O Homem mais Sortudo do...
'Nós apenas temos que conversar'
O Senhor falou a Moisés face a face, como um homem fala ao seu amigo. - Êxodo 33:11
Lisa e Sheryl são amigas desde a escola primária. Embora seus caminhos os tenham levado em direções diferentes desde aqueles dias de colegial em Nova Jersey, eles mantiveram sua estreita amizade.
Sheryl é casada, estabelecida no meio-oeste e mãe de crianças pequenas. Lisa é solteira e está envolvida no trabalho missionário, mais recentemente na Rússia. “De vez em quando, só precisamos conversar”, diz Sheryl. Então eles pegam o telefone para acompanhar as notícias e compartilhar seus corações.
Em nossa Bíblia lendo hoje, Moisés e o Senhor falaram “como um homem fala ao seu amigo” (Êx 33:11). Moisés desfrutou não apenas de um telefonema ocasional com o Senhor, mas conversação frequente e direta com Ele que outros israelitas só podiam observar à distância. Durante essas conversas íntimas, o Senhor deu instruções a Moisés para liderar o povo.
Por causa do que Jesus Cristo fez por nós, e porque o Espírito Santo agora vive dentro de todos os seguidores de Cristo, nós também podemos desfrutar de uma amizade especial e proximidade com Deus. Ele nos fala através da Sua Palavra e pelo Seu Espírito, e nós temos o privilégio de falar com Ele em oração.
Se você é como eu, ao passar o dia, você se verá dizendo a Deus: “Nós apenas temos que conversar”.
O amigo mais gentil que eu já tive
é um que eu não posso ver, mas
alguém em quem posso confiar,
que me ama e me abençoa. —Shuler
A oração deveria ser uma conversa com o nosso melhor amigo. David C. Egner
A primeira coisa que um homem são deve saber é que há dentro de si um homem insano; a segunda coisa a fazer é reprimi-lo.
O bode expiatório
É conveniente para nós que um homem morra pelo povo. - João 11:50
A empresa estava perdendo dinheiro. O preço de suas ações estava caindo e a diretoria da empresa estava resmungando. Então o presidente, desesperado para fazer alguma coisa, demitiu o vice-presidente encarregado das vendas.
Em uma situação semelhante, um time de basquete da faculdade estava atolado em uma temporada perdida após 6 anos consecutivos de sucesso e três visitas ao Torneio da NCAA. Atendimento foi para baixo e os ex-alunos estavam uivando. Então a universidade demitiu o treinador.
Em ambos os casos, pessoas boas foram libertadas porque a organização precisava de um bode expiatório. Eles concentraram a culpa em uma pessoa, mesmo que muitos estivessem em falta.
Foi o que aconteceu com Jesus. O sumo sacerdote Caifás, sem saber a importância total de suas palavras, disse que seria melhor sacrificar um homem, Jesus. Ele pensou que salvaria a nação dos romanos opressivos (João 11: 47-50). O que ele não percebeu foi que Jesus estava levando a culpa e a penalidade pelos pecados do mundo em cumprimento da imagem do Antigo Testamento dos dois bodes - um sacrifício pelo pecado, o outro um bode expiatório que simbolicamente levava seus pecados embora ( Lev. 16).
Nós merecemos a morte eterna. Quão gratos podemos ser que Deus fez de Jesus nosso bode expiatório.
Senhor, obrigado pela vida eterna,
por morrer em meu lugar,
por tomar todo o meu castigo,
por me mostrar a sua graça. —Sesper
Cristo tornou-se nosso bode expiatório para que pudéssemos escapar da penalidade do pecado. David C. Egner
O homem da Macedônia
Um homem . . . implorou a ele, dizendo: "Venha para a Macedônia e nos ajude". - Atos 16: 9
Quando o apóstolo Paulo viu em uma visão o homem da Macedônia, mudou a história do mundo. Atendendo ao pedido do homem de “vir à Macedônia”, Paulo alterou seus planos. Foi na Macedônia que conduziu Lídia ao Senhor e foi lá que começou a evangelização do mundo ocidental.
Todos os cristãos devem estar atentos ao “homem da Macedônia”. Esse homem ou mulher pode ter boa educação ou não ter educação alguma. Ele pode dirigir um carro caro, ou pode ser pobre e sair ganhando latas de lixo. Ele pode morar ao lado, na rua ou do outro lado do mar. Ele pode falar uma língua diferente. Mas onde quer que você o encontre, e qualquer que seja sua situação, ele tem uma necessidade premente: conhecer Jesus Cristo como seu Salvador.
Às vezes, essa necessidade é expressa como um pedido de ajuda. Em outras ocasiões, é velado em amarga hostilidade ao Salvador e ao evangelho. Muitas vezes seus pecados, erros e crimes anunciam sua condição desesperadora. No entanto, apesar das mil maneiras diferentes que ele expressa essa necessidade, o pedido é sempre o mesmo: “Venha. . . e ajude-nos ”(Atos 16: 9).
Mais cedo ou mais tarde alguém vai pedir ajuda. Você vai ser rápido para responder?
O agite-me, O agite-me, Senhor, até todo o meu coração
É cheio de compaixão por aqueles que estão perdidos,
Até que seu amor irresistível me leva a orar
E seguir o seu líder, sem contar o custo. —Anon.
Se você aceitou o convite de Cristo para vir, você obedeceu a Sua comissão de ir? Haddon W. Robinson
Quando o perdido é encontrado
O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido. - Lucas 19:10
Seis semanas de idade, Crystal Guerrero foi seqüestrado em 16 de dezembro de 1993, em uma clínica de saúde de Chicago. Seus pais viviam em turbulência emocional por uma semana, incapazes de comer ou dormir.
Então um bebê abandonado foi encontrado em uma igreja. Foi Cristal! Ela estava ilesa e bem. Imagine a alegria da família, uma alegria compartilhada por todo o país à medida que a mídia espalha as notícias comoventes. A criança estava de volta aos braços da mãe bem a tempo de um Natal exultante.
Como Deus se sente em relação àqueles que estão perdidos? Em Lucas 15, Jesus contou a parábola do pastor que deixou o rebanho de 99 ovelhas e saiu ao deserto para procurar uma que estivesse perdida. Ele também contou sobre um pai que esperou e assistiu com angustiado coração rezando pelo retorno de seu filho pródigo.
Essas histórias revelam o coração do Pai celestial. De fato, Deus estava tão sobrecarregado pela raça humana perdida que Ele fez o sacrifício mais caro que Ele poderia fazer. Ele enviou Seu Filho ao mundo para morrer na cruz para salvar os pecadores perdidos. E Jesus disse que sempre que uma alma raptada pelo pecado é encontrada e restaurada à família do Pai, “há alegria na presença dos anjos de Deus” (Lucas 15:10).
Você fez o céu se alegrar?
Busquei o Senhor e depois soube que
ele movia minha alma para buscá-lo, procurando-me.
Não fui eu quem encontrei, ó Salvador, verdade,
não, eu fui encontrado por Ti. —Anon.
Quando encontramos Cristo, descobrimos que éramos os que estavam perdidos. Vernon Grounds
Banquete do pobre homem
Saia . . . e traz aqui os pobres e os aleijados e os coxos e cegos. - Lucas 14:21
Durante a campanha norte-africana da Segunda Guerra Mundial, algumas tropas alemãs se destacaram de sua fonte de suprimentos. Com suas gargantas ressecadas pelo intenso sol do deserto, eles ficaram muito felizes quando encontraram uma linha de água britânica recém-construída. Atirando-o cheio de buracos, eles caíram em seus estômagos e começaram a engolir furiosamente.
Mas eles perceberam algo muito tarde - os britânicos estavam testando o oleoduto com água do mar salgada. Em 24 horas, todos os alemães estavam morrendo de sede. Reconhecendo a gravidade de sua situação, eles rapidamente se renderam.
De maneira semelhante, os dolorosos reveses da vida às vezes são necessários para quebrar a resistência intencional de pessoas que rejeitam os termos de rendição de Deus. A parábola de Jesus em Lucas 14 nos lembra que o infortúnio pode ser uma bênção se nos deixar dispostos a aceitar o convite de Deus. Ele disse que apenas os pobres e necessitados aceitaram a oferta para participar do banquete. Os demais eram muito auto-suficientes e preocupados.
Quer nossa necessidade seja a salvação ou o desenvolvimento do caráter cristão, as adversidades são frequentemente necessárias para nos ajudar a resolver o que realmente conta. Que possamos vê-los como o amoroso convite de Deus para tomar nosso lugar no “banquete do pobre”.
Deus nos oferece Sua graça inigualável
Se apenas nós crermos,
Mas não até que sintamos nossa necessidade
Nós receberemos Seu amor. —DJD
Admitir nossa fraqueza abre espaço para a força de Deus. Mart DeHaan
O Avião Supremo
Mesmo que o nosso homem exterior esteja perecendo, ainda assim o homem interior está sendo renovado dia a dia. - 2 Coríntios 4:16
Um tremendo calor é gerado no exterior do avião Concorde quando voa a velocidades supersônicas. A temperatura na superfície externa do avião pode chegar a 127 ° C (261 ° F), embora a temperatura do ar externo seja de -56 ° C (-69 ° F).
A expansão causada por esse calor torna o avião 9 polegadas mais longo na velocidade de cruzeiro do que em repouso. O piso da cabine da aeronave é construído sobre roletes e não se expande, e quatro sistemas de ar condicionado mantêm o interior confortável. Enquanto o exterior do avião está passando por um tremendo estresse, o clima interno permanece constante.
Na Escritura de hoje, Paulo descreveu nosso “homem exterior” como perecendo sob o calor de grande pressão, enquanto nosso “homem interior” é renovado dia após dia. Observe o contraste:
Do lado de fora do interior
Pressionado por todos os lados Não esmagado (v.8)
Perplexos Não em desespero (v.8)
Perseguido Não Abandonado (v.9)
Derrubado Não destruído (v.9)
Quando confrontados com provações, nós também podemos ter uma força interior através de Cristo (v.11). Nossa parte é olhar além do temporal para o eterno (v.18) e renovar nossas mentes diariamente (Efésios 4:23) através da Palavra de Deus e da oração.
Por sua própria força você não pode confiar;
Há uma fonte de força e graça no alto;
Vá para aquela fonte, sua força se renove,
E a vida de Cristo brilhará através de você. -Hopkins
A Palavra de Deus refresca nossas mentes; O Espírito de Deus renova nossa força. Dennis J. DeHaan
Condenado, no meio livre
solto, nas garras do homem
passeias, pela água abaixo
respira, o peixe o ar
Fascina, o templo perdido
contempla, o caos retorcido
a mente, lavares os pratos
mas corvo comias condido
Livros à mão toda escrita
Vem, abomina me ser
do coiote me manda criada
dos céus e da terra lavada
que um dia pra mim cultivara
São reis teus netos queridos
pois, frutos que a mim destinaram
cuspir toda fruta à cega
em mato qualquer devastado
Nascera semente profunda
porem enterrada na raiva
do rei dos meus desamados
Mas calmas comeste o caroço
de fruta agora enjaulada
dentro de tua pessoa
hoje lhe assombra a alma
Tal fruta te lembro é verde
de vermelho ela não tem nada
venho dos céus do inferno
com ela que tu sonhavas
sutilezas te faltam aos dedos
justiça a teus sorteados
AS TENDÊNCIAS DA VERDADE
O homem tem o poder surpreendente de adiar o aparecimento da verdade, e faz deste artifício uma Lei. Deus permite que o homem se utilize deste poder para que a verdade apareça com a força de um furacão, um Vulcão, ou um Maremoto. E ela não aparece para libertar, mas, para desmascarar. Logo, o que liberta é a exposição da nudez profana da mentira que é cativa das trevas. A verdade tem uma tendência enorme de ser atraída pela luz e emergir da escuridão, uma espécie de Íman, que segue uma lei estabelecida, onde de maneira involuntária, insiste em se mostrar. A luz puxa a verdade a todo instante com um magnetismo inexplicável ao entendimento humano.
Assim como a gravidade, a fé, e a ética, tem suas leis, a verdade também tem a sua, regida pela Luz, que a energiza e fortalece, alimentando a verdade de uma vontade de rebento sobre humano, buscando - a como uma agulha em um palheiro, e sempre, cedo ou tarde, a encontrando e alimentando. A verdade não obedece as trevas, que é a ausência de luz, e insiste em aprisiona –lá. Nunca estudou teatro, nunca se maquiou, nem tem prazo de validade, não naufraga, ao contrário, emerge o tempo todo, não vê o tempo como senhor, e sim como seu aliado, tudo isso pelo simples fato de ser verdade, então aparece reluzindo numa claridade visível até aos olhos de cegueira mais incauta.
A mulher vive para os filhos, já o homem vive para a esposa. No final, a vida se encarrega de colocar o casal frente a frente para medir o tamanho do caminho percorrido.
"Se o homem é formado pelas circunstâncias, é necessário formar as circunstâncias humanamente."
A Sagrada FamÌlia
Deus concedeu a este homem uma passagem pela vida com louvor e sucesso em uma família maravilhosa que ele criou e por isso deixou gratidão e saudade. Lembramos dele sempre com amor, carinho e aplausos. Força a todos familiares e um forte abraço de pesar.
Na existência há a vida. No viver há o ser humano e no homem há o vazio da alma que pode ser preenchido pela fé em Deus ou pela descrença nEle, ou pela visão da ciência a qual pode explicar parte dos mistérios da realidade do universo e seus desígnios. A morte é a transição do conhecido para o desconhecido, é a passagem do final para O NADA, ou do fim da vida para o início da ETERNIDADE pregada aos quatro cantos da terra por diversas lideranças religiosas. O fato é que nem a ciência pode esmiuçar com profundidade e propriedade o que realmente há depois do último suspiro, diante disso, vale mais ter a esperança na existência do Criador e encontrar refrigério e afago na Fé em busca de uma vida de Paz, do que nos imergir na dúvida infindável do que está por vir, buscando respostas sem certezas na frágil ciência, detentora da "verdade", a qual é o meio de respostas, com "certificado" de validade para as indagações humana. Para mim, Deus é a resposta, a verdade, o início, o fim, o tudo. Cada um escolha seu caminho e viva a paz que merece ter.
A definição romântica do amor, está fora de moda.
O homem que traz flores, escreve cartas, fala bonito e faz juras de amor eterno, não basta.
Isso pode até existir também, mas amor nasce das atitudes muito mais reais e palpáveis.Amar é ajudar a lavar louça, ajudar a arrumar a casa, é caminhar à noite de mãos dadas, é dar risada. É ficar ao lado do outro nas situações simples da vida.
Amar é respeitar o espaço do outro, é se respeitar. Éentender que essa história de metade de laranja não existe, graças a Deus!
Sou inteira, e se alguém quiser andar ao lado será bem-vindo, se quiser me cortar, me podar, estará retirando de mim parte de minha essência.
A definição romântica do amor, está fora de moda...
A beleza e a felicidade de um homem não está no físico que seus olhos ver, mas no seu interior!
Se você não está em paz consigo mesmo, não será uma beleza qualquer que te fará feliz!!
O Manipulador e o Boneco.
O Papagaio que falava, antes sem vida, foi nascido da bondade do homem que começou a articular seus movimentos e lhe dar o poder da voz, claro que papagaios no geral não falam e sim repetem o que o humano fala, mas como o homem que concedeu suas palavras para o animal, o boneco, antes inanimado era um homem bom, conseguiu a proeza em construir uma personalidade única, fazendo com que a ave conquistasse o coração de muitos, ficando o manipulador cada vez mais no anonimato, pela visão dos seus telespectadores.
Claro que entre o ônus e o bônus, cabe saber qual é a recompensa real no final, o homem que tinha sua vida fora dos holofotes, levava para fora ou não, do ambiente da TV os fragmentos da personalidade fabricada para seu boneco, sabendo separar ou até mesmo dosar a realidade trazida das telas com a realidade de sua vida.
Não conheci nenhum dos dois pessoalmente, mas pelos tantos relatos que pude ver e ouvir sobre sua pessoa, o manipulador, ficou em mim pelo menos a certeza que não tinha diferença nenhuma entre o manipulador e o boneco, o que existia era uma integração relacionada, algo único, que quando fugia de um era resgatado pelo outro, uma cumplicidade total que quando um se foi o outro deixou de existir para sempre.
