Objeto

Cerca de 825 frases e pensamentos: Objeto

⁠Nenhuma pessoa sensata foi objeto de culto, deixou um nome, marcou com seu sinal um só acontecimento.

⁠Sabe o que acontece quando uma força que não pode ser detida, encontra um objeto que não pode ser movido?

⁠Dor na alma não é objeto, mas é capaz de machucar como fosse! As vezes esfarela a gente também.

O QUE É ABSTRAÇÃO?
.
.
"Quando estamos diante de um objeto concreto ou de uma cena, temos perante nossos sentidos e possibilidades de percepção um fragmento da realidade que reúne uma miríade de características e especificidades. Abstrair, no entanto, é a capacidade de desconsiderar este emaranhado de aspectos que constituem a totalidade concreta do objeto abordado e considerar só aqueles aspectos que nos interessam.
.
O homem paleolítico começou a se distinguir de outros animais quando passou a olhar para os galhos caídos ao chão de uma nova maneira, deixando de enxergá-los como o que são concretamente – isto é, abstraindo uma série de elementos que fazem de cada galho um objeto único – para passar a enxergar este ou aquele galho como um “apanhador de frutas”. Visto desta nova maneira – com a abstração de todas as características desnecessárias e a preservação, na mente, apenas das propriedades de solidez e forma alongada do galho – este objeto pôde assumir a função de cutucar uma árvore para precipitar a queda de um fruto. A abstração, enfim, transformou o galho seco em um “apanhador de frutas” – um instrumento capaz de interferir e modificar a realidade, no caso expandindo a capacidade manual de se disponibilizar de alimentos.
.
Com a capacidade de abstração, os seres humanos começaram a transformar pedras pontiagudas em armas, troncos flutuantes em pequenas embarcações improvisadas. Ainda no período paleolítico, passariam a juntar diferentes objetos para construir ferramentas sofisticadas: lanças de ponta de sílex, machados de pedra, agulhas. Com a capacidade de abstração, logo desenvolveriam a linguagem simbólica, e também aprenderiam a contar.
.
Por fim, os seres humanos aprenderiam a conceituar. O conceito é o produto mais refinado da capacidade de abstrair, já que, para conceituar, precisamos nos abstrair de alguns aspectos concretos para passar a enxergar mentalmente apenas aquilo que nos interessa. Abstrair é o ato de abandonar momentaneamente a realidade concreta – ou deslocá-la, por instantes, para um contracanto – de modo a recriar uma outra realidade: operacional, funcional, referencial, audaciosa, liberta de amarras"
.
.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção, O Uso dos Conceitos: uma abordagem interdisciplinar. Petrópolis: Editora Vozes, 2021, p.38-39]

"⁠

⁠Imagine que estou cativa nos seus braços ... E que queres fazer de mim o seu objeto de prazer...Moldando o meu caráter e comportamento conforme a sua vontade e desejos... 💕

⁠Sonhe, planeje, crie suas metas, depois trabalhe sua imaginação visualizando o objeto do seu desejo, sinta que já o obteve e esqueça eliminando as expectativas! Seu desejo já está a caminho de se realizar!

⁠Descubra o objeto de desejo de alguém, e isso irá manter você no controle. Se a pessoa não desejar nada, crie um desejo nela. O mesmo acontece com as necessidades. Forneça o que as pessoas precisam e isso manterá elas na sua dependência. Se a pessoa não precisar de nada, crie uma necessidade pra ela.

Os homens me veem como objeto, as garotas me odeiam, todos me acham maluca e toda hora eu sou presa.

O desejo é infinito e insaciável, mas se esgota rapidamente em relação a um determinado objeto, quando é transferido para outro, sucessivamente. A felicidade não está na ilusão de saciar os prazeres falsos dos desejos insaciáveis.

⁠"Toda ciência deriva da evidência e da experimentação; na fé, embora o objeto seja abstrato, não se pode negar que há também certa evidência e experimentação daquele que crê"

Alguns anos mais tarde a morte tornaria o objeto da minha contemplação constante, o pensamento a que eu dedicava todas as minhas forças do meu espírito que não eram absorvidas pelo Estado. E quem diz morte, diz também o mundo MISTERIOSO ao qual talvez tenhamos acesso através dela. Depois de tantas reflexões e experiências por vezes condenáveis, ignoro ainda o que se passa do outro lado dessa cortina NEGRA. Mas a noite Síria representa minha parte consciente de IMORTALIDADE.



(Trecho selecionado - "Memórias de Adriano" - copiado a punho)

O objeto expande-se além dos limites da sua aparência pelo conhecimento que temos de que ele significa mais do que o que vemos exteriormente, com os nossos olhos

⁠Na maioria das vezes o problema não está no objeto, mas no sujeito.
O determinante pode não ser o que se vê, mas a perspectiva de quem olha.

As pessoas só serão saudáveis quando tratarem os alimentos como fontes de nutrição e não como objetos de prazer.

Me trata como opção
Como um objeto
Que se descarta
Quando não está bom

O gesto simples
O afeto do coração
Tudo isso está longe
Não tem nenhuma preocupação
De como vai o dia
Se amanheceu com alegria
Não importando o humor
Estou contigo por amor

Observa o calor no que tem valor
São os números que falam
Se a beleza, e o bolso cheio
Mais do mesmo jeito

Vamos falar do olhar
Dos braços que erguem para ajudar
Da chuva que vem para semear
Das palavras que vibram
E faz transformar

Quem enxuga lágrimas
Não tem tempo de chorar
É triste olhar para a tristeza
E não poder somar
Sabendo que se o problema e números
O país faz multiplicar

Número de filas,
Do dinheiro indo para a forquilha
Todo ano no PIB são bilhões
Se somados os desvios
Ah, ninguém fica de fora dessa vida de leilão
Acha que as pessoas são objeto para movimentação

Vícios e ego de poucos
E a faixada da ilusão
Tampando e usurpando
A falta de condição
Por trás de tudo isso
Existe só um nome
E se chama: Manipulação.

Inserida por GustavoAlexandre

" Objeto desejado que só pelos campões é cortejado,o TROFÉU."

Inserida por Naldodioliveira1OGPB

Se apaixonar dói, pois o objeto da paixão é idealização.
A gente se apaixona por aquilo que se quer, e não por aquilo que se é!
Desapaixonar-se é um processo, cujo único remédio eficaz, são doses cavalares de realidade.

Inserida por andre_sebastian

"Um diamante doado é um belo e valioso presente. Um diamante jogado, é um mero objeto de agressão".

Inserida por serenataaoluar

Pessoas extremamente ciumentas tendem a ver o outro como um objeto de uso particular, e nem se trata de amor propriamente dito, mas sim de uma insegurança descabida, um medo doentio de perder alguém por outro alguém. São pessoas sem vida própria, que temem o fim do relacionamento, pois não têm mais nada de interessante para oferecer a outrem, e no fim, sempre terminam sozinhas.

Inserida por Semeandoamor

Quando dois eventos independentes ocorrem simultaneamente com o mesmo o objeto de investigação, nós devemos sempre prestar atenção!

Inserida por pensador