Os Bridgertons: ordem certa dos livros da série + 2 livros bônus

Renata Dib
Renata Dib
Publicitária com mais de 5 anos de atuação no mercado editorial
Atualizado em

Se você é fã de romances de época, com certeza já ouviu falar da família Bridgerton! Seja lendo algum dos 9 livros de sua criadora, a escritora estadunidense Julia Quinn, ou vendo a série de sucesso da Netflix, adaptada por Shonda Rhimes.

Seja como for, neste artigo vamos te ensinar a ordem definitiva de leitura de Os Bridgertons para mergulhar no universo dessa família divertida e apaixonante. Cada obra foca em um membro da família, e a ordem correta é:

  1. O duque e eu
  2. O visconde que me amava
  3. Um perfeito cavalheiro
  4. Os segredos de Colin Bridgerton
  5. Para Sir Phillip, com amor
  6. O conde enfeitiçado
  7. Um beijo inesquecível
  8. A caminho do altar
  9. E viveram felizes para sempre

Leia até o final para conferir mais 2 livros bônus que completam o universo da série!

  1. O duque e eu

    Capa do livro O duque e eu.

    O primeiro livro da série foca em Daphne Bridgerton, uma jovem inteligente e de personalidade forte que precisa procurar um bom marido em potencial. Porém, as opções disponíveis não são nem de longe o que ela idealizava.

    Simon Basset, duque de Hastings e melhor amigo de Anthony Bridgerton (o irmão mais velho da família), não tem a menor intenção de se casar. Por isso, ele faz um pacto com Daphne: fingir que os dois estão apaixonados. Dessa forma, ela iria atrair novos pretendentes e o duque afastaria os cortejos incessantes das outras mulheres. Afinal, o que poderia dar errado nesse pacto inocente?

  2. O visconde que me amava

    Capa do livro O visconde que me amava.

    No segundo livro, acompanhamos a história de Anthony Bridgerton, o mais velho dos irmãos da família, um solteirão libertino que não acredita no casamento por amor, e sim em cumprir responsabilidades.

    Quando resolve encontrar uma noiva, mira em Edwina Sheffield, uma das jovens mais cobiçadas da temporada de 1814. Porém, ele terá que se provar para a futura cunhada, Kate Sheffield, que desconfia dos sentimentos e das intenções do visconde. Ao se aproximarem cada vez mais, Anthony e Kate descobrirão que estavam muito enganados um sobre o outro.

  3. Um perfeito cavalheiro

    Capa do livro Um perfeito cavalheiro.

    O terceiro livro da série é focado em Benedict Bridgerton e, aqui, Julia Quinn fez uma releitura da história da Cinderela.

    Fruto de uma relação ilegítima, Sophie é tratada como uma serviçal pela madrasta. Quando ganha uma chance única de ir a um baile da alta sociedade, conhece Benedict, e os dois se encantam um pelo outro. Quando voltam a se encontrar, anos depois, a chama reacende e eles precisarão lutar contra as próprias crenças para ter uma chance no amor.

  4. Os segredos de Colin Bridgerton

    Capa do livro Os segredos de Colin Bridgerton.

    Penélope Featherington é uma jovem sagaz e destemida que há anos nutre um amor secreto por Colin Bridgerton, irmão de sua melhor amiga, Eloise. Porém, o jovem sempre a enxergou apenas como amiga.

    Mas, ao retornar de uma viagem, Colin passa a enxergar Penélope com outros olhos e se torna mais atraído pela moça. Quando descobre que ela guarda um grande segredo, ele vai precisar decidir se os dois poderão ter um final feliz.

  5. Para Sir Phillip, com amor

    Capa do livro Para Sir Phillip, com amor.

    Ao perder uma prima distante, Eloise Bridgerton resolve fazer o que faz de melhor: escrever uma carta. E a envia aos cuidados do viúvo, Sir Phillip. Encantado com o gesto da remetente, ele resolve responder.

    Com uma incessante troca de cartas, Eloise e Phillip despertam cada vez mais o interesse um do outro. Então, resolvem se encontrar pessoalmente para pensar na possibilidade de um casamento. Porém, ao vivo, os dois acabam sendo diferentes do que esperavam, e só o tempo dirá se os sentimentos vão falar mais alto do que os defeitos.

  6. O conde enfeitiçado

    Capa do livro O conde enfeitiçado.

    Michael Stirling nunca acreditou no amor. Mas, por ironias da vida, seu coração foi arrebatado por Francesca Bridgerton... durante o jantar de ensaio para o casamento dela com John, primo de Michael.

    Anos depois, Francesca fica viúva, e Michael enxerga uma oportunidade para conquistar seu coração. Mas a jovem só o enxerga como amigo. Por isso, Michael precisará convencê-la de que seus sentimentos são verdadeiros e de que os dois poderiam viver uma linda história de amor.

  7. Um beijo inesquecível

    Capa do livro Um beijo inesquecível.

    No sétimo livro, acompanhamos a jovem Hyacinth Bridgerton que, após várias temporadas de bailes, tem dificuldade em achar um par à altura da sua personalidade indomável.

    Mas tudo muda quando conhece o jovem Gareth St. Clair, neto de sua grande amiga Lady Danbury. Quando ele pede a ajuda de Hyacinth em uma missão, os dois descobrem que têm mais características em comum do que pensam.

  8. A caminho do altar

    Capa do livro A caminho do altar.

    No último livro da série, conhecemos a história do caçula da família, Gregory Bridgerton. Depois de ver as histórias felizes de todos os irmãos, Gregory cria altas expectativas sobre o amor.

    Certo dia, quando conhece Hermione Watson, ele tem certeza de que os dois terão o próprio final feliz. Por isso, para conquistá-la, pede a ajuda de Lucy, melhor amiga de sua amada. Porém, ao se aproximar de Lucy, Gregory percebe, afinal, que ainda tem muito a aprender sobre esse misterioso sentimento chamado amor.

  9. E viveram felizes para sempre

    Capa do livro E viveram felizes para sempre.

    Com o apelo dos leitores, que ficaram órfãos após o término da série, a escritora Julia Quinn presenteou os fãs com E viveram felizes para sempre.

    A obra apresenta 8 epílogos extras para descobrir o que aconteceu no final de cada história. Além disso, também possui um conto sobre outra personagem importantíssima da família: a matriarca Violet Bridgerton!

    É o desfecho perfeito para matar as saudades de cada um dos personagens dessa série inesquecível e apaixonante!

A seguir, confira 2 livros bônus que completam e enriquecem o universo da série!

Rainha Charlotte

Capa do livro Rainha Charlotte.

A personagem da rainha Charlotte não existia originalmente nos livros, mas fez tanto sucesso na série que ganhou um spin-off na própria Netflix e um livro próprio, escrito por Julia Quinn e Shonda Rhimes.

Na trama, acompanhamos a juventude da monarca, sua história de amor com o rei George III e as duras lições para aprender o dia a dia na realeza.

Esse livro é um standalone (uma obra independente), por isso, pode ler quando quiser! É um ótimo complemento para a história e, vamos combinar, mais uma história de amor apaixonante nesse universo nunca é demais, né?

Os Bridgertons, um amor de família: Guia oficial de Lady Whistledown

Capa do livro Os Bridgertons: um amor de família.

Os Bridgertons: um amor de família é uma coleção com as citações mais inesquecíveis da série de livros, incluindo uma apresentação inédita da icônica Lady Whistledown. Cada capítulo é focado em um personagem, e é a oportunidade perfeita para relembrar os melhores momentos da saga!

Recomendamos a leitura para quando tiver terminado a série inteira, para não ter spoilers do que ainda vai acontecer com os outros irmãos e irmãs da família!

Veja também: