Frases sobre músicos que expressam emoção, talento e verdade
A informação essencial de um verdadeiro livro é a sua escrita, o seu ritmo da sintaxe e a cor musical do seu léxico. De onde eu concluo que quando se adapta um verdadeiro livro ao cinema se perde a quase totalidade da sua informação. É uma opinião de dois gumes, que postula o carácter inalienável de obra de arte de literatura ao mesmo tempo que lhe nega um sentido abstracto forte que, esse, é redutível até à equação e se está nas tintas para o estilo. [Avalon]
["O princípio da incerteza" estórias Editorial Teorema. "Le Principe d'Incertitude", tradutora Magda Bigotte de Figueiredo; página 61].
`
Pessoas são como música
Algumas te irritam, você não sabe se é o ritmo, a voz, o arranjo ou refrão
Outras te alegram, talvez pela batida da percussão, violão, pela letra ou por simplesmente fazer dançar
Mas tem aquela que te invade, entra em seus ouvidos e te faz flutuar, vibrar, sonhar e as vezes até chorar.
Essa tem a melodia, harmonia e ritmo perfeito.
É aquela que você não se cansa de ouvir, que você usa como trilha sonora da sua vida.
Que te completa, te ajuda, te incentiva e te faz bem!
SOBRE A DINÂMICA DOS ACORDES-PAISAGENS]
Não é senão através de uma música repleta de dissonâncias que se encadeiam, por vezes, algumas das mais decisivas mudanças no acorde-base de uma região. Eis que então, sob o peso de uma nova estrutura de produção, ou na enxurrada de uma nova onda de especulação, pode ruir ou se revolver de modo mais ou menos rápido um acorde de longa duração que já perdurava há muito em uma certa paisagem. E não são raros os casos em que uma estrutura econômica nova se instala contra a Natureza. Foi o que ocorreu, do século XVI ao XIX, no litoral do nordeste brasileiro, com a implantação da monocultura do açúcar. Jamais poderia imaginar Pero Vaz de Caminha o destino daquele acorde-paisagem que, desde épocas imemoriais, era perpassado pela exuberância da Mata Atlântica. Não tardaria muito para que aquele acorde “que tudo dava”, e que se impunha aos olhos através de muitas tonalidades de verde e de todas as outras cores, começasse a ser substituído pela monodia imposta pela Cana – a princípio demandando queimadas para a abertura de clareiras com vistas ao cultivo; depois, com os clarões se espraiando cada vez mais até a quase-extinção de toda uma estrutura harmônica que um dia fora a da floresta litorânea. Como um câncer, ou como uma doença de pele que encontra poucas resistências, a Cana se alastrava.
Ao final de um processo de apenas dois pares de séculos – extensão de tempo algo modesta em comparação com os milênios precedentes – a Cana já tinha devorado silenciosamente toda a Música anterior. Uma melodia rica e perpassada pelas mais variadas sonoridades naturais havia sido substituída pelo seu implacável e monódico canto gregoriano. Se um novo Pero Vaz de Caminha acaso pudesse contemplar a paisagem que agora se oferecia aos olhos viajantes, teria talvez de se referir àquele monótono verde de um mesmo tipo que a tudo recobria, estendendo-se horizonte adentro, para oferecer um único produto: o açúcar de exportação.
A.história desta transição acórdica é também a da asfixia de uma diversificada policultura antes estabelecida sobre este solo de grande riqueza mineral, que era o do litoral nordestino, de modo a permitir a instalação do Engenho monocultor. Assim se substituiu o acorde-base da paisagem litorânea de quase todo o litoral nordestino. Uma nova melodia se anunciava, com sonoridades trágicas
[trecho extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.114].
então eu ouvia uma música lembrava de ti e já não podia te mostrar
via uma nuvem parecendo a cabeça de um gato e ja não podia te contar
lia um poema e não podia correr para contigo compartilhar
foi então que descobri como minha vida ficou vazia sem você
tudo perdeu a graça..
A MÚSICA
Escuta esta música, ao longe ...
Será um solo de clarinete?
Ou uma fantasia ao sax?
Ou, quem sabe talvez, uma elegia (!)
Para um instrumento ainda não criado
Não importa ...
Chega mais perto da Música,
Apruma teus ouvidos.
Ouve estes acordes.
Comprime teu rosto contra o peito
Da nota que soar mais alto.
Aí está ela,
Gritando emudecida
Entre todas as outras:
Pálida, de tanto afeto.
Afina agora teus ouvidos
para além do pulmão da nota
e para dentro dela.
Ouve a sua respiração
a um só tempo cansada
e infatigável
Percebes, no fundo dela, um secreto acorde
a pulsar como um coração sereno?
Ali esta ele,
Inteiro e pleno:
O acorde que contém a nota
A mesma que a si contém
Escuta
para além da escuta ...
– para além do ponto
onde não há mais ponto –
Se conseguires
terás ouvido o Som
– finalmente o Som –
O Som que há sob a pele,
abaixo de toda origem,
vibrando como um coração de tudo.
O Som, que é o próprio Som
Secreto, para além do Verbo ...
[publicado na revista Valittera, 2020]
Condolências ao artista.
Perdi minha arte.
Meu desenho de música e cor.
Descrevi sua singularidade.
Em breves cartas de dor.
Meias verdades em expressões.
Um único tom, vívido, resoluto.
Preso em afetivas batidas.
Viver sem você é um insulto.
SINOS
Rompendo o silêncio do campanário
Sinos da Capela tangem fortemente
Musicando com fervor o fiel rosário
Qual faz palpitar a devoção da gente
Suplicas! as badaladas do rogo diário
Aliança. O sino bate fervorosamente
Seu planger o tom de estuo cenário
Onde a fé vibra numa toada presente
Dentro d’alma bimbalha a esperança
Num hino do coração em confiança
Para o espírito cheio de fraternidade
Ribomba o sino da Capela, é batida
De crença, onde a paixão é acolhida
Nos aflorando o amor e benignidade...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
29 janeiro, 2022, 17’04” – Araguari, MG
Eu esperei. Eu imaginei uma música que não veio. Eu aguardei um frio na barriga, uma facada no peito ou algo que me fizesse desmoronar, mas eu não desmoronei. Na verdade, meus pés nunca estiveram tão lindos em um scarpin preto e minhas unhas nunca estiveram tão bonitas e eu nunca fui tão bem-sucedida. Na verdade, eu não perdi nada e só ganhei um aumento na minha autoestima, um admirador na minha vida, uma conquista na minha lista, mas eu não seria um prêmio para ele pôr na estante. Porque eu sou maravilhosa demais para ele e ele não é nada além de um rostinho bonito e um beijo bom. Eu sou inteligente, bem-sucedida, independente, poderosa e ele já não é nada. O fato é que ele não tem nada que eu admire e eu acho que é por isso que eu jamais me apaixonaria por ele. Não que eu não flerte, pois ele para mim é um flerte e como já dizia uma mulher foda, “até que eu quero amor, mas meus olhos estão no game” e ele faz parte do game, mas é apenas isso e não mais que isso e acabou, pois, eu mereço mais. Eu mereço alguém que me venere e que lamba o chão que eu piso e não alguém que esteja no game comigo e com mais quatro mulheres porque eu realmente sou uma mulher extraordinária e não mereço nada menos que o extraordinário e a devoção. Eu sinto pena. Pena das quatro mulheres mendigando o afeto dele como se ele fosse muitíssimo especial a ponto de suprir todo amor e carência delas. Eu sinto pena porque eu já sofri também por outro homem que me fez comer o pão que o diabo amassou e me transformou da rainha das flores para rainha do gelo. Eu queria abraça-las. Queria dizer que vai ficar tudo bem e que elas valem muito e são diamantes sendo jogadas a um porco. Eu queria dizer que eu nem as conheço, mas que as compreendo e que elas são incríveis, maravilhosas, poderosas e capazes de conquistar o mundo, embora elas não saibam disso ainda, mas um dia vão saber. Eu não preciso aprender isso porque eu já aprendi, porque eu sofri e sofri tanto que o sofrimento me valeu por uma encarnação e hoje eu consigo falar disso e rir. Falar do meu antigo amor enquanto degusto o melhor vinho de uma vinícola famosa sentindo o clima da serra. Hoje eu dou as cartas e tenho minha independência profissional e financeira. Hoje eu sou a minha melhor versão.
"Ela desfila devagar no tempo
ama dançar com o vento
Sua dança é música para os ouvidos
Ela não é para sentir menos
Ela sabe que a linha tênue entre enlouquecer e se manter sã está na arte
Ela ama natureza livros,filmes,música,poesia
Ela nunca se viu,não sei como se descreveria como uma dessas pessoas que adoram olhar para a lua,ou que passam horas contemplando as ondas,o pôr do sol,o nascer do sol.
Seja como for,ela gosta de ficar assim,mergulhar em uma taça de vinho...lutando contra o frio,e...sentindo a água da chuva penetrando sua camisa,e tocando sua alma.
E do som da chuva batendo nas folhas,ela não quer deixar passar um segundo,não quer deixar de se sentir,porque não quer se perder
De todas as coisas que estão no livro que ela não leu
Essa é ela
Quem teria imaginado??
Ela."
Joyce Amanajas
Música viva.
Que atravessa as barreiras da alma.
Que limpa o caos enquanto te acalma.
Que fala tudo que a boca não sabe dizer.
Música minha.
Que quando canto se torna nossa.
Quando não canto se torna morta.
Que é minha vida e meu padecer.
No teu coração
Que eu encontrei
Um outro coração
Que foi o meu que eu te dei....
Música NO TEU CORAÇÃO - Rei Wernner
O melhor da música
É sentir
Como um lindo caos e loucura
Que passeiam como uma montanha russa
Dentro de si
- Relacionados
- Frases de músicos para fotos, legendas e motivação na vida artística
- Frases sobre música que traduzem sentimentos em notas
- Frases sobre arte e música que inspiram versos e cores
- Dia do Músico: frases e mensagens que inspiram talento e paixão
- Música
- Frases Musicais
- Frases de Nietzsche sobre Música
