Nao Conto Detalhes e muito menos
Não vá sozinho
Vamos considerar um ao outro para estimular o amor e as boas obras. - Hebreus 10:24
Nos tempos do Novo Testamento, os crentes se uniam em grupos de oração e igrejas domésticas. Isso lhes permitiu ir além e elevar-se mais no crescimento cristão do que se tivessem tentado ir sozinhos.
Eu também experimentei o incentivo e o apoio resultantes do envolvimento ativo em um grupo. Eu estava gradualmente saindo de forma fisicamente. Eu sabia que precisava de exercícios regulares para manter minha mente clara e meu corpo saudável, mas cada vez que tentava um novo programa de exercícios, logo desistia. Minhas resoluções desmoronaram até que um colega de trabalho sugeriu que vários de nós, homens, começassem a correr durante o intervalo do almoço. Concordamos em experimentar, e funcionou! Se eu tivesse corrido sozinho, teria desistido cem vezes por uma centena de razões diferentes. Em vez disso, consegui percorrer centenas de quilômetros porque nos encorajávamos a correr juntos.
Em um nível mais importante, é isso que deveria estar acontecendo na igreja. O escritor de Hebreus disse: "Vamos considerar um ao outro para despertar amor e boas obras" (10:24). Unir-se pode fornecer o estímulo que ajudará os crentes a crescer na graça e no conhecimento de Cristo.
Não vá sozinho! Há um grande incentivo em um compromisso compartilhado!
Pensando bem
Você frequenta fielmente uma boa igreja que acredita na Bíblia? Qual é o seu motivo para ir ou não ir?
Como você encoraja seus irmãos em Cristo?
Os cristãos são como brasas de fogo - juntos, eles brilham; separados, eles esfriam. Mart DeHaan
Em Deus nós confiamos?
[Não] confie em riquezas incertas, mas no Deus vivo. - 1 Timóteo 6:17
O dinheiro não é mau, mas pode levar a muitas tentações. A leitura bíblica de hoje destaca uma cilada comum: confiar no dinheiro em vez de em Deus (1 Tim. 6:17).
Reivindicamos confiar em Deus, mas agimos de outra maneira. Uma pilha de dinheiro parece mais segura para nós do que a promessa de Deus de fornecer, mas Paulo nos garantiu que o dinheiro é a parte incerta. De fato, é possível ter pouco dinheiro, mas nunca teremos o poder de Deus para fornecer coisas essenciais e agradáveis.
Para apreciar o poder ilimitado de Deus para fornecer, é útil considerar as limitações do dinheiro. Um folheto do evangelho que lembrava uma nota de 20 dólares me ajudou a entender isso. No verso do folheto estavam estas palavras instigantes: “O dinheiro vai comprar: uma cama, mas não dorme. Comida, mas não apetite. Uma casa, mas não uma casa. Diversão, mas não felicidade. Uma cruz, mas não um Salvador. Um banco da igreja, mas não o céu. Quanto dinheiro não pode comprar, Jesus Cristo dá livremente, sem custo. ”
Se Cristo é seu Salvador, você não precisa ser dominado pela preocupação com as coisas materiais. Em vez disso, seja governado por Cristo e Suas riquezas espirituais. Você experimentará uma combinação rara que o dinheiro não pode comprar. Paulo descreveu assim: “A piedade com contentamento é um grande ganho” (1 Tim. 6: 6).
Pensando bem
Que preocupações você tem com dinheiro?
Quais Deus não pode cuidar?
Dê a Deus suas preocupações financeiras agora.
A pessoa contente nunca é pobre; o descontentamento nunca é rico. Joanie Yoder
Informação não é sabedoria
O Senhor dá sabedoria; Da Sua boca vêm conhecimento e entendimento. - Provérbios 2: 6
Existem limites para o conhecimento que podemos adquirir? Com a incrível tecnologia de hoje, somos capazes de explorar fontes incríveis de informação. No entanto, Bill Gates, fundador visionário da Microsoft, afirma que estamos apenas no limiar de maravilhas muito maiores. Em seu livro The Road Ahead, Gates faz esta previsão: “Quando as poderosas máquinas de informação de amanhã estiverem conectadas na estrada. . . você poderá manter contato com qualquer pessoa, em qualquer lugar, que queira manter contato com você; para navegar por qualquer uma das milhares de bibliotecas dia ou noite ".
Certamente, somos gratos pela tecnologia que disponibiliza esses meios notáveis de obtenção de informações. Uma mera acumulação de fatos, no entanto, não resulta em insight e entendimento. Todo o aprendizado dos filósofos, as especulações de especialistas em ética e as realizações dos cientistas não podem nos dar a verdade sobre Deus e Sua vontade, Sua graça ou as boas novas sobre Jesus Cristo e a salvação do pecado. Para esse conhecimento, precisamos da Bíblia - e sempre precisaremos.
Portanto, não perca tempo apenas adquirindo fatos. É muito melhor estudar a verdade que Deus nos deu em Sua Palavra. Lembre-se: "O Senhor dá sabedoria" (Pro. 2: 6).
Bíblia Sagrada, Livro divino,
Tesouro precioso, tu és meu;
Minha para me dizer de onde vim;
Meu para me ensinar o que sou. - Burton
Podemos obter informações on-line, mas a sabedoria vem do alto. Vernon Grounds
Fruta
Por isso, meu Pai é glorificado, para que você dê muitos frutos. - João 15: 8
Jesus não pediu que você ou eu evangelizássemos o mundo sozinhos. Nós não podemos. Mas Ele nos pediu para dar muito fruto (João 15: 8). Uma maneira é levar alguém a Cristo. Se trouxermos até uma pessoa ao Senhor, e essa pessoa trouxer uma, e assim por diante, há um grande potencial de multiplicação, assim como uma semente plantada se reproduz.
Alguns anos atrás, o Museu de Ciência e Indústria de Chicago teve uma exibição fascinante. Mostrava um tabuleiro de xadrez com 1 grão de trigo no primeiro quadrado, 2 no segundo, 4 no terceiro, depois 8, 16, 32, 64 e assim por diante até que não pudessem mais colocar as sementes no quadrado. Em seguida, fez a pergunta: "A essa taxa de duplicação de cada quadrado sucessivo, quanto você teria no tabuleiro de damas pelo 64º quadrado?"
Você pode apertar um botão na parte inferior da tela para descobrir. A resposta? “Nove sextilhões - grãos suficientes para cobrir todo o subcontinente da Índia a 15 metros de profundidade.” Incrível!
Se cada um de nós leva apenas uma pessoa a Cristo a cada ano, e cada uma dessas pessoas leva uma a Cristo a cada ano, a colheita logo será enorme. Está acontecendo em algumas partes do mundo.
Não é hora de começarmos a compartilhar o evangelho e a dar frutos?
Quero ser um cristão frutífero,
conquistando almas preciosas para ti;
Contando a eles como meu Salvador
deu Sua vida para libertá-los. - Ozun
Uma colheita frutífera requer um testemunho fiel. David C. Egner
Observador Invisível
[Josias] fez o que era certo aos olhos do Senhor. . . ; ele não se virou para a mão direita ou para a esquerda. - 2 Crônicas 34: 2
Algumas pessoas estão exigindo que o treinador de futebol do ensino médio em sua comunidade seja demitido porque o time não possui um recorde de vitórias. De acordo com a mãe de um jogador, eles se opõem à sua exigência de que seus jogadores "não trapaceiem, joguem sujo ou tentem derrotar um jogador adversário, machucando-o".
Disseram-me que alguns treinadores esperam que seus jogadores façam o que pensam que podem conseguir para ganhar um jogo. A principal preocupação é escapar dos olhos dos árbitros.
Pessoalmente, gosto da ênfase do treinador que estava sendo criticado por seus altos padrões. Ele é cristão e quer que seus jogadores saibam que eles estão sendo observados por uma autoridade muito mais alta - alguém que vê tudo, incluindo o que os árbitros sentem falta.
A Bíblia nos diz que Josias "fez o que era certo aos olhos do Senhor" (2 Cr 34: 2). Sem dúvida, muitas pessoas o criticaram amargamente por derrubar seus santuários religiosos, mas isso pouco importava. Ele estava mais preocupado em fazer o que era certo "à vista do Senhor".
Hoje, e todos os dias, tornemos nosso objetivo fazer o que é certo aos olhos de nosso observador invisível e importante no céu. Isso é o que mais importa.
Pensando bem
Você já foi tentado a trapacear ou mentir para conseguir o que queria? Como você se sente quando cede à tentação? Como você se sente quando faz o que é certo? Por quê?
Fazer o certo nunca está errado. Herbert Vander Lugt
Bagagem no campo de batalha
Por que você procurou os deuses do povo, que não puderam resgatar seu próprio povo da sua mão? - 2 Crônicas 25:15
Se você experimentou recentemente uma grande vitória espiritual, reserve um minuto para verificar sua bagagem. Você pode ter retornado da batalha com algo que definitivamente não precisa.
Amazias, rei de Judá, seguiu o conselho de um homem de Deus antes de entrar em guerra, e o Senhor deu-lhe uma grande vitória (2 Cr 25: 7-12). Por incrível que pareça, Amazias “trouxe os deuses do povo de Seir, estabeleceu-os para serem seus deuses, curvou-se diante deles e queimou incenso para eles” (v.14).
Parece haver um momento crítico após todas as vitórias espirituais, quando somos particularmente vulneráveis aos nossos próprios erros tolos. Podemos ficar orgulhosos, pensando que vencemos a batalha sozinhos. Podemos nos retirar em uma onda de depressão e medo, imaginando como podemos sustentar o avanço espiritual que foi feito. De repente, podemos estender a mão para abraçar o próprio mal que pretendemos destruir.
Amazias trouxe de volta os deuses do povo cujo exército ele acabara de derrotar. Quem poderia imaginar isso? E, no entanto, sua bagagem no campo de batalha levou à sua queda como rei.
Precisamos acompanhar todo triunfo espiritual com uma humilde recomendação ao Deus Todo-Poderoso que o deu.
Senhor, conceda-nos força todos os dias -
Como estamos propensos a nos desviarmos!
As paixões de nossa carne são fortes;
Sê, ó Deus, um escudo do errado. —DJD
O maior inimigo da vida cristã pode ser o excesso de confiança. David C. McCasland
Para Jane...
“Dentre muitas coisas que não fiz, algumas delas me entristecem,
a jura secreta que não fiz, o beijo de amor que não roubei...”
Adaptado do poema “Jura Secreta”, de Sueli Costa e Abel Silva.
Era um dia qualquer de Agosto de 1965, no intervalo de aulas da classe do terceiro ano primário. Aguardando a Prof.ª Terezinha a qualquer momento, um grupo de alunos entra e sai da classe aproveitando o momento.
Sentado na segunda carteira da fila do meio, copiava atrasado, a tarefa da lousa, com um olho no peixe outro no gato. É que pelo canto dos olhos observava o movimento na porta. Era você indo e vindo, com aquele seu sorriso lindo, emoldurado por tranças Maria Chiquinha, Blusas brancas, saia plissadas e meias ¾..., brancas. Dali poucos anos, saberia o porquê do atraso em copiar o texto da lousa... e também o de uns pensamentos marotos sempre que espreitava um desvão por entre os botões das blusas.
Me lembro do calor que subiu, quando me levantei e fui até você decidido, e lhe entreguei aquela cartinha com uma letra de música modificada, inspirado por você. Vou levar comigo para sempre a imagem de seu rosto, seu cheiro, o calor de seu corpo, de tão perto que estava. Me lembro ainda, pouco antes de virar estátua, de sua espontaneidade, dos seus olhos buscando os meus, questionando-me ali.. No breu...cara a cara.
“Você fez prá mim, fez?”. (Com o olhar de cima, como a induzir a resposta), Hoje compreendo o que foi aquele “turu, turu” no meu peito. Era seu coração cutucando o meu, prá dizer...- “Diz que sim, vai...”
Ah Jane! Vocês meninas, sempre a frente dos meninos! Enquanto brigávamos por bolinhas de gude, vocês já estavam fazendo casinhas, conversando com “kens” imaginários e vestindo roupinhas nas bonecas... Perdoe-me por amarelar e fugir daquele olhar... Sei que esperavas um “sim”... Eu também...
Em minha alma de menino, do alto dos meus dez anos de então..., me senti nu, como que lido por dentro. Não atinei para o que hoje lembro com clareza ter sido você a primeira a me provocar o olhar prá enxerga-la de um jeito diferente. Você despertou instintos adormecidos. Fez-me imaginar coisas do não sei o que, vindas não sei bem de onde e despertaram sentimentos desconhecidos até então.
Junto com sua doce lembrança, um temor, um lamento. O de ter estragado seu momento também. De que você, assim como eu, por um capricho do destino também estivesse despertando. E esse momento estivesse marcado num despertador, ajustado lá atrás, num tempo em que ainda éramos genes se organizando para nos tornar o que viríamos ser. E assim tivesse sido eu, causa de frustração prá você!
Um dia antes daquele apagão fatídico, fazendo as tarefas ao pé do rádio, ouvi aquela música do Roberto, Sei lá, de repente procurando entender a letra, pensei em você. E rolaram imagens suas junto com ideias ainda por amadurecerem. Não pensei duas vezes, passei a tarde buscando em outras rádios, anotei a letra e a modifiquei, como a conversar com você.
Naquela noite não dormi! Pensando no momento de entregar e ter um pretexto para ficar ali pertinho de você, ver sua reação enquanto lesse... O que diria... E o que viesse depois seria como atender um chamado, mesmo não tendo a menor noção de prá que seria...Só sei que queria. E fiquei ali olhando prá você... E agora? E quando perguntou, deu tilt, não reagi, fiquei ali, “de dois de paus”. E diante do seu olhar perscrutador, eu tremi...! E nada disse. Hoje, cá com meus botões, penso naquele tempo e digo prá mim mesmo como se estivesse lá...
Sim, Jane, foi prá você que fiz! Foi pensando em você e eu...
(E num relance, aproveitando o vacilo, lhe roubaria um beijo)
Hoje, sei que nenhuma força nesse universo pode trazer de volta aqueles momentos de pura magia, do despertar... do descobrir, o que algum tempo depois compreenderíamos o quê. As emoções que não conhecemos naquele dia, embora lamentadas na lembrança, com certeza nos prepararam para muitas outras tantas que viríamos conhecer depois...
Cortinas fechadas
Olha só você ai de novo, pensando na vida não é!? Viajando nos seus devaneios, pois o show do dia terminou as luzes se apagaram a cortina se fechou e a plateia foi embora, e agora ficou só você consigo mesmo, sensação estranha, sabe do que estou falando, aquele vazio, aquele sentimento de insignificância, de prepotência, de se sentir talvez incapaz, o medo toma conta, medo de não conseguir, medo de não dar certo, medo de tentar e falhar... Eii, para!! Pare agora mesmo!! Que historia é essa? Não vamos da corda para esses pensamentos, terra chamando você, volte aqui, finque os pés no chão, que pensamentos malucos são esses!?
Saiba e diga para você mesmo(a), que você é capaz! Você pode! Você é muito mais do que tudo isso que porventura te jogue para baixo! As cortinas se fecharam? Tudo bem, é necessário que elas se fechem para que ocorram os ensaios, e é nos bastidores da vida que acontece o melhor é no percurso da vida que as coisas acontecem, nunca foi sobre ter chegado lá, mas sempre será sobre o caminho percorrido, quando chegar o grande momento da apresentação, as cortinas se abrirão novamente e você precisará estar preparado... você pode até não acrediar nisso agora, mas você pode ser muito mais do que um dia imaginou. Simplesmente acredite e principalmente agradeça. Pois quando mais uma vez a cortina se fechar, você saberá que deu o seu melhor neste show e sempre poderá se aperfeiçoar nos bastidores. Confie em você! Você é o protagonista da sua história.
Não se lamente da situação que vc está, pergunta -se, pq é que vc está nessa situação.
Acaso vc é algum azarado! 0u tratou de uma forma, aquilo que devia ter sido tratado de outra? Nem pra td a vida ou o tempo tem remédio, há dores que não passam nunca, que não tem cura. A despeito de uma consciência pesada, seja gentil e consciente consigo mesmo. Irineu DIAS dias
O mundo de uma criança
Deixe as criancinhas virem a Mim e não as proíba. - Mateus 19:14
No meio de um dia normal, pediram-me para ajudar a cuidar de um grupo de crianças pequenas. Eu me sentei no chão, cercado por uma variedade de brinquedos e seis crianças ocupadas de 1 e 2 anos. Ao entrar em sua vida inocente e feliz, aproveitei a folga dos prazos, reuniões e decisões que ocupam meu mundo adulto. Quão preciosas são as crianças!
Meu coração doeu naquela noite enquanto assistia a um noticiário de TV sobre uma menina de 7 anos em nossa cidade que havia sido espancada. Em outra cidade, uma menina de 10 anos estava desaparecida e seus pais temiam o pior. Então eu li que todas as noites milhões de crianças do mundo vão dormir com fome.
Hoje, como você tem oportunidade, saia do seu mundo adulto e entre no mundo das crianças. Faça uma pausa para pensar e orar pelas crianças que você conhece. Como você os vê? Eles são um aborrecimento, um agravamento? Você vê o atendimento às necessidades deles como uma imposição? Você sente uma pontada de culpa por ter negligenciado ou falhado com uma criança?
Seguindo o exemplo de Jesus, dado em Mateus 19: 13-15, vamos dar as boas-vindas às crianças no colo e no coração. Vamos reconhecer o valor deles e fazer o que pudermos para mostrar-lhes o amor de Cristo.
Quando Jesus disse para deixar as crianças virem,
deu um exemplo claro para todos nós:
que devemos abrir corações e braços para eles
e contar-lhes o chamado amoroso do Salvador. —Hess
Filhinhos são uma grande preocupação para Deus. David C. Egner
O milagre de que todos precisamos
Minha palavra . . . não voltará a mim sem efeito, mas cumprirá o que eu quiser. - Isaías 55:11
Recentemente, membros de uma família angustiada me confidenciaram: “Precisamos de um milagre - rápido!” Todos sabemos como é estar chateado por circunstâncias perturbadoras ou relacionamentos desfeitos. Em nossa ansiedade, queremos que Deus intervenha sem demora.
Certa vez, pensei que “milagres rápidos” eram os meios mais eficazes de Deus para superar as provações. Mas durante um período de três anos, Deus usou Sua Palavra para mudar meu pensamento. Descobri que as intervenções divinas são apenas parte do poderoso ministério de Deus ao Seu povo. Seus milagres mais lentos e desdobráveis são igualmente sobrenaturais e geralmente resultam em frutos mais duradouros.
Em Isaías 55: 10-11, Deus usou a natureza para ilustrar esse processo mais lento e frutífero. Assim como a chuva e a neve molham a terra, que gradualmente produz sementes para semear e pão para comer, a Palavra de Deus deve cumprir seu propósito. Ele disse: “Realizará o que eu quiser, e prosperará na coisa para a qual eu a enviei.” E o que é essa “coisa”? É a renovação da vida das pessoas e a glorificação do nome de Deus.
Esse é o tipo de milagre de que todos precisamos - a obra de Deus que está sendo realizada em nossas próprias vidas por meio de Sua Palavra. Não é um trabalho instantâneo, mas é sobrenatural.
Queremos um milagre impressionante
- esperamos que Deus ache melhor;
Mas Ele nos dá o milagre
De amor, paz e descanso. —Cetas
O crescimento que resulta da espera em Deus pode ser o maior milagre. Joanie Yoder
Ele está falando de mim
Não há justo, não, nem um. - Romanos 3:10
Por muitos anos, as palavras de Romanos 3: 9-20 levantaram questões desconfortáveis em minha mente. Não tive problemas para ver esses versículos como descrevendo o egoísmo, crueldade, imoralidade, crime e conflito de nossa sociedade. Mas as palavras duras não pareciam se encaixar na maioria das pessoas que eu conhecia, incluindo muitos não-cristãos. Eles costumavam fazer boas ações, falar com sinceridade, tentavam evitar conflitos e mostravam respeito por mim e por minha fé. Não parecia correto descrevê-los como sendo "não lucrativos" (v.12), como tendo o "veneno de asps. . . debaixo dos lábios ”(v.13), ou como“ rápidos em derramar sangue ”(v.15).
Hoje, porém, vejo esses versículos como um retrato preciso do meu próprio coração e até das melhores pessoas que conheço. Reconheço que a semente de todo mal descrito aqui está presente no meu egoísmo e orgulho, e é apenas por causa da graça de Deus que não me tornei um monstro do mal.
Se formos honestos, podemos concordar com o pregador francês Adolphe Monod (1802-1856). Ele tinha um bom entendimento da santidade de Deus e de seu próprio pecado. No entanto, diante da morte e da perspectiva de encontrar seu Senhor, ele disse que Romanos 3 era "o retrato mais verdadeiro já pintado de meu próprio coração natural".
Isso poderia ser dito de todos nós. Quão agradecidos podemos ser pela maravilhosa graça de Deus!
A Bíblia, ó Senhor, é um espelho
que me mostra a necessidade do meu coração,
pois nela vejo uma imagem verdadeira,
um retrato meu desde o início. —Hess
O Calvário revela a vileza do nosso pecado e a vastidão do amor de Deus. Herbert Vander Lugt
Caminho da Paz
O caminho da paz que eles não conheceram. - Romanos 3:17
O evangelista GF Pentecostes falou de um homem que foi visitá-lo em uma reunião porque estava sob profunda convicção de pecado. Sua consciência o condenava continuamente. Ele ficou muito zangado com o Pentecostes e com DL Moody, que havia pregado na semana anterior.
“Eu gostaria que você e Moody nunca tivessem chegado a esta cidade!” Ele gritou. “Antes de você vir, eu não estava preocupado com meus pecados. Você fala de paz e alegria, mas transformou minha alma em um inferno. Não posso ficar longe das reuniões e comparecer a elas só me faz sentir pior. Você promete salvação, mas tudo que encontro é tormento. Eu gostaria que você fosse embora, então eu recuperaria minha antiga paz.
Você é atormentado por um monte de culpa? Ouvir sermões, frequentar a igreja - mesmo lendo Nosso Pão Diário - apenas aumenta seu sentimento de culpa e deixa você ainda mais chateado? O alívio de ser perdoado por seus pecados e a paz de uma consciência limpa não surgem simplesmente ouvindo o evangelho. Você deve crer nela e pessoalmente depositar sua confiança em Cristo (Romanos 3: 21-24).
Aceite o presente gratuito de Deus para a salvação hoje! É o único caminho de paz.
A única maneira de encontrar a paz
Acredite que Deus é santo (Is 6: 3), você é pecador e fica aquém da glória de Deus (Rm 3:23), seu pecado merece punição (Rm 6:23), e Jesus morreu em seu lugar (Rom. 5: 8). Aceite Seu perdão hoje (At 16:31).
Nosso coração está inquieto até encontrar descanso em Deus. Dennis J. DeHaan
Eu preferia morrer a mentir
Se dizemos que não temos pecado, nos enganamos. - 1 João 1: 8
As crianças que são ensinadas a dizer a verdade são abençoadas. Um adulto agradecido disse: "Hoje, como resultado da minha educação, prefiro morrer a mentir".
Ser honesto com os outros é vital, mas outro aspecto é igualmente importante - ser honesto conosco. A maioria de nós vê facilmente as falhas dos outros, mas resiste ferozmente a admitir a verdade sobre nós mesmos.
O pastor e autor Bob Smith lista alguns de nossos auto-enganos: “Outros têm preconceitos, mas temos convicções. Outros são vaidosos, mas em mim é respeito próprio. Quando você gasta tempo com sua aparência pessoal, é vaidade; em mim, está apenas tirando o máximo proveito dos meus bens dados por Deus. Em você, é toque; mas em mim é sensibilidade. Em você, é preocupação; em mim, preocupação. "
O apóstolo João ensina que, se dizemos uma coisa, mas praticamos outra, estamos mentindo (v.6), enganando a nós mesmos (v.8) e até fazendo de Deus um mentiroso (v.10). Tendo diagnosticado nossa desonestidade como pecado, João deu a receita no versículo 9 - confissão, ou chamá-la do que é.
Se confessarmos nossa desonestidade a Deus, seremos perdoados e completamente limpos. A recompensa gloriosa dessa limpeza é a liberdade de andar na luz (v.7). Como sempre, a honestidade compensa!
Toda mentira que deixaríamos de lado,
de ti, Senhor, não podemos esconder;
Senhor, pelo Teu Espírito concede que nós,
em palavras e ações, possamos ser honestos. —DJD
A verdade é tão preciosa que algumas pessoas a usam com moderação. Joanie Yoder
Entrega
Quando ele não foi convencido, paramos, dizendo: "Seja feita a vontade do Senhor. - Atos 21:14
No início dos anos 40, o presidente do Seminário de Dallas, Lewis Sperry Chafer, fez um breve discurso sobre banquetes. Introduzido após um longo programa, ele anunciou seu assunto: “A razoabilidade de entregar totalmente nossas vidas a Deus”. Então, por causa do atraso da hora, ele deu apenas os três pontos de sua mensagem.
Razão 1: Deus é onisciente e sabe melhor do que ninguém o que é melhor para a minha vida.
Razão 2: Ele é todo-poderoso e tem o poder de realizar o que é melhor para mim.
Razão 3: Deus me ama mais do que ninguém.
Chafer concluiu: “Portanto, a coisa mais lógica que posso fazer é entregar minha vida a Deus. O que mais posso dizer? O que mais preciso dizer?
O apóstolo Paulo teve a mesma convicção. Ele sabia que a prisão e as dificuldades o aguardavam em Jerusalém, mas também sabia que Deus queria que ele fosse (Atos 20: 22-23). Até seus amigos tristes concluíram sabiamente: “Seja feita a vontade do Senhor” (21:14). Eles sabiam que Paulo estava certo.
Não importa o que aconteça, quando fazemos a vontade de Deus, estamos no lugar mais seguro do mundo. O Senhor é onisciente, onipotente e todo amoroso. Não faz sentido entregar sua vida a Ele?
Tudo a Jesus me rendo,
Tudo a Ele eu dou livremente;
Eu sempre amarei e confiarei nEle,
em Sua presença, diariamente. - Van de Venter
Rendição significa vitória quando nos rendemos a Deus. Herbert Vander Lugt
Uma vida notável
Pela graça vocês foram salvos pela fé, e isso não é de vocês mesmos; é o presente de Deus. - Efésios 2: 8
Esta é a história de um homem com quem trabalhei. David era um homem notável. Notável em seu comportamento constante através de 33 anos de serviço no mesmo ministério. Notável em seu amor gentil e carinhoso por sua esposa de 30 anos. Notável em sua inabalável dedicação aos filhos - por triunfo e problemas. Notável no respeito que ganhou de colegas de trabalho e conhecidos. É notável que, quando ele morreu de repente e muito cedo, aos 56 anos, ninguém tinha nada de ruim a dizer sobre ele. Notável!
No entanto, enquanto amigos e família se sentavam em silêncio solene no funeral, o pastor de David colocou sua vida em perspectiva. Os membros da família exaltaram o caráter de Davi e confortaram a todos com a certeza de que ele estava no céu. Então o pastor disse: “Nenhuma das coisas boas que Davi fez lhe valeu um segundo no céu. Ele está lá porque aceitou a salvação de Deus por meio de Cristo. ”
É verdade. Não importa quão notáveis sejam nossas vidas, não podemos ganhar o céu. É um presente.
Examine sua vida. Por mais religioso e bem-amado que você seja, você não irá para o céu a menos que aceite o presente de Deus para a vida eterna. Peça a Jesus Cristo que perdoe seus pecados. Isso tornará sua vida verdadeiramente notável.
Os ABCs da Salvação
Admita que você é um pecador (Rom. 3:23).
Acredite em Cristo que morreu por você (João 3:16).
Confesse-o como Salvador e Senhor (Rom. 10: 9-10).
A vida mais exemplar não é nada sem Cristo. Dave Branon
Aprenda e viva
Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando a si mesmos. - Tiago 1:22
Uma igreja tinha um novo pastor que pregava o mesmo sermão todo domingo. Quando as pessoas começaram a reclamar, ele disse à congregação: "Pregarei um novo sermão quando você agir sobre este."
Essa declaração do pastor me lembra as palavras do apóstolo Tiago: “Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes” (1:22). Como seguidores de Cristo, devemos viver o que aprendemos.
Michael Baughen, orador de uma conferência bíblica na Inglaterra, declarou: “James quer que você tenha uma fé santa - praticada no mundo.” Baughen apontou que algumas pessoas, apesar de envolvidas na igreja e regulares em dar, nunca se importam. para qualquer um. "O mundo chama isso de hipocrisia", disse ele. De fato, nosso serviço de lábios vazios nunca engana o mundo. James disse que enganamos apenas a nós mesmos. Nossa fé é "pura e imaculada" quando transborda em serviço aos outros (v.27).
Baughen lamentou: “Muitas vezes em um funeral eu ouço: 'Ele nunca fez mal', e eu quero gritar: 'Ele fez algum bem?'”
Alguns cristãos são pouco mais que cidadãos "inofensivos" do mundo, pois são apenas ouvintes. Outros são testemunhas convincentes, pois são ouvintes e praticantes.
Não vamos apenas aprender o que Deus diz. Vamos viver isso!
Uma fé vibrante, apaixonada, viva,
certamente funcionará;
Uma fé que está ansiosa para arregaçar as mangas
Descobrirá que não há espaço para dúvidas. —Gustafson
Você realmente não aprendeu a Palavra até que viva a Palavra. Joanie Yoder
O que a lei não pode fazer
A lei é boa se alguém a usa legalmente. - 1 Timóteo 1: 8
O evangelista Fred Brown usou três ilustrações para explicar o uso adequado da lei de Deus. Primeiro, ele comparou a lei ao espelho de um dentista. Com aquele pequeno espelho, ele pode detectar cáries. Mas o dentista não broca com o espelho. O espelho pode revelar uma cavidade, mas nunca pode repará-la.
Brown então comparou a lei a uma lanterna. Se as luzes de sua casa se apagarem repentinamente, use uma lanterna para guiá-lo pela escuridão até a caixa elétrica. A lanterna permite ver o fusível queimado ou o disjuntor disparado, mas você não insere a lanterna no lugar.
Em sua terceira imagem, Brown comparou a lei a uma linha de prumo. Um construtor usa uma sequência ponderada para ver se seu trabalho está alinhado corretamente. Se ele descobrir um erro, ele não usa a linha de prumo para corrigi-lo. Ele usa o martelo e a serra.
O apóstolo Paulo disse: “Sabemos que a lei é boa se alguém a usar legalmente” (1 Tim. 1: 8). A lei de Deus revela o problema do pecado, mas não fornece uma solução. A resposta é encontrada em Jesus Cristo. Ele carregou nossa culpa na cruz e agora nos oferece uma nova vida. Quando depositamos nossa fé nEle como nosso Salvador pessoal, Ele nos perdoa e nos capacita a viver por Sua força de maneiras que Lhe agradam. O que a lei não pode fazer, Cristo pode. Você pediu que Ele fosse seu Salvador?
Para Estudo Adicional
O que Gálatas 3 diz sobre
nosso relacionamento com a lei? (vv.11-14,24-25).
O que podemos aprender sobre a lei em Romanos 8: 1-4?
A lei de Deus identifica nosso problema; A graça de Deus fornece a solução. Haddon W. Robinson
O testemunho de uma tartaruga
A corrida não é rápida. - Eclesiastes 9:11
Lembra da tartaruga e da lebre das fábulas de Esopo? A lebre se gabava de que ele era o animal mais rápido da floresta. Quando ele desafiou os outros a uma corrida, apenas a tartaruga ousou tentar. Para a lebre, parecia uma disputa injusta, já que ele venceria facilmente. Mas lá começaram, com a tartaruga logo atrás.
No caminho, a lebre decidiu que havia tempo para um cochilo, mas a tartaruga continuava a arrastar-se. Quando a lebre acordou, ele não podia ver a tartaruga em lugar nenhum, então riu e disse: "Ele ainda não me alcançou!" Mas, enquanto corria em direção à linha de chegada, viu a tartaruga atravessando-a. Lenta e firmemente, a tartaruga venceu!
Como aquela lebre tola, alguns crentes são "movedores rápidos", cuja vida cristã é cheia de paradas e começos. Mas eles costumam reclamar que não estão chegando a lugar algum rapidamente. O melhor testemunho seria "Estou chegando a algum lugar devagar". Isso é mais realista, pois o aprendizado verdadeiro, o crescimento e a superação são experiências graduais.
Um filósofo disse uma vez que o essencial no céu e na terra deve ser "longa obediência na mesma direção". Como o apóstolo Paulo, faça com que o seu objetivo ao longo da vida continue em direção ao seu objetivo em Cristo (Filipenses 3:14). Você será o único a ganhar o prêmio.
Não é para os fortes a batalha,
Não é para os velozes a corrida;
Contudo, a
vitória verdadeira e fiel é prometida pela graça. —Crosby
Não há atalhos no caminho para a maturidade espiritual. Joanie Yoder
EQUIVALÊNCIA.
O teu raciocínio não é mais privilegiado que o meu, apenas pensamos diferente num mundo plural. Há algo mais natural?
Tuas referências são muito importantes, afinal dão parâmetros ao teu posicionamento, as minhas são outras bem preparadas e bem fundamentadas numa coerência que talvez não vejas, mas que está lá. Quem pode julgar quais são mais refinadas? Nem eu, nem tu. Afinal, ainda não podemos ver o todo com toda clareza.
Há muitos homens e mulheres de todos os níveis de instrução, alguns que nunca frequentaram uma sala de aula e outros extraordinariamente eruditos, que defendem o mesmo que defendes. Da mesma forma, há indivíduos bem medíocres e outros da mais alta distinção, doutos e sábios, que pensam parecido comigo.
A partir do momento que um de nós passa a desmerecer o outro, colocando-se como detentor do supra sumo da razão e afastando (de si mesmo, ainda que não perceba) o respeito e a ponderação, este revela quem realmente é e quão rasteiro e pequeno é o próprio raciocínio, pois nele não se encontra valor.
Seja eu ou sejas tu, caboclo ou cientista, tenhais tu ou tenha eu, o ensino primário ou o título de PHD, quando um de nós defende um ponto de vista diminuindo a dignidade do outro, quem revela-se menor é aquele que assim se posiciona.
Somos iguais graças às nossas diferenças, a balança desta equivalência só desnivela-se quando nos desmerecemos e não nos reconhecemos como seres parelhos e limitados, capazes de ver apenas uma fração ou outra do todo.
A paz entre pares só se constrói quando fundamentada no respeito mútuo e na consideração que as divergências nos fazem crescer, desde que alheias a rudeza.
Não é preciso falar ou escrever bonito para expor a própria a verdade, palavras sem sobriedade não agregam e não asseguram congruência. Mais importante que querer falar, é querer falar com temperança.
Viva os pacificadores!
Sei que eles estão entre os que pensam parecido comigo e os que pensam parecido contigo, sejamos como eles.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp