Não dê o peixe, ensine a pescar
Deixe uma herança de caráter e ética.
Ensine a pescar, não apenas a dar o peixe, prática única.
Não se afogue no excesso;
saboreie com moderação.
O verdadeiro tesouro está na família
e nos valores em união.
Livro: O respiro da inspiração
Ensinar a pescar, em vez de simplesmente dar o peixe, é um sinal de respeito, de admiração. Porém, por ser mais demorado e mais trabalhoso, infelizmente poucas pessoas adotam essa atitude no dia a dia.
Deus é uma força extraterrena que vai ensinando os humanos a pescar, mas o problema é que quase todos os humanos querem o peixe no prato.
Precisamos aprender que muitas vezes para algumas pessoas, não adianta só ensinar a pescar, é preciso dar o peixe, a vara e mostrar o caminho do lago, do rio e do mar, hehe.
Precisamos aprender que muitas vezes para algumas pessoas, não adianta só ensinar a pescar, é preciso dar o peixe, a vara e mostrar o caminho do lago, do rio e do mar. E tem que ensinar o que fazer com o peixe. Vai comer? Vender? Fazer moqueca? Fritar? E, às vezes, dar até na boca...
Não dê soluções prontas, ensine a pensar. Lembre-se de que dar o peixe é muito mais fácil do que ensinar a pescar. Mas qual das duas ações vai realmente perdurar?
Se quiser uma solução rápida a curto prazo, mas ineficaz a longo prazo, dê o peixe. Mas se pretende se dedicar a realmente resolver o problema, então ensine a pescar.
A independência é uma lição muito valiosa que deve ser estimulada sempre que possível. Em qualquer situação na vida, seja pessoal ou profissional, adote o velho ditado: “Não dê o peixe, ensine a pescar.”
Nunca limite uma pessoa se você pode lhe proporcionar ferramentas que a permitam voar. Como diz o ditado, “Não dê o peixe, ensine a pescar”.
A pessoa generosa
nem liga em contrariar
uma sentença contida
num ditado popular:
pois além de dar o peixe,
também ensina a pescar.
