Mulher e Arte
“Quem deleita na arte, ofusca a insanidade que arde, mesmo a loucura querendo fazer parte.”
Giovane Silva Santos
O bom humor é que faz a existência tolerável; aliado na complicada arte da convivência humana. Sua ausência faz a vida ficar simplesmente insuportável.
A arte é uma viagem dentro de um mundo próprio, onde tudo é possível. Neste mundo pode haver dois sóis, e isso não será nem um pouco estranho, porque a finalidade da arte é criar mundos próprios e únicos.
Minha arte é como um jardim, onde qualquer pessoa pode passar e pegar uma flor, pode dar para alguém, pode receber de alguém. Por enquanto é assim que tem sido, o jardim está crescendo, e ficando cada vez mais perfumado.
Depois que descobri a tua habilidade na arte de mentir, eu constatei que minha vó tinha razão: todos, sem exceção são bons em alguma coisa.
NÃO SE ANULE
Arte de Jim Dine
Fabrício Carpinejar
Mesmo que seja um hotel cinco estrelas, se não tem liberdade de ir e vir, é uma prisão. Mesmo que seja paparicada, festejada e endeusada, se não tem como dizer o que acredita, é uma prisão. Mesmo que seja atendida em qualquer capricho, se não tem espaço para a sua solidão, é uma prisão. Mesmo que os filhos sejam educados com segurança e conforto, se não pode sair com os amigos, é uma prisão. Mesmo que tenha o que sempre sonhou ao lado de alguém, se não pode discordar, é uma prisão.
Nunca ceda a sua independência financeira e emocional a uma pessoa. Nunca se sustente de mesadas. Nunca viva sem ter um outro lugar. Nunca abdique de seu emprego, de seu contexto, de sua chave, de sua conta bancária, de suas conversas, de suas escolhas, de sua fonte de orgulho. Nunca se torne refém de uma estrutura onde é apenas uma peça secundária. Nunca transforme uma relação, feita de constante merecimento, em obrigação. Nunca se anule pela estabilidade. Só ao perder tudo perceberá que, infelizmente, nada era seu - era favor, escambo, troca, chantagem, prêmio de bom comportamento.
Estar à mercê de alguém, que não seja a si mesmo, é perigoso, é temerário, é submissão, é muito poder para depois combater.
Mesmo que pareça amor, mesmo que pareça que conquistou a eternidade, mesmo que a foto da família feliz fique brilhando no porta-retratos na sala, será sempre uma prisão.
Revista Prosa Verso e Arte
O Aquém – Eduardo Galeano
Revista Prosa Verso e Arte
Por Revista Prosa Verso e Arte
Literatura
©Joel Robison
Estimado senhor Futuro,
de minha maior consideração:
Escrevo-lhe esta carta para pedir-lhe um favor. V. Sa. haverá de desculpar o incômodo.
Não, não se assuste, não é que eu queira conhecê-lo. V. Sa. há de ser um senhor muito ocupado, nem imagino quanta gente pretenderá ter esse gosto; mas eu não. Quando uma cigana me toma da mão, saio em disparada antes que ela possa cometer essa crueldade.
E no entanto, misterioso senhor, V. Sa. é a promessa que nossos passos perseguem, querendo sentido e destino. E é este mundo, este mundo e não outro mundo, o lugar onde V. Sa. nos espera. A mim e aos muitos que não cremos em deuses que prometem outras vidas nos longínquos hotéis do Além.
Aí está o problema, senhor Futuro. Estamos ficando sem mundo. Os violentos o chutam como se fosse uma pelota. Brincam com ele os senhores da guerra, como se fosse uma granada de mão; e os vorazes o espremem, como se fosse um limão. A continuar assim, temo eu, mais cedo do que tarde o mundo poderá ser tão só uma pedra morta girando no espaço, sem terra, sem água, sem ar e sem alma. É disso que se trata, senhor Futuro. Eu peço, nós pedimos, que não se deixe despejar. Para estar, para ser, necessitamos que V. Sa. siga estando, que V. Sa. siga sendo. Que V. Sa. nos ajude a defender sua casa, que é a casa do tempo.
Faça por nós essa gauchada, por favor. Por nós e pelos outros: os outros que virão depois, se tivermos um depois.
Saúda V. Sa. atentamente,
Um terrestre.
2001
— Eduardo Galeano, no livro “O teatro do bem e do mal”. tradução Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 2006
- Relacionados
- A Arte de Amar
- Frases sobre arte que mostram seu poder transformador
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Frases femininas para celebrar o poder de ser mulher todos os dias
- Pequena no tamanho mas grande de coração
- Amor de Marido e Mulher
