Olho
Vem a madrugada e com ela sua lembrança, olho no nada e pergunto?
O que estas fazendo aqui em meus pensamentos, povoando meus medos, minhas ilusões, meus desejos.
Decerto sua alma, passeia em meus infinitos, onde pousa como sereno gelado em meu coração ainda deserto.
Refaço os caminhos das verdades, que foram perdidas entre tantas estradas que segui, fotografias não reveladas, copias de um destino de puras emoções que vivi. E mergulho na busca de um sentido exato que defina o que acabou nos acontecendo, sem, no entanto esclarecer a formula ideal desse desvario que se formou em mim. Ainda estou à procura, mas já consigo me achar num ponto de luz que se faz adiante, é lá que devo chegar, é lá que quero ficar. Entra em cena essa força que parece ser do bem. É real e se isto é que se tem pra hoje, quem sabe amanhã tudo possa mudar, basta que eu consciente da obrigação, faça minha parte.
Resta tentar com todas as forças que conseguir. Como disse o poeta, “” tudo vale a pena ”” e valerá muito, mais até do que o mero objetivo final. Poderá valer um sonho ou uma realidade... Não sei. O certo é que o que vier será infinitamente melhor do que o que tenho agora e isso sim será mérito nosso, uma conquista nossa.
Vou a luta com a determinação de quem sabe aonde quer chegar e começa a sentir que não está só, muito embora tenha que fazer a maior parte, o maior esforço.
Minha mudança requer mais do que um simples gesto, mais que simples ação...
Não me sentirei derrotado se ao final não conseguir conquistar tudo que desejei, mas vitorioso por ter mudado, a ponto de deixar uma ponta de orgulho em quem realmente soube me focar. Tenho noção da dificuldade, mas também sei o meu valor e se acredito é por que sei que posso.
Até breve, madrugada que me acordou para a mudança. Até logo insônia, e obrigado por me fazer pensar. Sem vocês duas talvez eu fosse alguém que não pensasse em virar esse jogo.
Tenha certeza Senhor destino, aqui vai alguém que essa madrugada acordou... pra vida...
Aloha.
RETRATO DE MIM
Olho-te e fico arrepiado...
Quando eu ainda julgava
E acreditava
Ser o fiel retratado,
Eis que surge a tal visão
Com cruel precisão,
Sempre a mesma
De iguais feições
E compleições
De um cão,
Feito aventesma.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 23-01-2023)
INSÓNIAS
Toda a prava madrugada
Libertina e devassada
Sem assentar olho no sono
Que não me quer como amante,
Talvez por eu ser tão distante
Das carícias de tal mono.
Sono, meu repouso sem esperança
Em vez de me trazeres bonança
Vais-te vingando de mim,
E assim:
Fazes-me sonhar acordado
Com tristes e murchas flores,
Ossos em desalinho,
Velas sem chama, a arder.
Fica descansado, podes crer:
Os ossos, sou eu a crescer
Até morrer
Velhinho,
As flores,
São os meus amores,
Vou regá-los com carinho,
As velas, são a luz do meu caminho.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 12-02-2023)
Eu olho aos cantos, mentalizo meus muitos livros, escritos ao longo dos anos. Em alguns, visualizo as imagens de uma figura derrubada, os tropeços em pedras, das mais diversas, em pés de outros, e às vezes nas próprias pernas.
Penso que algumas páginas poderiam ser arrancadas, jogadas em algum lugar que ninguém fosse ver, principalmente as que contam dos tombos, das vergonhas, ou qualquer situação que valha como vexatória. Mas ao ler a página seguinte, a figura que estava ilustrada caída, está se levantando; descubro que se arrancar a página que tem o tombo, terei que apagar também a página seguinte.
O livro não é uma página, é uma história, cuja alegria de se levantar só existe pelo fato de se ter sentido a dor da frustração e dos tombos. Todas as páginas valem de alguma forma, as particularidades são suas marcas, um dia feliz, outro não tão feliz assim, um dia pra se lembrar, outro pra esquecer.
O livro vai indo, virando páginas, algumas apenas com desenhos, outras cheias de poesias, outras demagogas, outras irônicas, sem contar aquelas cheias de contradições; mas todas reunidas, pra que a vida seja acrescida de aprendizagem.
Mentalizo meu livro, minha coleção, que insisto em escrever, rir de mim e dos outros, das coisas que lembro e das que esqueci, dos conhecidos e dos que nem vi, o melhor livro é o que eu escrevo de mim.
Nem todas as violências
são visíveis a olho nu.
Infelizmente as Leis que
protegem as mulheres,
ainda têm muito para aperfeiçoar.
O mais triste é que muitas das "des"gracinha,
vem de pessoas próximas.
Devemos sim buscar espaços para
relatar e denunciar os agressores.
Olho pra você e consigo enxergar o brilho das estrelas.
O seu sorriso parece que no mundo só tem alegria.
O teu abraço só tem aconchego.
Enfim você é abrigo, é porto seguro.
Olhar no espelho
Quando me olho no espelho
Vejo as lutas que enfrentei
Batalhas sobrevivi
Em coragem
Mostra sua força
Brilho dentro de si
Força inabalável
Não se iguala a ninguém
Vive com sabedoria
Amando ser quem é
Amando sua força
É sua determinação
Lembra do que enfrentou
tão cheia de força
Força para lutar
Lutar quantas vezes for
Lutar a cada dia
Vontade de vencer
Vencer é se orgulhar de si
Se orgulhar com brilho no olhar.
já dizia meu avô:
Olho para o céu e não vejo fronteiras.
Fronteira são cicatrizes na pele do mundo...
As vezes olho um ser humano,e apesar de até conhece-lo, fico imaginando que ele realmente é; vejo aparência mas não o conteúdo, ou seja, ninguém vê além da máscara.:
O olho sensível de um fotógrafo, mostra, de forma excepcional; belezas incríveis, até então invisíveis, ao olho normal.
“A vida, em sua sabedoria oculta, alterna luz e sombra mesmo nos dias mais comuns. Aos que têm olhos de ver, cada surpresa é lição e cada dor, uma ponte para o despertar.”
