Nossa Amizade Nao Acabou
Durante toda a nossa vida nos venderam o chamado “amor romântico” quase que de forma constante. Lemos sobre ele em vários livros, nos rendemos a ele em mil e um filmes, nas centenas de séries de televisão e, inclusive, através da moda e da publicidade.
Poderíamos dizer, então, que o “amor romântico” é uma espécie de fraude? Talvez não tanto, ou talvez sim… A despeito disso, poderíamos defini-lo mais como um “amor inconsciente”, já que de certo modo, não é mais que uma idealização das relações afetivas. É aí que estabelecemos um apego muito intenso e uma dependência mútua que quase nunca termina bem.
Não é bom idealizar o amor, nem fantasiar sobre como deve ser nosso par ideal. Possivelmente, nunca conseguiremos encontrá-lo se vivermos de acordo com esse padrão perfeito que sonhamos para nós mesmos. Às vezes, costuma-se dizer que “o amor verdadeiro não vem de repente para alguém, ele parte do nosso próprio interior”.
Ou seja, a relação perfeita deve ser construida de modo “consciente”, com esforço, dedicação e maturidade emocional.
O amor “consciente” que teme a solidão
Falemos do amor “consciente”. Se você nunca ouviu esta expressão vale a pena aprofundar-se nela através de umas pinceladas que, imediatamente, encenarão como são essas relações afetivas que queremos descrever para você:
– Os casais que se amam de modo “consciente” não se veem como metades um do outro, como a metade da laranja com a qual precisam se unir para serem uma só pessoa. Absolutamente. São pessoas completas, que não temem a solidão, são laranjas inteiras que oferecem sua plenitude e sua maturidade emocional livremente para seu par, para serem mutuamente felizes.
– As pessoas que estabelecem relações “inconscientes” são, geralmente, imaturas. Procuram outras pessoas para preencher seus vazios emocionais, para encontrar um equilíbrio em seus problemas e estabelecer, por sua vez, um tipo de apego geralmente tóxico. Para isso, não têm dúvidas quando à manipulação, estabelecem chantagens sutis, pois, antes de tudo, temem ficar sozinhos novamente nessa imaturidade com a qual ainda não puderam aprender a lidar.
No entanto, as pessoas que veem a si mesmas como completas e que têm a sorte de encontrar, por sua vez, pares igualmente maduros emocionalmente, são capazes de criar esse amor “consciente”, onde tudo flui com normalidade. Não há exigências, não há vazios a serem preenchidos, há apenas uma confiança mútua e um entendimento onde, diariamente, será construído o amor verdadeiro. Não um ideal. O autêntico.
Como estabeler um relacionamento consciente
É possível estabelecer vínculos afetivos que realmente funcionem? Naturalmente, sim. Estabelecer uma relação baseada em um amor consciente, em primeiro lugar, não deve partir de uma necessidade de preencher um vazio emocional, já que não se trata de procurar, pois no momento em que usamos essa palavra, evidenciamos uma falta, uma necessidade.
Trata-se de esperar, de nos deixar levar pelo caminho onde o mais importante somos nós em primeiro lugar. Aprecie mais você mesmo, suas experiências, seu dia a dia, onde você pode aprender de tudo, onde pode se enriquecer como pessoa para amadurecer por dentro. O amor chegará quando tiver que aparecer, mas não se esforce para criar um ideal na busca da pessoa perfeita.
Para entender melhor, tome nota dos seguintes conselhos:
1. O melhor é que você não tente encontrar a pessoa perfeita. Comece por você mesmo, crie, em primeiro lugar, a pessoa que você quer ser.
2. Construa seu equilíbrio emocional, reforce sua autoestima, defenda seus valores.
3. É importante que você aprenda a estar só; entenda que a solidão não é prejudicial nem perigosa. Não se esforce a estar com ninguém só por ter medo.
4. Nunca perca a imaginação e a inocência ao iniciar novos relacionamentos. Não tenha medo de cometer os mesmos erros do passado; você aprendeu muita coisa com estes erros e sabe muito bem do que precisa agora.
5. Nós sabemos que, de certo modo, temos um ideal de como queremos que seja nosso par perfeito. É algo que ninguém pode evitar. Entretanto, se estiver tão claro assim,, seja você mesmo a pessoa que você quer ter ao seu lado… Afinal de contas, a pessoa adequada se refletirá em você.
6. Finalmente, tenha sempre em conta um aspecto: você merece ser amado(a) plenamente. Nunca duvide disso.
Se a nossa consciência for utilizada com objectividade, então haverá a maior chance de compreender o MUNDO e tudo que nele existe!
Reflexão diária 30/11/2016
Para manter nossa qualidade de vida diária, devemos estar atentos à hora certa de abaixar e levantar nossas armas. Caso contrário sempre estará em guerra com você mesmo
DEBAIXO DO TAPETE
A nossa vida é cheia de descobertas, encontros, desencontros, altos e baixos.
Diariamente passamos por momentos bons e ruins, e são dentro desses momentos difíceis é que aprendemos alguma coisa, e em algum canto da casa existe um tapete, que demonstra uma beleza por fora e esconde uma obscuridade por baixo. Esse tapete pode ser o mais belo possível, mas ele sempre vai esconder o seu lado sujo, é isso mesmo, é nesse lado sujo da vida que nos escondemos para parecer bonitos para a sociedade, vivendo de aparência, vivendo de sorrisos forçados, vivendo de amores acabados e mantendo a linda aparência como se tudo estivesse normal, amando sem ser amado, forçando novas amizades para conquistar algo, sendo egoísta consigo mesmo ou com o próximo, deixando de lado aquilo que te fazia ou faz feliz para agradar um parceiro.
A vida prega essas peças na gente. Um dia acordamos e não somos mais a mesma pessoa, começamos a perceber que mudamos, mas nem sempre essa mudança é porque queremos, nem sempre vivemos pra nós. E o tapete continua lá no mesmo lugar, escondendo por baixo de toda a sua beleza, um monte de sujeira, uma carrada de lixo que não se regenera com o tempo, mas enraíza e fica machucando e incomodando o seu dono, mas esse tapete não fala, não reclama, não chora, não sorrir, não demonstra nenhum sentimento por fora, mas por dentro ele está cheio, sobrecarregado, cansado de carregar tanto lixo, e, algum dia alguém ainda vai criar coragem e resolver limpar aquele tapete, o trabalho não será fácil, porém, será necessário descarregar aquele monte de poeira, porque ali ele parece está leve, mas quando ser molhado ele vai pesar, claro, ele vai sentir o peso de toda a bagunça que estava o incomodando, vai demorar um tempo pra ele absorver tudo até ser limpo por completo, ficar limpo e por fim ser restaurado novamente para estar pronto para enfrentar mais uma vez os obstáculos da vida. E depois de leve, esse tapete estará pronto para voar.
O medo é uma arma perigosa. Ele faz com que os bons e os maus sigam os loucos. Nossa história é cheia de homens raivosos e suas palavras de ordem que trazem apenas ''falsa liberdade''
Nossa humanidade é o que nos faz grandes diante da vida e nossos atos nos fazem humildes. É isso, o que nos dignifica diante da vida.
As decisões marcam nossa história,
as escolhas revelam nosso futuro,
e os resultados serão as nossas verdades.
A passagem de uma etapa à outra de nossa vida nunca é passada despercebida. Nunca é calmaria. A calmaria é repouso; a passagem é movimento. O movimento é, sobretudo, mudança e mudar exige-nos certa desestabilização. Exige que arranquemos algumas raízes profundamente cravadas num asfalto de cotidianos. Que cortemos o aparente laço seguro que o hábito costurou entre nós e a sanidade. Sentimos o momento chegar sob as rédeas da angustia e, na maioria das vezes, rejeitamos. Não queremos passar ao outro lado – independente do que nos espera do lado de lá. Tomamos o desconhecido como sinônimo de inseguro e nos perguntamos: por que eu deveria trocar o que é certo pelo o que é duvidoso? Por que é somente fazendo essa passagem que podemos progredir. No progresso não tem calmaria – não se iluda! A calmaria é repouso; progresso é movimento. O movimento é, sobretudo, mudança e mudar nunca é passar despercebido pela vida.
É o receio de que nossa imagem fique riscada que nos impede de arriscar. Quer romper com o previsível? Corra riscos.
Porque as pessoas entram em nossa vida?
Pessoas entram na nossa vida por uma "Razão", ou pra passar "uma vida Inteira".
Quando alguém entra em sua vida por uma razão, ela vem apenas pra suprir uma
Necessidade de algo, quando você está triste, conhece alguém pra lhe alegrar, quando está chorando, alguém pra lhe consolar. Essas pessoas aparecem em Nossa vida para ser algo momentâneo , para está ali apenas por alguma razão, na maioria das vezes para trazer um bom ensinamento.
Precisamos de pessoas assim para que a gente aprenda a viver, não pense que é algo desnecessário, ter pessoas que estão apenas de passagem em nossa vida é algo muito importante.
Agora o mais importante, pessoas que estão em nossa vida, para ter um "pra sempre" ao nosso lado.
Essas são aquelas pessoas, que você tem certeza que Deus enviou, para estar sempre com você , aquela que constrói um amor por você, que com isso você quer levar ela pra sempre, pouco tempo é pouco, e em vez de uma razão, ela entrou em sua vida por milhares de razões.
Com essas pessoas, construímos um amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, e isso é o que faz com que nem o tempo, nem nada, separe pessoas assim de nós. O amor até pode ser cego, mas o amor verdadeiro ele é clarividente, pois, o amor que ver tudo, esse sim é sincero, esse é o que vai sobreviver a todos os defeitos.
Com tudo, isso tudo è uma escolha sua, você quem decidirá se vai ser algo momentâneo ou não, se você será algo duradouro ou passageiro, pois o fim só existe porque você permite, o fim só acontece quando você não se permite recomeçar, então...
Você entra na vida das pessoas por uma razão, ou para ser alguém que essa pessoa vai guardar pelo resto da vida ?
A vida é a escola, o mundo é a nossa sala e quem nos ensina e o tempo. Estamos aprendendo a cada dia um novo assunto, até que cheguem as provas para testar o que aprendemos...No final no final, concluiremos e todos mudaremos de sala.
Do alto da nossa arrogância,
algumas vezes acreditamos nos bastar...Mas, que engano! Nascemos para compartilhar o existir e com isso,
entendermos o que é fraternidade, solidariedade e união.
Não faria sentido fazer parte do "milagre da vida"
se vivêssemos voltados,apenas, para nós mesmos,
esquecendo-nos de que "VIVER" , no sentido amplo da palavra,
é acima de tudo partilhar a existência de forma coletiva,
buscando o entendimento e o bem estar geral .
Cika Parolin
Nossa maior luta, começa a partir do momento que paramos de viver só como humanos e começamos a agir como mente e espirito também.
Para determinadas passagens de nossa existência, apenas o tempo consegue trazer as respostas que o imediatismo teima em esconder.
Chega um momento em nossa vida que por mais árduo que seja, é preciso assumir a debilidade do conúbio, abrir a porta da gaiola que o aprisiona e deixar ir esse pássaro da convenção, que do começo a libertação do conúbio foi conexão árdua.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade
