O Homem é um ser Social
Vim por este
Ser mais um deste
Que denúncia a injustiça social
Até a racial
Cara que cai a venda nao é normal
Olhar meu maior vilao e ainda ser chamado de lado mal
Ainda falam em meritocracia
Num país que ainda acreditam em democracia
Do alto do morro querem meu progresso
Do alto do ap meu regresso
Minha mae sonha q eu esteja na federal
Ja eu que meu povo seja considerado normal
E que esta desigualdade social
Não seja mais real
Ainda falam " meu pai estudou para isso"
Nao quero mais ser considerado como submisso
Até na minha casa querem aplicar comisso
Meu pai, não nasci para isso
Vocês tem dinheiro para conhecer a torre de pizza ,
Mas preferem que a droga te pisem .
Posso admitir que também gosto de uma ponta,
Que se fazer um esforço vai que este fedorento da uma onda
Nao me julguem deste jeito,
Peço apenas respeito
E que apenas reflita
A vida aqui não é a msm fita
Cresci feliz e o povo dizendo coisas
A discriminação fazia parte da rotina social, às vezes de forma banal. Passamos a vida inteira perdoando, era brincadeirinhas aqui, disse me disse ali. Não esperava o mundo vir até mim. Eu deveria ir ao encontro do mundo. Ser negra era difícil.
Dois anos ou mais para se curar e construir uma nova vida e todas as feridas abertas pelos palpites para um cabelo melhor, clareadores de pele. Vivia esperando a ocasião propícia para revidar, mas nunca conseguia.
Tudo de bom e de ruim que consiste em minha existência era fruto do meu tom de pele, ou eu era a representatividade das negras (sim, eu tinha dinheiro), ou era uma pena eu ter nascido dessa cor.
Vós sois bons quando vos identificais com vós mesmos era meu lema, tinha aflição em estar desarrumada, tinha medo de não ter amor e me sentir um nada. Comecei a ter cansaço, ardência nos olhos, ansiedade, déficit de atenção e problemas de memória.
Ser mulher negra te faz ter dificuldades em arrumar marido, quero muito contar... Não eram os carinhas, era a tia, a irmã, a sogra ou qualquer outra pessoa que exercesse influência e fosse completamente preconceituosa.
As crianças são boas observadoras, uma vez uma me disse: tia, não tem bonecas da sua cor. Expus meu coração para todo mundo ver, um dia aqui outro ali, eu ia sobrevivendo, me fortalecendo e me amando.
Um desafio de todo dia, não era fácil saber que muitas coisas respingam em ti, o medo faz com que tenhamos vergonha de mostrar nosso afeto, de pegar na mão, de beijar o rosto.
Coisas passivamente ofensivas eram relevadas, parecia tudo naturalmente comum, eu não fazia nada porque tudo era tão comum. A felicidade está sempre ao nosso alcance pois depende de nós, mas não era bem assim.
Sempre tive facilidade em me expressar, mas a gente só percebe certos racismos quando aprofundamos reflexões, quando percebemos que fomos constrangidas. Existe uma falta de compensações e pouca consciência de raça.
A pressão é grande para termos padrões brancos, cabelos lisos, maquiagens mais claras. O nosso universo era esquecido por todas as indústrias, até pouco tempo atrás. Pessoas de fibra, confesso que me sinto irritada com a lista de coisas que tenho que fazer para fugir do estereótipo de bandido, empregada, faxineira. Hoje me imponho.
Algumas amizades às vezes não são tão verdadeiras quanto as postadas em suas páginas de mídia social.
Creio que o celular tenha se tornado um órgão social, ligado às comunicações e às expressões humana.
"A rede social se tornou um palco pleno da democracia e da liberdade de expressão: Tanto quem ama a esquerda defende seus posicionamentos,quanto quem é de direita defende os seus.O centro disso é ter o pressuposto da liberdade,que sangra com ofensas a diversidade, de quem não pensa como você".
(Rodrigo Juquinha)
Retrato dos dias atuais
“Sistema social ultrapassado
Político em ruína
Econômico falido
Familiar quadrado
Educacional como doutrina
Religioso caído.”
Sua vida social mudará radicalmente a partir do momento em que você começar a prestar atenção, não nas palavras, mas nas atitudes das pessoas.
Nosso papel de militante é disputar a consciência social e não meramente hostilizar e ridicularizar quem não está conosco. Pois assim como é preciso se colocar no lugar da outra pessoa pra entender que fome não é aquela sensação de vazio antes da hora do almoço, é urgente ter empatia e acolher pessoas em suas ignorâncias, no literal sentido de ignorar.
A igualdade social está se concretizando, daqui a pouco só vai existir classe A e classe C, e 99 % dos brasileiros estarão integrados na segunda classe😏
Nada se ensina. Compartilha-se saberes.
Todo ator social possui conhecimentos específicos à sua realidade.
Em seu próprio palco encena a peça através linguagens antagônicas.
Com direção a um mesmo fim.
O mais importante não é seu estado civil, sua condição social, sua beleza ou conta bancária. O importante é ser feliz do jeitinho que você é!
Independente da vivência, experiências, oportunidades passadas, renda, classe social, qualquer pessoa pode acrescentar algo a outra. A chave é o interesse.
A vida de uma pessoa é descrita pelos outros como um fardo social, no entanto onde está conciliação de que sua própria vida é objeto usado no sistema capitalismo.
Independente da espécie, classe social, política, orientação sexual ou religião, ajude sem moderação!
A pior crise que pode existir não é de fórum econômico, social e muito menos política. É uma crise de valores morais, cívicos e espirituais.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp