Nao Conto Detalhes e muito menos
Não interessa o que os outros pensam, seja feliz agindo de acordo com a sua consciência.
Seja gentil, mas não permita que o (a) usem abusando da sua delicadeza, da sua educação, da sua espontaneidade sempre pronto( a) a ajudar aos que precisam.
Não seja capacho de ninguém, tem muita gente mal-acostumada que gosta de se aproveitar das pessoas e das situações. Gente que precisa dos outros mas são autossuficientes demais, arrogantes, portadores de egos inflados pela vaidade, pensam que o mundo gira em torno deles (as). Gente que não sabe ser grata pelos benefícios que recebe, vive esnobando e explorando a boa fé dos outros.
Afaste-se dessas pessoas, pois são vazias. Aproximam-se, fingindo uma humildade que estão longe de possuir, fazem amizades visando exclusivamente tirar proveito das pessoas.
Bajuladores natos que são, enquanto o outro encontra-se bem, sempre estão por perto, aparentam ser servis, prestimosos e de uma pseudo “bondade” que chega às raias do exagero, entretanto, quando identificadas suas reais intenções, rebelam-se e são capazes de tudo, mostrando assim sua verdadeira face.
Não se importe, continue fazendo o bem sempre que puder, porém, mantenha-se atento (a) a quais pessoas você mantém por perto e ao primeiro sinal de falsidade afaste-se.
Siga tranquilamente sua vida, faça o melhor, continue ajudando a quem precisa e merece, esqueça mágoas, desilusões, não guarde rancores de qualquer natureza.
Às vezes, passamos por muitas decepções, mas não morremos por isso. Sofremos, é verdade, mas tudo passa na vida, tudo é aprendizado.
Portanto, siga seu caminho e não queira agradar a todos, pois isso é uma tarefa impossível de ser realizada. Quem de fato gostar de você será do jeito que é, nunca como eles (as) gostariam que fosse.
Não ligue, não se importe com opinião de ninguém, o que interessa é a voz de sua consciência aprovando seus atos. Coloque sua felicidade acima de tudo e entregue a Deus o que você não pode solucionar. Seja sempre o melhor que alguém pode ser!
Assuma o comando da sua vida e não tenha medo de se posicionar diante dos fatos. Quando precisar dizer “não”, fale sem culpas, seja íntegro (a), sincero (a) transparente em suas atitudes.
Não seja marionete nas mãos de gente sem caráter, apenas para satisfazer aos outros, com receio do que possam pensar a seu respeito. Afinal cada um pensa como quer e acha certo, não se preocupe com isso, o pensamento é deles mas a consciência do dever cumprido é sua.
Mantenha as suas convicções, seja autêntico e firme em suas decisões. Mesmo que muita gente o critique não se importe, às vezes aqueles que mais apontam os seus erros, fazem isso porque não conseguem ser iguais a você. Falar mal dos outros é fácil, quero ver é ação, ir lá e fazer melhor, o certo…. é ter atitudes verdadeiras, ser honesto(a) e justo(a).
Enquanto sua consciência estiver limpa a respeito dos seus atos, ignore o que os outros pensam. Aprenda a viver bem!!
Por que, em vez de feminismo ou machismo, não falamos de humanismo?
Porque humanismo é um sistema filosófico de pensamento, não um movimento social ou político. O humanismo se refere à valorização do pensamento e da produção humana, em oposição à ideia de um ser sobrenatural que comanda o mundo.
O tempo
O tempo não pode ser aprisionado, ser represado no vazio de nossas vidas, guardado dentro de uma caixinha para ser usado depois, vivido depois, aproveitado depois.
Como uma borboleta o seu pouso é leve, mas rápido. Quando nos damos conta as horas se transformam em dias; os dias em semanas; as semanas em meses e os meses em anos.
Quando nos damos conta o filho cresceu e não precisa mais de colo, de atenção, de cuidado.
Quando nos damos conta o presente virou passado, a presença se transformou em saudade e tudo que nos resta são lembranças, memórias empoeiradas dentro de um álbum velho.
Quando nos damos conta a pele perdeu o viço, o olhar perdeu o brilho, o corpo perdeu o vigor e a memória perdeu a pressa.
Quando nos damos conta a juventude ficou para trás e a vida não nos permite voltar para buscá-la.
Quando nos damos conta os sonhos ficaram idosos, as necessidades mudaram e algumas magias perderam o encanto. Agora é tarde é um tempo que sempre chega atrasado e, o pior é que ele sempre chega.
Pare de procrastinar! O melhor tempo é o agora, a melhor hora é o instante, o melhor lugar é o que você está, a sua melhor versão, embora possa ser melhorada, aperfeiçoada, é esta que está na frente do espelho. Tudo na vida tem prazo de validade. Você pode até tentar usar com o prazo de validade vencido, mas eu te garanto que o gosto e o efeito não serão os mesmos.
A(normal)
Porque não cabe na caixa estreita do teu cérebro não significa que seja anormal.
Porque não faz parte da tua cultura e religião não significa que seja anormal.
Porque não cabe no teu contexto filosófico, histórico ou social não significa que seja anormal.
Porque você nunca viu, tocou ou sentiu não significa que seja anormal.
Porque não está dentro dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade não significa que seja anormal.
Porque destoa do que faz o restante do rebanho não significa que seja anormal.
Anormal é viver infeliz dentro de uma vida que não é tua, dentro de um casamento que não existe, dentro de um trabalho que você não gosta, dentro de um coração que não é teu, dentro de um sentimento que não te pertence, dentro de uma casa que não te aceitam.
Anormal é aceitar que lhe cortem as asas porque acham que o teu lugar é no chão, porque acham que céu não existe.
Anormal é se diminuir para caber dentro de um coração pequeno, dentro de um amor medíocre.
Anormal é deixar de ser você na vã esperança de agradar aos outros.
Anormal é abrir mão dos teus sonhos porque alguém que já matou os dele e diz que você não vai conseguir.
Anormal é aceitar que te pasteurizem e te coloquem um rótulo que não te define.
Anormal mesmo é fingir que está vivendo dentro de uma vida morta.
Anormal é todo comportamento, ideia ou palavra que seja nocivo a você e as pessoas que te cercam, te apoiam e te amam.
Os dias não são todos iguais. Se iguais fossem seriam enfadonhos e a vida não teria a menor graça.
Há dias, que assim como o sol, o sorriso não vai aparecer. Há outros em que a subida é mais íngreme, exigindo de nós mais fôlego, mais força, mais coragem. Há ainda aqueles que o inverno vai nos castigar impiedosamente, que o cansaço vai nos abater, que a fé vai enfraquecer. Nesses dias, é necessário manter a leveza do olhar, a suavidade dos gestos, a doçura da fala. É exatamente nesses dias que a esperança deve ser preservada, as preces intensificadas e o amor redobrado. Dias ruins vêm para nos ensinar e não para nos castigar.
21 de novembro - dia mundial da saudação
Olá, bom dia, boa tarde, boa noite, como você está, não são apenas palavras soltas, é um exercício diário de amor para com o próximo.
Cumprimentar quem está a nossa volta mais do que educação é uma forma de apaziguar conflitos e criar ambientes acolhedores, saudáveis e favoráveis para a construção e preservação da paz, do companherismo e do respeito entre as pessoas.
Gosto de gente que tem fé na vida, esperança no olhar e gratidão no coração.
Gente que não fica se lastimando pelos cantos, que levanta depois dos tombos e apesar dos arranhões segue ainda mais forte.
Gente que faz do tempo um aliado, dribla a tristeza e a dor e faz dela aprendizado.
Gosto de gente que ajuda, levanta, incentiva, entende a mão e o coração.
Gente que conhece a gratidão, que se joga de cabeça na vida sem medo de se afogar.
Gente que encara o medo, não aceita a solidão e entre uma luta e outra sabe sorrir desarmado.
Gosto dessa gente humilde que na escola da vida se especializou em somar.
Acho que o dia não deveria começar com “Bom Dia”, mas com “Bom Amar”!
Amar o amor na sua essência, a vida, a natureza, os animais, a arte, amar a si mesmo e principalmente ao próximo. De mãos dadas com o verbo amar anda o verbo respeitar conjugado em todos os tempos. Por essas e outras o verbo amar é tão importante, na verdade eu diria que é essencial, primordial, indispensável.
Quem não sabe dizer que nos ama com palavras; é porque acredita que as palavras não seriam tão capazes de substituir os pequenos toques e gestos; que para a pessoa, são bem mais verdadeiros do que se arriscar em palavras.
- Nunca despreze um gesto de carinho, para não magoar alguém que te ama de verdade.
Eu só tô cansada, Sabe?..
Os dias sempre são os mesmos, não mudam. Dias cansativos, onde você finge um sorriso, ignora uma opinião, e fica esperando o final de semana chegar... Aí ele acaba.. Noites mal dormidas e invadida por pensamentos desagradáveis.... É tudo igual. É como foi ontem, É como é hoje, E é como será amanhã.. A mesma coisa... É como se fosse um replay todo dia... E você não consegue mudar isso, Aliás, Nem mesmo eu consigo... Vá embora e leve contigo todo amor que me restou... Não é que eu não te ame mais..
Eu só tô cansada, Sabe?
* Perdoe a quem te fez mal, não guarde ressentimentos, o rancor
é um fardo pesado de carregar. Perdoe mas perdoe de coração, de verdade, não da boca prá fora.O perdão não implica o esquecimento, é você lembrar sem raiva, sem magoa, sem rancor.
Esquecer, passar uma borracha isso não existe, afinal foi algo que fez parte da sua vida, tem gente que confunde muito as coisas e acha que pelo fato de você ter perdoado tem que ficar amiguinho (a) da pessoa, conviver com ela, etc, Não, de forma alguma precisa disso. É apenas não desejar o mal, não querer se vingar e não guardar magoas, Na hora que perdoa o mal que te fizeram, você fica mais leve e se torna imune a negatividade que emitem contra você, Sabe por que? Porque está vibrando em outra faixa, sintonizando com a frequência do bem. Não é fácil eu sei, mas você consegue!! Pense nisso!!*
*Nem sempre querer é poder. Não é bem assim que as coisas funcionam, o nosso querer não funciona segundo a nossa vontade mas de acordo com a vontade de Deus. Tudo tem seu tempo certo para acontecer, é só ter paciência e fé para esperar.
O que desejamos no momento muitas vezes Deus não permite que aconteça porque não é para o nosso bem, então peça mas não insista se não receber, entenda que o que para nós parece ser um mal mais na frente veremos que foi um bem. Na hora certa o que a nós foi destinado chegará as nossas mãos. Fica a dica!!*
Deixar o passado para trás não é esquecer — é escolher não viver mais lá.
É entender que o que passou já ensinou o que precisava, e agora é hora de seguir leve.
Porque a vida acontece aqui, no agora. E o futuro só chega quando damos espaço pra ele.
Nem tudo que machucou precisa ir junto.
Nem todo peso precisa ser carregado para sempre.
Algumas histórias ficam melhor guardadas como páginas viradas, e não como feridas abertas.
Daqui pra frente, eu escolho caminhar com o que me fortalece.
Pensar no que me move, no que me espera, no que posso construir.
Porque quando a gente solta o que prende,
abre espaço para o que liberta.
— Edna de Andrade
Tem coisa que não vai acontecer agora.
E está tudo bem.
Deus não se atrasa, Ele prepara.
Enquanto a gente acha que nada está acontecendo, Ele está costurando silêncios, alinhando encontros, curando o que ainda nem sabíamos que doía.
Confia.
Tem bênção que chega de mansinho, quando a gente já tinha até parado de esperar.
Edna de Andrade
O seu mal pensado, o seu mau olhado
Não me faz andar pra trás e nem ficar parado
O seu mal pensado, o seu mau olhado
Não me faz andar pra trás e nem ficar parado, não
O seu mal pensado, o seu mau olhado
Não me faz andar pra trás e nem ficar parado
Ei, da escuridão, pare agora de criticar seu irmão
Pois você pode fazer muito mais que isso
E não só comentários sem sentido e atitudes em vão
Pois muito vi, em minha caminhada, navegantes da ilusão
Mas nós, piratas dos bons pensamentos e princípios do bem
Levaremos luz aonde houver escuridão
Sobre Sonhos e Concreto
Aprendi com uma grande mestre:
"Quando não souber o que fazer,
não faça nada."
Mas confesso:
não sei se consigo — ou desejo — ser assim.
E assim, com esta minha inquietude,
nascem estas palavras.
Imagino que tuas lições foram duras
e teus mestres, severos.
Professores silenciosos e exigentes,
ensinando firmeza e retidão com régua em riste
e com compasso de precisão.
Com habilidade incrível,
Cumpre metas e prazos apertados,
traça linhas retas em terrenos irregulares
que muitas vezes não são seus.
Você aprendeu a ser exata —
pontual, direta,
sem deixar margem para dúvidas
quanto ao que pensa.
Mas quantas e quantas dúvidas se abrem
quanto ao que sente?
Quantas emoções foram postergadas,
tal como etapas de um projeto
ainda não autorizado para execução?
Certamente, incontáveis.
O luto, que aqui jaz, é meu...
mas talvez o teu ainda ecoe em silêncio,
assim como obra que ainda falta o acabamento interno.
É habitável,
mas ainda não é o conforto de um lar.
Falta-lhe um canto para deixar as defesas,
um alguém que te ajude a sustentar as pilastras do teu silêncio
sem cobrar respostas,
um olhar que te veja com ternura
e compreenda o que ainda não foi dito.
Uma luz acesa, um cuidado, um lugar
onde teu coração, cansado após um dia de trabalho,
possa enfim repousar.
Minhas dores são apenas minhas.
Meus desafios,
meu canteiro de obras.
Não te peço que carregue os pesos que me são inerentes e necessários.
Mas te convido a acompanhar este projeto bem de perto.
Se quiser,
posso te oferecer ferramentas para me ajudar:
uma trena para medir distâncias seguras,
uma chave para abrir o que foi trancado,
um nível para buscar equilíbrio,
uma marreta para romper o que já não serve,
e, sobretudo, um esquadro para alinhar alguns sonhos.
Peço que não esconda essas ferramentas
num depósito escuro por medo de ferir-se ao manejá-los.
O risco é parte do projeto — e vai acontecer.
Entretanto, a chance de solidez também.
Tenho a ciência,
e queria compartilhar contigo:
sei me reconstruir só,
como já fiz tantas e tantas vezes...
mas não quero levantar estas fundações sozinho.
Parece que há uma guerra silenciosa em ti,
entre o sentir que pulsa e movimenta,
e o plano que traçaste.
Teu coração esboça grandes pontes,
mas tua razão levanta muralhas altas,
não admitindo construtores iniciantes e inexperientes.
Aliás, são necessários trabalhadores resilientes para tocar essa obra.
Se teus muros e fortalezas forem largos e sólidos,
me ofereço para caminhar contigo sobre eles —
e podemos usá-los como pontes.
Num dia,
me convidas a viver em teu mundo —
e a construirmos juntos uma edificação majestosa e colossal.
Noutro,
me dizes que não caibo nele,
ou, pelo menos, não tanto quanto imaginei, me deixando um contrato temporário como consolo, sem grandes expectativas de ser efetivado.
Ter trabalho leve
não é deixar tudo ao acaso e à revelia.
É calcular bem a carga,
providenciar o material necessário
para permitir portas e janelas abertas para deixar o ar circular.
É aceitar que nem tudo cabe na planta,
mas que se pode deixar os cômodos amplos e bem iluminados.
É entender que, entre um ajuste e outro, tão necessário,
entre o escopo e projeto,
não importa o tamanho da estrutura que está no esboço —
podemos fazer tudo caber dentro do coração.
Eis-me aqui:
com planos, alicerces e esperanças,
de coração aberto, mãos firmes
e algumas ferramentas empoeiradas - bem da verdade.
Mesmo com medo de que a obra não siga exatamente o projeto original,
sigo disposto a (re)construir o que for necessário,
mesmo sabendo que trata-se de obra arrojada e de longo prazo.
Tijolo a tijolo.
Peça por peça.
Com cuidado e carinho
Te convido a ser a arquiteta e a engenheira.
Se alternar entre a mestre de obras e a construtora.
a dosar técnica com intuição, prumo com afeto.
Às vezes é necessário ser líder.
Às vezes é necessário se colocar no lugar de trabalhador.
Às vezes é necessário somente estar.
Minha obra inacabada
Nunca precisou de ajuda
A tua, tampouco...
Mas por que não permitir auxílio,
misturar os desenhos para,
juntos, erguer algo novo?
Se achar que posso trabalhar bem,
me efetive.
Pois conheço bem o tamanho do desafio
que é reconstruir um coração.
Estou aqui,
com minhas luvas e capacete
para prevenir qualquer acidente.
Há ferramentas, equipamentos e material
todos a disposição
Para começar a trabalhar ao teu lado.
Entretanto,
se não caibo em tuas concepções,
em teu plano de trabalho,
sigo adiante —
Compreendo que nem toda planta comporta tudo o que planejamos,
e nem todo terreno está apto para fundações tão profundas.
Sem mágoas no canteiro,
apenas a esperança e o desejo profundo de que tua obra avance
com segurança,
com beleza,
e, quem sabe, com amor.
E eu, com minhas ferramentas,
seguirei estrada a fora,
tentando erguer,
com calma e coragem,
um abrigo verdadeiro —
sólido o bastante para me acolher
e leve o suficiente para sonhar.
O Adeus dos Bobos.
Se perguntarem por mim,
diga que sair...
Se não me encontrarem,
diga que estarei...
Se sentirem minha falta,
diga que estou bem!
Mas se zombarem...
Diga que dancei.
Se falarem mal sobre mim,
diga que sorrir...
Se me elogiarem,
diga que pensei.
Se em silêncio profanarem...
Diga que aprendi.
Se em gestos confessarem,
diga que amei.
E se se arrependerem,
diga que orei.
Mas se nada disserem,
diga que... as perdoei.
Rama Amaral
Sei que sou fraco o suficiente para retrucar meus pensamentos insanos em ouvidos que não são capazes de ouvir-me, e o motivo pelo qual grito, é o mesmo motivo que faz de mim, digno de contemplar uma qualquer gota de chuva que cai do céu.
Ainda lembro de tudo aquilo que queria esquecer, mais quanto mais sou forte para esquecer, me torno fraco para lembrar.
E meus envolvidos olhos contemplam mares que não podem ser vistos, e nem sentidos, mais o menos ameno sabor da longitude, se envolve nas lembranças de sequir adiante, e procurar as perguntas, além das respostas.
As vezes acho que quando estou só, não estou realmente só, pois minha solidão me consola sempre, e sempre que preciso dela, lembro de ti, e em ti, posso ver, ao embreagar da solidão, obstáculos camuflados com pensamentos retomados com dor.
Pelo sorriso que não é o mesmo, ainda aprendi, que tudo que muda, se torna um dia digno de se chamar semelhante, pois a mudança se assemelha ao outro lado da face de alguém que não espera para mudar a si mesmo, mais espera os pensamentos para coagir com o tempo, e mudar o seu interior do que a mudar a si mesmo para todo o sempre.
E o céu azul que se torna cinza, o ódio que se torna amor, é apenas a mudança que as tempestades devastaram e amaram-os mais do que outra coisa; porém, tempestades deixam por outro lado, uma vasta e vaga lembrança de destruição que se quer esquecer.
Meu sol brilha radiante, quando vejo teus olhos fitarem-me por um digno e determinado tempo.
Porque seriamos tão diferentes, se nos chamassem de loucos? Ser louco é se destacar de quem corre em busca de ser normal.
Tento por muitas vezes, me tornar o que ainda não sou, mais o tempo se encarrega de desfazer isso, pois não mudo a si mesmo como uma flor que nasce, vive, e morre, mais posso mudar tudo que for possível, para que o amor que sinto por você, não mude com o tempo, com as modas e com as épocas.
Sei que não sou o mais perfeito aos olhos de quem me vê, mais sou o mais capacitado para me tornar quase perfeito para você.
Ainda assim, me pergunto o que devo fazer para me tornar perfeito para ti, quem sabe a resposta não esteja ecoando em mim, mais sim em você, que pode revelar meus segredos mais secretos, minhas frases mais citadas, e meus olhares mais despercebidos.
Que o mundo saíba que eu a amo além dos limites do tempo, que saibam o quanto eu te quero, e quero principalmente que saibam, que meu amor por você, assim como o tempo jamais irá se tornar passado, porque eu te amo hoje, te amarei amanhã, e vou te amar sempre!
QUE NÃO SEJA COMO EU QUERO…
MAS COMO TU QUERES, DEUS.
Porque às vezes, o que eu peço é pequeno demais pra o que o Senhor sonhou pra mim.
Às vezes, o que eu acho ser o melhor… é só o começo.
Eu entrego, confio e aceito.
Mesmo sem entender o caminho, eu sigo.
Mesmo sem ver o final, eu creio.
Porque eu sei…
Quando é Deus quem guia, até o improvável floresce.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna
Saudação aos camaradas
Esqueça os artigos luxuosos
Dispense relações efêmeras
Estas não lhe agregam tanto
Como amizades verdadeiras
Quem tem um amigo é rico
Nos valores não-monetários
Porque uma grande sintonia
Vai além dos meros contatos
Um amigo já foi só conhecido
E nunca mais tornará a sê-lo
A menos que seja embusteiro
Vindo a atuar com desmazelo
Amizade mesmo é pra sempre
Venha a tempestade que vier
Em uma afeição diferenciada
De ninguém meter sua colher
Os companheiros de jornada
Têm toda a nossa admiração
Por isso não devemos hesitar
Em fazê-los uma bela menção
Saúdo aqui meus camaradas
Que são irmãos acima da lei
Desejando um futuro próspero
No qual eles eu reencontrarei.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp