Negligência
O memorial do adeus
Um memorial aos sentimentos a que nunca demos nomes, filhos negligenciados dos nossos corações. Um memorial às histórias jamais contadas e às palavras nunca ditas, às vidas não vividas, às paixões não correspondidas, aos amores perdidos, ao que nunca foi, mas poderia ter sido. Um memorial ao sangue, ao suor e à lágrima não derramados; ao silêncio, às possibilidades esquecidas. Um memorial a todas as perguntas que ficaram na garganta, ao que ficou oculto, ao que jamais ganhou forma, mas ressoou nas profundezas do desejo e da imaginação. E, finalmente, um memorial ao potencial inacabado, às narrativas não escritas, que pulsaram, por um instante, no coração de quem ousou sonhar,
mas nunca realizar.
A humanidade, em sua busca incessante por progresso, frequentemente negligencia a harmonia com a natureza e a equidade entre seus próprios membros. A ganância e a indiferença muitas vezes prevalecem, deixando um rastro de destruição e desigualdade. É urgente que repensemos nossas prioridades e ações para garantir um futuro mais justo e sustentável.
"O ser humano é uma máquina tal qual pensa ter controle sobre si, apenas por negligenciar seus instintos primitivos."
Ela me perdeu entre as linhas não lidas, como páginas esquecidas de um livro negligenciado. Apesar de me sentir mal com isso, acho conforto ao recordar com orgulho de nunca ter deixado alguém à deriva.
A fé é como os dentes, se você negligenciar, com certeza acabará perdendo. Neste caso não é um problema, porque próteses desempenham o mesmo papel, e não precisa de tanto cuidado.
É porque os ricos negligenciam fazer pelos pobres a obra que Deus lhes indicou, que eles se tornam orgulhosos, mais autossuficientes, mais indulgentes consigo mesmos e de coração endurecido. Afastam de si os pobres simplesmente porque são pobres, e isto dá a estes ocasião de se tornarem invejosos e ciumentos. Muitos se tornam amargos, impregnados de ódio para com os que têm tudo enquanto eles nada têm.
A todos vocês que compartilham da minha visão e que foram negligenciados, deixados de fora, esquecidos, ignorados ou até evitados, juntem-se a mim no esforço para reaver a nossa sociedade e a reaver o controle do nosso destino.
"Gentileza é um gesto simples, mas que demonstra cuidado. Se esse gesto é negligenciado, a mensagem é clara."
A mente é a oficina do corpo, um ambiente para fazer consertos e reparos. Quem negligenciar sua manutenção irá enguiçar na estrada da vida.
Toda civilização que negligência a fé, a moralidade e a espiritualidade, acaba um dia incivilizada.
Votar consciente é desafiar os demônios da negligência e da ignorância, é carregar nas urnas o peso da história e a esperança do amanhã, sabendo que cada decisão tomada ecoará como um rugido implacável no futuro que estamos por construir.
Do contrário, a negligência permitirá que ervas daninhas dominem, sufocando o crescimento e impedindo que os frutos brotem com saúde.
Assim, ao escolhermos entre cuidar ou negligenciar, definimos o tipo de colheita que teremos no futuro – cheia de frutos bons ou sufocada pela ausência de atenção.
800. Não será de temer que o Espiritismo não consiga triunfar da negligência dos homens e do seu apego às coisas materiais?
{ _ “Conhece bem pouco os homens quem imagine que uma causa qualquer os possa transformar como que por encanto. As idéias só pouco a pouco se modificam, conforme os indivíduos, e preciso é que algumas gerações passem, para que se apaguem totalmente os vestígios dos velhos hábitos. A transformação, pois, somente com o tempo, gradual e progressivamente, se pode operar. Para cada geração uma parte do véu se dissipa...]
Dependência e Insegurança
Ao tratar a vítima com negligência, o manipulador a deixa em um estado constante de ansiedade e insegurança, onde ela se esforça cada vez mais para agradá-lo e "merecer" sua atenção e compromisso. Isso reforça a dependência emocional e a mantém presa na relação.
Na época das cavernas o jovem que negligênciava o ensino dentro dela, perdia a vida fora dela. Hoje o desafio é não permitir a morte do conhecimento dentro da escola, onde a particularidade do saber as vezes, baseia-se na convicção da ignorância, na incultura da individualidade.
"Queremos ser vitoriosos, mas negligenciamos a necessidade da luta, do sofrimento, da honestidade, da perseverança tão necessárias para se chegar a vitória"
A inação dos filhos da luz, ao negligenciar o testemunho, projeta sombras de descrença sobre o templo da fé, obscurecendo sua ressonância na alma da humanidade.
- Relacionados
- Amor e Obsessão
- Indiferença
- Negligência ou Erro
