Orgulho de ser mãe: frases de gratidão pela maternidade

Quem disse que ser mãe é padecer no paraíso? Ser mãe é entrar no paraíso, entregar seu coração a um anjo.... é sentir um sorriso intenso, ter um amor imenso e conhecer a inocência e vida.

Inserida por LilianOliveiraSantos

Ser mãe, è a experiência mais humanizadora que existe.

Inserida por LilianOliveiraSantos

ser mãe é uma coisa, ser filho é outra coisa. um tem que deixar o outro respirar se quiserem chegar a algum lugar.

Inserida por AGRISANTOS

Ser Mãe é entender que uma gota de afeto vale mais do que um oceano de intelecto.

Inserida por AndreiaLoureiro

Quando a esposa desconfia do marido alguém lhe abriu os olhos, pode ser mãe dela tendo proteger o casamento da filha e às vezes destrói.

Inserida por eliasrocha

Me ensina Senhor a ser mãe!

Inserida por Neydeaboa

Ser mãe nao e ser doce, Ser mãe e criar um ser que lhe dara uma vida de grandes doçuras.!

Inserida por chaveira

M U L H E R E M Ã E


Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração!
Ser mãe é ter no alheio
Lábio, que suga o pedestal do seio,
Onde a vida, onde o amor cantando vibra.

Ser mãe é ser um anjo que se libra
Sobre um berço dormido; é ser anseio,
É ser temeridade, é ser receio,
É ser força que os males equilibra!

Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,
Espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!

Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!
(Coelho Neto, 1864-1934)

Em cada segundo domingo do mês de maio, comemora-se o “Dia das Mães”. Esta data é festejada desde os tempos mais remotos, quando os gregos prestavam honras à mãe dos seus deuses. Depois, na época medieval, os filhos que trabalhavam distantes de suas famílias, tinham um dia livre para ficarem com as suas mamães. Isso não é nada para agradecer, prestigiar, louvar e honrar àquela que lhes deu a vida e sofre com o seu sofrer e morre com o seu morrer! Este é o sentimento e as palavras sinceras e honestas deste Autor! Nenhuma palavra, frase, parágrafo, texto ou escrito poderá definir e fazer entender o mistério do Amor Maternal que está estampado no rosto, nos cuidados e nos gestos de uma Mulher-Mãe, desde a mais rica e poderosa, à mais pobre e humilde delas! Em diversos Países o dia em que se homenageiam as mães, é comemorado em meses diferentes; contudo, poucos são os Povos que não rendem tributo àquela que produz a vida. Em nosso País e, em alguns outros, a data é comemorada no segundo domingo do mês de maio e foi oficializada em 1932, pelo, então, presidente Getúlio Vargas.

O “Dia das Mães” tornou-se mais conhecido e comemorado a nível mundial com esse título, a partir de um acontecimento triste: a morte da mãe de uma norte-americana de nome Anna Jarvis. O amor e o sofrimento pela perda da mãe causou-lhe tanta dor e perturbação, que seus amigos, temendo por sua vida, resolveram fazer uma comemoração em honra aos trabalhos que a mãe de Anna havia prestado ao seu país, durante a guerra civil. Dessa forma, a homenagem festiva desviou a sua atenção da tristeza mórbida da perda materna, para a alegria do orgulho de filha pelos esforços desprendidos pela genitora, por ocasião do longo conflito interno americano. Talvez sem perceberem, os seus amigos com o intuito de salvarem-na de uma perigosa depressão, utilizaram-se de uma técnica psicoterápica de desviar o foco da mente de uma pessoa, de um fator negativo (morte da mãe); para um estado mental positivo ( a alegria da festa e o orgulho pelos feitos realizados em guerra, pela mãe ). A comemoração, não só ajudou Anna a se recuperar de sua mórbida tristeza, como também ganhou notoriedade entre os seus compatriotas que, motivados pelo sucesso da honraria, passaram a reverenciar as mães vivas e falecidas, com uma festividade semelhante.

Porém, como não seria possível homenagear todas as mães individualmente, o presidente Thomas Wilson oficializou a data que hoje se comemora, tornando mais universal e popular o evento que agora comemoramos e festejamos: o "Dia das Mães". Na verdade, não foram os norte-americanos os primeiros filhos a homenagearem as Mulheres-Mães; elas já eram lembradas e festejadas através de honraria prestada pelos antigos gregos à sua deusa maior -Réia- por ocasião do início de cada primavera. Homenagear as mães, é muito pouco pelo que deveríamos render de tributos a todas as mulheres; pois, somente à Mulher, foi-lhe dado o divino privilégio de gerar a vida e de dar continuidade à Criação e à manutenção da Humanidade. Todavia, é impossível para este autor, prestar tributo às Mães, sem que renda honras e louvores a mais bela, pura e perfeita das mães: a Santíssima Virgem Maria ! Além de ser a obra-prima da Criação, a Mãe de Deus é o ícone da figura materna, a imagem sublime de Mãe e o incomparável modelo de Beleza Maternal!

Prestar homenagem às mães não é um favor anual ou uma prática comercial de agrado às mulheres-mães e aos gananciosos e insaciáveis comerciantes de plantão domingueiro. É uma obrigação inestimável que todos temos para com aquela que nos deu a vida. Não foi por acaso que a nossa salvação nos foi facultada através da Maternidade de uma Mulher. Deus quis mostrar-nos o inestimável, incomparável e insubstituível valor feminino: a Maternidade da Mulher-Mãe! Teria sido muito mais fácil que Ele tivesse feito aparecer dentre nós, o seu Divino Filho já adulto, perfeito e pronto para a sua sublime missão salvífica! Entretanto, preferiu que Jesus nascesse de uma Mulher; que viesse até nós por meio da figura de uma Mãe... E que Mãe Ele escolheu! Também seria por acaso que a prerrogativa divina de cumprir o "Crescei e Multiplicai-vos" tornou o feminino tão diferente do masculino? Acredito que sim! Somente um " SER" como a mulher; capaz de gerar e perpetuar a Espécie Humana, poderia ter a sensibilidade, a beleza, a candura, os encantos, a fortaleza física e espiritual que possuem as Mulheres. É claro que muitas mulheres perderam estes atributos divinos em decorrência da brutalidade da maioria dos homens; instintivamente voltados para o Mal, desde a mais remota antiguidade. A mulher é mais jeitosa em tudo que faz; enquanto que o homem é um desajeitado em quase tudo que faz. A mais simples e humilde das mães é mais habilidosa e sábia que o mais culto e inteligente dos homens! As tarefas mais importantes à vida e à sua preservação, são atribuídas e praticadas pela Mulher; como é a própria Geração, Criação, Formação e Manutenção dos seus filhos. É tão sublime e poderoso o instinto maternal, que a mulher cuida e cria com zelo e amor iguais, como se seus fossem, os filhos de outra mulher. A geração humana, a existência da Humanidade e a própria beleza da Natureza não seria possível sem a presença feminina que lhes oferece a vida e os seus encantos. Seria tão pobre e sem graça a Natureza, que o próprio Criador, condoído pela solidão, tristeza e pela inutilidade do homem, deu-lhe a mulher; presenteando-nos com a Graça Extraordinária da sua presença, companhia e notável auxiliar, sem a qual o Planeta estaria desabitado e deserto. Não foi coincidência que o Criador, séculos depois, nos fez lembrar a importância feminina, fazendo nascer do ventre da mais Bela e Perfeita delas...A Virgem Maria.

Esse instinto maternal que citamos acima é tão divino que uma Mãe é sempre a defensora dos filhos, por mais trabalhosos e imperfeitos que eles sejam. Ela os protegerá de todos os perigos, com o risco da própria vida, como é costume defendê-los da fúria de muitos homens-pais. Este instinto maternal de proteção é também visto entre animais inferiores como nos felinos e nos répteis; é a fêmea deles que impede e salva os seus filhotes de seus companheiros machos. Creio que os materialistas só são ateus porque não conseguem ver a face de Deus no rosto de cada Mãe.

Quem quer que não honre; ou pior, aquele que ousar agredir a figura materna; melhor sorte terá se atar uma pedra ao pescoço e se atirar do alto de um penhasco... Para o fundo do mar!

-------------------------------

CARLEIAL. Bernardino Mendonça.
Minas, outono, segundo domingo de maio, 2012.


Psicólogo-Clínico pela Universidade Católica de Minas Gerais;
Bacharelando em Direito da Faculdade de Direito Estácio de Sá, em Belo Horizonte;
Escritor e Pesquisador nas áreas da Psicobiologia e do Direito.

Inserida por CarleialBernardino

Ser Mãe...é ter um filho...

Inserida por Alaron

Neste dia, dedicado às mães, quero agradecer a Deus pelo dom de ser mãe! Agradeço ainda pela confiança depositada em mim, para cuidar, amar e instruir esses seres que a mim confiou... Criaturas que vieram ao mundo através de mim! Obrigada Deus, pelos meus filhos, que antes de tudo são, Teus filhos! Agora quero Te pedir uma coisa: Dai-me sabedoria, para poder guiá-los pelos caminhos do bem... Amém!

Inserida por dekarissi

Aprendi que nem toda rainha angelical possui coroa e asas, mas sempre as mesmas atitudes de ser mãe suficientemente perfeita para o meu coração;

Inserida por JULIOAUKAY

MÃE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Minha mãe,
que só viveu pra ser mãe,
de corpo, alma, emoção,
foi o pai mais intenso
que toda mãe pode ser...
mas muitas não são.

Inserida por demetriosena

Ser mãe é a forma de amor mais terna e eterna
Que conhecemos, já que dá para vivê-la e para
Mantê-la viva até mesmo depois que morremos!
Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia

@--**********************************************

Ser mãe!
Ser mãe é algo tão lindo,gratificante e grande!
Em palavras não caberiam aqui.
Por outro lado,
não é uma tarefa fácil.
E por estas e outras
tiro o chapéu para minha mãezinha
Joilda querida!
Com toda a dificuldade vivida, soube educar sete filhos
com muito amor, amizade, paciência e humildade.
Tudo que sou, agradeço a esta guerreira!
Guerreira Joilda.
Te amo mainha!

***************************************************:-)

Inserida por EdnaCobas

Perdi um pai, o céu ganhou um anjo e eu agradeço por ter uma mãe que soube ser mãe e pai ao mesmo tempo!

Inserida por RosiErvati

Ser mãe é amar os filhos ...
com todos os defeitos e qualidades,
com todas as falhas e todos os erros..!
Ser mãe é carregar no ventre....
um ser feito com amor.!
Ser mãe é estar sempre lá.
Ser mãe é arranjar paciência onde ela não existe.
Ser mãe é amarmos os nossos filhos....
sem pensar em nós.!
Porque não sabemos amar de outra maneira.!
Sempre quis ser mãe e depois de o ser....
pela primeira vez Deus deu-me.....
mais sete filhos.
Ser mãe é ser abençoada por Deus.!

Inserida por IsabelRibeiroFonseca

Ser mãe nunca passa...
Amamos os nossos filhos desde o momento da concepção!
Amamos quando os sentimos dentro de nós!
Amamos quando os vemos pela primeira vez!!
Amamos carregá-los no nosso ventre.!!
Um sentimento de que amar é tudo.!
Ser mãe, não é apenas carregar no ventre..
por alguns meses, um óvulo fecundado!
Ser mãe não é somente passar pela...
dor de trazer um filho!
Ser mãe é cuidar,amar e amar!
Ser mãe é ser feliz, somente por ser mãe!

Inserida por IsabelRibeiroFonseca

''Ser mãe é amar incondicionalmente os filhos ampara-los dar bons exemplos, formar seu carater com carinho e disiplina, mostrar o quanto ele pode ser melhor, insentivar, apoiar, aprender e ensinar, amar, não precisa ser filho so da carne tambem pode ser do coração.''

Inserida por patpatu1967

Angola, porque que me fizeste chorar na hora de te Amar? Porque foste madrasta em vez de ser mãe?Ai, seus filhos lamentam longe de você levam lembranças que não conseguem esquecer. Angola porque é que estás a perder? Pára e olha à tua volta no teu coração há uma flor e pode crescer.

Inserida por mauroseralo

- Princesas, aprendam.. ser virgem aos 15 anos não é feio, feio é ser mãe aos 12.

Inserida por NetinhoKing

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp