O Rico e o Pobre
Pobre mal vestido é coitado, rico desleixado é ousado.
Pobre mal vestido é bandido, rico mal vestido é evoluido.
É só pó
misturando os antigos
Aos incautos,
aos maiores inimigos;
Misturando o pobre e o rico,
Enxertando o feio no bonito.
Você pode ser um rico pobre, ou um pobre rico. É tudo questão de escolha, de livre-arbítrio. Geralmente quem enxerga essa vida como matéria, junta apenas tesouros na Terra. Quem enxerga essa vida mais além, sob um prisma espiritual, busca juntar tesouros no Céu.
Era uma vez um país bem distante, muito rico, mas cujo povo era extremamente pobre. Eles ignoravam regras sanitárias, exploravam trabalhadores, não ouviam o que os sanitaristas diziam. Certo dia seu povo adoeceu gravemente, por causa de um bichinho bem pequeno, mas muito malvado. Em vez de mudar suas regras sanitárias e confiar nos sanitaristas, preferiu usar seu ouro para construir um imenso castelo de plástico e colocar os doentes que chegavam aos montes. O bichinho se espalhou mundo afora. Os outros países, encantados com esse lindo castelo de plástico resolveu fazer um igual. Infelizmente, milhares de pessoas também morreram. Mas um pequeno país, muito esperto, orientado por uma Enfermeira muito sábia, fez exatamente o contrário daquele distante país. Instruiu ao rei a investir todo o seu tesouro em segurança sanitária, valorizou o trabalho da atenção primária e, em vez de construir castelos de plástico que depois não teriam utilidade, ajudou as pessoas a ficarem em casa, fornecendo ajuda para que elas não perdessem seus empregos, investiu em transporte individual saudável aos trabalhadores, protegeu as pessoas dos bichinhos acompanhando de perto e cercando cada rua que tivesse alguém doente. Até que a nuvem de bichinhos passou. Com o apoio dos empresários aguentou firme e quem nada comprou, acumulou grande tesouro. Assim, todos tinham acumulado tantos tesouros que puderam comprar tudo o que sonhavam. E todos foram felizes e saudáveis para sempre, graças às sugestões da enfermeira sábia.
“Rico é o homem pobre, que sabe que doar… só o deixa mais rico. Todavia, pobre é o homem rico que acredita que doar… só significa perder.”
Ney Paula B.
O inferno esta a dois passos do rico e a três do pobre, enquanto, um tem a ganância o outro tem o desejo de se torna igual a ele, invejando seus bens e, sucumbindo a luxúria
O pobre perde o seu tempo admirando a riqueza do rico.
O rico está sempre ocupado pensando como tornar o pobre cada vez mais pobre.
Não existe isso q pobre não sabe se comportar e rico se controlar mas são ambiente de condições diferentes q criam comportamentos diferentes e manias de se expressar emitente do meio correspondente.
Observe:Rico, pobre, bonito, feio... Todos somos iguais, TODOS MESMO! Porque a unica certeza que temos dessa vida é o FINAL DELA. " Humildade" É disso que eu tô falando!
Por vezes o que faz a diferença na vida não é simplesmente a forma como cada é ( rico, pobre, feliz, infeliz ) mas sim é a forma como cada um encara a vida. Esse sim, é que faz toda diferença
Era uma vez dois,
O ter,
Que termina pobre.
O ser,
Que permanece rico.
E a moral da história é,
Que ninguém tem nada.
Aí o pobre diz assim: ‘ai, eu vou votar no prefeito que é rico, porque ele não vai roubar, porque ele já é rico’. Olha, ele só é rico porque já roubou. Aí o pobre fica com preconceito contra o pobre
Por que o mundo pobre deveria ser mais feio do que o mundo rico? A luz aqui é a mesma que lá. A dignidade aqui é a mesma que lá.
