Reflexões sobre mudança de vida que motivam escolhas transformadoras

⁠⁠O real propósito da vida está nas perguntas que vocês faz a si próprio, quando você compreender e entender essas perguntas fica mais fácil conseguir as respostas.

⁠Controle de quê?
Da TV?
A vida não dá para por numa caixinha.
Não dá pra ensaiar
Nem pra editar
Nem replay...
Controle pra quê?
Se a vida é arte, é improvisar, bailar, amar?

⁠Quando os problemas o visitarem, ofereça-lhes uma cadeira fria e desconfortável.

⁠Bom quando pensamos em voltar ao passado na grande maioria das vezes sempre o mesmo motivo Queremos estar no passado porque não sei viver momentos que perdemos talvez eu vou encontrar pessoas que estavam lá e não estão mais aqui vai ser uma boa, mas não. Voltando ao passado nós perdemos tudo que a gente tem no presente, sabe, determinadas situações que nos fizeram crescer estão no passado, então... Mudá-las talvez seja o mesmo que apagar quem nós seremos no futuro. O que garante que mudando o passado que traumatizou ou que fez a gente ser o que somos hoje... Se a gente mudá-lo será que automaticamente não vamos mudar também? Entende? Afinal apagamos uma parte do nosso passado que nos tornou aquilo. Talvez surgiram outros, sabe? Outra versão nossa com uma personalidade totalmente diferente daqui nós éramos. Talvez o passado tenha que ser o mesmo, então eu penso que... Eu penso que... Somos nós que deveria mudar... Nosso passado nos tornou quem somos, então nós devemos deixar o passado no passado. Queremos voltar ao passado para mudá-lo e nos tornar o que queríamos ser no futuro que o atual presente não nos permite ou é muito difícil. Não precisamos voltar ao passado, podemos simplesmente mudar o nosso presente e nos encaminhar para quem queremos ser no futuro, sinceramente, eu seria louco se dissesse que nunca imaginei como eu poderia mudar a minha vida se voltasse ao passado, mas agora eu vejo que meu passado me tornou quem eu sou. E noto que Talvez esteja na hora de criar um passado deixando para trás vestígios de quem eu quero ser agora. Eu... Tô querendo dizer que passado é o que é. No fim a resposta para a questão do "por que queremos voltar ao passado?" e a resposta é simples "queremos voltar o passado porquê é mais fácil mudar algo que já está escrito do que começar uma nova história" e é isso que o presente e o futuro são, são o começo de tudo, uma nova história da qual não sabemos como vai começar ou terminar.

⁠O instinto descreve um ato ou uma força que promove o processo de vida. (...) O destino é um princípio passivo. Descreve o modo como as coisas são.

Alexander Lowen
Medo da vida: Caminhos da realização pessoal pela vitória sobre o medo. São Paulo: Summus, 2022.
...Mais

⁠Quando nos infligem alguma dor, temos de nos segurar onde pudermos para não escorregarmos, acreditando que é possível superar o desafio, sem nunca deixar de acreditar!

⁠O sarcasmo não reconhece fronteiras entre espécies.

⁠Ciclos à Beira-Mar (poema)

Assim como o mar é salgado,
Nossas lágrimas também são.
Perto da praia, sinto-me em paz,
Ondas fortes não me abalam mais.
A água calma acalma minha alma,
E na praia cheia ou vazia, encontro um caminho.

Nossa vida é como a praia, cheia de emoção,
Com altos e baixos, mas sempre em movimento.

Assim como na areia deixo minhas pegadas,
Um carimbo no chão molhado, um sinal deixado.
O vento brinca com meus cabelos
E me deixa mais despreocupado, sossegado.

Assim como a paisagem
Numa 7 da tarde,
O sol se despede
Enquanto cores se formam.
Vermelho, laranja, roxo, azul,
Entre tantas cores que se formam e brilham,
Uma obra de arte viva e pulsante.
No horizonte, o espetáculo nos acalma,
E a natureza nos presenteia com seu encanto radiante.

Assim como no fim do dia
As estrelas já subiram,
Mostrando o céu escuro mas cheio de histórias.
O mesmo vento bate em meu rosto,
Mas agora, meu rosto está cansado, cheio de rugas,
Mas sempre despreocupado.

Assim como as ondas que vêm e vão,
A vida segue passageira.
Por que não apreciar a natureza
Enquanto se vive com clareza?

Mesmo que não percebemos em um primeiro momento, tudo está em movimento, mesmo que pareça não estar. E nós fazemos parte de todos os movimentos, e também fazemos parte das mudanças. O mudar a si, é uma escolha e decisão. E não importa o que decidimos, pois a vida segue, sem restrições. A única restrição é o bloqueio que está na nossa mente.

⁠Quando passarem por problemas, vejam além deles. Foquem na solução. Não fiquem sobrecarregados pelos motivos, intenções, objetivos, tendências que o problema teve, mas se concentrem na solução. Ficar remoendo, tentando entender, buscando respostas e porquês não vai adiantar. Olhem e enxerguem além do problema.

“Se for preciso mude!
Mude de emprego, mude de cidade, mude de país, mas mude, faça você mesmo o diferencial na sua história!”

Faço coaching em palavras viva para muitos desconhecidos, todos os dias nos lugares que passo e tenho a oportunidade de falar. Em vitória a prosperidade e a abundância são umas das mais certas leis da vida, da generosidade e de Deus.

A arrogância sangra em lágrimas do seu pedestal: as suas conquistas são muito nobres para dividir com pessoas tão pequenas que foram o seu lastro.
Mas o fruto do suor e o sangue dessas pessoas foram e serão as borbulhas no seu maldito cálice.

Inserida por jozedegoes

TODA CONSTRUÇÃO EMITE BARULHO AOS OUVIDOS , SEJA CONSTRUÇÃO DE CASA, PREDIO, MOVEL ATE UMA ROUPA(MÁQUINA DE COSTURA)....NOSSAS CONSTRUÇÕES INTERNAS DE PENSAMENTO E ATITUDES TAMBÉM GERAM E EMITEM BARULHO. E ISSO PODE ATRAPALHAR OS OUVIDOS DE ALGUÉM

Inserida por PatriciaCassEickhoff

Por vezes chegamos a uma encruzilhada e não sabemos o que fazer, e nos dizemos insatisfeitos com o que estamos vivendo.Talvez seja hora de algo mudar...
Osculos e amplexos, Marcial

QUANDO PENSAMOS EM MUDAR ALGO NA VIDA
Marcial Salaverry

Algo que nem todos entendem, mas é um fato bem real, é nossa curiosa insatisfação com a vida que estamos levando, eis que sempre estamos propensos a acreditar que merecemos algo mais do que aquilo que temos, e assim sempre estamos desejando um algo a mais, que muitas vezes sequer sabemos definir direito o que seja. Apenas queremos conseguir mais alguma coisa. Por mais indefinido que seja. O certo é que a situação atual não nos satisfaz. Ou o passado é que era melhor, ou então é o futuro que queremos modificar. Como? Sei lá, o certo é que como está, não pode ficar. Algo que precisa ser bem pensado, claro, para não complicar a vida...

Se estamos sozinhos, desejamos arrumar uma companhia, pois a solidão é chata por nos faltar alguém para dividir nossos momentos. Quando a conseguimos, muitas vezes lamentamos a liberdade perdida, quando poderíamos fazer o que quiséssemos. Então, como ficamos? Se ficar o bicho come, mas se correr o bicho pega...

Quando enfim nos casamos, o principal desejo é ter filhos, para sentir a alegria de crianças em nossa volta, para termos a continuação da família. Quando surgem os problemas com fraldas, mamadeiras, noites insones, desejamos ardentemente que eles cresçam logo, para que esses problemas acabem.

Quando eles crescem, e começam a ficar independentes, ficamos lamentando o tempo que passou, quando os conduzíamos pela mão, e não tínhamos tantas preocupações como agora, com companhias, amizades, namoros, redes sociais, e mais o que se lembrarem de acrescentar.

Então desejamos que eles cresçam de vez, passem pela terrível fase da aborrescência, perdão, adolescência, tornem-se adultos, e constituam sua família. Dizemos então que eles vão ver quanto dói uma saudade, porque eles vão começar a sentir os problemas que já tivemos... Bem, e daí, recomeça tudo novamente, agora com netos.

Enfim, o que devemos fazer para melhor viver, é aceitar o momento atual, e o procurarmos melhorar dentro das possibilidades, sem ficar lamentando o que passou, e nem projetando demais o futuro. Tomar alguns cuidados visando uma vida em boas condições é uma coisa, mas viver para o futuro, esquecendo-se o presente, e o lamentando, é outra.

Dizemos que nossa vida só será completa quando conseguirmos o que buscamos, seja quando tivermos comprado um carro ou uma casa melhor. Ou quando conseguirmos fazer uma viagem longa, que só será possível quando estivermos aposentados, mas quando nos aposentamos, surgem outros problemas, e nossos grandes projetos vão ficando arquivados.

A grande verdade, é que não pode haver melhor época para sermos felizes, do que agora mesmo. O momento presente. Sabemos que estamos vivos, e que temos condições. Então, para que lamentar o passado? Para que viver em função de projetos futuros? É valido os termos. Mas temos que viver o agora. Se não, quando ???

Sempre encontraremos desafios pela frente, e quando surgirem, devemos encara-los e vence-los. Vamos admitir isso, e procurar ser felizes, dentro do possível.

Encontrei uma citação de autoria de Alfred D. Souza, que diz:
“Por muito tempo eu pensei que minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas...sempre havia um obstáculo no caminho. Algo a ser ultrapassado antes de começar a viver. Um trabalho não terminado, uma conta a ser paga...Aí sim, a vida de verdade começaria...Por fim, cheguei à conclusão de que tais obstáculos eram a minha vida de verdade...”

Encarando-se a coisa assim, podemos constatar que não existe um caminho certo para a felicidade. Pelo contrário, a felicidade que conseguirmos sentir, poderá ser o caminho para aproveitarmos melhor a vida.

Assim sendo, deveremos aproveitar todos os momentos que tivermos. E se tivermos alguém para compartilhá-los, melhor ainda. Devemos sempre nos lembrar de que a marcha do tempo é inexorável. Ele não vai parar para nos esperar. Se não conseguirmos viver o momento presente, adeus viola. Ele será passado, e será mais uma coisa a ser lamentada.

Não podemos nos esquecer de que se estivermos sempre esperando que algo aconteça para começarmos a viver... poderemos morrer antes que aconteça...

Vamos então viver a vida? Enquanto ainda a temos? Que tal termos então UM LINDO DIA?
E claro, sempre procurando repeti-lo...

Inserida por Marcial1Salaverry

Meus textos e poesias são bons jsjs

Inserida por CamilySchmitt

Toda angústia que eu já senti na vida, acontecia por uma única situação:

Eu não aceitava minha paz.

Inserida por reflexao_compar

Mudei, mandando você sumir com uma mensagem em branco.

Inserida por tiagosaartu

Mude o percurso da sua vida e as palavras que são lançadas como flechas não o atingirão.

Inserida por LucianoSobral

Não tem como querer uma vida nova, se não quer abandonar a atual.

Inserida por carlos_alberto_hang