Modéstia
Preserve a nossa amizade, pois se ela acabar jamais serei como fui, porque modéstia a parte eu sou inteligente.
modéstia é algo incrivelmente inútil que só a usamos para que outros não veja nossa ambição que é sempre egoísta e voraz
Queria saber onde ficaria toda tua modéstia e humildade, quando for lisonjeado por varias pessoas. Continuará no bolso ou tirará?
SEM RESERVA E SEM MODÉSTIA - PALAVRAS DO EDITOR
Não raro me questiono de forma muito crítica e dura, sobre minha falta de madureza espiritual, por ter demorado tanto tempo para perceber qual é o meu papel neste mundo, felizmente hoje tenho clareza neste respeito.
Talvez, de forma um tanto torta ou desvirtuada, eu tenha produzido alguma semente de luz, com minhas ações impetuosas, presunçosas e egocêntricas, no campo da arte. Todavia, agora tenho bem transparente, na mente e nos olhos, a verdadeira razão de eu ter nascido com algum dom para escrita, para música e para poesia.
Contudo, fugindo do mundo comum, onde reina a vaidade humana exacerbada, entre os artistas com quem vivi e convivi, encontrei de fato o verdadeiro sentido para continuar fazendo arte, isto no melhor sentido da palavra escrita e pensada.
Editar novos poetas, com muita responsabilidade e consideração pela pessoa humana, e sempre revelando minha intenção para com o trabalho de outrem, fazer com que a obra publicada seja de importância para edificar leitores, não visando ganho desonesto nem ganância sobre eventuais lucros que a obra venha nos proporcionar.
É possível viver com apenas o necessário, e se concentrar no que há de melhor nos seres humanos. Portanto, a meu ver, todo artista, por mais genial que seja não terá paz nem felicidade em produzir sua arte, se não for com o propósito nobre de indicar um caminho através do seu trabalho. E mais importante ainda é aceitar, com sinceridade e amor ao próximo, que ele não é o único artista sobre a terra e sob o céu.
Há muito mais nas entrelinhas, mas isso só eu posso revelar.
Evan do Carmo 21/12/2017
Por onde a vaidade transita, a humildade, a modéstia e a serenidade se despedem. Perdemos nossa identidade, esquecemos propositadamente quem somos e de onde viemos.
A violeta é introvertida e sua introspecção é profunda.
Dizem que se esconde por modéstia. Não é.
Esconde-se para poder captar o próprio segredo.
Seu quase-não-perfume é glória abafada
mas exige da gente que o busque.
Não grita nunca seu perfume.
Violeta diz levezas que não se podem dizer.
A verdadeira beleza está na simplicidade e modéstia cativantes,
no olhar sincero, na inocência de um ser,
no silêncio penetrante, na sensibilidade que não se deixa enganar,
no perfume suave de uma flor, na tranqüilidade do mar,
na verdade inabalável do Amor!
A modéstia pode ser discutível. Um termo alternativo para modéstia, usado por alguns críticos, é a vergonha do corpo ou ginofobia. Modéstia excessiva é chamada pudico (pudor). Falta de modéstia em excesso é chamado exibicionismo.
Tu és dona de muitos talentos
muitos que tua modéstia não contou.
Sendo Deus, Ser de tal sabedoria
veio deter- te, e a capturou.
Imagina, com tantos talentos
e com sorriso de noite enluarada,
quantas almas se perderiam em seus braços
se tu não fosses capturada!
Nosso mundo se baseia em mentiras...
Se baseia em falsas modéstias.
Nós nos baseamos no que queremos ter, não no que temos...
