Nao Alimentar Esperancas
Quem acredita que desistir é a melhor decisão para livrar-se da dor e sofrimento, além de não conseguir o que quer, está alimentando a sua dor e sofrimento.
Filosofia é conhecer, e conhecimento não é algo que está pronto e acabo, mas aquilo que está em contínua construção, eterno descobrir.
A oportunidade está ao seu alcance a todo tempo, você criando ou não. O mais importante é percebe-la!
A maioria das pessoas querem ser ricas, mas não sabem o que é ser rica e a medida de sua riqueza. Eis o primeiro problema!
O maior problema de nossas vidas, não é o que nos acontece, mas o julgamento que fazemos dos acontecimentos.
Nossa mente é como um barco a vela, se o timoneiro não estiver no comando, quem determina a direção do barco é o vento.
O que fazemos agora determina o futuro. Sendo assim, o futuro não existe, tudo acontece agora, e agora é o futuro de um minuto atrás.
Durante a aula de filosofia, eis a questão de um aluno:
Professor, se a dialética não é só conversar, o que é?
A dialética para filosofia, é o encontro de duas ou mais pessoas, cada um chega com uma ideia, ao se encontrarem cada um troca ideia, ao saírem seguem seu caminho com duas ideias ou mais.
A filosofia é a ciência primeira e eterna. Não se trata do que se sabe, é sobre o que podemos saber mais. Há sempre mais a saber, como o rio de Heráclito.
Quem se diz inteligente está mais longe da inteligência. Quem não se acha inteligente não encontrará a inteligência. Aquele que busca a inteligência, esse sim a possui.
Dedique o tempo de sua vida para fazer o bem. Assim não terás tempo para ver o mal e agirá sempre com bondade contigo e com todos.
Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade. (Epicuro)
Tudo que ultrapassar o poder da nossa vontade, que não alcançamos resolver porque não depende de nós, é empreender energia vital e tempo criando sofrimento.
Ao acordar você têm a oportunidade de fazer tudo melhor que ontem. Aquilo que não for bom melhore, e o que for bom, pode ser melhorado.
Mas tudo acontece no tempo presente!
Seremos capazes de nos respeitar, entre nós, e não falo de autorrespeito; mas do conjunto de indivíduos que sabe identificar o que nos torna iguais, e as diferenças que nos fazem únicos no meio de iguais.
Uma pessoa realmente encantadora, não encanta por palavras, mas por suas ações e o sorriso em seu olhar.
