Mudar de Cidade
MINHA TERRA
Minha cidade, um cromo mineiro
Ruas largas, a Matriz, árido chão
Maritacas na praça, povo faceiro
Pasmaceira, tudo calmo, ramerrão
Curicacão em bando no ar, ligeiro
Os sonhos além duma porteira, vão
O tempo no seu tempo corriqueiro
E o passado descascado no casarão
No alto da planície, cerrado e serra
Araguari, das Gerais, a minha terra
Altaneira, hospitaleira, bela cidade
Cada canto um encanto de sensação
Do meu peito canta numa só emoção
Já ida a mocidade, aboio de saudade!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
05 dezembro, 2021 – Araguari, MG
Quando compreendermos que vivemos em um mundo mais não em uma cidade entenderemos que não existe apenas uma pessoa que nós Fassa feliz mais mil milhões até trilhões delas ao nosso redor que podem
Como pode? Você ora pela pessoa amada que mesmo muito distante, outra cidade, estado ou país e ela sente exatamente o que você está orando. A alma gêmea sente a presença da sua outra “metade”
Prosperidade é...
Ir ao centro da cidade e não entrar no suepermercado, porque você já tem comida o suficiente.
Olhar as lindas peças nas vitrines e segurar o impulso de adquirir alguma delas, porque você já tem roupas o suficiente.
olhar as pessoas e enxergá-las como diamantes preciosos, às vezes por baixo da rocha dura que os protege.
Suprir as necessidades mais urgentes de alguém que realmente precisa.
É mergulhar dentro e si mesmo e estar certo de que Deus o preenche totalmente.
O que tem de cartaz com a cara de políticos espalhados pela cidade desejando feliz natal e próspero ano novo, nem a própria falsidade consegue calcular quantos são. Mas, nenhum teve a coragem e a ousadia de colocarem as suas fotos nesses outdoors enfrente alguns pontos críticos de alagamentos, congestionamentos crônicos, iluminações precárias, asfaltos ruins, obras inacabadas com a seguinte frase: "Com a força do meu mandato, a influência do meu gabinete e as verbas direcionadas, irei lutar para sanar esses problemas ainda esse ano". Ai sim! a frase boas festas, soaria com mais dignidade e credibilidade.
Em uma noite gélida, calma como o mar, nos banhando pelas luzes da cidade. Olho para o céu e não vejo a lua. Embora nao tenha uma nuvem no céu, elas ainda se escondem. Assim como nós, o falso brilho nos apagam. E eu me questiono... Aonde estarão as estrelas?
A PARTIDA DA MENINAZINHA
A menina só
caminha pela cidade bela.
E a cidade
ri e zomba
da menina velha.
Os olhos tristes
da meninazinha têm vida.
Romperão ciclos sistêmicos de desamor
sobrevivendo à presença esquecida.
A perspicácia do olhar,
camuflada em azul do céu noturno,
vai furar o cerco que a aprisiona ali.
A menina não sonha
apenas cria outras realidades para existir.
Ignora príncipe encantado.
Prefere se armar com palavras para fugir.
Levará consigo uma bomba de melancolia
que, quem sabe um dia,
explodirá em poesia.
Do meu interior
Abriga-se meu pecado
Na cidade eu vejo
Desejo, mesmo sem lá estar
Teu sou eu meu algoz
Direto e distante não ouço tua voz
Esse é o preço que pago
Alto talvez, necessário não sei
Promovi sem julgar
Mas é o que devo
Involuntário não sei
Até hoje paguei
O que amanhã não é lei
Se aguento pagar
Se ainda pago então não é meu
O pecado que levo
Talvez seja seu.
"Visitando segredos pelo tempo
Escritos em versos pela cidade
Sendeiro testemunha o vento
Transforma ciclo, festejo e verdade."
Carmen Eugenio
O LIXO DO NATAL
Demétrio Sena - Magé
Está nas ruas chuvosas e precárias de minha cidade, Magé, o lixo de Natal. Houve comemoração no mundo inteiro, mesmo com essa festa macabra e longa do Coronavírus. Umas mais modestas e respeitosas, outras bem mais extravagantes e "nem aí" para o sofrimento alheio.
Nos guetos, becos e vielas, houve os olhos de quem assistiu às festas na expectativa de revirar o lixo do Natal, no dia seguinte, para roer os ossos da ostentação, do barulho e do "nem aí". Pessoas sombrias e silenciosas, entre os restos de luzes multicoloridas fabricadas para estampar, com requintes especiais de crueldade, as diferenças sociais.
E para contribuir com o cenário, a vingança pós-ano eleitoral, dos prefeitos não reeleitos ou mal sucedidos em suas apostas: A não coleta do lixo de Natal, porque as prefeituras não honraram seus compromissos com as empresas contratadas e, os coletores, que ficaram sem seus proventos finais ou o décimo terceiro, não saíram para realizar a coleta.
Eis a performance do Natal: contrastes de ostentação e miséria, expectativas trabalhistas frustradas e vinganças políticas que penalizam, proporcionalmente, as classes cotidianamente mais sacrificadas. O lixo do Natal vai muito além do que os olhos veem.
É incrível a historia política de minha cidade, tão grande, mais ainda tão provinciana, cultura de roça, natural da minha terra, mas somos marcados pela ambição de homem e politica, que se juntam na decisão de se honrar nossa gente e respeitar nosso chão.
Mais a ambição de um futuro se assopra e se desmancham em generosas manhãs, cultivada pelas ganância e soberbas. Fechando a porteira da evolução, mas como filho emprestado e raiz acredito na mudança, creio no cidadão de pé no chão que faram o seu melhor para espantar os males que nos cercam, abrindo assim a porteira.
Cidade de Belém rica de cheiros e sabores, que em seus 405 anos nunca viu o Remo jogar uma Libertadores.
Em uma empresa, família, cidade ou país, inclusive dentro de nós, há duas energias. A energia masculina e feminina. Não tem haver com gênero ou sexo masculino e feminino. É necessário o equilíbrio entre elas. A energia masculina em uma empresa é a energia da ação. Meta. Resultado. Ação. Objetivo. Mente. Razão. Execução. Autodeterminação. Mantém o negócio funcionando, pois faz a roda girar, o negócio acontecer. O foco pertence à energia masculina que conduz em uma só direção, rumo ao objetivo traçado.Sem a energia masculina a empresa quebra, pois o dinheiro vem através da ação, pois está diretamente conectada com o resultado.A energia feminina em uma empresa é a energia da conexão. Empatia. Amor. Coração. Sentimento. Emoção. Fé. Vulnerabilidade. Faz com que os clientes e os colaboradores da empresa se conectem verdadeiramente entre si e com o seu propósito. A empresa sem energia feminina é fria e sem vida. As pessoas trabalham lá apenas por um salário. Entram e saem e não se importam de forma significativa. Falta calor humano. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Estamos em uma casa ou apartamento, em uma rua de um bairro, que fica em uma cidade de um Estado, localizado em um país de um planeta com mais de 6 bilhões de habitantes. Porém, todos juntos somos apenas uma gota no oceano de incontáveis planetas, estrelas e galáxias que desconhecemos. Somos infinitamente pequenos. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Saber que tu tá na mesma cidade e não poder te ver e te beijar é como ir ah praia não sentir a água do mar.
Pelas ruelas de minha cidade, a memória quando criança. Vêm um furacão na mente, recordando boas lembranças. Retomo ao meu passado, em Sobral com seus sobrados. Um jovial mundo da esperança.
Caxias Maranhão, Cidade dos Poetas e de uma gente bonita, forte e valente.
Terra de Antônio Gonçalves Dias e de Raimundo Teixeira Mendes.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp