O Homen que se Acha Sabio
Sábio é aquele que escolhe seus caminhos com discernimento. Não permite que escrevam a sua história,pois entende que o dono da caneta da sua vida é ele. Afasta daqueles que não acrescentaram benefício algum e se associa apenas com sábios como ele.
O erro do tolo é achar que o sábio dorme,
enquanto o tolo age e difama,
o sábio se cala, estuda e se prepara..
A queda é ruim,mas a ascensão é gloriosa.
Deus é o tipo de Deus que é forte o suficiente, sábio o suficiente, bom o suficiente para tomar sobre si suas fortes preocupações sobre seus ombros.
”A maneira de pensar do sábio, no entendimento de estranhos, é conhecimento a ser seguido, já aos olhos de quem o conhece, é puro individualismo e ignorância…”
Enquanto o tolo responde antes de ouvir (Pv 18.13), o sábio tenta não ficar na defensiva e ouvir com uma postura não julgadora, treinando-se para não formular opiniões ou respostas até que o relato completo esteja sobre a mesa e toda a história tenha sido ouvida.
Em tempos de criação de padrões humanos por meio da inteligência artificial, sábio é, permanecer conectado com o Supremo Criador, através da oração e meditação de sua Palavra. Deus relaciona-se com pessoas reais e não com robôs.
O tempo, sábio mestre para aqueles que compreendem suas valiosas lições, é a essência da experiência singular que é a existência. Enquanto as horas são guardadas pelo tempo, a verdadeira experiência se desenrola no espaço temporal de nossas vidas. Nesse cenário, cada um de nós assume os papéis de autor, ator e espectador no drama coletivo da existência compartilhada em sociedade.
O sábio pondera em cada palavra, cada pensamento, cada sentimento e desejo, levando eles cativos a vontade de Deus, para que ele possa viver em retidão e integridade em todo tempo.
Perguntei ao velho sábio: Existem amigos de verdade?
Ele pensou, sorriu e respondeu:
Seus amigos de verdade são aqueles que te procuram quando eles não precisam de nada.
E quando você não tem nada a oferecer! 🍀👊🏻
Um velho sábio me disse uma vez, ninguém é responsável pelas contas do seu passado. Ninguém é responsável por suas escolhas erradas infelizmente. A minha obrigação como “presente” é fazer uma nova e boa história na sua vida, mas não de pagar uma conta de alguém que um dia te fez infeliz. Relacionamento é reconhecer as limitações um do outro e se gostar tentar fazer dar certo, pois, não existe pessoas perfeitas. Então se você vai ou quer entrar num relacionamento não jogue seu passado nas costas de quem possa ser seu presente.
Um Sapiens mais sábio e mais maduro é aquele que se adultiza assumindo a responsabilidade pelos seus traumas.
