Nem de mais nem de menos
Não mesmo!
Em nossa Religião não podemos ter mais ou ter menos, temos que TER!
Ter respeito; ter caráter, ter personalidade, ter carinho, ter amor ao que se está fazendo e ter FÉ!
Ter mãos estendidas quando o irmão precisar, ter um sorriso verdadeiro, ter coração que agrega, ter gentileza, ter educação, ter olhos para ver além dos olhos dos outros, ter atitude própria, ter uma palavra a um irmão, mas uma palavra para crescer, para ensinar e evoluir!
Ter mais decência quando for lidar com a vida do outro!
Ter Nkisi/Orisá/Vodun e deixar que os mesmos ajam em vossas vidas dando bons caminhos...
Ter coragem e aceitação, muitas pessoas precisam se aceitar dentro de nossa Religião. Cada um tem seu lugar, seu momento e seu caminho e no fim se tudo for trilhado com devido respeito e aceitação seremos todos iguais e aí é que vem uns chamam de "segredo", mas eu eu acho a essência de tudo, igualdade!
Não deveria existir uns considerados melhores que os outros dentro de nossa Religião, existem aqueles que tiveram seu tempo, aqueles que souberam esperar seu tempo, existem aqueles que foram designados por Nzambi/Olorum para desempenhar algumas funções e todas as funções se forem desempenhadas mal toda a comunidade cai, a roda para, a roça crescerá o mato!
Portanto, todos somos iguais com funções e responsabilidades e ninguém aos olhos do sagrado tem mais ou menos importância.
Isso de se dar muita importância é coisa nossa, coisa humana, egocentrismo e vaidade!
Quando usamos nossas funções corretamente através da hierarquia estamos usando a responsabilidade de organizar uma Casa de Candomblé para que não sai dos trilhos da simplicidade, humildade, disciplina e organização...
Ninguém vai ganhar mais ou menos de mim, me puxando o saco. Tudo na medida certa da capacidade. Fora isso é pura perda de tempo e até acho engraçado que algumas pessoas me elegem como seu guru, sem eu nunca ter ofertado nada. Eu apenas existo e penso, mas não sou mestre e nem guru de ninguém. Cada um tem a sua própria luz, ninguém ao estar perto de mim ou me seguindo vai ganhar mais luz por osmose. Cada um tem que encontrar o melhor de si e não o melhor de mim, que pode não ser tão melhor assim.
Todos nós, independentemente do mais e do menos, temos o direito e a liberdade de nos relacionarmos com o mundo e com o que há no mundo.
A vida é algo
Mais os menos assim
Quando amanhece
Você abre a janela
e tem ali um jardim
Mas de nada vale ele estar lá
Se você não o vir
E nem perceber o perfume sutil
Como às vezes pode ser sutil
O Próprio Sol
Que parece encoberto
Mas aquela nuvem, na verdade
a você encobriu
As flores do jardim percebem a Sua Luz
Sem possuir olhos de ver
A vida só pode ser vivida
Se você a viver
e pra vivê-la
Não é preciso ter dinheiro
Nem jardim, nem nada disso
A alegria e a gratidão por viver
é que dão à vida aquele viço
E te fazem sentir vontade
de ter com aquele teu pedaço de chão
Um compromisso que você vai cumprir
Quando a gente conseguir
Compreender que a vida é isso
Poderemos então
Bem vivê-la, enfim
Começaremos por viver aquele dia
E quem sabe
Até cultivar um jardim
Onde, antes
Nada havia.
Edson Ricardo Paiva
Alguns dizem que sou apenas — mais um — na estrada do rock 'n' roll.
Eu digo que sou — menos um — que jamais vai desistir.
Estou explodindo alegria, com um amor que veio me libertar, quanto mais os dias passam, menos eu consigo parar de pensar, naquela cujo a beleza me fascina, dona de um olhar transcendental, que tem um poder sobrenatural, sobre meu corpo, minha boca, e o melhor é o teu sorriso, que me D E S M O N T A toda.
O Jogo de quem tem menos tédio.
A vida não tem mais um sentido
criamos breves metas para uma vida,
emprego,carro,casa,família
mas o que acontece quando chegamos
lá criamos passatempos
deixamos essa vida se tornar
um jogo para que a vida não fosse
entediante,que tudo o que vemos
é artificial com se nada fosse
verdadeiro,criamos o dinheiro
e nossa criação nos dominou,
nossas ideias nos aprisiona
criamos metas e mais metas para
que isso não se torne uma coisa sem
sentido não importa quantas coisas você
fale nada muda pessoas traem pessoas
pelo jogo o jogo de quem fica menos entediado.
É que devemos nos cobrar menos e nos permitir mais. Nunca estamos prontos, somos sempre possibilidades.
Sabem quanto é o salário mensal médio de um escritor brasileiro atualmente? Mais ou menos R$250,00. Ou seja, você tem que trabalhar oito horas por dia num trabalho qualquer, e, à noite e nos fins de semana, se matar de escrever pra ganhar essa merreca. Compensa? Depois de décadas enganado (eu não sabia desse valor ridículo) eu estou fora. Se pelo menos eu soubesse dessa dura realidade há muitos atrás eu nunca escreveria um verso sequer, um conto qualquer. Entrei numa canoa furadíssima só porque ganhei ´vários prêmios em concursos. É... há bens que vem pra males.
Sabem quanto é o salário mensal médio de um escritor brasileiro atualmente? Mais ou menos R$250,00. Ou seja, você tem que trabalhar oito horas por dia num trabalho qualquer, e, à noite e nos fins de semana, se matar de escrever pra ganhar essa merreca ridícula (acho que até um mendigo ganha mais do que isso). Compensa? Depois de décadas enganado (eu não sabia desse valor ridículo) eu estou fora. Se pelo menos eu soubesse dessa dura realidade há muitos eu nunca escreveria um verso sequer, um conto qualquer. Entrei numa canoa furadíssima só porque ganhei ´vários prêmios, um atrás do outro, em concursos. É... há bens que vem pra males. PIOR QUE EU, DESDE CRIANÇA ACREDITAVA PIAMENTE QUE CENTENAS, MILHARES DE PESSOAS NO BRASIL VIVIAM SÓ DE ESCREVER. SANTA IGNORÂNCIA. MINHA VOCAÇÃO SEMPRE FOI A DE ESCREVER FICÇÃO PRA DEPOIS DE 40 ANOS RECEBER ESSE BALDE DE ÁGUA GELADA NA CARA.
As ocupações mais respeitadas são as que têm menos grau de dependência e mantém esta o mais distante possível.
Ninguém mais faz isso: escrever cartas. Ou ao menos ninguém ao olhar grosso, porque talvez, a maioria não escreva cartas mas os que escrevem são de levar no fundo do peito.
Uma mensagem é uma coisa boa de se receber.
Mas uma carta? Essa é uma benção.
Esses dias vieram me dizer: que antiquados esses livros de folhas amarelas e esses cadernos lotados de papéis soltos, com caligrafia as vezes apressada demais para alcançar a perfeição. Digo que não. Antiquado coisa nenhuma, apenas atemporal.
Surpreendi essa mesma pessoa com uma carta.
E ela veio me dizer que havia amado.
Perguntei se ainda achava meus gostos antiquados.
Disse que na verdade, aprendera a gostar de minhas estranhices.
Pediu-me mais cartas e assim encontrei, um porque para escrever, todas semanas a alguém da minha cidade.
Claro que permanecem outros meios, mas sabem as cartas?
Elas dominam meu coração.
Guardo todas e amo escreve-las.
Quanto mais procurar a estima dos outros, menos estima terá. Ela depende do respeito alheio. Não se pode agarrá-la. É preciso merecê-la e esperar por ela.
Bom dia 11/06/2017
Não há mais tempo para médias, seja honesto e humilde pelo menos com si próprio ao tempo que ainda lhe resta.
Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?
No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!
Quero receber no WhatsApp