Natureza Friedrich Nietzsche
Estava aqui pensando no Dia das Mães, e me
lembrei da mais linda de todas as mães, e que
merece ser homenageada...
Nossa MÃE NATUREZA...
Principalmente após algumas horas revisitando o
ORQUIDÁRIO DE SANTOS, onde a Natureza
é totalmente respeitada e muito bem preservada...
Osculos e amplexos,
Marcial
AMANDO NOSSA MÃE NATUREZA
Marcial Salaverry
O brilho tem quem o merece...
jamais brilhará quem não sabe a beleza
que todos os dias nos oferece
com muito esplendor, a nossa Mãe Natureza,
que apenas quer ser muito amada,
respeitada e preservada...
Veja a beleza do sol...
Seja em seu arrebol,
seja ao nascer,
quando vem nos aquecer...
Veja essa árvore frondosa,
com sua sombra gostosa...
Acolhe a todos, sem preconceito,
não se pode lhe por defeito,
e pede por abraços,
bem acolhendo todos os braços
que para abraçá-la se oferecem,
e seu amor e carinho recolhem...
Árvores que nos brindam com flores multicores,
e com frutas de mil sabores...
Árvores que nos dão sua madeira...
Árvores indiscriminadamente derrubadas...
Árvores criminosamente queimadas...
Há que melhor delas cuidar,
se derrubar, vamos replantar...
Nada de queimadas,
deixemo-las plantadas...
Dessa maneira,
fazendo tanta besteira,
árvores, futuramente,
existirão apenas e tão somente
na lembrança de quem tanto as explorou,
e que também as derrubou e queimou...
Procuremos as árvores amar,
e delas cuidar e preservar,
jamais esquecendo de as abraçar...
Amando e respeitando nossa mui querida Mãe Natureza,
podemos ter a certeza
de que faremos de cada dia
de nossa vida, sempre UM LINDO DIA,
ouvindo passarinhos chilreando,
e nossa alma agradando...
"As pessoas ficam contemplando a beleza dos passarinhos dentro das gaiolas, não tem ideia daquilo que eles podem fazer quando estão livres na palma da mão "🐦
"Em meio a correria incessante dos dias atuais, reserve os momentos para o alimento da alma, como o prazer da contemplação da natureza, a felicidade de estar entre os seus, ou o colorido das expressões da arte que encantam, e porque não, dão norte ao nosso querer."
Vamos sempre confiar em algo superior a nós ?
Descansar os olhos da alma no azul do céu,
no verde das montanhas, no colorido das flores,
na canção do mar e no murmúrio do vento?
Muito mais há de belo e grátis nessas visões,
são presentes que a vida oferece, vindas de Deus
para acalmar nossos corações.
Se o desenvolvimento é a marca registrada de nossa espécie, onde quer que nos encontremos, então as tecnologias digitais poderiam muito bem trazer à tona o que há de pior na natureza humana, ao invés de se revelarem inofensivas.
Cristina que força emana de ti!
Risonho teu filho se alegra em te amar
Imenso é o carinho ao teu existir
Serena e guerreira, faz-me versejar
Trazida em meus versos, eu no teu parir
Inclino-me a ti desde o meu ninar
Nessas poucas linhas busco o teu sorrir
A mãe natureza está a ajudar!
Pranto de Uma Velha Árvore
As raízes que me seguram neste chão são mais fortes que o vento que ousa interferir em meu equilíbrio.
Cada galho quebrado, cada folha perdida são lembranças do que o tempo me roubou.
Eu que venci o fogo e a terra seca morta ao meu redor.
Eu que nasci em meio às cinzas, em meio à dor da perda dos meus semelhantes.
Eu que venci tantas batalhas.
Eu que enfeitei o mundo com minhas flores mesmo sentindo tantas dores.
Eu que ouvi o som da morte silenciar a voz dos meus defensores.
Eu que presenciei tantas partidas sem despedidas.
Eu que sou vida e melhoro o ar que você respira.
Eu que carrego tantas histórias que você nem imagina.
Eu sou uma velha árvore que muito já vi.
Sinto-me cansada.
Cansada de suportar tanta dor e fingir que está tudo bem.
Cansada de ser ameaçada pela ganância.
Cansada de ser torturada pelo barulho da destruição.
Eu sou vida.
Eu tenho vida.
E quero viver.
Me deixem abraçar a terra.
Me deixem florescer.
Me deixem tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Somos uma máquina perfeita e não nos damos conta disso.
Na vida, seja em qualquer atividade que fazemos, precisamos de normas, regras para nos conduzir. Dar o Norte daquilo que queremos e precisamos fazer. Somos assim, é uma necessidade que está entranhada em nosso ser. Precisamos de direção, de que alguém ou alguma coisa nos apresente um caminho a seguir.
Nosso espirito e consciência são livres mas nosso cérebro infelizmente está preso a formar padrões de pensamentos para podermos decidir o que queremos. Ele precisa de que as informações que recebemos de todos os lados sejam avalizadas e transformadas nestes padrões de como vamos agir, pensar, falar. Dai talvez as explicações de como enxergamos e entendemos algumas situações que vivemos tão diferentes dos outros. Nossas diferenças de opiniões e visão de varias coisas ficam mais nítidas a partir deste padrão de nosso cérebro.
Somos uma máquina perfeita e não nos damos conta disso, estamos atrelados ao olhar para baixo, rasteiro, não levantamos a nossa visão para nada. Nos condicionamos a ter como regra de vida o olhar para as coisas sem valor real. Preferimos muitas vezes entupir nosso cérebro com coisas desnecessárias, prejudiciais e fúteis, na esperança de querer pensamentos, atos e direção de coisas boas, como podemos ter se só alimentamos nosso cérebro, nosso espirito, até mesmo nossa alma de forma errada e com porcarias.
O mundo nos oferece de tudo, saber avaliar que é o grande problema de muitos. A famosa frase “tudo posso, mas nem tudo me convém” é o resumo do que de real passamos em nosso dia a dia. Estamos sujeitos a tudo de bom e de ruim, e talvez por um impulso da própria natureza humana, sempre estamos atrelados ou inclinados ao lado negativo de muitas coisas.
Muitos sofrem por não ter o discernimento de ver o quão maléfico são certos hábitos, pensamentos e ideias que cultivamos em nosso interior. Mas querem ter atitudes nobres, bons pensamentos, se sentirem leves. Mas como, se o interior está sujo e cheio de teias de aranha que precisam ser retiradas. Necessário limpar a casa, deixar o sol entrar, retirar os trastes acumulados, ajuntar os lixos e botar para fora. Sem contar pessoas que carregamos juntos que nos fazem tão mal, mas por uma visão destorcidas, estamos atrelados a elas e ainda achamos está situação normal.
Que saibamos controlar nossos impulsos, nossas neuras, nossos pensamentos e nossas atitudes. Fácil não é nem tem porque ser. Mas é necessário se quisermos ter uma vida melhor e mais frutífera.
Pode facilmente ser comparada a uma linda canção calorosa que merece ser ouvida por ser capaz de tocar alma sem hesitação e propaga-se na mente
proporcionando uma sensação envolvente que inspira e alegra, dessarte, digna de atenção esta expressiva existência.
Sua natureza é um grande mar aberto, logo, conhecer apenas a beleza da superfície não é suficiente, é necessário transcender os limites deste contentamento tão frágil, mergulhando para saber o que há por dentro, onde tem muito para ser desbravado entre experiências, sentidos e sentimentos.
O contato e o encanto físicos não devem ser desprezados, entretanto, deve haver o entendimento de que é preciso ir muito além para que laços fortes sejam criados e cada dia mais fortalecidos, um justo resultado de um mútuo compromisso.
Estejas certa de que entro de imediato num previsível deslumbramento ao ficar concentrado admirando tuas linhas, trechos e traços sedutores, uma arte de cores intensas, uma poesia rica em sentimentos, ou seja, pormenores agrupados numa deleitável natureza.
E vou adentrando cada vez mais neste teu olhar misterioso e intenso que tanto me apraz por ser o espelho do teu íntimo, um pedaço do teu mundo, conduzido por um incansável desejo de te conhecer a fundo, indo muito além do que vejo.
Então, sigo atento e deleitosamente pelos trajetos da tua sinuosidade que é atraente, harmoniosa assim como os teus belos cabelos e tua linda face e, pela tua essencialidade sedenta por aquilo que de fato importa, uma oportunidade excêntrica e tão animadora.
Na escuridão do inverno sombrio,
Onde a mente se perde em devaneios,
Eu encontro a verdade, pura e dura,
Que me guia nos meus mais profundos desejos.
Não importa as trevas que venham a surgir,
Ou a luz que ofusque o meu caminho,
Tudo é efêmero como o fogo,
E só a verdade é que sempre permanece.
E é ela que me guia como uma bússola.
Ela me conduz ao conhecimento sagrado,
Eu supero o sofrimento e evoluo em virtude.
Eu busco a verdade onde quer que se oculte,
Eu busco a verdade em todas as partes,
Nos livros, na natureza e nas artes,
Eu sei que ela é a chave da vida,
E que sem ela, tudo é uma mentira.
Eu seguirei em busca da verdade,
Mesmo que ela seja difícil de encontrar,
Eu sei que ela é o caminho certo,
E que é por ela que vou me guiar.
Falando francamente neste simples momento, vejo em ti, um florescer, belo, amável e naturalmente sedutor, um coração muito fértil, onde o amor pode germinar, sendo assim, uma linda flor que floresceu para amar.
Então, não é de se estranhar que despertas interesses, encantas olhares, pois uma natureza como a tua enriquece, sendo uma fonte de vitalidade, entretanto, acredito que muitos não percebem a tua entusiasmante essencialidade.
Não sou ingênuo para colocar-te num pedestal, sei que assim como eu, também erras, mas percebo bem as tuas qualidades, pelo menos uma parte delas, és uma bênção de verdade, uma mulher que é uma riqueza.
Realmente, é muito bom ter lugares pra ir e poder admirar lindas paisagens, saber de outras culturas, histórias, cidades, ver uma natureza enriquecedora e pessoas agradáveis pra conhecer.
Entretanto, é muito melhor ter pra onde voltar, rever aqueles que causam saudades, estar num canto que pode ser chamado de lar, assim, reencontrar uma parte preciosa da própria verdade.
Portanto, a distância física não é capaz de separar vidas que se amam, que estão verdadeiramente unidas, nem tira a importância dos lugares marcados pelas vivências mais significativas.
Como sempre acontece com os muros, chega um dia que a sua existência perde o sentido, porque faz parte da natureza humana sempre querer ver o que há do outro lado.
A chuva é uma dança delicada entre o céu e a terra, uma sinfonia líquida que nos envolve com sua beleza e encanto. Deixe-se envolver pela magia da chuva e permita que ela lave suas preocupações e renove suas energias.
Brasília, capital de sonhos e ideais,
Cerrado que nos inspira, nos faz imortais.
O lago Paranoá reflete a nossa alma,
E a Ponte JK nos liga como uma calma.
Brasília, capital do meu Brasil,
No meio do cerrado, um sonho se fez real,
Linda cidade, moderna e imponente,
De um povo lutador e resistente.
A ponte JK, um símbolo de Brasília,
Majestosa, como a cidade que a construiu,
Uma obra-prima, um legado, que é nosso orgulho,
E que representa a união do povo brasileiro.
Mas em meio à grandiosidade da cidade,
Há uma angústia, uma incerteza de verdade.
A natureza sofre, a desigualdade persiste,
E a esperança às vezes é difícil de resistir.
Mas não podemos desistir do sonho,
De construir um futuro mais risonho.
Que a capital federal seja um exemplo,
De amor à natureza e a um futuro mais simples.
Mas, nem tudo são flores, a angústia nos assola,
Em meio a tanta beleza, a desigualdade é real,
Precisamos lutar por um mundo mais justo e igual,
Para que a esperança seja o nosso guia, nossa bússola.
Olhai para os campos
Neles tudo fala de amor
o sol que brilha no alto
Os pássaros que dançam
embalados pelo próprio cantar
Flores que se abraçam
deixam perfume no ar
Tudo é preciso
Ordenado e belo
É a união de todos
a glorificar o Senhor
editelima 60
março /2023
A vida é um mistério,
Uma teia de sentimentos que nos permeia,
No meio ambiente da existência,
O amor e a saudade são o que nos norteia.
A falta às vezes é inevitável,
Mas a natureza é sempre presente,
Com seus ciclos e renovações,
Ela nos ensina que tudo é transitório, apenas uma corrente.
A vida é um enigma,
E a natureza é a nossa escola,
Aprendemos com suas lições,
Que somos apenas uma parte dessa roda.
Então amemos a vida, a natureza,
E honremos a nossa existência,
Com gratidão e respeito,
Por tudo o que nos é dado em vivência.
O meio ambiente nos cerca, nos abraça, nos acolhe. É a nossa casa, o nosso lar. E como todo lar, precisa ser cuidado, amado, respeitado. A natureza é a mãe que nos dá tudo o que precisamos para viver: ar, água, alimentos. E como filhos, devemos cuidar dela como ela cuida de nós.
A vida é um presente, um sopro divino que nos foi dado para desfrutarmos da beleza do mundo e de tudo o que ele tem a oferecer. O amor é a energia que move o universo, é o que nos faz sentir vivos e nos conecta uns aos outros e à natureza. É como uma corrente invisível que une todas as coisas.
Mas com o amor vem também a saudade e a falta. Saudade daquilo que já foi vivido, daqueles que amamos e que partiram, da natureza que já não é mais como era antes. E a falta, aquela sensação de vazio que nos faz perceber o quão preciosos são os momentos vividos e as pessoas que amamos.
Por isso, devemos valorizar cada instante da nossa vida e amar com toda a nossa força e intensidade, para que quando a saudade bater e a falta apertar, possamos olhar para trás e sentir que vivemos plenamente. E que, apesar dos desafios, cuidamos do nosso lar, da natureza que nos cerca e que ela também cuidou de nós.
Em meio ao cerrado vasto e imponente,
Surge uma cidade, moderna e diferente,
Brasília, a capital do Brasil,
Onde a política e a vida se entrelaçam sutil.
Mas em meio a esse progresso e desenvolvimento,
O meio ambiente clama por proteção e cuidado constante,
Pois a natureza, essa grande dádiva divina,
Não pode ser esquecida ou tratada de forma mesquinha.
Os incêndios que assolam o cerrado,
São um alerta para o homem despreparado,
Que não compreende a importância da defesa ambiental,
E age de forma inconsequente e desigual.
A destruição da fauna e da flora,
É uma afronta à mãe natureza que chora,
Pois tudo o que ela nos dá, de graça e sem medida,
Deveria ser preservado e amado como uma criança querida.
A proteção do meio ambiente é tarefa de todos nós,
Pois somos responsáveis por preservar o que é mais valioso,
Não podemos deixar que o progresso seja desculpa para a destruição,
E sim que seja a força motriz da mudança e evolução.
Brasília, cidade de luz e poder,
Não deixe que o meio ambiente seja esquecido em seu viver,
Proteja as florestas, os rios e a fauna silvestre,
Pois só assim teremos um futuro verdadeiramente nobre.
Que a filosofia da preservação esteja presente em nossas ações,
Que a proteção da natureza seja o nosso lema e guia,
E assim, em meio à modernidade e ao progresso,
A natureza floresça e nos traga a felicidade e o sucesso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp