O Valor do ser Humano Rubem Alves
Poesia Minha
A poesia me acontece inesperadamente
e passo a ser uma pena a deslizar
suavemente pelo papel.
Ah!... Poesia minha.
Chega-me como um mistério
e a descubro linha a linha,
como se fosse um presente.
Sinto-a evoluir entre meus dedos
que apaixonadamente as acariciam.
A poesia viva, iluminada e forte
acontece minuto a minuto
sem pressa nem tempo certo.
Em minha vida é minha oração
e meu desabrochar.
Vivo assim
sempre a poetar.
Vai , pro mundo , vai ser feliz , só que me esqueça , por que meu amor , não e vai e vem feito brinquedo de criança .
To seguindo minha vida do jeito que tem que ser , falem bem ou mal , por mim eu não quero nem saber !
Todos os dias hão de ser sempre ensolarados
Basta termos no coração muito amor
Instrumento de riqueza interior.
Aqui estou, sem saber o que acontecerá comigo até o fim do dia... Por um fio, posso ser o que minha imaginação permitir... Quando pequena seria Pollyanna moça... Por um fio, sou o que coube em meu senso bizarro de me divertir sem gastar muito com isso.
Se fizesse uma lista crítica de quantas situações encontro-me hoje, incluindo àquelas que nem imagino que possa acontecer se meus pés dessem passos rumo a qualquer um dos itens elencados, certamente que poderia estar preste a realizar uma fabulosa odisseia na Terra, com direito a capas de revistas, entrevistas e holofotes... Sou tudo aquilo que me permito ser... Como? Não sei... Talvez se seguisse as diretrizes sugeridas, tais como a fé atuando através de poder de criação, com ou sem bom senso, depende de como a sociedade vai cooperar para a realização disso, brigando com a conspiração do universo a meu favor, ou, ouço muito dizer sobre a sorte, uma tendência, um tanto quanto estranha que tem por bem, uma maioritariamente de resultados positivos, ou maioritariamente de provimentos negativos, enfim, é somente uma opção.
O que adianta?
A internet ser rápida se o internauta é lento, a mulher ser linda e ter inteligência de uma anta, o homem ter um tanquinho lindo se a mulher dele vai ter que lavar a roupa.
O que adianta a gente ficar reclamando que a grande maioria dos políticos são ladrões e que as festas gratuitas que eles fazem para o povo regiamente pagas pelos impostos que eles roubam.
O que adianta o Fantástico denunciar tudo isso se os caras que estão assistindo ficam comentando da beleza da apresentadora e da veadagem do apresentador.
O que adianta a gente reclamar se o sistema é e vai continuar um lixo?
Alguém me responde???
Os falsos padrões
Os padrões...
Sento para pensar; poderia fazê-lo deitada...
De joelhos, seria uma boa sugestão para não repetir os mesmos erros.
Poderia pensar durante o banho, ou penteando os cabelos, quem irá dizer qual o modo ideal para pensar?
Fecho os olhos para beijar... Quem disse que se tivesse de olhos abertos, não beijaria igual? Posso beijar com os olhos piscando, fazendo caretas... Beijar debaixo d'água, lavaria os pecados... Beijar no meio da rua, em cima do telhado... Poderia estar mais perto do céu...
Posso ir a uma festa descalça... Por que não? Livraria os pés dos sapatos granfinos e desconfortáveis, dançaria a noite toda e praticaria a humildade... Poderia ir descalça à igreja, ao dentista; ao meu casamento; em minha audiência... Quem poderia dizer que não posso? Que não devo? Quem?
Poderia usar chapéu, blusa verde abacate; unhas púrpuras, saia roxa e óculos amarelos... Quem poderia impedir? O bom senso? A ditadura da moda? A sociedade hipócrita? A Constituição Federal? O Presidente da República? Quem poderia impedir?
Poderia tomar sorvete com calda de morango acompanhado com trufas de chocolate e churros de doce de leite - vou engordar? Vou desagradar? Vou ser infeliz? Quem poderia dizer que isso me torna feia? Quem? A televisão? A tecnologia de ponta? Os críticos severos de si mesmos? Quem?
Onde está o padrão? Na bíblia? Na novela? Na mentira?
O que é um padrão? O paradigma? O chato a ser perseguido por uma multidão sem criatividade?
Quem sou hoje?
O que quero ser, ou o que obrigam a ser?
Busco aceitação? Aprovação? Busco companhia?
Ah! Prefiro me acomodar na falta de limites de minha imaginação, a entregar-me para os rótulos tão bem bolados, feitos especialmente para quem desistiu de viver.
Turbilhões de pensamentos aspiram um ser pensante feito a mim, que vive por um segundo apenas... Intensamente, quero a insensatez de desfrutar até a última gota de tudo que me causa prazer e sensação de conforto. O desperdício de um desejo é o fato de não conseguir engolir o mar inteiro em um único gole.
Eu sei que escolhi bem. Escolhi a mim. Escolhi um tempo que sei que não será perdido; e, se for, será apenas por minha causa. Eu não vou te culpar pelas minhas escolhas, vou te agradecer por me mostrar que as pessoas não são sempre aquilo que esperamos e que não podemos nos entregar por completo a quem nos dá apenas a metade. E aprendi tanta coisa... aprendi a amar a minha companhia e não confiar mais em elogios, acredito apenas no espelho.
Nada me distrai, até o momento em que você aparece. Nada pode ser mais trágico do que você longe de mim, sem exageros, essa é a verdade.
O tempo não pode ser medido apenas em anos, messes, dias e horas ,ele vai muito além de onde um relógio consegue chegar, pois o tempo só pode ser medido verdadeiramente pelo sentimento.
Quando o nosso interior sente a falta de alguém, ai sim percebemos o que é o tempo, e como cada segundo que ficamos distante pode ser notado sem a ajuda de um relógio. Daí entendemos que ele nada mais é do que o simples fato de querer está perto.
Algumas pessoas podem ser consideradas mortas para outras,pela questão de se afastarem,não darem sinal de vida,e depois de ressuscitadas ainda procuram saber a mudança em nós!
Agora to concordando com muita gente...o que adianta ser da igreja mostrar uma santidade que não existe,e ser pior que as pessoas do mundo?! O que adiante dizer que ama Deus,e demonstrar isso apenas dentro da casa dele? O que adianta meter a lenha nas pessoas sendo que não serve de exemplo pra ninguém, e se alguém quiser exemplo ta lá o homem na cruz!!!!!
O maior bem que uma pessoa pode ter, é obter em cada aspecto da vida um motivo para ser feliz, mesmo que ela não tenha nenhum motivo para isso!!!!
