouco?
Porque difícil, realmente está... Parece que tudo acontece para atrapalhar
Sei que nem tudo acontece como queremos
Só sei que tudo que acontece é de um jeito que vou aprendendo
Não quero reclamar, mas eu estudei, eu trabalho e nem tenho direito de me confortar?
Porque a vida dá dificuldades que consigamos sustentar
Com tanta inflação e desempregados que fica difícil de não reclamar!
Ainda posso me apoiar na minha esperança
Sei que a vida vai melhora... Vai engatinhar igual criança
E vai convir com as minhas expectativas...
Vai dar orgulho a minha vida sentimental e claro! A minha vida física!
Estou cansado de ouvi. "Você não era assim"... Óbvio que não. Tive o pior ano da minha vida, partiram meu coração, me afastei de "amizades", resolvi 1000 problemas e apareceram mais 2000 em seguida, se eu não tivesse mudado, me fechado, eu não estaria aqui. Então é óbvio que eu iria mudar.
"Ouvi isto, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo". (Amós 5, 12) e (Amós 8, 4)
Eu morri quando ouvi da boca de quem me ofendeu que me perdoa por eu ser mais eu e por ter ofertado o melhor de mim.
Morri quando eu não falei a verdade por puro medo.
Morri cada vez que permiti que me humilhassem.
Eu morri por ter calado e por ter falado na hora errada.
Nildinha Freitas
Reflexão sobre o aprendizado
Há alguns anos, ouvi uma frase inesquecível da querida Monja Coen. Ela falava, de forma sarcástica, sobre querer ser a palmatória do mundo com simples posts. Hoje, uma lembrança surge no G.Fotos dos 2 anos das minhas "Britas" lindas, que agora habitam o céu devido a circunstâncias abruptas e ao mesmo tempo naturais. Nesse sentido, não pude deixar essa oportunidade de reflexão passar, apesar de não querer me lembrar dessa situação fatídica.
Prosseguindo, o resumo da ópera é refletir sobre nosso roteiro de vida no universo, sobre os impactos de nossas ações e também sobre perdoar e aceitar as coisas como são. Não estou dizendo para ser passivo diante das situações ocorrentes, mas, ao invés do martírio eterno, buscar algo para tirar de aprendizado sobre o que ocorreu. Por fim, retomando o pensamento da monja, é verdade que é impossível causar um impacto total na evolução das pessoas com simples palavras, mas sim, é possível deixar insights, como a própria frase dela deixou.
Um dia, ouvi alguém dizer: "Você só pode ajudar quem quer ser ajudado." E essa frase, tão despretensiosa, me fez pensar nas sutilezas da vida e nas complexidades do coração humano.
A gente, com toda a boa vontade do mundo, estende a mão, oferece um abraço, dá o conselho que parece certo. Mas a verdade é que nem sempre o outro está pronto para receber. Não é uma questão de egoísmo ou ingratidão, mas uma condição do próprio ser. Cada um de nós tem seu tempo, seu processo, suas feridas que precisam de tempo para cicatrizar.
Há momentos em que o coração do outro está fechado, não por falta de amor, mas por medo, por cansaço, por uma necessidade de se proteger. É como uma flor que, em pleno inverno, se recusa a desabrochar. E isso deve ser respeitado. A ajuda verdadeira não força, não impõe; ela espera pacientemente pelo momento certo, pelo sinal de abertura.
Ser humano é isso: é entender que nossa vontade de ajudar, por mais sincera que seja, só tem valor quando encontra eco no outro. É como oferecer um pedaço de pão; ele só mata a fome se o outro estiver disposto a comer. E há uma beleza sutil nesse entendimento, uma sabedoria que nos ensina a amar sem condições, a estar presente sem invadir.
Às vezes, a maior ajuda que podemos oferecer é simplesmente estar ao lado, em silêncio, segurando a mão e esperando. A presença é um bálsamo, um sinal de que, quando o outro estiver pronto, não estará sozinho. E isso, por si só, já é uma forma de amor.
Então, a gente aprende a reconhecer os sinais, a perceber quando é hora de agir e quando é hora de esperar. A vida tem seus ritmos, e cada pessoa tem o seu. Ajudar é também um ato de paciência e respeito, uma dança delicada entre a oferta e a aceitação.
Porque, no fundo, o que todos nós queremos é isso: ser compreendidos em nossos tempos e processos, amados em nossa imperfeição. E quando a ajuda vem desse lugar de amor e respeito, ela tem o poder de transformar, de curar. Porque, às vezes, a verdadeira ajuda é apenas estar ali, do jeito mais simples e humano possível.
Desde que cheguei aqui, ouvi dizer que este mundo está em declínio, e muito antes de eu existir, já se falava que ele estava à beira da morte. No entanto, ele está muito vivo e muito mais atualizado.
Ouvi uma música que me levou a um tempo muito distante, época em que, na minha infinita ingenuidade, acreditava não haver maldade no coração das mulheres.
Já tive vários funcionários em minha casa, mas uma coisa eu lhe digo com propriedade. Nunca ouvi meus pais dizerem “essa manteiga de baixa qualidade é para os funcionários e as de qualidades é para nós”, e entre outros produtos […]
Ontem eu ouvi as nossas músicas, lágrimas rolaram em meu rosto e senti novamente aquela dor, como se uma faca enfiasse em meu peito, e tirasse o pouco de oxigênio que me restava. Infelizmente, hoje só gostaria do seu abraço. Sei, que não devo e não posso ir atrás novamente desse sentimento. Estou tentando apagar ou aos menos diminuir. A dor aumentou, quando te contei o que estava entalado aqui na garganta. Dizem que desabafar diminui a dor, de certa forma foi sim um alívio. Quando lembro do teu toque, do teu cheiro e do teu beijo é como se você estivesse aqui, eu posso sentir às tuas mãos passando em minhas curvas e você dizendo que me ama. Nos seus braços eu sentia segurança, quando você me abraçava a dor ia embora, a tristeza ia embora e eu não precisava de mais nada, a não ser estar em seus braços. E me dói em saber que não conseguimos ser somente amigos, dói porque ambos tem que querer e desejar. Ah que saudades, como faz falta não estar pertinho de ti, tomando uma cerveja e rindo como sempre fazíamos. Chorei quando te vi indo embora, doeu, eu queria ter dado o meu último e melhor abraço. Enfim, te deixarei livre, para que eu me liberte também desse sentimento louco.
Ouvi alguém falar pra "um":
_ Amor só de mãe!
O "um" fala pra alguém:
_ E quando não se tem nem o AMOR de mãe?!
O que fiz? Suspirei de tristeza.
...qual a necessidade de ir em uma montagem russa se as mesmas borboletas no estômago sinto ao ouvir seu nome?
Já disse o Baco, "tudo que eu ouvi sobre esse tal amor me assusta" e sinto esse medo porque não posso ter aquela que eu amo.
Me peguei pensando nessa frase que ouvi inúmeras vezes: Saudade daquilo que não vivi.
Isso porque fiquei imaginando como seria meus dias se as pessoas que tanto amo e que já partiram estivessem aqui compartilhando a vida.
Saudade de ver meu pai e minha mãe aqui, me aconselhando me mimando. Meus avós estragando meus filhos que também partiram. Meu sofro me tratando como filha...
Saudade.
Esses dias ouvi uma palavra *vida*, palavra forte, que está em todos os lugares, desde que seja empregada na maneira correta a palavra *vida* tem poder, vivemos pela *vida* morremos pela *vida*. A *vida* na terra e no céu, em casa, nas ruas nas escolas, no trabalho em todos os ambientes, viver e dom maravilhoso que muitos gostam, mas tem outros que querem viver nossas *vida*... Viver nossa própria *vida* e surreal, por que foi Deus que deu.
- Relacionados
- Observar
- Observar a Natureza
