Os Velhos Carlos Drummond de Andrade
SAUDADES... MUITAS SAUDADES...
Certa vez meu pai falou: “Meu filho, não diga nem faça nada que um dia possam usar contra você. Respeite o próximo, as leis, as regras de convívio social. Cuide da sua vida e de seus familiares e amigos próximos. Tua saúde é o bem mais precioso: Assim poderá sobreviver e ajudar aos mais necessitados. E lembre-se sempre: 1) Quem bate em pequeno é covarde, quem apanha de grande é bobo. 2) “Lute para ter o que é seu de direito, jamais cobice ou tome nada dos outros.” Não assim, literalmente, eu acrescentei outros conselhos dele. Procurei pautar minha vida seguindo os conselhos do meu pai. Depois do décimo tombo sério e ralada geral, deixei de brincar / competir com o Carrinho de rolimãs. Depois de quebrar os óculos de um coleguinha, nunca mais usei o estilingue e a sacolinha com mamonas. Depois de ser atropelado por um caminhão aos 10 anos, nunca mais atravessei as ruas desafiando o trânsito. Fascinado por armas de fogo, após os primeiros tiros decidi manter distância dos gatilhos. E assim fui levando. Sempre preferindo prevenir, para depois não ter que remediar. Mas acidentes acontecem, independente dos seus cuidados. Nem todos os acidentes são provocados por humanos. Os fenômenos naturais provocam cataclismas, tragédias universais. Quem pode evitar os efeitos devastadores das erupções vulcânicas, dos terremotos e tsunamis? Quem poderia prever a mortandade diante da Gripe Espanhola? Agora me recordo dos versos da canção “Quem inventou o amor”, de Dorival Caymmi (Quem inventou o amor / Não fui eu / Não fui eu, não fui eu / Não fui eu, nem ninguém / O amor acontece na vida...). Pois então, quem criou esse terrível Coronavírus / Covidi-19 não fui eu, não sei quem foi, mas essa pandemia está me impedindo de seguir a rotina: Pagar taxas e impostos, comprar alimentos, pagar as contas mensais, abastecer o carro, curtir o samba raiz com amigas e amigos toda semana, paparicar os netos, procurar não dar trabalho para os filhos. Confinado voluntariamente desde o dia 14 deste mês, antecipei as medidas indispensáveis à preservação de todas as pessoas com as quais convivo, muitas das quais nem mesmo sei o nome. Recomendei ao síndico do meu prédio a imediata adoção de medidas, como disponibilização de álcool gel nos acessos (portaria, elevadores), a restrição para entrada de terceiros no prédio, as orientações básicas aos funcionários, a interrupção de quaisquer atividades nas áreas comuns. Repassei minhas preocupações aos familiares e amigos. Continuo seguindo à risca as recomendações das autoridades da área da saúde. Mas a saudade de tudo o que deixei de fazer é o que mais me martiriza, ao lado do pesar pelos adoecidos e pessoas menos afortunadas. Sinto muita saudade dos bailes, dos espetáculos teatrais e musicais que deixei de frequentar, dos cinemas que nunca mais entrei, das peladas domingueiras, das caminhadas diárias nos parques da cidade e até mesmo das missas.
Pois é. Não adianta “chorar o leite derramado”. Agora só nos resta orar e ter esperanças de dias melhores. Nesse meio tempo, é bom ir anotando na agenda tudo aquilo que nós gostaríamos de fazer. Até lá.
(Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo - SP)
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Uma cosmovisão, ainda que implícita e inconsciente, todo mundo tem. A filosofia começa quando o homem reflete criticamente sobre sua própria cosmovisão, coisa que seria impossível fazer de maneira inconsciente.
A percepção da música [...] requer o mesmo tipo de compreensão necessário para você apreender uma situação dramática complexa, seja a sua própria, a de um interlocutor ou a que você lê em Hamlet, Crime e Castigo, A Montanha Mágica e assim por diante.
Às vezes precisamos de um tempo a sós, repensar certas coisas, limpar a mente e voltar ainda mais forte.
"Os intempéries da vida; pode nos levar a pontos extremos. O dinheiro acaba, nasce um filho com problema físico ou mental, perde um trabalho que você tanto gosta e é perto de sua casa, (em cidade grande as pessoas passam por uma via-crucis) todos os dias, morte de familiar, filho na droga e tantos outros. Portanto, se você não está passando por nenhum destes problemas agradeça a Deus"
Não perca o alto nível do seu astral ouvindo músicas melancólicas ou depressivas ou assistindo noticiários de crimes e tragédias, ainda mais dramatizados por apresentadores e jornalistas que fizeram da desgraça alheia a sua profissão.
O passarinho foi feito por Deus para ajudar as criancinhas a descobrirem as coisas. Depois então quando o menino não precisa mais, ele devolve o passarinho a Deus. E Deus coloca ele em outro menininho inteligente como você.
O pensamento cresce, cresce e toma conta de toda a nossa cabeça e nosso coração. Vive em nossos olhos e em tudo que é pedaço da vida da gente.
Alegria é um sol brilhante dentro do coração.
Faltava qualquer coisa. Qualquer coisa importante que me fizesse voltar a ser o mesmo, talvez a acreditar nas pessoas, na bondade delas.
A idade nos torna mais seletivos em todos os ramos do conhecimento, nos afasta da futilidade, do melindre, da excessiva vaidade e do egoísmo, dando lugar à compreensão e a humildade.
A humildade do Messias Jesus.
Jesus deixou um grande exemplo com sua humildade terrena. Que nem o rancor e a vingança, faria parte de seu cotidiano, porque bem sabia que estes pensamentos Sabotadores destruiria sua saúde mental.
Se Ele quisesse poderia se transfigurar na sua natureza divina original, com grande poder e glória sem limitações que ficaria mais resplandecente do que a luz do sol.
Se Ele desse lugar ao rancor e a vingança, todos que zombaram e fizeram pouco caso dele, cairiam mortos aos seus pés.
Porquê nenhum ser humano, pode vê Deus e permanecer vivo, por esse motivo todos sem exceção deverão passar pela ressurreição dos mortos.
Mas Jesus opinou por perdoar pela remissão do seu sangue derramado, a todos aqueles que são atraídos por Ele.
Mesmo com esse grande exemplo de humildade, o ser humano que não passa de pó, opina pelo ódio e a vingança, e não tem piedade em querer destruir seu semelhante.
Esta é a grande diferença!
Que nesta manhã nos alimentemos dos sentimentos de satisfação e gratidão, que bebamos da fonte da luz divina. Que possamos nos permitir ser acariciados pela vida, pois viver pede cor, plenitude, esperança e vigor.
Eu amo respirar você
Que bom que foi você a primeira a ser forte
E a última a ter coragem de desnudar meu dia
Mirar teu olhar no despertar do dia
E fechar teus olhos no findar da noite
Memorizar cada movimento seu
Cortejar seus mínimos traços de perfeição
Cada parte do seu corpo, cada curva de sua pele
Sua, somente sua, mas que instigam minha vontade
O dia todo, todo o dia.
Que alívio seria o teu abraço a me consolar
Que sorte a tua mão, amada por mim, me firmar enquanto caio
E me guiar quando já não puder mais ver
Eu vou viver com você, eu vou trazer para mim com você e doar para você
O dia todo, todo o dia.
Se você me permitir
Hoje já velho quero voltar a ser jovem com seu bálsamo
E viver meus dias com você.
Então quero, de querer mesmo, provar teus beijos
E me encalistrar quando me vigiar
Fazer-te entender que nossa descendência
É o que me motiva a voltar pra casa
A minha determinação quando minhas pernas falharem
A minha força quando eu estiver fraco
O que me sustenta, o que me alegra
E o que me zela
É pelo seu corpo que eu anseio todos os dias
Mas é sua mente que eu amo
É teu aroma que me segue. O dia todo, todo o dia.
Mesmo se estiver longe. O dia todo, todo o dia.
Tua miragem é o que vejo todos os dias
Mesmo sem abrir os olhos
Fazer do meu amor o primeiro
Será você a autora de todas as minhas tristezas e questões?
E também a provocadora de todas as minhas graças e crenças?
Se estou com você desisto de tudo
E se não estou só sei querer você.
Já que eu amo respirar você.
