Nos Bracos do Pai

Cerca de 29629 frases e pensamentos: Nos Bracos do Pai

No Pai-Nosso ressoa a experiência de Israel no processo de sua libertação; provações no deserto, o maná cotidiano, a vontade de Deus promulgada como Lei, a santidade cúltica do nome revelado a Moisés, o reinado de Deus pela aliança na terra entregue.
(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

Mater

Mãe, eis a causa de tudo
não haveria vida nem mundo
nem filho nem pai
não haveria luz, nem sombra
passado ou futuro
nem semente a nascer
nem um fruto maduro.

Mãe, concepção lírica dos poetas
para pra se criar o universo
poesia e música, fantasia e verso
natureza viva, a expressão discreta
da ilusão homérica de um mundo concreto...

Mãe, quem supor poderia
que se não fosse por ti
nada mais havia
nem amor nem paixão
nem sorte nem destino
nem velho nem morte
nem homem nem menino.

Mãe, amor superlativo, tu
perdoas sempre qualquer tirania,
vences todo ódio com um gesto meigo
teu abraço terno aquece o coração

Inserida por EvandoCarmo

Jesus foi humilhado, rejeitado, ultrajado, rechaçado, desprezado.
Sua reação? Amou: Pai perdoa-lhes pois não sabem o que fazem.

Inserida por SBP

Soneto do amigo

Um velho que me diz verdades duras
em horas que não desejo ouvir
como um pai ou uma mãe a me pedir
cautela, para olhar além das amarguras

Às vezes tão distante e tão presente
contar com uma amigo é ter certeza
da voz que exala brandura e madureza
a infundir coragem, a nos tornar contente.

Alguém fiel, mas imperfeito como nós
humano e errante, mas leal e constante
um amigo antigo desata os nossos nós

Feliz é quem encontrou um grande amor
se a sorte não nos valeu neste sentido
pelo menos nos conceda um amigo de valor

Evan do Carmo 02/04/2018

Para todos os meus amigos, declarados e anônimos

Inserida por EvandoCarmo

Meu pai

Cresci admirando um homem
Que saía de manhã e voltava à noite
Ao sair, beijava minha mãe e eu
Ao regressar, beijava a mim e a aminha mãe.

Cresci observando um homem
Que tinha mais virtudes que defeitos
Um trabalhador incansável
Um modelo quase perfeito
Aprendi com este homem
Uma lição que jamais esqueci.

Este homem ainda está comigo,
Habita dentro de mim.

Cresci.... Agora sou eu quem sai
De manhã e volta à noite
Ao sair, beijo minha mulher
Ao regressar, à noite, beijo meu filho.

Me acostumei com a imagem de um homem
Entrando e saindo da minha casa
Mas que nunca saiu da minha vida.

Evan do Carmo, do livro, o Cadafalso, 2009

Inserida por EvandoCarmo

Que é ser pai?
Devido algumas atitudes vistas por ai, hoje me pergunto o que é ser pai?
Pai é aquele que faz o filho?
É aquele que cria?
É aquele que diz eu tenho um filho?
Revolta, indignação com situações que vejo no nosso dia a dia.
Pais postando fotos dos filhos e dizendo que os ama. Ama onde? Lá bonitinho ao lado de um troféu, de um bolo, de um brinquedo novo?
Ama os filhos, mas não faz parte da educação deles? Quando o filho precisa dele onde ele está? Tarefa, médico, um colo, cade você?
Filho é pra toda a vida, não é temporário, não é pros finais de semana, filho é para todo o sempre.
Parem de se fazer de pais! Vistam a camisa e assumam esta responsabilidade. Eles não pediram para nascer, portanto você que foi responsável por este nascimento agora pega na mão dele e vai!
Todos estamos dizendo que nossa juventude não tem mais limites, que não sabemos o que fazer e onde isto vai chegar. Desculpe-me a minha ousadia, esta culpa é nossa que não soubemos ser pais.
Para tudo se tem cursos e onde está o curso de como ensinar a ser pais?
Talvez não precise disto, mas precisamos ter em mente que somos responsáveis por eles e mesmo vocês pais separados, os filhos continuam sendo dos dois, não existe pais de final de semana, pais são pais sempre de segunda a segunda. Em todos os momentos. Dinheiro não é suficiente, carinho é muito melhor.
Lembrem-se, nossos filhos são o que nós fazemos deles e se um dia tu estiver velho e for rejeitado pelo seu filho, pense bem o que tu fez com ele quando ele era pequeno e queria só um tempinho para brincar, ser pego no colo ou ajudar a fazer a lição. Tu os ajudaste?
Desculpa minha indignação mais tem muitos pais que merecem ouvir isto.Tu tens tempo para rever o que está fazendo.
Ame seu filho de verdade e não de boca pra fora!
Demonstre este amor em atitudes, ações!
Parabéns aos pais, que já vestiram esta camisa.

Inserida por Anonima014

CARTA AO PRÓDIGO

Viva o que precisar vivenciar longe da casa do Pai. Se for necessário, mergulhe. Não é isso o que sentes precisar e queres?
Isso se chamará experiência e dará propriedade ao teu testemunho e pregação.

Mas lembra-te de voltar, prezado pródigo. Porque eu te garanto que aqui é bem melhor; e o sabes!
A porta da Graça um dia se fecha. Reclamarias da falta de chances?

Tudo o que desejo honestamente, nesse interstício - o que também é para mim motivo de oração, é que a mão poderosa do Senhor te proteja das garras do leão que ruge aí fora, ansiando destruir-te.
E que o teu retorno se dê o mais breve possível...

Festa para receber-te não faltará. Tampouco Amor. Nem a comemoração de meu abraço!


(Fabi Braga, 24/09/2014)

Inserida por fabitech2

Sempre soube do meu potencial, mais até um lutador tem um treinador, eu tenho meu pai pra me chamar de idiota, ele esconde que minhas invenções nunca deram lucro, eu reinventei a maquina do tempo, inocente comentei com meu amigo que me fizera a continuar, atraído pelos amigos que me vinheram a sequestrar, amigos, amigos, intitulados irmãos, quadrilhas de miseráveis ratos sem criação, fui pra toca estudar e meu segundo objetivo era criar uma ratoeira gigante, ratos de esgotos sempre zombam, ignorante, por fim conheci duas damas que eram rota a titular, uma fingia ser minha amiga e a outra me temia a devorar, repartir meu amor com elas, era o mais febril pra quem expandia calor, adotei o lado frio e fui chamado de anjo, meus amigos me corroíam, como queijo de sabor, mal sabiam que todo queijo é raro é anjo.

Adotei uma postura fria, foi resquício de um passado opressor e deliberado em declínios de controles emocionais, bando de animais, transformaram o amor que eu tinha numa coisa guardada aqui dentro, sei que posso recupera-lo, difícil é acha-lo, o guardei com alguém que eu nunca esqueci mais meu amor enfraqueci e nem o ofereci, chorar talvez seja melhor nos seus braços, pois, nunca tive vergonha de amar, mais pra eles um amante do amor no ar, pode estragar tudo, bastardos mal sabem que o verdadeiro amor rompe os horizontes em campos de batalha, aprecio as migalhas hoje tão raras, que daria um fígado ou um coração pra ter no seu colo aquela emoção que era te amar.

Inserida por jonadab_irving

Sou totalmente contra ao Ministério da Educação.
Educação quem dá é pai, mãe, tios, tutores...
Um dia haverá alguém com a coragem de rebatizar o nome para Ministério do Ensino ou Ministério do Conhecimento.
Não é justo para governo algum neste mundo, tomar para si, a obrigação e direito da família!

Inserida por breno_bertioga

Meu pai Herói.

Meu pai se chamava Heleno Francisco do Carmo, não tenho dele muitas lembranças, ele morreu quando eu tinha onze anos, contudo, guardo algumas lembranças, sobretudo da época em que ficou doente. Meu pai era um homem muito forte, um trabalhador exemplar. Era um lavrador, homem que cuida da terra, ele próprio tinha um pequeno pedaço de terra, por onde passava um riacho, terra fértil, onde plantava cana e milho e melancia. É disso que me lembro bem, também plantava bananas.
Não sei dizer se meu pai era um homem triste, se tinha crises existenciais, talvez fosse muito feliz, pois tinha uma bela família e uma linda esposa, honesta e trabalhadeira. Lembro-me da sua relação com minha mãe, eram felizes, combinavam em quase tudo, ambos desejavam que seus filhos estudassem para não serem analfabetos como eles eram. Meu pai era alto e moreno, tinha ombros largos como eu, era um homem bonito, mas não me recordo que alimentasse alguma vaidade nem vícios. Trabalhava incansavelmente para sustentar sua família, grande para os padrões atuais.
De domingo a domingo ele sempre repetia sua rotina; acordar cedo e ir ao trabalho, além de suas próprias lavouras, milho e feijão, ele ainda trabalhava de meia ou para outros produtores rurais. Meu pai era homem temente a Deus, pelo menos é essa a impressão que tenho até hoje, pois sempre ia à missa aos domingos de manhã, com toda família, mas ao voltar pra casa, logo depois do almoço, ia ao trabalho, cuidar de um pequeno e produtivo roçado, que ficava perto de casa, meu pai só retornava à noite com um feixe de cana nos ombros.
Éramos oito filhos, cinco homens e três mulheres, minha mãe ficou grávida de uma menina quando meu pai faleceu. Foram seis meses longos, a duração da doença fatal de meu pai. Meu pai nunca ficava doente, era como touro, todos os homens o invejavam por seu físico e por sua moral. Mas todo herói fatalmente sucumbe no final da epopeia. Meu pai tinha chagas desde adolescência. Fora picado por um barbeiro, na região onde foi criado esse inseto fez muitas vítimas, e a medicina não tinha os meios para prolongar a vida dos seus pacientes. Meu pai só veio manifestar os sintomas da doença aos quarenta anos, foi avassaladora sua enfermidade, em seis meses apenas ele veio a óbito.
Minha mãe foi uma guerreira e fez tudo que pôde e o que não pôde para salvar a vida do seu amado. Lembro-me com muita tristeza, de uma vez que eles voltaram de uma cidade próxima; aonde eles foram, em busca de uma nova forma de tratamento, mas não havia muito que fazer, meu pai estava com o coração muito comprometido, estava rejeitando os remédios, e não havia nenhuma esperança de cura ou de melhora, ele vivia muito cansado, e minha mãe passava longas noites ao seu lado. Nós éramos muito pequenos, mas já compreendíamos que nosso herói estava condenado à morte trágica. Logo se agravou seu quadro, minha mãe teve que o internar no hospital público de nossa cidade, onde foi bem cuidado, mas em poucos dias, ele já demonstrava fraqueza extrema, não se alimentava e as injeções que tomava não causavam mais nenhum efeito paliativo, então meu guerreiro pediu para morrer em casa, pedido que fora atendido pelos médicos dele, minha mãe o levou pra casa, mas meu velho não aguentou a pequena viagem de pouco menos de três quilômetros, faleceu nos braços de minha mãe dentro da ambulância.
Essa é mais uma das inúmeras tentativas que faço, para escrever sobre meu pai. Sei que daria um belo e humano romance, todavia nunca serei capaz de levar a cabo esse projeto, é doloroso demais para mim, pois a dor e o trauma da sua ausência em minha infância ainda são deveras penosos para mim.

Inserida por EvandoCarmo

MEU PAI

Em teu rosto posso ver o amanhã
tuas rugas são marcas do tempo
que revela a tua senil bravura
tua luta incomum pelo incerto
neste mar de ilusões e de agrura.

Sei das dores que velas escondido
na candura do teu velho coração
de um desejo por ti já reprimido
a incerteza da vida e do pão.

Tuas mãos calejadas de plantar a paz
de espalhar sementes de esperança
no teu fazer diário, como uma prece
que da fé carece homem e criança

Há em ti um enigma divino
que explica facilmente a eternidade
neste elo infalível de amor
onde o PAI cumpre o acerto da vontade
de no filho imprimir a sua alma
na perpétua lição de uma verdade

Inserida por EvandoCarmo

queriam que eu fosse como meu pai
desde que nasci tenho o nariz dele
o cabelo dele
os olhos
parecem terem sido copiados
puxou ao pai
parece com o pai
meu pai matou sua mulher
eu matei sua única lembrança

Inserida por rcassio

Meu pai sempre me disse que, às vezes, a solidão é uma boa companhia.

Inserida por tayswitu

Carta de um pai para sua única filha

Feliz Aniversário, minha filha!

Aprendi a te amar, desde quando você ainda nem existia, ou existias apenas no instinto materno de tua mãe. Foi aí, neste momento exato, que prendi a te amar, quando ainda nem eras nascida, ainda no ventre de tua mãe, saracoteando dentro dela, e fazendo a maior pressão.
Tinhas pressa de nascer... não querias esperar a hora chegar, então tive a certeza de que te amava muito.

Ao vê-la pela primeira vez tão pequenina e tão indefesa, quando te aconcheguei, calorosamente, em meus braços, pude perceber que tu serias a maior razão para que eu vivesse. Venho te amando desde então, a cada dia que nasce, a cada lua que se esconde.

Eu não consigo expressar-me pessoalmente, por tabu, quem sabe? ou talvez assim o faça, para resguardar-te de comigo te acostumares demais, depois sentirás muito mais minha falta, quando da minha partida final, e meus olhos se cerrarem de vez, e minha voz, para sempre, se calar.
Desejo-te, em toda tua vida, milhões de motivos para que possas sorrir. e que tenhas sempre tudo de bom e de melhor em tua vida.

Confio-te a tí e a grandeza de tua sabedoria e autoestima, a força necessária para viver, cuide bem de ti, com jeitinho, carinho e determinação, sempre, e que tua mente e coração encontrem juntos a melhor maneira para que vivas em paz e prosperidade.

Seja, sempre que puderes, alegre, otimista, sorridente e feliz.

Feliz Aniversário, querida filha minha.
- José Elierre do Nascimento

Inserida por ELIERRE47

⁠⁠A vida é como um pai
Vai te fazer chorar e te colocar de castigo de vez em quando para ver se você aprende.
A vida assim como um pai, tem o papel de te ensinar, e acredite amigos, ela cobra cada coisa que fazemos...

Inserida por LeonardoRibeiroCosmo

⁠HELENO

(poema para meu pai)

Não sei se o tempo te levou
ou apenas te escondeu —
num canto do corpo,
num gesto meu.

Tinhas mãos de lavra e mundo,
silêncio denso, olhar profundo,
e uma coragem que não gritava,
mas era chão.
Era chão.

Morreste cedo demais pra mim,
mas deixaste cedo o bastante
pra nunca morrer de todo.
Ficou teu modo de erguer o rosto,
de não baixar os olhos ao medo,
de fazer do pouco
um gesto inteiro.

Tu não sabias de poesia —
mas tinhas verso nos ombros,
rima nos passos,
e um segredo de eternidade
no modo exato de calar.

E eu, que fiquei menino,
fiz da tua ausência
meu templo.

Aprendi a te lembrar
sem fotografia,
a te honrar sem retrato,
a te ouvir
sem som.

Heleno:
nome de força quieta,
de alma que não se despede.
Tu foste antes que eu soubesse
quem eu era —
mas hoje,
tudo em mim te repete

Inserida por EvandoCarmo

⁠SER PAI:

Compreenda uma coisa:
Se voce passou noites acordado cuidando daquele bebezinho que por algum motivo chorava muito...
Se voce acompanhou seus primeiros passos zelando pela sua segurança...
Se voce entendeu seu choro e teve paciência...
Se voce conseguiu um tempo para ver ele crescer...
Se voce educou e repreendeu na medida certa...
Se voce foi amigo antes de ser pai...
Se voce alimentou, vestiu e cuidou da saúde dele...
Se voce respeitou suas decisões de ser quem ele queria ser...
Se voce aceitou o fato de que os filhos não sao teus filhos e sim filhos do mundo...
Se voce tem a consciência que em vários momentos aprendeu com seu filho...
Se voce entendeu que ele tem sua própria vida e portanto é livre...
E finalmente, se em algum momento voce foi pai e mãe ao mesmo tempo... Então:
Respeitosamente, gentilmente e educadamente, eu vou te dizer: Voce foi um verdadeiro PAI.
Pai não significa colocar no mundo... Pai tem que ser herói de seus filhos.
E outra coisa que aprendi com a vida:
Você aprende a ser pai quando se torna avô... Porque não existe uma fórmula... E só nos resta olhar pra eles e dizer:
Fiz tudo o que foi possível pelos meus filhos, pois reconheci, não só minha obrigaçao, mas meu dever!!
Um feliz domingo de dia dos pais e também que todos os dias... Sejamos reconhecidos por eles que são nosso maior tesouro...
Os filhos!

Inserida por Joao1963

⁠Só corro atrás uma vez, desprezou ? depois descarto como lixo, o pai ta On .⁠
😎🙈🔥

Inserida por ArtsDoGlauko

⁠Vão Falar Demais, Vão Tentar De Mais Tudo Pra Querer Tirar Sua Paz, Você É Capaz É Filho Do Pai, Vão Te Criticar Mais Só Você Faz.

Inserida por MickeyDoLove

Como diz meu pai: ''mantenha seu inimigo perto de você para que ele ⁠veja a sua vitória."

Então seu inimigo não precisar saber o que você vai fazer no seu futuro, mais nunca abaixe sua guarda. porque seu inimigo pode ser seu melhor amigo.

mantenha sempre alerta.

Inserida por alenefer