O Passado Nos Condena

Cerca de 70 frases e pensamentos: O Passado Nos Condena

⁠"Seu passado te condena ou te fortalece? Já pensou como você quer se ver no espelho nos próximos dez anos? Perguntas e respostas são sinais de pessoa resolvida, mesmo que ela não tenha certeza, afinal quem tem? "

Inserida por pricardosoliborio

Meu passado não me condena se olhar pro futuro através de Deus.⁠

Inserida por Richardmigliorini51

⁠meu passado me condena
meu coração me mata
e meus pensamentos me corrompem.

Inserida por nicoli_ribeiro

⁠Viva o presente.
Deixe no passado aquilo que te condena,
e abrace o futuro que te acena.

Inserida por poeta1958

⁠Porque você acha que o seu passado ainda te condena, Deus já não te perdoou?

Inserida por ConsultoriaDigital

⁠⭐Mensagem do dia⭐

Nao fale do outro, enquanto Teu passado te condena.

Inserida por CarlaPaslauski

⁠Não julgue ninguém: todo santo tem um passado que o condena e todo pecador tem um futuro que o redime.

Inserida por ednafrigato

O passado nos condena; o futuro nos liberta.

Inserida por EvertonSantana

⁠Não é o passado que nos condena, todavia, pecadores que continuam a jogar a
“primeira pedra”.

Inserida por PoetaFernandoMatos

⁠Dor

As memórias ainda doem, meu passado ainda me condena e, a cada segundo, esse mesmo passado me atormenta. Depois de anos, sem saber onde estou ou para onde vou, sinto, às vezes, que esse passado não vai parar de me perturbar. Mas o que eu posso fazer, se o passado não muda? Não adianta eu olhar para ele e fingir que não existe ou nunca existiu. O mesmo passado que me perturba foi o que me fez ser quem eu sou. E, mesmo que eu não seja o mais feliz, eu sei que posso sorrir. Mesmo que eu não seja o mais bonito, eu sei que posso ser elogiado. Mesmo sem saber muito bem o que é o amor, eu sei que posso ser amado.

A vida é uma coisa engraçada. Ela coloca pontos de interrogação onde aparentemente já existia uma resposta. Mas o que eu deveria fazer com esses pontos de interrogação? Eu deveria resolvê-los? Ou simplesmente ignorá-los? No final, não importa o que eu faça com eles, pois, independentemente de como eu lidar com isso, vai me causar dor. E o pior é que esse nem é o problema, pois a dor ensina, a dor cria caráter, a dor gera vidas. A dor é necessária para continuar tentando e tentando. Às vezes, até eu mesmo penso: "Será que a dor vai parar? Ou será que ela vai continuar?" E, depois de muito tempo me perguntando a mesma coisa, cheguei a uma conclusão: ela não vai continuar e nem parar, ela sempre vai estar ali, pronta para me perturbar — seja com perguntas ou com respostas. A dor sempre vai me perseguir, não importa o quão rápido eu corra dela.

Existem vários tipos de dor: física, sentimental, psicológica etc. Mas como se lida com essas dores, se você não consegue lidar consigo mesmo? Como posso saber como combatê-las, se, nas minhas memórias, não me recordo de alguém ter me ensinado?

As coisas da vida são difíceis. Sempre vão ser. Mas não cabe a mim decidir quando tudo isso vai acabar — cabe a mim decidir enfrentar tudo isso. Mas como eu enfrento, se já desisti de mim mesmo? As pessoas falam para eu continuar, mas eu mal consigo me amar. Tento entregar um sentimento que, até um tempo atrás, estava apagado dentro de mim. Esse sentimento é o amor. Sim, aquele mesmo amor que pode causar o pior tipo de dor. Mas o amor não é mau — não quando se sabe amar. Às vezes, é normal achar que o amor vai te matar.

Amor — um sentimento, uma palavra, uma emoção, uma demonstração, uma coisa bela. O amor é tudo isso. Mas, infelizmente, o amor também é dor. Só que essa dor some quando, em minha mente, lembro que existe uma pessoa neste mundo capaz de me amar. E também sinto que esse amor que eu sinto por essa pessoa não vai me matar ou me sufocar. Quando as pessoas falam e os passarinhos cantam, eu tampo os ouvidos. Mas, mesmo de ouvidos tampados, ainda consigo ouvir aquela voz dizendo: "Eu te amo, meu amor. Eu sei que tudo isso vai passar." Mesmo que eu me coloque no lugar mais silencioso do mundo, ainda consigo me recordar daquela voz — aquela voz que me faz esquecer toda essa dor.

Inserida por Apasoneca