Nao Queira Reviver o Passado
CRÔNICA DA SOCIALIZAÇÃO
No passado um sábio disse que a vida é feita de fragmentos. Mas digo mais! Além de ser fragmentada, a vida é extremamente seletiva.
Seleciona- se a tudo, e/ ou todas as coisas.
O mais intrigante, é quando um indivíduo imagina estar sendo seletivo, mas na verdade, é um ato ilusório. Um delírio. É impossível alguém fazer alguma seleção, quando o mesmo não está inserido em nenhum contexto social.
161024
O PASSADO PERDIDO.
Eu poderia ter desfrutado mais da minha infância, poderia ter passado mais tempo com a minha primeira namorada, acho que eu poderia ter dado mais importância aos conselhos que meus pais me deram, ter ficado mais tempo ao lado das pessoas que pediram para eu ficar.
Eu poderia ter demorado mais no bar da esquina para ouvir as palavras que o bêbado ao lado queria me dizer, ter tido mais conversas aleatórias com as pessoas que sentam nas calçadas, mesmo não estando acostumado a ficar onde não fui convidado.
Eu poderia ter ficado mais nos braços das pessoas que me pediram um abraço, eu poderia ter pedido para a mamãe repetir aquele carinho na cabeça mais vezes, mas o tempo não espera, pensei que tudo nunca fosse acabar, o velho amigo tempo dizendo que tinha pressa de passar, por isso tentei fazer tudo sem demorar.
Eu poderia ter ajudado o cego a atravessar a rua, ter pedido para aquele carro parar, mas ele vinha em alta velocidade e passou como o vento, quando olhei, o cego já não estava lá.
Eu poderia ter feito mais coisas, mas nunca saberemos se um dia as coisas vão mudar, era para eu ter feito aquele café quando você me visitou, mas você passou tanto tempo sem me visitar que, em vez de passar o café, vimos o tempo passar.
O café já não é o mesmo, pois hoje eu só tenho lembranças do que eu poderia ter sido, do que eu poderia ter feito.
NADA ERA PASSADO.
Quantas vezes tive que partir fingindo que tudo já era passado, mas na verdade era apenas o tempo que estava passando como um trem. Em meus pensamentos, nada era passado, você estava presente em todos os lugares que visitamos juntos você também era o assunto mais presente em minha memória. O tempo estava com pressa, o trem que te levou embora era rápido. Mas na verdade, levei muito tempo para te esquecer agora todas as vezes que o trem passa penso que ele está trazendo você.
”Ninguém lembra do que aconteceu no passado; quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas.” Ec. 1:11
"Reipeitemos o contexto do passado e as dificuldades do presente para construirmos o sucesso do futuro"
Orar é ter prioridade na presença de Deus, nunca alguém clamou a Deus depois deter passado por uma fila.
A história nunca é a mesma. Algumas, bem floreadas, são as que reinam nos jardins. Mas, passado o tempo, suas folhas são cortadas e as partes secas caem espontaneamente. É o destino e fim da história. Existem muitas histórias que não estão, mas que deveriam estar orvalhadas de grandeza; sempre em capa de revistas.Sem perceber que o cartaz, tal como o tempo, é fugaz. E na perda da velocidade, vai sozinha com a saudade para as lembranças. Pode assim, ao peso da dor, o escritor compor textos de alegria? Pode outro festejando o amor escrever em versos a dor e a nostalgia? A história do escritor sempre vai existir. Mesmo aquelas dos escritores mestres do fingir. Eles sim, talvez... Eles que, ao peso de uma dor pungente e triste, ainda fazem o leitor rir. Seriam capazes de tanta falsidade ao dizer em palavras o que não estão sentindo? Como abandonar inspiração e narrar falsa sensação embora ciente de que está mentindo? Vejo sempre nelas, até nas não tão belas, algo agradável. Seja o tom, a expressão, a inteligência, a afabilidade, enfim, a simpatia e admirável atitude que demonstram em relação à sinceridade assumida, naturalmente, por meio dos sentimentos. Mas vou selecionar as salvadoras e que me fazem voltar o verde à natureza. As histórias de águas redentoras e que trarão mais fartura e riqueza. Vou procurar as histórias criadas por irrigações celestes, mas que na terra investiram suas vidas em prol do escritor. Histórias que lembram a fome no Nordeste e a falta de água no sertão agreste. Histórias de um povo que sofre há varias gerações. Histórias de um povo que se tornou presa fácil daqueles que iludem com a prometida solução do açude.
Nunca olhe pro passado com os olhos cheios de arrependimentos, aprenda a olhar sempre pra frente com os olhos cheios de esperança, porque bem na sua frente tem alguém que te ama
O ontem será apenas saudades, o hoje será eternamente esquecido, o amanhã sera passado e aqui já não mais estarei, então serei no futuro um mero passado esquecido por você e por todos,
Antes de poder lidar com o presente, terá que lidar com o passado. Quando estiver disposto a aceitar o sofrimento, a aceitar as coisas como elas são, verá a sua raiva com o tempo transformar-se em compreensão e perdão. Liberte-se...
Se parte da nossa atenção, estiver fixada, no passado ou no futuro, dispomos de menos quantidade de energia, para utilizarmos no aqui e agora.
É como se o rio da vida, que flui através de nós, se ramificasse em vários riachos.
Esses regatos de energia, que se apartam da torrente principal, podem minar a força que necessitamos, para levar a cabo a missão da nossa vida.
Se nada fizermos para mudarmos, no presente, o futuro será determinado pela incompetência do passado!
Durante todo o meu passado fui alimentando a chama, mas houve alturas em que foi difícil mantê-la acesa, consumia muita energia, por vezes ficava esgotada, as experiências trouxeram-me conhecimento e sabedoria!
Hoje graças ao passado e à aprendizagem, cuido-me e gasto muito pouca energia, já não tremo tanto, vivo mais constante, mais equilibrada, e a chama não se apaga, a energia mantém-se e a paz acompanha-me.
