Nao Conto Detalhes e muito menos

Cerca de 139321 frases e pensamentos: Nao Conto Detalhes e muito menos

O sistema/1

Os funcionários não funcionam.
Os políticos falam mas não dizem.
Os votantes votam mas não escolhem.
Os meios de informação desinformam.
Os centros de ensino ensinam a ignorar.
Os juízes condenam as vítimas.
Os militares estão em guerra contra seus compatriotas.
Os policiais não combatem os crimes, porque estão ocupados cometendo-os.
As bancarrotas são socializadas, os lucros são privatizados.
O dinheiro é mais livre que as pessoas.
As pessoas estão a serviço das coisas.

p. 129

Os índios são bobos, vagabundos, bêbados. Mas o sistema que os despreza, despreza o que ignora, porque ignora o que teme. Por trás da máscara do desprezo, aparece o pânico: estas vozes antigas, teimosamente vivas, o que dizem? O que dizem quando falam? O que dizem quando calam? (Os índios/2, p. 132)


A televisão/2

A televisão mostra o que acontece?
Em nossos países, a televisão mostra o que ela quer que aconteça; e nada acontece se a televisão não mostrar.
A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportam bem, o sistema promete uma boa poltrona.

p. 149


Nós comemos emoções importadas como se fossem salsichas em lata, enquanto os jovens filhos da televisão, treinados para contemplar a vida em vez de fazê-la, sacodem os ombros.

Os livros não precisam ser proibidos pela polícia: os preços já os proíbem.

(A televisão/3, p. 152)


Pela tela desfilam os eleitos e seus símbolos de poder. O sistema, que edifica a pirâmide social escolhendo pelo avesso, recompensa pouca gente. Eis aqui os premiados: são os usurários de boas unhas e os mercadores de dentes bons, os políticos de nariz crescente e os doutores de costas de borracha.

(A televisão/5, p. 155)

Eduardo Galeano
O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.

Soneto do amor demais

Não, já não amo mais os passarinhos
A quem, triste, contei tanto segredo
Nem amo as flores despertadas cedo
Pelo vento orvalhado dos caminhos.
Não amo mais as sombras do arvoredo
Em seu suave entardecer de ninhos
Nem amo receber outros carinhos
E até de amar a vida tenho medo.
Tenho medo de amar o que de cada
Coisa que der resulte empobrecida
A paixão do que se der à coisa amada
E que não sofra por desmerecida
Aquela que me deu tudo na vida
E que de mim só quer amor - mais nada.
Vinicius de Moraes

- O Encanto
Quando conhecer alguém, não espere que esta pessoa seja perfeita, isto só gera decepção.
Procure entender que ela tem defeitos e qualidades e que você ama cada um nela
Entenda que você conheceu este alguém desta forma e não tente mudá-lo jamais, se não o encanto se quebra...
Apenas ame.

Então você cresce, amadurece, e aprende, a duras penas, que o mundo não é feito de açúcar, que os adultos nem sempre detêm a verdade (quase nunca detêm...), que algumas coisas não saem do jeito que a gente quer. Mas a dor do crescimento aparece mesmo quando você descobre que algo em que você acreditava deixou de existir.
É assustador ter que reformular tudo aquilo que te constituía e não constitui mais.
Temos que estar dispostos a abrir mão de nossas crenças, de nossos planos tão reais, palpáveis, terrenos... para acreditar numa nova realidade.
E vamos descobrindo que nada é tão real, palpável ou terreno. Que tudo pode mudar num piscar de olhos, enquanto nos apegamos ao que é conhecido.
Percebemos que vivemos, mas não pertencemos. Amamos, mas não controlamos. Temos fé no invisível, mas nunca estamos prontos...

Sorte é ter ela na vida. Ela não é daquelas mulheres românticas por natureza, mas uma demonstração de amor vai fazer ela fraquejar.

Ela não sabe cozinhar, mas vai se esforçar para fazer o seu prato preferido. Se não ficar bom, ela vai rir. Quando ela ri eu tenho vontade de chorar, não por tristeza, mas sim porque cada gargalhada é uma nota musical que me faz querer dançar.

Ela é tudo o que eu queria, e nunca soube que tive. O acelerar do coração é normal, e a falta dela é um vazio igual à morte. Espero que alguém seja tudo aquilo que nunca fui, que a trate bem, porque se partir o coração dela, vai perder - la para sempre.

Quem dera eu pudesse ter lido o futuro...

COBRANÇAS

O tempo passou e aprendi que não preciso implorar para que as pessoas me deem atenção. Eu percebi que, mesmo sentido falta, não poderia cobrar por algo que deveria ser espontâneo.

A gente cansa de tratar bem, de se esforçar e dar o máximo para que a outra pessoa se sinta feliz. A gente quer que o outro seja do jeito que somos, que ele faça conosco o que fazemos por ele. Resolvi não mais cobrar algo que deveria ser recíproco.

Assim como ela, deixei de mandar mensagens, das mais fofas e carinhosas até as mais simples. Parei de ligar, de ir à sua casa, pois vi que nada do que eu fazia era suficiente, nada lhe agradava.

Percebi que a importância que eu tinha quando a conheci já não é mais a mesma.
O tempo passou e aprendi que não preciso implorar para que as pessoas me deem atenção.

Não se acostume com meu amor tão longe
Nem se conforme com a saudade tão perto
Quero ser a medida exata pro teu jeito
E caminhar contigo pelo caminho certo
Quero não pesar demais nos teus braços
Quero cansar tua boca com meus beijos de ternura
Quero proximidade sem invadir teus espaços
Quero trazer-te encanto e não amargura
Quero ser riso e não pranto
Quero ser tua fonte de alegria
Com minhas cores de te amar para sempre
Quero colorir eternamente os teus dias
Vamos então
Venha passear de mãos dadas pela vida afora
Vamos ficar juntos até o último instante
Nem pare para pensar, tem que ser agora
Jogue-se sem medo na minha rotina
E venha viver com toda vontade
Amar é viver duas vidas
Pois um grande amor não se vive pela metade

Mudanças...

É preciso mudar pra crescer. Não podemos seguir adiante se ficarmos parado no nosso comodismo, o processo de mudança acontece no nosso dia-a-dia, com nosso esforço conseguimos perseguir e ver o horizonte surgindo. Mas as mudanças, “Nós não gostamos delas. Nós a tememos. No entanto, não conseguimos evitá-las. Ou nos adaptamos às mudanças, ou somos deixados para trás. Crescer é doloroso. Qualquer um que te disser que não, está mentindo. Mas aqui vai a verdade: às vezes, quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas. E às vezes, oh, às vezes mudar é bom. Às vezes mudar é tudo.”

Se Você Ama Alguém de Verdade...

Prove!
Não a deixe sair da sua vida.
Abrace-a bem forte, e mostre que você quer ter essa pessoa pela vida inteira.
Demonstre seus sentimentos, e mais do que tudo se importe com os sentimentos dessa pessoa.
Não perca esse amor antecipadamente
A vida é curta, e o amor tão raro...
Se você ama alguém com toda sua força
Toque-a com verdade, ouça com carinho, afague com amor.
Não machuque não a faça sofrer, como se fosse fácil esquecer uma decepção.
Se você ama essa pessoa, valorise o tempo com ela, se você pode abraçá-la, beijá-la, faça com toda intensidade.
E se você tem a sorte de um amor tranqüilo e recíproco, aproveite cada gota, pois amar alguém às vezes é inevitável, mas se sentir amado é o difícil.
Então segure com carinho, entrelace as mãos, e com certeza essa pessoa não partirá.
Se você ama alguém, seja você mesmo, não force, o amor acontece,
Não use máscaras, pois um dia a máscara cairá e essa pessoa pode acordar e não te reconhecer.
Um amor verdadeiro é simples, ama a essência, ama-o por completo.
Cuide desse amor, como um lindo jardim,
Não plante dor,
Não plante egoísmo
Não plante infidelidade
Não plante mentiras
Plante o amor, para que suas rosas não morram.
Plante o infinito, presenteie sonhos, surpreenda nas coisas simples.
E desfrute desse amor verdadeiro!

Não sei bem falar de amor, mas
Hoje quero dizer que valeu a pena
Conhecer você...
Valeu a pena deixar que o destino
Tramasse este encontro e que
Valeu a pena ter correspondido ao
Primeiro impulso...
Valeu a pena ultrapassar minhas barreiras
Não ter acreditado em besteiras e
Ser tua nova parceira na vida...
Quero a cada despertar
Te ver me abraçar...
Para te amar a cada dia que nasce,
A cada noite que chega, pois
Em ti descobri minha essência,
E te amar tem sido
Minha melhor experiência....

Desabafo sem Hipocrisia (Dedicado a Amy Winehouse)

Não sou exemplo pra ninguém
Meus pecados vão além
Do que a consciência
Pode condenar

Minha fé,
Não remove montanhas
E a determinação,
Deixa muito a desejar

Os pensamentos,
Nada elevados,
Encontram-se
Constantemente deturpados

As muitas idéias loucas
Que mal consigo lembrar
Transformam-se em coisa pouca
Ao meu despertar

Os sonhos...
Foram por água abaixo
Da mesma forma que não me encaixo
Perante normas sociais

E me consola uma dose
Da mais forte bebida
Para lembrar o quão fraco
Sou nessa vida

E quem sabe um dia
Esse desabafo sem hipocrisia
Ainda vá parar
Em algum jornal

(Obtuário 23/07/2011 -
cantora britânica
Amy Winehouse
foi encontrada MORTA
em seu apartamento de Londres,
causa: SUICÍDIO A LONGO PRAZO!!!!!)

Felipe de Lima 24/07/2011

-Você tem muitos dons.
A raiva é um dom. Você não pensa como os outros homens, Você é imprevisível e isso irá servi-lo bem. Use sua raiva com a inteligência e eu te prometo, meu filho, que um dia, todo mundo irá te conhecer e temer.
-Eu queria... queria não sentir tanta raiva o tempo todo...
-Então você não seria nada. Todos estão sempre te subestimando. Você precisa fazê-los pagar por isso.
-Eu vou, pai.
-Seja impiedoso.

(Diálogo entre Ragnar e Ivar)

Clarence Darrow, um dos maiores advogados do mundo, uma vez escreveu: "Não há nada como a justiça, dentro ou fora do tribunal". Talvez porque a justiça tenha um significado equivocado que, no fim, é decidido por algumas pessoas. Pessoas com suas próprias experiências, preconceitos, sentimentos que definem certo e errado.

(Emily Thorne)

Será que ainda não percebeu, o quanto gosto de você.
Que eu seria a pessoa certa e que nenhuma outra combina tanto com você.
Só que você parece que foge... Se foge não quer, se não quer, não vou insistir.
Mas o sentimento em mim permanecerá, até um dia eu cansar.
Em você não mais pensar, e um alguém me encontrar.

Com Amor

Durante a vida não uses a força
para destruir as pedrinhas que
foram colocadas no teu caminho.
Usa a tua inteligência colocando-as à margem da estrada,
onde elas jamais voltarão a te incomodar.

Na hora da decepção lembra-te:
Deus não te fechará todas as portas,
e mesmo que seja fechada a maioria delas,
a que Ele deixou aberta para ti
seria a tua melhor opção,
se pudesses escolher!

Fim sem começo

A dor que sinto pelo desprezo
e pela crueldade das palavras,
Talvez não me doam mais que o olhar.
O olhar diz mais que as palavras.
Procuro evitar olhar-te nos olhos,
pois seus olhos me mostram a inocência,
que muitas vezes divido que exista,
e na dúvida é melhor não cruzar os meus aos seus.

Eu sei quando estou te ferindo,
mas, será que você sabe quando está a fazer o mesmo comigo?
Foi de proposito?
Sem querer?

É complicado dizer que o amor ao fim,
mesmo sem começo
não nos deixe mal,
porque mesmo sem início
se iludia a expectativa de que poderia ter sido bom.
Bom mesmo é se estivesse acontecido!
Pelo menos teria do que me arrepender por fatos
e não por teorias!

Agora eu me pego a perguntar a mim mesmo:
Será que era verdade?
Ou será que só eu sofri nesta história!
Ficção ou realidade?
Prefiro acreditar que era ficção!
Pelo menos me conforta de certa forma!

Não penses que te quero mal
Afinal de quem foi o culpado?
Eu por amar de mais ou você por fingir não amar?
Ou ser verdade em não amar
e me deixar se iludir só?

Não quero mais!
A distância vai me machucar,
mas é melhor me ferir agora,
pois amanhã eu posso não ter mais tempo pra me curar.
O fim raramente é bom,
principalmente se não tiver começo.
Fim sem começo.

Você acredita em Deus? Não sabia por que, sentia que deveria decidir- se, era uma pergunta que ficara sem resposta, queria sempre poder responder a tudo, estar pronto a ser interrogado, fugir às respostas dúbias, hesitantes, que nada diziam. Olhou pela janela o céu estrelado, a imensidão infinita do céu... Não foi preciso muito para concluir que, sem Deus, jamais chegaria a entender onde o universo começava e onde acabava, de onde vinha ele, para onde iria. Concentrou-se, respirou fundo, e declarou com firmeza:
— Acredito.

Fernando Sabino
O Encontro Marcado

Deslizo pelos dias, tantas comemorações, minha vida esse raio de sol que não cessa.
Já escrevi muita coisa triste, já perdi tanta coisa com resignação e até com destreza.
Agora nem me apavoro, toda dor é só um sopro em meio ao que vislumbro de possibilidades. Criatividade, eu aprendi, é inventar alternativas quando não se tinha. Onde não se via. Por enquanto, só o que tem me preocupado são as novas regras ortográficas, já que palavras compõem meus fatos, meus sonhos, minhas narrativas.
E se eram os hífens que me separavam do meu amor-próprio, tenho tudo que preciso agora: tanto autorrespeito.

— O quê? Eu? - Fez uma pausa. — Não tenho nenhuma capacidade de julgar.
— Ah, não é verdade - foi à resposta rápida, agora tingida por um leve sarcasmo. — Você já se mostrou bastante capaz, mesmo no pouco tempo que passamos juntos. E, além disso, já julgou muitas pessoas durante a vida.
Julgou os atos e até mesmo as motivações dos outros, como se soubesse quais eram. Julgou a cor da pele, a linguagem corporal e o odor pessoal. Julgou histórias e relacionamentos. Até julgou o valor da vida de uma pessoa segundo seu conceito de beleza. Em todos os sentidos, você é bastante treinado nessa atividade.

Esse eu fiz para você ler!

Acho que você ainda não percebeu o quanto eu gosto de você, claro que não vou sair por ai gritando, nem me declarando e nem me entregando assim , tem coisas que prefiro tratar como euforia até que o tempo me prove o contrário.
Mas quanto à você por mais desconfiante que possa parecer devido ao meu histórico , tenho algo muito novo, gosto de uma forma totalmente nova (calma não vou dizer que te amo ou coisa do gênero) não é do meu feitio declarar qualquer sentimento tão rápido, posso até demorar muito na concepção de muitas pessoas.... já declarei falsamente sim! porque pediram! muitas das vezes me imploraram, já fiz por educação , já fiz por medo, mas sempre deixei bem claro os meus motivos para estar fazendo e as outras pessoas se deram por satisfeitas.
Costumo julgar muito como euforia e é ! mas sabe que algo tem me chamado muita atenção,
É que eu não tenho estado eufórica , não tenho tido surtos de paixonite, sabe aquela coisa desesperadora que você acha que está apaixonado e acha que vão viver assustadoramente felizes para sempre rsrsrrsrsr aquilo bem fantasioso que a pessoa se julga amando loucamente( que passa em uma semana ¬.¬) quem nunca!!!! (só que eu acabei prolongando um cadinho as coisas hahahahaha ).
Muito pelo contrário, por uma primeira vez estou com os sentimentos muito organizados, calmos, cautelosos não tenho tido carência de certo jeito , não me soa como necessário e sim como prazeroso.
Adoro estar com você , estar do seu lado , gosto de exatamente tudo ( não significa que eu concorde com tudo, tenho a minha opinião, mas o que você tem me mostrado não me interfere em nada no meu apreciar) , tenho umas vontades estranhas, vontade de cuidar de você, de me importar com você, de estar ali como alguém que você pode contar (mesmo com todo o meu jeito fechado, recluso ...... eu sei , mas é que muitas das vezes tenho medo de invadir o seu espaço e te afastar, porque se é bem da forma que penso a seu respeito é a atitude que você teria caso julgasse que estou sendo invasiva demais) então prefiro usar de forma branda e sim com toda noção , somente quando eu tiver certeza que você quer a minha opinião, afinal para ela fazer efeito você tem que se importar com a mesma.
Sim ! eu escrevo, escrevo muito, não sou boa em me expressar com as palavras ditas, eu posso soar muito perdida de certa forma, porque como eu já disse e já está repetitivo “a minha exposição é lenta” tem certas coisas que demoram muito para sair da minha boca, porque eu penso demais, analiso demais ou acha que eu também não tenho os meus medos?! . então por favor não tente me arrancar as coisas, não vai funcionar , vou rodear , rodear e não vou conseguir dizer nem de perto o que é realmente, não sei agir sob pressão , mas se você parar para prestar atenção por muitas vezes em momentos que você mesma nem espera eu deixo escapar as coisas.
Você me desperta algo muito estranho, nem eu mesma sei te descrever , sei apenas que gosto muito do que está aos poucos acontecendo, não estou me sentindo pressionada, nem forçada, nem extremamente obrigada somente pelo que você vai sentir, mesmo que se “acontecesse” de nos afastarmos e você sentir a minha falta ter lá o seu tipo de sofrimento orgulhoso, sei lá, não me sinto levada por isso para estar com você.
Mesmo que não tenhamos colocado títulos ao que nós estamos vivendo ( o que pouco me importa, porque no meu julgamento eu já tive títulos demais e não fui feliz) eu tenho algo muito respeitoso por você também, não só pelo meu jeito, mas realmente não tem me vindo a vontade de estar com outra pessoa (mesmo que para você por um momento tenha vindo, calma eu entendo e respeito isso afinal eu não quero lhe soar como uma prisão ou algo ilusório , você tem ciência de que é livre) porém nos damos ao apego pelo respeito mútuo acredito eu! Pelo menos o da minha parte. Você tem me trago algo que eu julgo como satisfação, sim em tão pouco tempo tenho estado satisfeita em estar do seu lado ....
(isso pode mudar?! É uma hipótese , mas toda vez que nos referimos no futuro só nos restarão para dizer meras hipóteses) por isso sempre digo “ um dia de cada vez”.
Até quando , eu não sei..... mas confesso que no momento na minha vontade, eu não criaria nem inícios, só para não criar também a possibilidade de finais.

Não sei se é tudo que queria saber , ou o que precisava, mas quando você disse que estava na hora de eu expressar , senti como se você estivesse realmente interessada em saber , então no meu interior te julguei merecedora em saber......... espero que você não me julgue mal, nem tenha qualquer interpretação contrária do que eu te escrevi porque estou fortemente me abrindo e expondo ao meu ver,mas afinal o que você sente e pensa na real mesmo só você mesma pode interpretar então eu deixo a julgamentos...............