Nao me Peca pra te Esquecer
Não quero que veja apenas meu sorriso, quero que entenda o motivo dele.Não quero que apenas toque minhas mãos, quero que sinta o conforto ao tocá-las. Não quero que apenas olhe meus olhos, quero que penetre em meu mundo. Não, não quero que apaixone-se pelo meu exterior , quero que conheça meu avesso, que navegue em minha alma que saiba tocar o âmago dos meus desejos. Não, não quero ser lembrada por um dia. Quero aquecer-te o coração e fazer versos com seus sonhos. Não , não quero apenas sedução, quero a certeza do enlace das almas, onde a razão abraça a emoção e o Eros encanta-se.
_____Lene Dantas.
De um jeito ou de outro a gente escolhe, não tem como fugir , nem ficar em cima do muro... Se quer ser feliz você tem que arriscar, tem que lutar , tem que encarar a mudança. É preciso coragem para ser feliz! Se te jogarem do penhasco, crie asas. Se te lançarem no chão , vire semente. Mas não deixe de cultivar seus sonhos , não deixe de se querer bem , não esconda o seu sorriso por pessoas que não te apreciam. Faça a sua parte, ame, partilhe, agradeça, celebre... O que os outros pensam não é seu problema , é problemas deles.
Lene Dantas.
O hoje é toda minha vida. O hoje é o instante certo de me salvar. O hoje ta chamando por ti. Não deixe o hoje passar sem abraçar-se nele. Mesmo que não entenda este momento... Seja o melhor nele.
Lene Dantas
É verdade, tem coisas que você não vai entender, pelo menos não no momento. Tem situações que chegam e parece um vendaval arrancando tudo por dentro, você fica sem chão, fica sem saber o que fazer... E as vezes se culpa. Mas sabe eu aprendi que não tem nada que consiga te derrubar a não ser você mesmo. Sim é você que tem que ir a luta mostrar determinação, garra e força. É você que tem que usar sua armadura e ir... Seguir em frente, sem se preocupar ou já esperar uma nova derrota. O teu pensamento atrai para você o que chega. Então tenha fé, o que ta acontecendo agora é pra te ensinar, te ajudar a se descobrir. O teu hoje é tua escola, melhor aprender, você consegue.
Lene Dantas.
Estou desencontrada ... Carrego no peito a dor de uma saudade. Não sou perfeita, nem fada, nem anjo. Estou a caminho de mim . Estou a caminho .... Com o coração disposto e um sorriso nos lábios. Talvez eu me encontre, talvez me perca mais um pouco. Mas não vou desistir de lutar por mim.
Lene Dantas
Você pode não ter as mesmas opiniões que ela.
Você pode até não entender o mundo dela.
Mas na hora que você se aquieta num canto, na hora que você quer colo, é dela que você lembra. Um dia quando ninguém te via , ela te pegou no colo e te amamentou. Um dia quando você teve medo foi ela que como uma leoa te defendeu. Ela que te repreendeu quando você fez arte na escola, que chamou tua atenção quando demorou a chegar em casa. Ela velou seu sono, tratou das suas dores e te ninou. Quando o sol fechou a pálpebra e a lua apareceu e você não chegou, foi ela que em prece pediu a Deus por sua vida. E foi ela que aliviada viu o ranger da porta abrindo como uma música suave. Quando você sorriu pela primeira vez ,ela se encantou e nunca mais , nunca mais te esqueceu. Ame sua Mãe e demonstre isso. Ela merece.
_____Lene Dantas.
O segredo do riso ta no que é simples. No que não é complicado, nem rude . O segredo ta na sintonia do querer, na cumplicidade, na reciprocidade. O segredo ta no bem que você quer a você mesmo e ao outro. Ta no afeto, no cuidado e atenção. O segredo gente é ter carinho de verdade no peito da gente. Aquele que faz a gente sorrir quando sabe que outro está bem. É , o riso ta no simples, ta no bem querer.
Lene Dantas.
As vezes você precisa voltar ... voltar para o lugar que é teu. Para o lugar que você achou que não mais caberia em sua vida.Mas , que nas voltas do mundo , se mostrou ser o teu verdadeiro aconchego. Porém , as vezes , voltar é mais difícil que seguir, porque você não sabe se vai encontrar o que deixou, se vai ser bem recebido. Por isso você tem que encarar e entender que está volta , não é um andar para trás. Na verdade é um recomeço num caminho que você percorreu e interrompeu. É tua história que não finalizou naquela situação. Voltar a encarar o que você deixou requer coragem , mas acima de tudo humildade. Se você não admitir seus erros e tentar colocar tudo em ordem, você vai se frustrar mais uma vez. Se tem algo para resolver, resolve, vai até o fim. Ai sim, você vai tá pronto para seguir, vai tá pronto para começar sem metades. Você vai pode começar um novo caminho inteiro.
Lene Dantas.
.
Sabe, o bom da vida é que a gente escolhe. Então , se não ta bom as coisas, muda. Se não ta feliz com o que ta fazendo, faça outra coisa. Você tem o poder em suas mãos. E embora algumas mudanças no momento sejam complicadas, você pode mudar a maneira de ver a situação. Pode mudar a maneira de enfrentar o que acontece. Paciência, este é o segredo. Precisamos saber esperar o tempo das coisas e saber aproveitar os momentos. Seja grato, isto é uma grande virtude. Agradeça e se empenhe em melhorar . Ao invés de reclamar , pensa numa saída, numa forma mais fácil. Mas , não perde tempo só com aborrecimento não. Não vai te fazer bem. Procura ser o melhor que puder para você e para os que te rodeiam. Escolha ser alguém melhor.
Lene Dantas.
Você tem que ter coragem para aceitar as verdades. Tem pessoas que prefere fechar os olhos para não enxergar o que tá ali batendo na porta. Afastar uma situação por medo, não vai mudar nada, ao contrário vai te trazer mais sofrer. Enfrenta o que tem que enfrentar com coragem e firmeza. Você é responsável por sua vida e seus passos. Só você pode colocá-la em ordem. Só você...
Lene Dantas.
Não seja o plano B de ninguém... não deixe que te façam de opção. As vezes estamos tão envolvidos emocionalmente, que não percebemos que estamos sendo apenas o que é "oportuno no momento". E se aceitamos , depois você já sabe, somos deixados de lado. Por mais que seu coração queira, não aceite ser tratado assim, não aceite uma situação assim. Você vai ta cavando um buraco para você mesmo. Quem te valoriza não te deixa por qualquer situação e nem fica contigo só porque algo não deu certo com alguém. O amor é mais que isso... é muito mais que isso...
Lene Dantas.
Não basta ser inteligente, tem que agir com sabedoria. Seja sua prioridade, seu bem maior e analise o que realmente chega para te fazer o bem. Como já diz um ditado : Nem tudo que reluz é ouro!
Lene Dantas
Tem situações e pessoas que me cansam. Para estes entrego o meu silêncio e me afasto. Não que eu os queira mal... Mas por não poder permanecer próxima do que faz pesar minha alma. Ultimamente procuro ficar perto do que eleva. Ando cansada de pessoas pesadas.
Lene Dantas.
Um instante passa, como uma vida inteira e você pode perder os detalhes mágicos se não parar atenciosamente para ouvir o momento. Escute seu coração, escute o som que toca na nota que te faz sorrir, escute o que te faz bem. A vida passa tão rápido, aprenda a aproveitá-la!
Lene Dantas
RO-SA-NA ( O leite ou o vinho?)
Eu — Ao invés de uma, sou duas. Não duas. Digo melhor, seria muitas. Agora, estou sentada a mesa, tenho leite e vinho diante de mim. O que deverei beber? Se eu beber o leite, fortaleço meus ossos, antes que eles decomponham-se aqui e como cinzas fúteis e velozes, misturem-se a todo invisível que permeia esse ar, esse ar tão meu e tão de outros. Pergunto-me: Como serei apenas uma, se respiro os outros? Respiro minha vizinha que me observa todas as tardes , quando me dirijo calmamente à área de estar, para saciar a sede de minhas rosas. Respiro os olhos inquietos do meu chefe, que moribundo, hipocritamente pergunta-me se está tudo bem, sem nem ao menos esperar, que eu, entre um segundo e outro, abra meus lábios e insinue um simples sorriso corado, e o fale, o que entala meu paladar, toda vez que tento engolir seu sorriso ironizado. Respiro a orquestra de sussurros entre olhos, ao entrar cedo pela manhã num ônibus lotado, onde procurando calmamente um espaço, único e meu, eu fique ali, contida, quieta, encostando-se a todos e ao mesmo tempo, sozinha, num particular entre sonhos e anseios, entre conversas que ainda não tive tempo de terminar comigo mesma, num espaço de tempo em que reflito, enquanto vejo as mesmas imagens diárias passar sobre meus olhos. Não olho pra ninguém e ao mesmo tempo vejo todos, não conheço ninguém e ao mesmo tempo são tão íntimos e trazem o mesmo cheiro do dia anterior, trazem assim como eu, a mesma expectativa consciente que o tempo passe rápido e que logo o dia termine, para que em regresso possa desfazer-se de toda roupa e sentir seus pés livres de seus sapatos. Adoro sapatos, também respiro meus sapatos, semana passada enamorei-me de um scarpin cor de vinho, olhei-o e ainda me propus a tocá-los, na bolsa olhava meu cartão de crédito, eu sábia não poder possuí-lo no momento. Mas, meus pés nervosos queriam calçá-los. Senti-me então como uma adolescente, que encontra seu primeiro amor e anseia pelo gosto do primeiro beijo, aflita teme não saber os movimentos precisos quando se encontra um lábio em outro, ansiosa sente o gosto na boca do beijo desejado, mas, com a mesma voracidade de possuí-lo encontra-se no receio de executá-lo e corre para longe do alvo de desejo, ou apenas o maldiz com uma expressão desdenhosa, ansiando na realidade o bem querer. Eu corri do sapato. Se lembrei de José do Egito, que correu para não trair a confiança de seu Amo e nem de seu Deus. Eu corri, para não trair a mim e nem ao meu bolso. Mas, ainda no ônibus penso, que embora meus pés calcem um conforto que escolhi (embora não seja o scarpin vinho) não vejo à hora de poder livra-me deles, do meu sapato preto de verniz, com uma simples e delicada fivela prateada, do lado esquerdo, não vejo a hora de em casa, longe dos olhos curiosos de minhas colegas, escolhidas ironicamente pelo mesmo chefe que me faz ter surtos nervosos, posso enfim, olhar meus pés, poupá-los e deixá-los livres. Posso também, olhar meu reflexo no espelho, quando finjo não perceber que a pele corada ,mostra os sinais de tudo o que me rodeia á tantos anos. E o que eu fui há tantos anos? Senão uma criança que ansiava o saber e entre aromas e sabores, respirava o universo de todos que, estavam ao meu redor. Respiro meu casamento, em um estado de inércia, em que os cheiros que me agradavam ha um tempo, agora se alastram como fungos ociosos, e se escondem acomodadamente num ambiente de conforto. Como? Como não ser mais de uma, se todos os dias, confundo-me entre o que sou e o que quero ser?
Se bebo o vinho, inebrio minha alma, a faço cantar e sorrir de coisas que muitas vezes sutilmente escondo. Inebrio minha alma, antes que ela congele, e ali, sem vida não possa alcançar os céus, nos momentos que em sonhos encontro meus tesouros. Saciar-se desse vinho, ainda que me tire de um estado sóbrio, pode dar-me coragem para enfrentar meus medos, antes que eles me tomem, antes que eles me façam permanecer em círculos obsessivos e doentios. A mesa convida-me e algo me diz que devo provar do leite, mas também do vinho. Algo diz que devo sim ser uma ou mais de uma, ou apenas me perder em meus caminhos descalçados.
Hoje na lanchonete, percebi um homem olhando-me, mas ele não olhava apenas pra mim e sim para nós, todas nós. Éramos quatro e ele não olhava-nos com os olhos, ele olhava-nos com os ouvidos. Discreto, quieto, perdia-se em seu alimento e achava-se no que falávamos. Talvez tentasse entender o que pensamos, já que nós mulheres, temos tanta facilidade de falar de nossas dores, de repente deixaríamos claro em nossos segredos forjados o que tantos tentam entender. Ele respirava-nos com tamanha vontade como se a vontade de o saber fosse maior do que saciar sua fome. Mas nós mulheres sabemos. Sabemos como ludibriamos a nós mesmas e também aos outros, como dançamos com passos quietos em situações avessas. No fundo o que falamos em uma mesa em quatro, nunca são fatos perfeitamente contados, nenhuma de nós confiamos plenamente na outra e sempre nos resguardamos do que dizemos. Talvez á minha amiga; Sim, aquela que eu tanto admiro, eu possa contar um pouco mais, um pouco mais do que ensaiei. E ainda assim, que fique um pouco em mim que nem eu mesma sei se devo dizer-me, daqueles dias em que tomei atitudes que ao me inebriar de vinho ou saciar-me de leite, deixei de ser o que achava ser. Coisas que Deus sabe e só ele sabe, nos passos que percorri o caminho que meus pés escolheram pisar e por onde tropecei, nos dias quietos, nos dias tristes, nos dias frios e também nos dias eufóricos e quentes.
O homem ansioso, talvez quisesse apenas saber como nós em quatro, podíamos em alguns minutos falar milhares de dezenas de palavras, onde a maioria é deixada e despercebida, trocadas mais tarde por um simples, até logo. Trocadas depois por particulares entres duplas que se desfizeram ou entre o leito conjugal de cada uma e seu amante. Ele atento, talvez riu no seu olhar de escrutinador, talvez comentou com alguém, talvez se encantou por nós mulheres mais uma vez, ou talvez percebeu o quanto somos parecidas. Nos enfileiramo-nos depois, deixando o ambiente quieto, silencioso, deixando apenas a vaga lembrança de nossos risos e confissões permitidas. Onde entre uma conversa e outra olhávamos uma para outra e nos enxergávamos, um pouco as mãos, ou cabelos, ou até os sapatos de verniz. Percebo que ele também compactou conosco e mais tarde vai respirar um pouco do que viu ali. Gostei dele! Acho que o seu jeito tranqüilo fez cócegas em meu coração eufórico. No final então, eu o respirei, e isso me deixa com uma impressão esquisita, sobre qual será a probabilidade de vê-lo mais uma vez. Dessa vez, quem sabe eu calce meus sapatos novos! Sim porque vou à loja e comprarei o scarpin cor de vinho e assim, ele pode até, ao invés de nos enxergar, enxergar meus sapatos. Embora homens não enxerguem sapatos. Gosto dos meus pés e ele pode gostar também. Ele pode até enxergar meu nome na tatuagem que fiz no pé esquerdo e quem sabe, entre uma mordida e outra do pão de queijo que devorava num ato involuntário de desejo, soletrar: RO-SA-NA. Fazendo com que eu perceba que , entre todas , foi eu que o chamei atenção.
Devo ter provado o vinho e agora estou aqui bêbada, falando bobagens que só conto a mim. Sim é dessas bobagens que falo que respiramos e inalamos e guardamos conosco. Essas ficam assim, deixadas em lugares ocultos aos outros, mas de fácil acesso á nós. Preciso levantar-se agora, não sei bem que horas são, mas é tarde e agora devo conversar com meus lençóis.
Deixou a mesa, sem provar do leite e do vinho, deixou a mesa lentamente com um sorriso enfeitiçado no rosto, como se na cama, fosse deparar-se com o homem que a enxergou com os ouvidos.
Lene Dantas
Deixo ainda o que não sei... e quando souber , talvez nem seja mais Eu. Talvez eu já tenha me descoberto de outra forma e nessa fome de mim, encontre sempre o que aprendi no avesso das minhas verdades!
Lene Dantas
Eu não tenho barco
Eu não tenho lancha
Eu não tenho jetski
Eu não tenho iPhone
Eu não tenho jatinho
Eu não tenho helicóptero
Eu não tenho carro de luxo
E nunca deixei o Brasil
Vivo aqui honestamente
Nunca aliciei e nem trafiquei ninguém!
Que orgulho eu tenho de mim!
Enfermagem Psiquiátrica Forense:Saúde, Ética e Justiça
'A gaveta da insegurança nunca fecha completamente e não aceita cadeados; mas fica na espreita, espiando, inflando...até que explode e espalha tudo para todos os lados, são tantos fragmentos que, às vezes, passamos a vida inteira correndo atrás deles'.
" Existe um tempo mágico entre dois seres, nesse espaço não cabe dúvida, não entra o medo, não existem planos, nem noção de quanto dura o presente, o que aconteceu no passado , muito menos, se haverá futuro. Esse tempo tem o nome de ENCANTAMENTO e dura até o instante exato em que as duas pessoas decidem interferir e chamar de AMOR. "
