Nao Entendemos nada mas Continuamos Insistindo
"Quando me achares inteligente, nada se fundamenta no que falei, e sim na sua capacidade de tirar o melhor disso. Logo, quando me julgares capaz, estas somente a ver um reflexo da sua essência"
Toda grande verdade momentânea e verdade alguma podem andar na mesma intensidade. Nada é absoluto, a não ser a certeza da morte.
Pouco ou nada, embora tudo seja um pouco, o pouco que é quase nada, quando tudo é fato nos movimentos das palavras, ou talvez sejam palavras que quase nada têm por muito pouco tempo. Qualquer que seja. Quando é o próximo grande movimento em palavras.
Abandonei meu passado e me libertei do futuro vivendo no meu presente sem levar nada além do que carrego no peito.
Deus perdoa, a natureza nunca e ela é sabia e justa, e nada é sem motivo, assim como todos os dias quando o vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de luz. E é triste pensar que a natureza fala e a humanidade não a ouve. Porque a natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas. E certamente se você olhar bem verá que o mundo inteiro é um jardim, mas a natureza não sabe o que é bom e o que é mau, só entende o equilíbrio e o desequilíbrio . E quando atacada, a natureza não se defende. Só se vinga, porque nem toda a natureza não faz milagres; ele faz revelações nas quais pode suprir todas as necessidades do homem, exceto sua ganância. E a cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa necessidade. Se todos pegassem o que precisam, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. Portanto, não culpe a natureza, ela faz a sua parte. Agora faça o seu.
Algumas ideias reunidas em um único pensamento.
Nada, porém, permanece fixo. Tudo é local e está sempre se deslocando no paradigma do que vemos, ouvimos e sentimos. E as lembranças e emoções que tudo isso evoca são meros fragmentos da realidade.
A Lei Natural que Une os Dois Mundos.
Ao afirmar que “as manifestações espíritas nada têm de maravilhoso e sobrenatural”, Kardec estabelece uma ruptura com a antiga visão mágica e religiosa dos fenômenos mediúnicos. Ele nos convida a compreender que a comunicação entre encarnados e desencarnados é regida por leis naturais, tão exatas quanto as que governam a gravitação universal.
O Espiritismo, portanto, não cria os fenômenos, mas os explica. Assim como a eletricidade sempre existiu antes de ser conhecida, as manifestações espirituais também se deram em todos os tempos — apenas eram interpretadas de forma equivocada, como milagres ou prodígios divinos.
---O Caráter Científico da Doutrina.
Kardec afirma:
“O Espiritismo é a ciência que nos faz conhecer essa lei, como a mecânica nos ensina as do movimento, a óptica as da luz.”
Nessa analogia, ele situa o Espiritismo entre as ciências naturais, pois seu objeto de estudo é uma lei universal que regula as relações entre os dois planos da vida.
A experimentação metódica observação, comparação e dedução foi o caminho pelo qual Kardec comprovou a realidade dos Espíritos e a comunicabilidade da alma após a morte do corpo.
Assim, o Espiritismo é uma ciência de observação e uma filosofia de consequências morais, porque, ao demonstrar a sobrevivência do Espírito, renova toda a concepção humana sobre a vida, a morte e a responsabilidade moral.
A Comunicação com o Mundo Invisível.
A comunicação entre o mundo visível e o invisível é, pois, um intercâmbio natural e constante. Os Espíritos não se encontram afastados de nós por abismos insondáveis; vivem em dimensões vibratórias próximas, participam de nossa vida, influenciam-nos e são influenciados por nossos pensamentos e sentimentos.
Kardec amplia essa compreensão em O Livro dos Médiuns, ao definir a mediunidade como uma faculdade orgânica, inerente ao ser humano, e não privilégio de alguns. Essa faculdade é o instrumento biológico da comunicação espiritual, funcionando segundo leis do fluido vital e do perispírito temas que a ciência contemporânea começa, lentamente, a tangenciar sob a ótica da consciência e da energia sutil.
Conclusão Reflexiva.
O que outrora se via como milagre, hoje se entende como expressão das leis divinas em ação.
Com o Espiritismo, o “sobrenatural” desaparece, e em seu lugar surge o natural desconhecido.
Assim, conhecer o mundo espiritual é conhecer uma dimensão legítima da própria natureza, revelando que a vida continua, que a alma pensa, sente, age e se comunica.
“O Espiritismo é a chave que nos abre o santuário das coisas invisíveis.”
— Allan Kardec, O que é o Espiritismo, 2ª Conversa, tradução de José Herculano Pires.
"Ser leve, ser poesia, ser avessa e resistente às críticas de quem em nada contribui para melhorar minha existência. Resiliência, amor-próprio e compaixão. O mundo precisa é de amor e de muita gratidão"
(Trecho do Livro PAIXÕES E POEMAS DE UMA MULHER INTENSA-AUTORA WANDA ROP-2021-ED. SUNNY)
O teu cheiro está em todos os cômodos,
Nada é tão bom quanto respirar o dia inteiro o teu perfume com essência de vida.
Deixando para trás...
Nunca vi nada igual.
As nuvens passavam rápido sobre o berço da imaginação,
Uma montanha rochosa com picos pontiagudos, aos seus pés enormes pinheiros,
A temperatura abaixo de zero identificava o grau de dificuldade proposto,
Eu e a minha mochila não parávamos éramos incansáveis na realização de alcançar os nossos desejos,
Uma parada repentina, entre um lince e um lobo, resolvi descer pinheiros a dentro me debatendo e freando a queda abraçando os galhos como dava,no final da colina já livre do perigo, me vi de braços abertos deitado acima de um rio congelado olhando para o céu dando várias gargalhadas,
Recomecei minha subida de onde havia perdido algum tempo me recuperando do tombo, logo estava alcançando o terceiro e último estágio de uma difícil caminhada em direção ao topo da minha própria montanha,
Daqui de cima vi muito do que antes ficava escondido entre as sombras das árvores,
Abri a minha mochila e tirei alguns retratos, com a força dos ventos todos se espalharam com a paisagem e ficaram invisíveis, retirei também um livro com poucos capítulos melancólicos e os recitei bem auto para nos abismos entre as montanhas eles encontrarem o seu devido lugar, agora estou retirando duas pedras pesadas e aqui no cume irei deixar, uma me trouxe muitas dores a outra me trouxe muitas perdas, não há melhor lugar para elas serem lapidadas e esculpidas pelo tempo,
A noite esta chegando é hora de ascender uma fogueira, amanhã sinto que será um dia lindo, pela manhã irei partir.
Acordei...
Parei de pensar tanto sem fazer nada,
abri meus olhos para o mundo além das nuvens,
consegui sair dos pensamentos submersos,
nada será tão forte e prazeroso quanto o suor do meu caminhar em direção ao sol.
A prometida
Nada é em vão, nenhum esforço pode ser motivo de gargalhadas, se o mundo é redondo, então, estamos andando na direção do mesmo ciclo.
Anos se passaram e ela continua sendo intocável a outros homens, na esperança do retorno do príncipe do cavalo branco e sorriso fácil ela se mantém firme no seu objetivo de reviver aquele amor de tempos atrás mesmo sem qualquer tipo de promessa ter sido feita.
Na base da fé essa bela mulher prometeu reservar o seu corpo e a sua alma ao seu grande amor que um dia a teve em seus braços, mas sem imaginar ter deixado um coração preso ao seu doce passado.
Dias se vão, dias se vêm, e depois de tanto o sol e a lua subirem e se esconderem por anos, uma lança fumegante atravessou o céu noturno sendo lançada ao solo caindo como um cometa na terra aonde a prometida o aguardava sem nunca duvidar desse momento mágico.
No abraço a imensidão do tempo foi esquecida, no beijo a lembrança do que havia vivido foi sentida e no caminhar de mãos dadas pelo vale a certeza de que o destino não falha aos olhos vibrantes daqueles que creem.
