O Amor tudo Cre tudo Suporta
Reconheço as perdas significativas em minha vida, que advêm desta condição de pessoa que não crê em Deus. Uma dessas perdas está na própria literatura. Deus é um nome bonito, encera poesia, enseja belas peças literárias em verso e prosa. Diria que tal nome foi uma das mais felizes invenções do ser humano, como a própria figura do criador supremo, que rege a psique da humanidade e torna possível gerir o mundo, apesar do ódio, da ignorância que depreda e das hecatombes que assolam.
É sempre belo introduzir Deus no que se escreve, decanta e canta. Parece haver um dispositivo nas emoções do homem, que absorve o vocábulo como se aspira um bom perfume. Esse nome desarma espíritos, convence, credibiliza e serve até mesmo para enganar pessoas desavisadas e de boa fé, porque nem tudo é perfeito e abutres são encontráveis em qualquer meio social.
Tenho inveja de quem dá graças a Deus por coisas grandes ou miúdas. Dos que dizem fique ou vá com Deus, Deus lhe pague, acompanhe, seja louvado... Chego a ficar triste, ao constatar que ao invés do clássico e doce Deus lhe abençoe, o Maximo que minha sinceridade permite responder ao “benção, pai”, é o esdrúxulo e lamentável... “çoe”.
Surpreendo-me tantas vezes admirando a beleza cênica dos que, por crerem, revoltam-se contra Deus, tecendo lamentações ricas em sinônimos rebuscados. Esbravejar contra Deus é de um aparato poético surpreendente na fala e na escrita. Quem o faz, por estar profunda e sinceramente magoado com Ele, desnovela um discurso dramático e de conteúdo que eu acharia, uma vez crendo, impossível não tocar o coração divino.
Deve ser muito bom crer em Deus. E deve ser grandioso, exatamente por isso, brigar com ele; bradar ofensas contra o Criador da vida e tudo quanto existe abaixo e acima do firmamento. Um desabafo desta natureza é capaz de resultar o alívio imediato e dar a certeza de que Deus é mesmo pai, por não fazer o mundo ruir nos ombros do filho rebelde, pois entende a fraqueza que o leva a blasfêmia.
Gostaria de me abrir aos motivos que os seguidores de todas as crenças acham para se agarrar ao mito consolador da existência do paraíso, da vida após a morte, a recompensa eterna por todos os percalços, dores e desenganos próprios da vida na terra. Queria encontrar as mesmas justificativas e consolos que o mundo encontra para não perder a ternura em razão dos males da humanidade. Para continuar acreditando na proteção divina e na velha máxima de que o sofrimento engrandece e purifica o ser humano, chegando a ser necessário para nos tornarmos pessoas melhores.
Sou um poeta a quem falta a poesia da fé em Deus. A pureza do medo do Diabo. A fábula da luta mística entre o bem e o mal. Há quem tente me convencer da realidade possível disso tudo, mas pessoas não têm esse poder na minha mente, no meu estado emotivo, na minha visão das coisas. Como não terão esse acesso a eventual cura milagrosa, uma nova abertura do mar vermelho, a reincidência das pragas do Egito nem qualquer outro desempenho do possível Deus, para quebrantar meu espírito.
Admiro e respeito as múltiplas vertentes da fé religiosa. É com carinho que sei do quanto rezam, oram e até fazem pajelanças pela cura de meu corpo e a salvação de minh’ alma, sem que eu precise estar presente. Meu ateísmo não é uma rebeldia, muito menos o vômito inconformado de um filho que desejasse a predileção.
Seja como for, eis uma prosa cheia da Deus. Ainda que nestes termos, mas de fato cheia. Uma bela desculpa de quem queria este ingrediente para compor algo mais doce... mais aveludado..mais poético.
VOCÊ CRÊ (soneto)
Quando nos vemos nos olhos que não vê
A incerteza nos traz o desespero, solidão
Temos um bem maior que é a consagração
Tudo pode naquele que fortalece, você crê?
Acredito no amor paternal, na Trindade:
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, amém!
Pois Ele venceu a morte, e o mau também
Acredito no verbo eterno, a única verdade
Ele veio e anunciou trazendo a vida nova
Acredito! Pois o seu amor no amor renova
E em sua compaixão, nos ama com paixão
Que a fé nossa de cada dia seja a prova
Do perdão que se clama em hino e trova
Eu acredito na Cruz de Cristo, a salvação!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
Eu acredito em Deus, mas me pergunto se Ele crê em mim,
assim como cremos na Sua chuva, e no seu Sol.
O que é real? As paredes sólidas e frias de concreto,
concreto, a realidade concreta. Ou a memória fugaz
de um abraço quente e terno, terno, visto o terno,
chego ao trabalho, olho-me no espelho, e não vejo nada.
Cego, vejo além do espelho e enxergo através da realidade sensível,
sensível, atravesso as aparências em busca de algo que transcenda o tangível.
Mas então o espelho despedaça-se diante dos meus olhos,
como coisa real, um mosaico de sentimentos e lembranças,
desfaz-se e reconstrói-se a cada instante. Cada caco reflete uma versão minha,
mas, entre tantos, quem realmente sou eu?
Há tantos de mim que não podem tantos estarem certos, e entre tantos, perdi-me.
*Felizes são aqueles, que tem esperanças de dias melhores.
E crê.....
**Felizes são aqueles, que eleva seu pensamento para com DEUS, nas horas de alegrias.
E agradece.....
***Felizes são aqueles que procuram dividir seu pouco com seu próximo.
E entrega....
**Felizes são aqueles , que pede perdão aos seus pais, irmãos, amigos e perdoa seu inimigo.
É vitorioso...
****Felizes são todos aqueles que trabalham em prol do bem do outro, com palavras e orações.
E salva....
***Felizes, são todos aqueles que faz desta oportunidade, pra dizer que ama todos meus amigos virtuais ou não, assim como ama a si mesmo.
E compartilha...
E acredito no milagre da palavra de um irmão de Fé.
Te amo ...
A verdade existe, embora você possa se enganar, mas na verdade você sempre crê naquilo que prefere acreditar.
Para quem não crê na imortalidade da alma após a morte, resta o consolo da imortalidade pela obra de cada um que os vivos se encarregam de fazer a manutenção.
Cristãos do Mar Morto
Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu coração fluirão rios de água viva. - João 7:38
O Mar Morto é tão salgado que não contém peixe nem plantas. O que explica essa condição incomum? Não há absolutamente nenhuma saída! Um grande volume de água flui para esta área, mas nada flui para fora. Muitas entradas e saídas não são iguais a um mar morto.
Essa lei da natureza também pode ser aplicada ao filho de Deus e explica por que muitos crentes são tão infrutíferos e carentes de vitalidade espiritual. É possível que algumas pessoas assistam a conferências bíblicas, ouçam transmissões religiosas, estudem as Escrituras e absorvam continuamente a Palavra conforme ela é pregada do púlpito, e ainda assim parecem sem vida e improdutivas em suas vidas cristãs. Tais indivíduos são como o Mar Morto. Eles têm várias “entradas”, mas não “saídas”. Para ser crentes vibrantes e úteis, devemos não apenas “absorver” tudo o que pudermos, mas também devemos “ceder” a serviço de outros!
Que o Senhor nos faça fontes refrescantes onde as almas sedentas possam beber. Habitada pelo Espírito Santo, possuímos a “água da vida” e podemos ser canais de bênção para os necessitados. De corações de amor, vamos derramar para os outros o que primeiro recebemos de Deus. Se o fizermos, nunca nos tornaremos cristãos do Mar Morto.
Dê como lhe foi dado em sua necessidade,
Amor como o Mestre amou você;
Seja para o desamparado um ajudante de fato,
para que sua missão seja verdadeira. —Wilson
Para ser um canal de bênção, deixe o amor de Cristo fluir através de você. Richard DeHaan
UMA MENSAGEM PODEROSA
[O] evangelho…
é o poder de Deus
para a salvação de
todo aquele que crê.
—Romanos 1:16
O professor de ensino bíblico Lehman Strauss ainda era jovem quando conheceu a Cristo pelo poder da Palavra. Por sugestão da sua namorada, leu Romanos 3:23; 5:8 e 10:13. Enquanto o fazia, foi convencido do seu pecado. Ele chorou e creu.
Quando o seu filho Ricardo tinha sete anos de idade, perguntou ao pai como ele poderia ser salvo. Lehman usou os mesmos versículos que a namorada dele (que agora era sua esposa) utilizara anos antes. O seu filho também creu e eventualmente tornou-se um pastor.
A Palavra de Deus tem um poder tremendo! No primeiro registro de uma declaração de Deus, Ele criou a luz (Gênesis 1:3). Deus fez uma promessa a Abraão (Gênesis 17:15-19) e permitiu que sua esposa Sara desse à luz aos 90 anos de idade (Gênesis 21:1-2). Deus ainda fala com poder nos dias de hoje e todos aqueles que ouvem e creem no evangelho são salvos (Romanos 1:16).
Sim, a mensagem do evangelho de Cristo e a Sua obra de salvação na cruz podem mudar o rumo da vida de alguém. Ela tem o poder de alcançar o coração daquele que você ama e por quem você tem intercedido muitas vezes.
Portanto, não desista de testemunhar. Seja firme em sua caminhada diária. Continue orando e compartilhando o evangelho com outras pessoas. É uma mensagem poderosa. —JDB
Nossas palavras têm poder para influenciar;
as palavras de Deus têm poder para salvar. Dave Branon
O samurai inglês
…nesse tempo eu era copeiro do rei. —Neemias 1:11
Crê-se que William Adams (1564–1620) tenha sido o primeiro homem inglês a chegar ao Japão. O shogun japonês reinante, afeiçoando-se a Adams, fez dele seu intérprete e conselheiro pessoal, nos assuntos das potências orientais. Com o tempo Adams foi brindado com duas espadas de distinção de um Samurai. Isso demonstrou o quanto os japoneses reverenciavam Adams. Como prestou bons serviços ao seu rei estrangeiro, foi também recompensado com maiores oportunidades de influência.
Séculos antes outro homem em país estrangeiro também teve influência sobre seu rei. Neemias era um copeiro do rei persa Artaxerxes (Neemias 1:11). Na corte real, o copeiro devia testar o vinho antes de ser dado ao rei, para protegê-lo de envenenamento. Essa posição, porém, significava também que ele tinha os ouvidos do rei como um conselheiro de confiança. A integridade de Neemias, seus dons administrativos e sabedoria fizeram dele um confidente para seu governante, o que abriu caminho para a reconstrução dos muros de Jerusalém.
Como Neemias, cada um de nós também recebeu uma esfera única de influência. A criação de filhos, o trabalho na comunidade ou na igreja e o emprego são esferas onde podemos exercer um efeito benéfico sobre outras pessoas. O Senhor colocou alguém em sua vida a quem você pode influenciar?
Um pequeno exemplo também pode servir de grande influência para Cristo. Dennis Fisher
...Vai,segue teu caminhar.
Inda não é hora de parar.
Professa o teu encantar .
Crê em mim.Eu te sustento!
Não acredita que uma planta possa ser medicinal? Então também não crê que uma planta possa ser venenosa. Que tal um chá de comigo-ninguém-pode? Fitoterapia não é medicina alternativa, é ciência, com ação medicamentosa comprovada.
"Quanto menos prática da religião um sujeito tem, mais se crê habilitado a diagnosticar a hipocrisia na prática religiosa dos outros."
Mesmo que meus erros ainda estejam na mente de alguns, eu acredito que se a pessoa crê e confia em deus seus conceitos amadurecem mais rapidamente, e porque julgar tanto? Você é perfeito? Alguns erros ou acontecimentos vem com a permissão de deus para sermos corrigidos, e agraciados com as suas bênçãos.
Entre idas e vindas muitas coisas ocorrem não para erguerem grandes barreiras, mas para o íntimo crescimento de cada um, na sua individualidade, como um ser vivente em evolução.
“Quem crê no sonho tem que parar de insistir em querer ver o argumento do convencimento. Sinta o processo das mudanças. Elas ocorrem enquanto você dorme. Amanheça comemorando e termine o seu dia trabalhando.”
"Eu creio em quem crê,
De olhos fechados você não vê;
Abra os olhos para os verdadeiros religiosos,
São os Rastafaris, de fé inabalável e elos grandiosos."
Louvado seja aquele que faz brilhar o Sol, entre nuvens cristalinas, do vasto horizonte, ao belo crepúsculo e glorioso amanhecer...Meus Amados, eis que na "infância" da criatura humana, já se faziam presentes as soberanas leis, que hoje permanecem a dirigir os rumos das vossas existências. É através da inspiração, que "descortinamos" o véu do invisível, ouvimos a voz do silêncio "palpitante", captamos a energia dispersa nas "telas" do aclamado cosmos, e elucidamos as "questões" formuladas com o transcorrer do maravilhoso tempo...Assim fazemos arte! A arte no brilho e nos "olhos", no "desenho" que traduz a imagem e semelhança do Amor sublime, que alegre descansa, na beleza das cores...Na doce e suave canção, que movimenta o vento, suaviza o ar, e tranquiliza a grosseira voz dos "trovões"...Jesus nos convida à uma humilde arte: A arte do Amor em palavras, gestos e ações...Arte em ritmos, afetos e canções...
🔥 Já são mais de 4.000 pessoas transformando seus dias com reflexões que provocam mudança.
Junte-se ao canal do Pensador no WhatsApp e dê o primeiro passo rumo a hábitos mais conscientes.
Entrar no canal