Nao Alimentar Esperancas
A educação verdadeiramente significativa não é, necessariamente, a que apresenta resultados, mas aquela que a escola fica na memória do aluno, porque a primeira apenas enquadra.
Na afirmação: "Eu sou feliz", trás uma ideia de consumação, que não é verdade, pois somos seres por vir, ou de conformismo que é a negação da nossa condição natural de estar sempre mudando, portanto, ninguém se reduz a um ser feliz.
Não espere extrair da pedra
algo além do que pó de pedra,
pois a esperança em obter outra coisa,
pode ser apenas a frustação
por não ver nada diferente disso.
Não desanime quando o brilho que emana do seu trabalho não consegue iluminar as pessoas que você pretende, pois o problema pode não estar em você, mas nelas, que se encontram com os olhos vendados para o nível de iluminância do seu ser.
O professor não é um trabalhador;
O professor não é um colaborador;
O professor não é um mediador;
O professor não é um facilitador;
O professor não é um educador,
ele é o que a situação de sala exije que ele seja,portanto, ele é tudo isso e mais amor.
Amar é ver o que os seus olhos não conseguem enxergar,
é ouvir o que seus ouvidos não conseguem escutar,
é pegar o que suas mãos não conseguem tatear,
é sentir o aroma que suas narinas não consguem inalar,
porque o amor é querer sem nada desejar.
O que pode ser o amor?
Amar sem limites, não é amor! É aceitação!
Amar não respeitando, não é amor! É enganação!
Amar com posse, não é amor! É anulação!
Amar sem cumplicidade, não é amor!
É individualidade!
Viver feliz não é ter o que mostrar,
pois nem sempre o que se mostra
é o que se vive, por isso,
viva o que se mostra para você.
O pai que vive em busca de traçar um caminho para o filho,
tolda o seu caminhar, não o possibilitando de construir
a solidez necessária para uma vida autônoma de sucesso.
A sua dificuldade talvez não seja nada se comparada a outras realidades que você as desconhece, portanto, não se desespere, foque na racionalidade dos fatos que a saída você a encontrará.
Educação é um desafio que não se vence apenas por desempenho dos alunos em avaliações externas, portanto, o que se denomina, na educação atual, por excelência, é na verdade um doutrinamento.
A solidão não é negada pelo fato de nos encontramos inserido em uma multidão,
pois o solitário é aquele que não encontra ninguém, quando essa aglomeração se desfaz.
Estar em constantes momentos de festividades e ou lazeres
não é garantia de felicidade, estes podem ser apenas momentos
de busca por algo que você ainda não encontrou.
Estar rodeado de pessoas
não assegura que uma pessoa esteja feliz,
porque a verdadeira felicidade
só é percebida no silêncio da solidão.
O modelo de educação atual não educa
apenas condiciona
para uma sociedade pensada e estruturada
para homens obedientes e afônicos.
A verdadeira conquista não é o prêmio, a medalha, a honraria, a vitória ou o pódio quando nos desafiamos em conseguir algo, mas a fortaleza que agregamos a cada experiência de vida que, paulatinamente, vai nos fortalecendo para metas maiores. O importante é enxergarmos a nossa volta durante cada desafio, para não perdermos as oportunidades que estes momentos nos disponibilizam e que muitos não conseguem perceber, porque estão focados apenas na concretização do seu desejo, mas ele será sempre superado por outros vindouros, enquanto as oportunidades de podermos crescer como profissional e, principalmente, como ser humano requer sensibilidade e coração aberto para a reciprocidade, o amor, empatia, honestidade e o nosso limite.
