Nao me Pergunte quem sou
Mandamento 6 - Valorizar a vida humana
Você não deve matar. - Êxodo 20:13
Os judeus entenderam claramente que o sexto mandamento se refere ao assassinato - a captura maliciosa da vida humana. Não proíbe os governos de usar a pena de morte ou de guerrear. Este mandamento trata apenas da moralidade privada.
Êxodo 20:13 é baseado na verdade divina de que a vida humana é sagrada e que devemos protegê-la e preservá-la. Todo ser humano tem a imagem de Deus. Até mesmo um embrião é marcado por uma identidade única desde o momento da concepção. A vida é o presente mais precioso de Deus e só Ele tem o direito de aceitá-la. O aborto, a eutanásia e o suicídio assistido por médicos devem todos ser vistos à luz do direito de Deus à nossa vida.
Jesus trouxe o sexto mandamento à porta de todos quando Ele disse que ficar zangado com alguém sem causa nos faz culpado de assassinato (Mateus 5: 21-22). E João escreveu: “Quem odeia a seu irmão é homicida” (1 Jo 3:15). Isso faz de nós todos assassinos em desesperada necessidade do perdão e da misericórdia de Deus.
Obrigado Senhor por seu amor e perdão. Ajude-nos pelo Seu Espírito Santo a amar os outros como você nos amou, e ao fazê-lo para valorizar a vida, proteger a vida e enriquecer a vida como um presente de você.
Pontos a Ponderar
O que John quis dizer quando disse que, se odiamos
alguém, somos assassinos? (1 João 3:15) Como
essa verdade nos ajuda a perdoar aqueles que nos magoam?
A raiva é apenas uma letra curta de perigo. Dennis J. DeHaan
Você não gosta de ser usado... Não use!
Não gosta de saber que alguém falou de você pelas costas... Não fale de alguém pelas costas!
Você não gosta que mintam pra você... Não minta pra alguém!
Você quer ser amado e respeitado... Ame e respeite!
Você não gosta de falsidade... Não seja falso!
Feio julgar os outros? Não julgue!
Você exige respeito... Respeite!
Difícil sim, mas muito simples e nada impossível!
Ser mais é agir com demasia. Seja o suficiente e já estará fazendo o que maioria das pessoas não faz.
Mandamento 7 - Mantenha-se puro
Não cometerás adultério. - Êxodo 20:14 Fuja da imoralidade sexual. - 1 Coríntios 6:18
A Bíblia está atualizada em questões sexuais. Há muito tempo, Deus advertiu contra o adultério e a fornicação. Com efeito, Ele disse: “Diga não!” Agora, no século 20, com a terrível ameaça da AIDS, muitos legisladores, educadores e médicos estão concordando com o Todo-Poderoso.
A Grand Rapids Press publicou um artigo intitulado “A abstinência: a nova ênfase na educação sexual”. Falou de Will Heiss, de 16 anos, um “educador de pares” que desafia crianças mais novas a dizer não à atividade sexual - e elas estão ouvindo .
O autor e palestrante do campus Josh McDowell lembrou ao público da faculdade que o sétimo mandamento é uma provisão graciosa de Deus, dada para nossa proteção. Josh contou sobre um homem que teve vários relacionamentos sexuais. O homem mais tarde recebeu a Cristo e conheceu uma mulher maravilhosa com quem se casou. "Ela é preciosa", confidenciou o homem, "mas na intimidade do nosso casamento eu sou assombrado pelos 'fantasmas' daqueles assuntos anteriores".
A abstinência até o casamento é uma salvaguarda certa. Ele protege o dom da intimidade sexual que deve ser desfrutada dentro de um relacionamento duradouro de compromisso e confiança. Deus odeia a imoralidade sexual porque tem o maior bem de homens e mulheres no coração.
Senhor, conceda-me força do dia a dia -
Como eu estou propenso a me perder!
As paixões da minha carne são fortes;
Sê tu, meu Deus, um escudo do mal. —DJD
Os mandamentos de Deus não foram dados para nos frustrar, mas para nos satisfazer. Dennis J. DeHaan
Mandamento 8 - Mantenha as mãos afastadas
Você não deve roubar. - Êxodo 20:15
Tom e Pauline Nichter eram um casal sem teto e desempregado que morava no carro ou com parentes há meses. Então, a carteira que encontraram contendo notas de US $ 100 parecia um golpe inesperado. Mas eles devolveram tudo ao turista que o perdeu. "Poderíamos ter usado esse dinheiro", disse Pauline. "Mas não fomos educados dessa forma, e não queríamos que nosso filho fosse educado dessa maneira."
Se todos praticassem a honestidade assim, isso revolucionaria a sociedade. Empregado roubo de bens e tempo iria parar. Roubar ficaria fora de moda. A sobrecarga de bens e serviços terminaria. Os preços podem ser reduzidos. E todos nós teríamos mais do que é nosso por direito.
O oitavo mandamento revela o desejo de Deus por esse tipo de sociedade. Baseia-se no princípio de que tudo pertence a Deus e que, quando enganamos uma instituição ou uma pessoa, estamos roubando do Senhor. Também protege o direito de todos de serem proprietários de propriedade no único sentido que Deus permite - não acumular mais e mais para ganho pessoal, mas administrar sabiamente o que é Dele para o bem dos outros.
Um relacionamento vivo com Cristo pode nos impedir de ser ladrões. À medida que esse relacionamento cresce, Ele nos ensina como ser doadores - não tomadores.
Tirar dos outros o que é deles
está roubando do Senhor;
Tudo o que eles têm é da Sua mão -
é deles pela Sua própria palavra. —DJD
Os cristãos não possuem sua riqueza - eles devem isso. Dennis J. DeHaan
Não é porque você teve uma vida sofrida que ela é melhor que a minha. Não jogue isso na cara de ninguém. Viva.
Mandamento 9 - Diga a verdade
Você não deve levantar falso testemunho contra seu vizinho. - Êxodo 20:16
Como estamos propensos a mentir! Com um golpe de exagero aqui, um detalhe omitido ali, ou um silêncio enganoso, distorcemos a verdade. No entanto, a verdade é o alicerce e a superestrutura de todos os relacionamentos. Remova as vigas da verdade e a sociedade se desfaz em si mesma. Este absoluto moral é tão evidente que até os criminosos punem os seus que mentem para eles.
O nono mandamento proíbe o engano intencional contra o próximo e ressalta a santidade da verdade em todas as nossas ações. As duas palavras hebraicas usadas para "falso" em Êxodo 20:16 e em Deuteronômio 5:20 significam "falso" e "insincero". Qualquer expressão de insinceridade e falsidade, portanto, está dando falso testemunho contra o nosso próximo.
Este mandamento também expõe dois motivos subjacentes que Deus odeia - malícia e orgulho. Quando mentimos, geralmente é para lançar uma pessoa em uma luz ruim ou para nos colocar em uma boa luz. O primeiro surge da malícia, o segundo do orgulho.
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14: 6). Quanto mais nos aproximamos Dele, mais verdadeiros nos tornaremos com nós mesmos e com os outros. A questão é: "Somos seguidores dAquele que é a verdade?"
Senhor, purifica meu coração de todo engano
E ensina-me o que é verdadeiro;
Ajude-me a ter integridade
Em tudo que eu digo e faço. —Sesper
Nada enfraquece mais a verdade do que esticá-la. Dennis J. DeHaan
Mandamento 10 - Seja Conteúdo
Você não deve cobiçar a casa do seu vizinho. . . nem nada que seja do seu vizinho. - Êxodo 20:17
O dono de uma loja no Maine teimosamente se recusou a levar um novo produto. "Você deve se lembrar, jovem rapaz", disse o comerciante ao vendedor, "que nesta parte do país todo desejo não é uma necessidade".
Confundir os nossos desejos com as nossas necessidades vai ao cerne da cobiça e explica porque somos tão frequentemente motivados pelo desejo de mais e mais. Não percebemos que a maior realização da vida não se encontra no acúmulo de coisas, mas no conhecimento de Deus.
O décimo mandamento pode parecer um complemento comparado a itens caros como assassinato, roubo, mentira e adultério, mas é fundamental para todos os outros mandamentos e garante a paz e o contentamento. É o único comando que se concentra em uma atitude proibida e não em uma ação. No entanto, é uma salvaguarda contra a tentação de quebrar os outros nove mandamentos.
O cobiçoso desejo de Davi pela esposa de outro homem levou ao adultério, roubo e assassinato (2 Sam. 11). E o desejo de mais e mais prazer, poder ou posses pode destruir os relacionamentos familiares e nos levar a mentir para os outros. E porque a cobiça é idolatria (Cl 3: 5), também nos impede de ter e manter um relacionamento correto com Deus.
Senhor, ajuda-nos a estar contentes em ti.
Quando nós desejarmos mais e mais
do ouro deste mundo, da loja terrestre,
Ajude-nos, ó Deus, a olhar para cima
E se apoiar em Seu incomparável amor. —DJD
O contentamento é querer o que você tem, não ter tudo o que você quer. Dennis J. DeHaan
Não vou achar alguém, uma sortuda vai me achar. As vezes nos desvalorizamos muito, e nos arrastamos nos pés de quem não nos merece!
Santidade não é contagiosa
Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Considerai os vossos caminhos!” - Ageu 1: 7
O mal é como uma doença contagiosa. Assim como uma pessoa tossindo em uma cabine de avião pode infectar todos os passageiros, o mal parece se espalhar entre um grupo.
A santidade, por outro lado, deve ser procurada deliberadamente. Nós não nos tornamos santos associando-nos com pessoas piedosas em um ambiente de clausura. A santidade vem pela fé e obediência ao Senhor.
Esse é o ponto que Haggai fez séculos atrás. Ele falou sobre carne que havia sido reservada para sacrifício a Deus. Se aquela carne tocasse algum outro alimento, não poderia tornar a outra comida santa (2:12). Por outro lado, a impureza cerimonial poderia ser facilmente transmitida por um mero toque (v.13).
Ageu disse ao povo de Israel, que assumiu que eles eram santos por causa de sua herança divina, que eles realmente haviam se contaminado por causa de sua desobediência (v.14).
Se você quer ser santo, primeiro deve se entregar em fé a Deus. Então você deve aprender o que Deus quer que você faça e, em Sua força, obedeça-O. Ter pais devotos e se associar com amigos religiosos pode ajudar, mas eles não podem torná-lo santo.
Nós nos tornamos santos apenas quando vivemos perto do Senhor e fazemos o que Ele nos diz para fazer.
Ajuda-me, ó Senhor, a ter medo
De caminhos desobedientes;
E eu posso procurar o que agrada a você
e lhe dá mais louvor. —Sesper
Santidade não é um vírus a ser apanhado; É um modo de vida a ser procurado. Haddon W. Robinson
Território Estranho
Você não passou por este caminho antes. - Josué 3: 4
Quando nosso filho Stephen tinha oito anos, ele foi convidado a pernoitar na casa de um primo. Foi sua primeira vez longe de casa e tudo soou como uma aventura emocionante. Mas quando nos preparamos para sair, ele começou a sentir aquela saudade de casa! Com lágrimas brilhando em seus olhos e sua voz tremendo, ele gritou: “Mamãe, eu não me sinto tão bem. É melhor eu ir para casa com você.
Minha esposa respondeu: "Depende de você, mas sei que você se divertirá".
"Mas mamãe", Stephen choramingou, "eles disseram que iam escalar uma grande colina amanhã, e eu nunca estive lá antes!"
Nós também podemos nos tornar amedrontados às vezes quando olhamos para a frente porque “nunca estivemos lá antes”. Mas assim como o Senhor cuidou de Josué e Israel (Josué 3), Ele cuidará de nós.
Talvez agora você esteja ansioso por algum caminho novo e inexperiente no qual o Senhor esteja conduzindo você. Então ouça a Palavra de Deus e tome coragem: “Nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13: 5). “Instruir-te-ei e ensinarei-te como deves ir; Eu te guiarei com os meus olhos ”(Sl 32: 8).
Coloque sua mão pela fé na mão do seu Pai Celestial e deixe-O guiar o caminho.
Eu te prometi a Minha presença
Com você em todo lugar que você for;
Eu nunca, nunca te deixarei
Como você viaja aqui embaixo. -Rosa
Deus não nos pede para ir aonde ele não leva. Richard DeHaan
A grande questão não está no podes, mas está no depois disso, pois todos podem, mas nem todos têm a coragem de enfrentar.
O CONTRÀRIO DA ALEGRIA
O contrário da alegria não e somente tristeza e sim uma pessoa feliz e que tem forças para aguentar o que for .
O contrário da alegria não è se divertir e sim amar ,e distribuir amor .
O contrário da alegria não è alegria e sim acordar pisar firme no chão com uma enorme auto estima ,olhar no espelho e dizer hoje estou pronta para sair e me divertir com minhas amigas .
"Não há nada nessa vida mais lindo, puro e verdadeiro, do que a beleza natural de uma eterna mulher."
A "pistola" e o senhor
Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos andam na verdade. - 3 João 4.
Tudo bem comigo. As crianças precisam de bons modelos e exemplos. E Maravich era um cristão. Mas eu ficaria desapontado se meus filhos não veem Jesus Cristo modelado em minha vida também e querem ser como Ele. É por isso que quando Stevie me diz que Jesus é seu melhor amigo, eu sou um pai feliz.
Como pais, devemos contar aos nossos filhos sobre Jesus e ser modelos que vivem para Cristo. Esse foi o caso de Paulo, que contou Timóteo como seu filho no Espírito (1 Timóteo 1:18), e com João, que se alegrava com aqueles a quem ele chamava de seus filhos (3 Jo 4).
Como eles, vamos viver, conversar e amar de uma forma que indique a todos - especialmente nossos filhos - a Jesus.
Tudo o que você escreve no coração de uma criança
está escrito de forma indelével lá;
Cada ação e palavra faz um impacto, você sabe,
como uma gentileza ou uma bela oração. HGB
O maior presente que um pai pode dar é um exemplo digno. Dave Branon
Ele está de qualquer maneira!
Eis que aquele que guarda a Israel não dormirá nem dormirá. - Salmo 121: 4
Linus Mandy escreveu: “Uma amiga me disse que ajudou no acampamento de uma criança há alguns anos. Depois de reunir as tropas durante a noite, ela lhes disse: "Vamos dormir e colocar nossas preocupações nas mãos de Deus". "Sim", disse uma das crianças, "Ele fica acordado a noite toda de qualquer maneira!"
Nós todos lutamos com o problema da preocupação. Medos sobre o futuro gradualmente se infiltram. Então eles ficam mais e mais fortes, e podem eventualmente se tornar esmagadores. Isso acontece quando começamos a substituir nossa fé pela ansiedade, deslocando o fardo dos ombros fortes de Deus para os nossos frágeis. Nós nos preocupamos. Estamos com medo. Nós não podemos dormir.
Em momentos como esse, precisamos nos lembrar de que Deus está sempre em alerta. Ele nunca dorme (Sl 121: 4). Ele sabe tudo, inclusive o que tememos (44:21). Ele está em toda parte (139: 7-10). Ele está no comando do nosso mundo (Efésios 1:11). Portanto, não precisamos ter medo.
Você realmente acredita que Deus vê tudo, sabe tudo, é todo-poderoso e está no controle? Em seguida, coloque suas preocupações em suas mãos. Confie a Ele o que quer que esteja mantendo você acordado à noite. Ele cuidará disso. Ele é o único que nunca dorme nem dorme.
Quando medo e preocupação testam sua fé
E pensamentos ansiosos atacam,
Lembre-se de que Deus está no controle
E Ele nunca falhará. —Sesper
A preocupação é um fardo que Deus nunca quis que suportássemos. David C. Egner
Amor puro
Se eles não podem exercer o autocontrole, deixe-os casar. - 1 Coríntios 7: 9
Uma situação que antes era vista pela maioria das pessoas como inaceitável e imoral tornou-se comum. De acordo com o Relatório de Religião Nacional e Internacional , antes que a maioria dos casamentos americanos ocorra, o homem e a mulher já estão morando juntos.
O relatório continua, indicando que esta prática tem efeitos devastadores. "Os casamentos precedidos de convivência têm taxas 50% mais altas de interrupção (divórcio ou separação) do que os casamentos sem coabitação pré-matrimonial."
Mesmo entre os cristãos, não faltam aqueles que pensam que podem violar os padrões morais de Deus.
As tentações eram semelhantes no primeiro século. É por isso que Paulo teve que deixar claro para os crentes em Corinto que eles não tinham nenhum negócio envolvido em imoralidade sexual. Ele disse que se eles achassem que suas paixões se tornavam tão fortes que não poderiam controlar seus desejos sexuais, havia uma resposta. Não foi encontrado em um relacionamento imoral; foi encontrado no casamento.
Em um dia em que a imoralidade continua a devorar as pessoas, façamos tudo o que pudermos para promover as alegrias e privilégios do amor que estão honrando a Deus - o amor que é compartilhado no casamento. Não há substituto para o amor puro.
Aqueles que alimentam sua paixão
Fora do plano sagrado de Deus
Abster o padrão de amor que
Ele projetou para o homem. - k. DeHaan
Salvar-se para o casamento ajudará a salvar seu casamento. Dave Branon
Pregadores descuidados
Não faça conforme as suas obras; porque eles dizem e não fazem. - Mateus 23: 3
Alguns oponentes do cristianismo podem não ser tanto contra Cristo quanto são contra a hipocrisia. Ironicamente, não ocorreu a eles que ninguém era mais contrário à hipocrisia do que o próprio Cristo.
Todos nós conhecemos os escarnecedores que papagaiam sem pensar a frase: “A igreja está cheia de hipócritas!”. Mas não devemos ser negligentes em nossa resposta e descartar tais pronunciamentos sem levar em conta que eles sejam verdadeiros.
Nós tendemos a pensar que não é verdade de nós. Mas vamos pensar de novo. Quantas vezes fomos como a mulher cristã que olhou pela janela, apenas para ver uma vizinha barulhenta e barulhenta se aproximando da porta! Suas filhas jovens e impressionáveis ouviram-na grunhir: “Oh, não - ela não de novo!” Ao que ela abriu a porta e disse sem sinceridade: “Que bom ver você!”
Nossos lábios e nossas vidas freqüentemente pregam uma mensagem mista. Na leitura de hoje, Jesus descreveu os mestres hipócritas da lei e advertiu Seus discípulos: “Não façam conforme as suas obras; porque dizem e não fazem ”(Mt 23: 3).
Deus nos livre de que algum oponente de Cristo seja influenciado pela hipocrisia descuidada em nossas vidas. Senhor, ajude-nos a sermos cuidadosos "pregadores".
Você pode enganar o infeliz público,
Você pode ser uma fraude sutil,
Você pode esconder sua pequena mesquinhez,
Mas você não pode enganar a Deus! —Kleiser
Um hipócrita reza de joelhos no domingo e ataca seus vizinhos na segunda-feira. Joanie Yoder
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poemas Quem Sou Eu
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Frases de Amor Não Correspondido
