O Senhor Falou e eu Ouvi o duas vezes

Cerca de 15545 frases e pensamentos: O Senhor Falou e eu Ouvi o duas vezes

Falhamos... (por Eloá Flores) 14 de abril de 2012

Sempre ouvi dizer que a Educação é capaz de transformar as pessoas e por consequência a sociedade. Acredito nisto, se fosse diferente, deveria mudar de profissão ou seria uma pessoa com um descontentamento constante. Então, acreditando que podemos mudar as pessoas através da aprendizagem, das boas leituras, dos bons exemplos, das ações educativas, dos conselhos, das conversas e orientações às famílias dos alunos, dos encaminhamentos para especialistas em saúde, acredito que a Educação é o melhor caminho para que toda a sociedade se torne melhor.
No cotidiano escolar convivemos com crianças e jovens diferentes em todos os sentidos, há aqueles que têm uma família que se preocupam com eles, há também os que têm famílias completamente despreocupadas com questões básicas como saúde, higiene e alimentação. Por essas diferenças nos cuidados com as crianças, acredito que a ação de transformar pessoas, ampliar conhecimentos e fornecer ferramentas para que essas crianças tenham maiores possibilidades de melhorar sua condição de vida é o papel da escola. Na minha opinião, aos alunos mais carentes de recursos básicos, temos, além de dar todo o conhecimento esperado da escola, e esse conhecimento temos que dar a todos, sem diferenças, mas para esses, temos que dar algo a mais, pois pela experiência da prática, quando as crianças vivem em condições mais vulneráveis são mais tentadas a buscar na rua algo que os complete, que os tire da situação de fraco, de coitado. Esses alunos são então aqueles que correm o maior risco de se desviar para o mundo das drogas, do crime... Voltando então ao raciocínio de que a escola tem possibilidades de mudar as pessoas, transformá-las, a lógica é de que deveríamos investir muito na transformação dos alunos que devido sua condição familiar, sua condição de convívio com maus exemplos, apresentam maior chance de buscar nesses exemplos sua escolha de vida.
Isso não quer dizer que só os pobres, os moradores de bairros carentes e de locais onde o crime e a violência são mais constantes, serão todos pertencentes ao mundo do crime, das drogas ou da violência, mas infelizmente vemos que na prática muitos dos homens do crime tiveram uma infância muito carente e com situações de convivência pouco educativa.
Faço toda essa reflexão, pois há alguns dias soube da morte de um ex-aluno da escola em que trabalho, esse ex-aluno, até 2011 era nosso aluno, nossa criança, mais um entre os aproximadamente 700 alunos que durante o tempo que esteve lá, deveria ter aprendido que a vida do crime não compensava. Mas infelizmente não aprendeu, infelizmente, devido a tantas questões fora da escola, a construção do seu caráter ficou vulnerável às tentações oferecidas pelos traficantes do bairro, infelizmente, esse nosso aluno, até 2011 uma criança na nossa escola, se tornou um homem(menino de apenas 15 anos) temido pelos “homens de bem”, pelas crianças da sociedade, esse menino, que até tão pouco tempo era nosso, se tornou um bandido e foi morto pela polícia na semana passada. Para muitos esse fato pode parecer corriqueiro, para mim não, não consegui deixar de pensar nesse menino desde que soube de sua morte, não consegui deixar de perguntar o que faltou pra ele? O que não fizemos que poderíamos ter feito? Por que a escola não pode ser tão tentadora para ele como foram os maus exemplos? Por que as leituras de histórias infantis, de histórias bonitas não ficaram na sua mente? Por que os conselhos das professoras com quem ele conviveu por vários anos não surtiram efeito no seu caráter? Por que não conseguimos transformar sua história de vida que já havia sido profetizada pela sua condição de vulnerabilidade em que viveu pelos poucos anos de vida que teve?
Quero continuar acreditando no poder da educação, no poder da escola, no poder dos professores, quero continuar acreditando que conseguimos sim mudar o destino traçado pela condição de miséria, pela falta de carinho, pela falta de princípios, pela falta de possibilidades de melhores escolhas, pela falta de opções de lazer, pela falta de bons amigos. Quero acreditar que a escola tem esse poder! Quero que a escola seja uma tentação boa aos meninos e meninas que passam por ela... Mas a escola não faz tudo sozinha. Não faltou carinho na escola para esse menino, não faltaram estímulos a ele, não faltaram professores dedicados, mas faltou alguma coisa na vida dele... algo que ele encontrou na rua, com pessoas más, ou com pessoas que também foram meninos numa escola, que também foram crianças que gostavam de brincar, de rir, de ler, de ouvir histórias. Precisamos mudar, toda a sociedade precisa mudar, precisamos dar mais aos meninos e meninas. Os bairros mais carentes precisam de mais opções de lazer, de cultura, precisamos de mais espaços que ocupem esses meninos quando não estão na escola, pois só a escola não dá conta se salva-los desse mundo ruim que existe. Só a escola não consegue lutar contra tanta carência, contra tanta violência, contra um mundo tão errado.
Quero muito, muito mesmo acreditar que esse menino teria ido para esse caminho torto se ele tivesse tido mais oportunidades de boas convivências, de bom divertimento, de boas conversas, de bons momentos, pois assim não me sentiria corresponsável pelo destino que ele teve. Mas não acredito, acredito que erramos, errou a família, errou a escola, errou o poder público que não investe na periferia, errou toda a sociedade que cria constantemente novos bandidos, novos traficantes, novos ladrões. Hoje, para muitos o menino é um bandido a menos... Para mim ele é um menino a menos, um menino que viveu 15 anos apenas e que morreu. Deixou pra gente lá na escola fotos de seu sorriso, fotos de suas participações em atividades alegres, e deixou também a leve sensação de que falhamos... todos nós falhamos, e infelizmente continuaremos falhando, pois parece que quem tem o poder para mudar essa situação não quer, não faz nada. Se investirmos mais na escola, investiremos menos em combater criminosos pois eles serão em quantidade bem menor.
Queria aqui poder me despedir do “menino” com a certeza de essa seria a última vez que me despediria de um ex-aluno morto pelo crime, mas não acredito que essa será minha última experiência com um fato desses, com muito pesar não acredito nisso, tenho ainda alguns anos como educadora e sei que as coisas não estão a caminho de uma mudança tão grande na sociedade a ponto de me dar a certeza de que outros meninos não perderão suas vidas assim tão jovens, tão pequenos, tão nosso...

Inserida por Eloaflores

Nunca ouvi dizer q a pessoa morre e leva isso ou aquilo na viagem,mas com certeza já ouvir falar na avaliação de tudo que deixa

Inserida por Cacio01

As pessoas tem
Historias a contar
Só precisar parar
Um segundo pra
Ouvi-las.

Inserida por Ifected

Outro dia ouvi uma frase mais ou menos assim... O cara reza pra Conceição, mas Maria não ouviu não!

Inserida por apabranches

Outro dia, ouvi dizerem que eu andava sumida! - mas onde será que eu estava, já que ninguém me via por aí?
Recebi mensagens de conhecidos, correntes dos familiares, mas acredito que ninguém sabe exatamente por onde eu ando...ou sabe?
Eu não sei se você está bem de verdade ou se a sua vida caminha torta. Não sei se você anda feliz ou se isso importa, mas uma coisa é certa "Você anda sumido!".
De mim, tirei algumas lições, não sou como peixe, como pensava, pois ele morre pela boca. Talvez, eu morresse de silêncio se não pudesse escrever. As palavras são mais barulhentas nas minhas curvas pensantes do que na língua clamante.
Quando meu peito não aguenta, a mente escreve e chora. Depois...depois eu sumo de novo para reorganizar a minha própria vida.
E é nas ausências que eu descubro as melhores presenças. Muitos dos presentes conseguem me tocar a milhas de distância.
"Você anda sumido!"

Esperança Divina!

Já não tem verde no chão
a semente não germina
não se ouvi um trovão
onde a seca contamina
peço a Deus em oração
que ilumine o coração
de cada vida nordestina!

Inserida por GVM

Morena

Ê morena, desde o primeiro momento em que ouvi seu nome ja repercutiu por muitos e muitos dias, me vi encantado pelo teu sorriso doce, seu olhar carinhoso, ce nao saía da minha cabeça, passou um, dois, tres dias e nao conseguia parar de pensar em voce, Morena ce foi a unica que me apaixonei de uma forma diferente, me apaixonei sendo eu mesmo, e vc gostou de mim sendo quem sou, sem remediar nada em mim rs, isso foi uma das coisas que mais me encantou, nao conseguia te esquecer, todo dia, toda hr penso em voce, desde aquele dia, passaram-se muuito tempo, muito tempo mesmo nesse sentimento, sla é diferente, nao quero nem vou desistir de voce, nao vou desistir de nós, nao tem pq desistir de nós ce tem tornado meus dias cada vez mais intensos, tem tornado minha vida mais cheia de graça, mais colorida, ce tem me amado e eu mais ainda a ti, e isso nao seria capaz de medir esforços, morena faço de tudo por voce, pra ver um sorriso teu faria todo o possivel, e se assim nao for o suficiente rs, peço forças e ajuda pra Deus pra fazer o impossivel rss, sla morena desde quando ce chegou em minha vida tudo tem sido diferente, minha forma de ver o mundo mudou, enxerguei certas coisas, aprendi a amar novamente, ou melhor deixar o amor sair e contagiar a ti principalmente, como eu dizia kk, forma grotesca de dizer, eu tinha um coraçao de pedra, mas agr nao existe mais esse coraçao figurado e sim um real cheeeeio de amor pra lhe dar, pq morena ce tem sido alem de Deus é claro, meu ponto de sorriso no meio de tanto caos, tipo agr, estou com um sorriso bobo so de pensar em ti e escrever tais palavras que fluem de meu coraçao numa forma de exclamar uma pequena parte do que sinto por ti, pois nem todas as palavras ditariam o que sinto por ti, pois quero demonstrar meu amor pra ti da melhor forma, pois é como dizem as palavras ficam aos ventos, mas as atitudes marcam nas paredes do tempo, e quero demonstrar meu amor por ti da melhor, simples e complexa forma possiveeel rsrs, pq Morena , voce é meu foco agr, e assim que ouvirmos o Sim de sua avó, pq é o que eu mais to pedindo a Deus nesse momento, tomaara que ela deixe, tomara mesmo, vamos curtir muuito, e ser muito felizes, mesmo que venham tempestades, prometo que vou estar la segurando o guarda-chuva e abraçando a ti pra te esquentar, e quando vier mares de rosas, prometo que lhe darei todas as rosas mais belas, e assim iremos, Eu por ti Voce por mim e Deus por nós rs
- Autor Anonimo - FB.com

Inserida por Joaollucas

Ouvi tua voz me faz dançar !
Dançar no sol, dançar no mar !
Leonia Teixeira
19/08/2017

Inserida por LeoniaTeixeira

Eu ouvi dizer que a morte é um mistério porque ninguém voltou para contar.
Então, essa pessoa não conhece a história do meu Salvador. Ele ressuscitou e está vivo!

Inserida por NannyeDias

O SONHO

Acima havia somente
Quatro estrelas dispersas.
Abaixo, apenas sombras.
No escuro ouvi a voz:

"Tu não podes me ver.
Mas te levarei onde
Está teu pensamento."

Alguém, a mil quilômetros,
Acordava de um sonho.
E com olhos pequenos
Olhava o celular.

Inserida por emmanuel_gomes

Tanto falam que a paz não existe.
Ouvi até falar que o amor é o ridículo da vida.
Nossa, que cilada mental gigante.
Sem amor não há paz.
Mahatma gandhi disse que não há caminho para a paz pois a paz é o caminho.
Porém pra mim o Amor é o caminho para a Paz.

Inserida por IgorDharma

Loucuras contagiantes:
Uma vez eu ouvi que os sorrisos e o amor eram as coisas mais contagiantes do mundo.
Acho que esqueceram a loucura. Na verdade, talvez tenha sido de propósito...Dos três ela é mais "diferente".

Inserida por jouber_alves

Ouvi a voz da alma me dizer bem assim: NUNCA...
Nunca te sentirás só... Pois nem sempre o corpo é presença... "sirpaultavares"

Inserida por SirpaulTavares

" Por mil caminhos andei...
Mil coisas conheci...
Dentre elas, ouvi falar
do amor.
Procurei fazer o que aprendi,
Mas pelos caminhos que trilhei,
Ouve quem não me entendeu.

Eu quis doar amor,
Houve quem me retribui só ingratidão
Eu venho tentando perdoar,
Quem busquei amar,
Quem só fere meu coração...

Eu procuro compreender...
Porque tentam destruir o amor
que foi gerado em mim,
Não compreendo porque há
tanta ingratidão a quem só
quis um dia ajudar."
_Roseane Rodrigues

Inserida por RoseaneRodrigues

eu podia jurar que ouvi as estrelas murmurando quando você começa a chorar. Elas vêm até mim, o simples e humilde colhedor de luas

Inserida por Foolish

Ouvi a seguinte frase hoje:
"Julgar um livro pela capa é fácil, pode ser bonito, ter um nome legal, mas a história não valer nada".
E fiquei pensando.... as pessoas são assim, julgam, criticam, tentam ser melhores umas que as outras, muitas não conhecem o próximo, mas o intitulam com tantos predicados que as vezes nem conhecem o significado dos termos usados... a ignorância às vezes é tanta, que ate mesmo a situação financeira, amorosa, familiar... (que não diz respeito a terceiros), passa a ser pauta nas conversações. Ter a vida do outro como foco, cuidando, especulando, para muitos é o principal objetivo. É fácil falar de Deus nas redes sociais, postar fotos com sorriso estampado na cara, ser a melhor pessoa do mundo no mundo virtual.... julgar um livro pela capa é o mesmo que acreditar em pessoas perfeitas da rede, a aparência e bondade estampada na parede externa da face não condiz com o que tem no interior.

Vi os dias passando e nada de você passar na minha casa.
Ouvi o barulho dos carros lá fora, mas não ouvi o barulho dos seus passos na minha escada.
Senti o perfume gostoso da primavera pelas ruas, mas o seu perfume não estava em nenhuma delas.
Li mensagens de pessoas alheias, desejando ver seu nome entre elas.
Me perdi em abraços, sabendo que apenas no seu eu me encontrava.
Ainda penso em casar, mas só quando eu ver sua imagem no altar.

Inserida por Leticia3Cordeiro

NÃO BASTA TE-LO AO MEU LADO...NÃO BASTA OLHAR-TE SEM PODER TOCA-LO,NÃO BASTA OUVI-LO E NÃO PODER BEIJA-LO...
PORQUE O AMOR NÃO É SIMPLES, PORQUE NÃO POSSO TE-LO, AMA-LO, SENTI-LO, PORQUE NÃO POSSO LHE ESCOLHER, TALVEZ POR QUE VOCÊ NÃO DEVE SER MEU.

Inserida por Vivi92

Sobre músicas e poesias...
Sapiência aflorada;
Já ouvi MPB, rock, reggae;
Samba e sertanejo raiz;
Poesia declarada;
Tudo que a “letra” diz;
Já curti o movimento Punk;
Ouvi Rap, Racionais;
Letras “pesadas” mente aberta,
Tudo mais pra pensar,
Agora ouço o tal do “funk”,
Tenho vontade de "chorar",
Música LGBT;
Num breve passado também ouvi;
Renato Russo (Legião);
Cazuza e Cassia Eller;
Letras pra raciocinar;
Pirar o "cabeção"...
Atualmente só o que temos;
Sem preconceito ou discriminação;
Longe de mim tal alegação;
Dizem que serve pra “dançar”;
Um tal de Pablo Vittar;
"Chorei"...

Inserida por VanderleiMuniz

Onde eu estava quando a vida passou, me abraçou, disse olá e eu, não ouvi?
by/erotildes vittória

Inserida por erotildesvittoria

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp