Obstinação
Dizem que mulher é bicho teimoso, eu diria que não é teimosia é obstinação, determinação. Mulher sabe o que quer e quando quer faz acontecer, vai atrás, mostra a que veio, despe a alma, pede desculpas, chora, insiste, usa todos os argumentos, até que estejam esgotados. Mulher fala muito com as mãos, faz caras e bocas, usa e abusa de olhares, gestos, trejeitos e até do silêncio quando precisa passar uma mensagem. A única coisa mulher não faz é ficar inerte esperando o que ela quer cair do céu. Toda mulher, mesmo as que ainda desconhecem esse lado, têm um "q" de mãe, por isso se importa, se preocupa, cuida e até protege. Mulher não se contenta em ficar à margem de sentimento algum, pelo contrário, respira e mergulha até que consiga tocar o fundo. Agora o que poucos sabem é que mulher não vem com tecla retroceder, por isso, quando desapega é pra sempre e nada nem ninguém a faz voltar atrás.
Mulher não é um bicho teimoso, mulher é bicho intenso!
A mente possui características de inquietação, turbulência, obstinação e força que muitas vezes sobrepujam a inteligência do homem, embora se pense que a mente está subordinada à inteligência. Corpo, Mente e Emoção são estruturas distintas. Podemos fazer um paralelo identificando o cocheiro com a inteligência, a carruagem com o corpo, e o passageiro com o indivíduo. A mente é o instrumento de direção e os sentidos são os cavalos.
"Entre os combustíveis indispensáveis da ação estão o amor, a resiliência, a obstinação e o método, mas ainda tão importante quanto eles, a esperança, que é o dínamo conformador da razão, é como a pequena faísca que acende a chama que põe em movimento todos os demais.
Ter fé no porvir faz do seu hoje um lugar melhor."
Triste é a obstinação que escraviza sem armas e aprisiona sem grades os espíritos que desistiram de aprender apegados à velhice não do corpo, mas da alma.
Trecho do livro Altos Contos - Horizontes infinitos da vida quotidiana
"O sucesso é o prêmio destinado aos que, com obstinação e dedicação superaram ou contornaram todos os obstáculos"
Obstinação pela melhoria contínua
A pessoa precisa se obstinar em ser melhor continuamente para aceitar um sistema de gestão da qualidade e fazer sucesso com ele.
ELA É...
A minha melhor referenda,
A minha melhor oferenda;
A minha melhor obstinação,
A minha melhor fissuração.
A obstinação é um estado de espírito, um estilo de vida em que o único resultado aceitável é ser um vencedor, tanto na vida pessoal quanto nos negócios.
Sem obstinação, fatalmente, em algum momento, você sucumbirá diante de um desafio que se mostre maior do que aqueles que está acostumado a enfrentar, entregar-se-á ao desânimo ou à descrença do seu próprio potencial e terá grande chance de abandonar os seus sonhos no meio do caminho e pôr tudo a perder.
Nossas incertezas são oscilantes e nos transladam ao fracasso daquilo que, com obstinação, alcançaríamos o esperado, isso ocorre pelo simples medo de atrever-se.
"Se entre a luz e a escuridão
Já temos o axioma
Que nos dá acesso à verdade
Sem obstinação!
Conquanto, esqueçamos o pranto
Remanejando com encanto
O acalanto do brasão do amor!"
Rogério Pacheco
Poema: Intensa intensão
Livro: Vermelho Navalha - 2023
“A ousadia e obstinação dos profetas é um dom estritamente sobrenatural alcançado por uma intimidade extrema com o Senhor ”
Que nossa obstinação seja em OBECEDER de fato aos teus mandamentos, pois só assim chegaremos a Canaã celestial!
"A obstinacão do homem estúpido é cegueira; a do inteligente, maldade. A diferença entre ambos é a que existe entre o fraco e o malicioso: este último destruiu em sua própria alma as precondições psíquicas necessárias ao arrependimento; o outro, ainda não. Por isso, dizia Santiago Ramírez – filósofo e teólogo notável, maior estudioso da "analogia entis" no século XX – que a remissibilidade de quem se afunda na malícia é um milagre extraordinário.
Assistir à obstinacão do malicioso é contemplar os mecanismos espirituais da perdição, que fazem desta vida um inferno e levam ao inferno na outra.
A constância do santo é a de quem aceita a luz; a pertinácia do empedernido é a de quem a recusa.
Em sentido estrito, o soberbo é o maior dos idiotas, pois, ao valorizar demasiado o que tem, perde o que de melhor poderia vir a ter".
