Nao me faz Andar pra Tras e nem Ficar Parado
Uma sociedade pode ter fé, ciência e agnosticismo; o que ela não precisa ter é pseudociência apresentada como ciência e certeza apresentada como conhecimento.
A ciência não destrói necessariamente o mistério; às vezes apenas demonstra que o primeiro mistério escondia outro ainda maior.
O Direito brasileiro deveria tratar a ignorância científica como problema de educação, e não como convite para preencher lacunas de conhecimento com certezas metafísicas.
O conhecimento científico é provisório não porque seja fraco, mas porque possui mecanismos para descobrir seus próprios erros.
Uma sociedade que respeita a ciência não precisa abandonar a religião; precisa abandonar a ideia de que autoridade espiritual substitui evidência empírica.
No Brasil, combater a pseudociência não significa combater a religião; significa preservar a diferença entre aquilo que é acreditado, aquilo que é demonstrado e aquilo que permanece incerto.
Uma sociedade cientificamente alfabetizada não precisa ser irreligiosa; precisa saber distinguir evidência, hipótese, tradição, interpretação e crença.
No Brasil, o ensino científico não deve ser determinado pela preferência metafísica de uma maioria, assim como a religião não deve ser transformada em ciência por decisão política.
O problema não começa quando alguém acredita no impossível; começa quando exige que o impossível seja ensinado como fato científico sem evidência.
Uma lei não se torna cientificamente verdadeira porque foi aprovada pelo Parlamento; uma hipótese não se torna juridicamente obrigatória porque foi publicada em uma revista científica.
A evolução não necessita de aprovação religiosa para ser investigada, assim como a liberdade religiosa não necessita de aprovação científica para ser protegida.
O Estado laico não exige que a razão destrua a fé, apenas que o poder público não confunda uma com a outra e reconheça os limites epistemológicos de ambas no espaço jurídico.
O Estado laico não pergunta qual religião é verdadeira; pergunta quais direitos pertencem igualmente a todos, porque a verdade metafísica não pode ser decretada por maioria parlamentar.
A neutralidade do Estado laico não é indiferença à religião; é igualdade diante da religião e prudência diante daquilo que a razão não consegue estabelecer definitivamente.
O Estado laico não empobrece a espiritualidade; impede que ela seja administrada pelo poder e reconhece que o mistério não pode ser convertido em competência burocrática.
A força do Estado laico está em não possuir uma fé oficial para impor aos seus cidadãos, nem uma certeza oficial sobre a inexistência de qualquer realidade transcendente.
O Estado laico não governa almas; governa instituições, direitos e relações jurídicas, deixando à consciência individual a questão sobre aquilo que talvez exista para além do mundo verificável.
O Estado laico não precisa decidir se Deus existe para decidir que ninguém pode ser perseguido por acreditar, não acreditar ou admitir honestamente que não sabe.
O Estado laico não declara que todas as religiões são verdadeiras; declara que nenhuma pode ser juridicamente obrigatória, deixando em aberto a própria questão metafísica que o agnosticismo se recusa a encerrar artificialmente.
O agnóstico escreve petições ao silêncio não para obter uma resposta, mas para preservar juridicamente o direito de não inventá-la.
