Minha Terra tem Palmeiras onde Canta o Sabia
O resgate
Ele colocou uma nova canção na minha boca - louvor ao nosso Deus. - Salmo 40: 3
O salmista nos disse que Deus “pôs um cântico novo na minha boca - louvado seja o nosso Deus” (Sal. 40: 3). A música não foi fácil para ele. “Ele. . . me tirou de uma cova horrível ”, ele testemunhou,“ do barro emaranhado, e pôs meus pés em uma pedra, e estabeleceu meus passos ”(v.2).
Não sabemos o que era esse "poço". Talvez tenha sido uma calamidade devastadora ou o resultado de uma escolha intencional e ímpia. Em ambos os casos, foi horrível. O lugar era indescritivelmente solitário, silencioso como a morte, e ele não conseguiu encontrar um lugar sólido para pôr os pés. Ele não conseguia sair sozinho da "argila verde". Deus levou para resgatá-lo.
Um estudioso chinês que se converteu a Cristo contou esta parábola: “Um homem caiu em uma cova escura e suja, e ele tentou sair, mas não conseguiu. Confúcio apareceu. Ele viu o homem na cova e disse: 'Pobre companheiro. Se ele tivesse me ouvido, nunca teria caído. E ele foi embora. Buda apareceu e viu o homem no poço e disse: 'Pobre companheiro. Se ele puder subir aqui, eu o ajudarei. E ele também foi embora. Então Cristo veio e disse: 'Pobre companheiro!' E ele pulou na cova e o ajudou a sair.
Deus resgatou o salmista da “cova”. E deu-lhe uma nova canção para cantar, que também podemos cantar se tivermos experimentado a libertação de Deus dos problemas.
Ele me tirou do barro emaranhado,
Ele colocou meus pés na pedra para ficar,
Ele colocou uma canção na minha alma hoje,
Uma canção de louvor, aleluia! - Anon.
O alvorecer de libertação de Deus geralmente chega quando a hora da provação é mais sombria. Haddon W. Robinson
Comunicação de integridade
Quanto a mim, andarei em minha integridade. - Salmo 26:11
Um lado do cartão de visitas de Harry Elders tinha uma foto de seu rosto sorridente. Do outro lado estava o seu lema: "A integridade pode ser comunicada".
Por meio século, Harry trabalhou como narrador e ator de rádio e TV. Um de seus projetos favoritos em andamento era o Unshackled , um programa de rádio de Chicago que dramatizava conversões para Cristo. Mas se ele estava narrando um filme sobre missões estrangeiras ou um vídeo promocional para um banco, sua integridade permeava tudo o que ele fazia. Não havia conflito entre a caminhada e a conversa. Quando você contratou Harry, você recebeu tudo dele - virtude, bondade e princípio.
Após a morte de Harry, um jornal local teve uma coluna de homenagem intitulada: "Uma voz de integridade é silenciada, mas suas mensagens continuam vivas".
Pessoas como Harry nos lembram o que Davi escreveu no Salmo 26. Começa e termina com integridade: “Eu andei na minha integridade” (v.1) e “Eu andarei na minha integridade” (v.11). Entre essas declarações, ele escreveu: “Examine-me, Senhor, e prove-me; prova minha mente e meu coração ”(v.2). O desejo de Davi era ser puro diante do Senhor para que ele pudesse adorar e contar todas as Suas maravilhosas obras (vv.6-7).
A integridade pode ser comunicada - quando somos fiéis ao Senhor em todos os lugares, o tempo todo.
Senhor, ajude-me a afastar o engano
E viver uma vida verdadeira -
E que haja integridade
Em tudo o que digo e faço. —Sper
Não há legado tão rico quanto a integridade. David C. McCasland
Tens nas mãos as carícias plenas,
O meu corpo flamejante,
E a minha boca pedindo pela tua boca,
Por mim e por ti, vou escrevendo
versos de natureza atentatória.
O amor nutre os dias da mulher
Com paixão e graça,
E organizando o coração;
Ele não deixa de ser
Uma sanidade louca,
E vera fonte de prazer.
A onipotência com que me ocupas
Faz com que eu rejeite qualquer
- roupa -
Para que eu viva vestida
De canção poema iluminada
Pelo teu semblante.
Não importa o quê desejas de mim,
Sou uma alma em liberdade,
Que busca viver a vida rejeitando
A parte ilusória - a poesia me faz companhia;
E com ela escreverei a nossa história.
Segure sua língua
Guarda, Senhor, sobre a minha boca; vigie a porta dos meus lábios. - Salmo 141: 3
Quando Bernard Baruch era um jovem empresário ambicioso, ele pediu ao rico JP Morgan que fizesse parceria com ele em um empreendimento de mineração de enxofre no Texas. Os geólogos deram ao projeto um relatório favorável, mas ainda havia algum risco. Morgan ficou interessado até Baruch dizer: "Você apostou mais que isso".
Morgan olhou para ele e respondeu em um tom gelado: "Eu nunca jogo". A palavra jogos havia acabado com o acordo. Morgan achou que investir era respeitável, mas que jogar era um pecado.
Se uma palavra, inocentemente falada, pode custar milhões, pense em quanto dano as palavras maliciosas podem causar. Eles podem arruinar a reputação de uma pessoa e destruir os relacionamentos mais próximos.
James triturou nenhuma palavra em advertência sobre o poder da língua. Ele disse que é mais fácil controlar um cavalo, guiar um navio poderoso e domesticar todos os tipos de animais, pássaros, répteis e criaturas marinhas do que controlar a língua (3: 3-8). Ele chamou de “fogo” aceso pelo próprio inferno (v.6), e “um mal indisciplinado, cheio de veneno mortal” (v.8).
Todos seríamos sábios em orar diariamente: “Guarda, ó Senhor, sobre a minha boca; vigia a porta dos meus lábios ”(Sal. 141: 3).
Senhor, vigia meus lábios,
minha língua controla hoje;
Ajude-me a avaliar cada pensamento
E guarde cada palavra que digo. —Hess
Falar sem pensar é como atirar sem mirar. Haddon W. Robinson
O canto do pássaro
Em um belo dia
Em uma rede me deitei
Para descansar o meu pensamento
Minhas angústias e sofrimento.
Mas algo atraiu mim
E deixou-me atento
Era um canto de um pássaro
Bem lá no relento.
O seu canto era forte, belo e bonito
Vós fazia refletir, pensar e até
Mesmo dá um tchau! Ao sofrimento
Percebi a partir deste momento
Que na vida pode existir contratempos
Que nós faz desistir, sofrer, e até mesmo
Querer morrer.
Por este motivo vos digo
Quer o canto do pássaro
Nos demostra que mesmo
No nosso momento difícil
Haverá belos e belas canções
E atitudes que nos fará
Se alegrar e por fim a luta contínua.
MINHA HERANÇA
Aos invejosos eu deixo o meu sucesso,
Aos aprisionadores deixo minha liberdade,
Aos inimigos eu deixo minhas glórias,
Aos meus covardes opositores eu deixo a minha coragem,
Aos hipócritas eu deixo as minhas verdades,
Aos desonestos deixo a minha mais completa lealdade,
Aos executores deixo todas as portas abertas do meu passado,
Aos injustiçados deixo a minha completa devoção a Deus,
Aos pobres de espíritos deixo a minha fervorosa fé,
E aos egoístas enfim, deixo toda minha herança.
Hoje não me vejo sem ter um horizonte a minha frente que me possibilite contempla-lo e mergulhar meus pensamentos enquanto meus pés seguem a “valsa” de se posicionarem um a frente do outro numa cadência harmônica, e minha alma aproveita o momento pra brincar de ser feliz!
Isso é correr!
Na tua pele, perdi meus sentidos
Na tua boca, perdi minha raiva
Na tua alma, encontrei todo o amor que havia perdido dentro de mim
Bom Demais!
Estou respirando novos ares,
Sinto o sabor do tempo mudando a sintonia da minha vida,
Percebo a necessidade sendo cativada, revigorada, paralisada, amada,
Como é bom ouvir, desejar, saber e apreciar a tua voz novamente!
A verdade é que ele não está nem aí!
Eu já vi na minha vida diversos tipos de pessoas. Aquelas ponderadas e amáveis. _ Amáveis de serem dignas de ser amadas pelo que são. _ As grosseiras. As arrogantes, as idiotas. Que pensam que são o máximo, acima dos outros, mas eu tive que visitá-las agonizantes num leito de hospital igualzinho as boas. Já vi pais que diminuem e criticam seus filhos o tempo todo. Já vi filhos, sobrinhos e netos tão egocêntricos que envergonham até que é amigo da família. E por fim, se é que isto tem fim, já vi maridos que dá nojo em qualquer mulher e esposas que envergonham o sexo feminino.
Ninguém, em fase alguma da vida, está ileso a convivência com este tipo de gente. Na profissão então. Nem se fala.
Neste final de semana eu vi meus acertos e erros na minha vida.
Também parei para pensar nos que erraram e acertaram comigo.
Sabe o que concluí?
***
Que não existe nenhum pai ou mãe que não vão errar. Muito menos os filhos. Mas existe uma diferença muito grande quando a gente erra tentando acertar por amor e aquele erro que a gente faz para prejudicar alguém por maldade.
***
As relações sempre são tumultuadas. Para começar, o que eu digo, não é o que você entende. E vice-versa. Cada um tem um contexto histórico na vida, a cultura e como a pessoa foi cercada de carinho na sua infância falam mais dela do que ela consegue exprimir em atitudes. Excetuando algumas pessoa muito sensíveis que têm o Dom e coragem de expressar o são e o que sentem, a grande maioria, age sem reflexão.
***
Eu não acredito que exista um pai ou mãe que amem e erram por querer. Erram tentando fazer o melhor. E o amor e algo tão louvável que ele explica atitudes.
***
Não falo de paixão ou desejo. Falo de amor. Aquele que se você tiver eroticamente por uma pessoa num determinado momento, é capaz de afastar-se dela para vê-la feliz com outra. Isso é amor.
***
Esse amor romântico ótimo para vender livros e filmes, é uma invenção humana do século IX. Casar por amor! Lindo não é? O filme acaba por aí, isso vende pra caramba! Ninguém contou que eles brigaram o primeiro ano inteiro de casamento porque os lindos e longos cabelos dela entupiram o ralo do banheiro todo mês. Ninguém contou que ele tem um chulé que só O SENHOR NA CAUSA. E de manhã? Vocês acham que venderia algum romance se o quarto amanhecesse azul de butano? Lógico que foi ela. Ou melhor, ele.
***
Amor, aquele que Cristo pergunta para Pedro é o Ágape. Existem quatro tipos de amor: Eros, que é baseado na atração sexual, aquele que é muito influenciado pela beleza física, necessário para a procriação humana; mas que a Bíblia traz muitas recomendações sobre não confiar nos nossos olhos e coração. Phileu (Philos ou Philia) que é a amizade ou fraternidade, o típico amor que sentimos por amigos e parentes. Storgé, que é a aceitação, a valorização e identificação que existe entre os familiares, expressado muito em admiração e afeto ao invés de críticas e exclusão de entes. Acontece especialmente entre pais e filhos. Justamente neste amor Storgé é que formamos o nosso senso de auto-aceitação e valor. E por último, o amor Ágape, que significa amar sem querer nada em troca. Amar ao ponto de se sacrificar pela outra pessoa. De dar sua vida pela outra.
***
Pedro negou Jesus três vezes. Com medo, temendo pela própria vida, ele a princípio defendeu o Messias até com a espada. Mas depois num rompante de auto-preservação negou conhecer Jesus.
***
Ressurreto, Jesus prepara um momento especial para ele e Pedro. Um momento de perdão e mudança. Ele sabia que sobre Pedro estaria a Igreja que Ele queria. Não uma igreja certa, mas uma igreja disposta a sempre voltar atrás, rever seus valores e reconhecer sua humanidade. Então na praia, depois de uma grande pescaria Jesus já assava um peixe à espera da aproximação feliz de Pedro. E a pergunta foi direta:
***
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro ágape?
Pedro descaído pela mesma pergunta tantas vezes e por saber a diferença da última responde:
_ Senhor, tu o sabes, agapós.
_ Então apascenta os meus cordeiros.
***
Este foi um momento espiritual e profético. Por três vezes Pedro negou a Jesus, agora, por três vezes ele afirma o seu amor. E Pedro acabou também crucificado. Deu a vida por sua fé e obra em Cristo.
***
Agora vou me apegar no “apascenta”. Apascenta é relacionar. E relacionar é sempre se colocar no holofote. É difícil ser colega de trabalho, principalmente quando você nota que tem gente que não gosta de você. Relacionar com sobrinhos, quando depois eles crescem e bebem da raiz da ingratidão. Relacionar com pessoas de uma mesma comunidade.
Minha gafe com o fedorento.
Eu fui à minha médica fazer aquela bateria de exames. Do tipo que se você puder, todo ano, deixa para o dia 29 de fevereiro.
***
Chego em casa e a secretária dela me liga para avisar que eu tinha que passar lá novamente, pois minha querida médica havia errado um pedido.
***
_ Ahhh! Como é bom ir ao médico! Na minha cidade então... nem se fala. O que não falta em Goiânia é sombra e estacionamento.
***
Lá vou eu. Cruzo a cidade. Acho uma vaga. Estaciono com uns 36 graus Celsius do Cerrado, com a umidade relativa, agradável, de 10% e ando até a clínica.
***
Adentrando-a, me deparo com vários pacientes de cara de “jurubeba na conserva”.
***
_ É! Quem fica de bom humor indo ao médico? Tudo bem! _ Pensei comigo mesma.
***
Avistei o balcão da recepção. Todas as atendentes digitando com uma “cara amarrada” e um moço todo vestido de branco, do lado de fora, escrevendo algo num papel sobre o granito. Mas, de repente, ao me aproximar... eu que tenho um enorme desvio de septo e nunca quis operar... por isso, quase não sinto cheiros. Senti um imenso odor! Uma mistura de ácido com enxofre, carne em putrefação e mais, algo indescritível, que ardeu no meu nariz.
***
_ O que é isso meninas? Vocês despejaram o quê para limpar esta clínica? Eu sou arquiteta hospitalar. Mas nunca vi um produto feder mais que o formol! _ Foi no automático. Não deu para pensar. E falei no mais e preciso, tom de voz: Alto!
***
Aí o moço do balcão olhou pra mim. Sorriu e respondeu tranquilamente: _ Sou eu!
***
Eu olhei para aquele rapaz que parecia um galã de novela. Todo doce. Com um amável sorriso nos lábios. De cima abaixo:
***
_ Que é isso garoto! Ninguém fede assim! _ E isso eu falei tampando o nariz.
E ele calmamente: _ Eu fedo sim.
_ Como?
_ Eu sou químico de um curtume. O cheiro fica em mim.
_ Ahhh! _ Isso explicava o indescritível.
***
Nisso os pacientes abriram os semblantes. As secretárias tiveram coragem de abrir as janelas. Porque ar-condicionado não faz milagres. E aquele, era um caso de milagre! Outros pacientes começaram a rir quando uma criança falou: _ Eu não disse mamãe? Que ele fedia!
***
Todos começaram a ser honestos com a situação. E eu com o nariz tampado com o indicador. Vi a aliança no dedo anular esquerdo dele:
_ Mas e a sua esposa? Ela também trabalha lá?
_ Não ela é a farmacêutica de uma indústria de cosméticos, principalmente perfumes.
_ Ah. Que bom! Então equilibra. _Não sei o porquê, mas continuava num tom alto. Acho que o “cheirinho” já tinha afetado o meu cérebro.
_ Mais ou menos. Ela só me deixa entrar pelo elevador de serviço e tenho que tomar um banho no banheiro de empregada antes de entrar em casa.
_ Bom. Pense pelo lado bom. Pelo menos você pode dizer a ela, que ganhou um marido limpinho!
_ Nada. Ela me faz experimentar um perfume novo quase toda a semana.
_ É. Cada profissão tem seus “ossos”. Que bom que vocês dão um jeitinho nesse “probleminha”.
_ É. Você tem razão. _ Sorriu e despediu-se. Louvado seja o Senhor, não esticou a mão para me cumprimentar. Que alívio! Vai que “aquilo” pega.
***
Foi só ele sair e todas as balconistas riram. E falaram mal, dele é lógico, de mim, por delicadeza devem ter deixado para depois.
***
Quando eu cheguei em casa... notei o tamanho da minha gafe. Mas o que mais me impressionou foi a espontaneidade que eu e ele conduzimos a conversa. E o quanto todos naquele ambiente estavam incomodados, mas não tiveram se quer a coragem de abrir uma janela. É impressionante o quanto o ser humano é inseguro... ou hipócrita. Ou os dois! Vai que um leva ao outro? Será?
Na minha vida hoje eu sei
Quem é dor, quem é luz, quem é fuga
Quem estraga ou quem estrutura
Quem é adubo, terra ou rosa
A minha desimportância em sua vida
É tão grande e imensa
Que as palavras proferidas
Realmente só podem ter sido mentiras
Hazaras um povo esquecido.
******
******
A primeira vez que eu vi um Hazara na minha vida foi num hotel à beira do Mar Morto. Eu estava em peregrinação para Jerusalém _Yerushalaim_. Fiquei abismada com uma moça asiática bem mais baixa que eu, de rosto arredondado, mas olhos grandes e verdes. Ela falava oito línguas. E na Jordânia relatou que não sofria preconceito, apesar de saber que nunca casaria. Pois sua raça não era aceitável para os cidadãos de lá. Como era mulçumana e muito culta não servia para o casamento.
******
Dois anos mais tarde, indo para Tiro, conheci vários Hazaris. Eles são mais tranqüilos e não tem tanto preconceito com estrangeiros. Mesmo porque eles são sempre estrangeiros na sua própria terra. O Afeganistão. Para quem nasceu num país gigantesco que de uma capital à outra demora seis horas de avião, mas em todo ele fala-se o Português é difícil compreender uma raça com uma língua e costumes próprios dentro de um país do tamanho aproximado da Bahia com tantas divergências étnicas.
******
Os hazaras são descendentes dos mongóis com os afegãos. Por isso, os olhos verdes com o rosto asiático. Porém diferem em muitíssimo dos chineses, coreanos e japoneses. Para quem os conhece já vê a diferença entre eles, eu sei reconhecer facilmente. Mas os hazaras são singulares no aspecto físico. Apesar de abrigarem-se ao longo do tempo, desde a invasão de Gengis Khan,em Cabul. Sempre foram considerados inferiores. Com a imposição do regime Talibã começou a “limpeza étnica”. Eles passaram ser exterminados como num novo Holocausto. Mas desta vez no século XXI entre mulçumanos sunitas contra xiitas.
******
Na Ásia Central nós encontramos sempre algum hazara. E quem encontra pela primeira vez um, tem um sinal de espanto mesmo. Geralmente, eles são belíssimos. Chamam muito na atenção. Um asiático de pele clara e olhos grandes e verdes diferem de todos. Têm uma profunda dedicação ao estudo e ao conhecimento. Mas no país deles, por serem considerados inferiores, têm de fazer os piores trabalhos. Existe um ditado por lá que descreve que para um afegão existem vários lugares, mas para um misturado _hazara_ somente o cemitério.
******
Num país de desertos, de uma diferença gigantesca para a superlativa natureza brasileira, você vai encontrar o asiático mais lindo de toda a Terra. Mas um povo dentro de seu país que não é considerado. Uma sub-raça. Algo muitíssimo difícil de ser compreendido por um americano. Seja de qualquer lugar que ele for. Afinal, as Américas são junções e miscigenações. No Brasil, então, muito mais.
******
Mas eu vou abrir os olhos hoje para eles, os Hazaras. Um povo esquecido pelo mundo. Mas que existe e está aí para quem quiser ver.
******
******
20/11/2015
Não quero ser perfeita!
Eu estava olhando a minha foto de bebê. Eu tinha uns seis meses. Olhos grandes e inocentes, uma incógnita. Eu hoje, mirando o futuro pela frente, que é passado. O começo dos grãos de areia, numa ampulheta a descerem.
***
O que seria daquela menininha? Qual vida levaria aquele bebê? Porque todo nenê é como uma caixa de presente, em lindo papel dourado com laço enorme de seda, sem ser aberta. Uma surpresa para o desconhecido.
***
E os anos passaram... aquela pessoazinha não descobriu-se. E por momentos na vida, viveu.
***
Como ser aceita pelas pessoas? No fundo da alma, o que cada mulher quer, é ser amada. Ser respeitada e elogiada pelo que é. Mas como ser aceita?
***
Talvez, na minha caminhada, eu me escondi. Também por desejo latente de ser aceita, moldei-me ao meio. Porém, foi de tanto moldar-me, que eu não me vi. E nunca me senti aceita.
***
Mas como eu posso pedir dos outros, aquilo que eu, nem me dei o tempo? Na minha ansiosa ânsia, de ser amada... eu não me conheci e nem me amei. Eu corri para o vento sem parar para escutá-lo. Passei boa parte da vida acumulando títulos e coisas para que as pessoas gostassem de mim. Sem compreender que o que eu mais dou e o que eu mais deixo ir é que me faz feliz.
***
Nenhum ser humano, verdadeiro, que queria ser feliz, desperdiça o seu tempo querendo ser amado pelos outros. Mas o que se ama, sente-se amado. Ele constrói sua vida no prumo dele, ao invés do prisma dos demais. Por mais que esses sejam preciosos para nós. Pode-se cortar as asas de uma águia, ela ainda assim será uma águia. Seus olhos sempre verão o sol.
***
O tempo que eu mais me senti amada na minha vida, foi quando eu encontrei Deus. Porém, entrei num ativismo onde não doei parte do meu tempo para me amar.
***
O carro mais caro. O último modelo. O celular que faz um monte de coisas, que eu uso 02% de sua capacidade. A melhor marca de computador. O programa de última geração. O corpo desenhado e como mulher, impecável. E sendo sincera, nós mulheres nos cobramos muito mais. Afinal, ainda hoje, no século XXI, as duas maiores funções da mulher são: a de ser bela e de ser útil. Um monte de viagens onde ao invés de descansar, eu usei para postar nas redes-sociais. Quanto tempo desperdiçado!
***
Descobri-me a que detesta ser o centro das atenções. Que ama andar de tênis e calça jeans. Que não precisa ter vinte e cinco bolsas. Mas a que tem uma explosão de risos quando tropeça na rua. Muito que eu quis, quis para me aceitarem, para me amarem. Só que quando conquistei tudo isso, ficou pesado demais. Eu fiquei cansada.
***
Muito que mais queremos, não faz sentido algum. E muito que mais desejamos, nem conhecemos. Quando temos o que achávamos que queríamos... procrastinamos o essencial.
***
Eu fui num movimento retilíneo uniformemente acelerado para longe de mim, para chegar aqui e descobrir que a pessoa que precisa olhar para aquele bebê e amá-lo sou eu. Todos carregamos uma criança dentro de nós, louca para ser amada. Quem tem a oportunidade de conhecer a Deus, por mais teimoso que seja, um dia Ele irá te mostrar o seu “eu-bebê”.
***
E sabe o que mais interessante eu concluí? Que as pessoas não vão me amar, nem pelo que eu tenho, nem pelo que eu sou e muito menos pelo que eu faço. Elas me amarão porque elas amam. Porque o Dom de amar é singular. Cada um, ama do seu jeito. Isso me livra do fardo de ser perfeita. Eu posso assim me amar!
30/03/2019.
"Que o dia seja leve, doce e repleto de felicidade, pois mesmo que tentarem roubar a minha paz, o dia será leve, doce e repleto de felicidade."
A rima de minha poesia está nas palavras desarrumadas, na nobreza da espada nua e no vazio infinito da alma.
A tua delicadeza preenche
todo o meu coração, e provoca
intensamente a minha paixão;
já te percebo como mestre
experiente em sedução,
és dotado de estelar persuasão.
As nossas almas
estão em plena afinação,
nós temos o melhor dos amores
de os todos séculos,
e [escritas] todas as poesias;
as nossas mentes estão amiúdes
planejando fantasias - inauditas.
O amor flecheiro atingiu
os nossos sonhos mais etéreos,
tens o astral dos homens
- eternos -
juntos iremos
ambiciosamente muito
além dos doces amplexos.
Por você aprendi a mudar
o olhar,
estou reaprendendo
o sentido de amar imensamente;
a poesia é a redentora
que me trouxe para você,
e estamos atraídos
surpreendentemente.
Escolhi você para ser sutil
o enólogo dos meus beijos
que virão diversificados;
e os meus sabores não sairão
dos teus lábios:
o amor é o vinho
que fascina os sábios.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp