Minha Terra tem Palmeiras onde Canta o Sabia
Vento sem Destino -
Passaste na minha vida
Num passar de despedida
Fiquei só no meu caminho
E o silêncio que deixaste
Foi a prova que passaste
Como um vento sem destino.
E o sono não chegou
Tudo em mim por ti passou
À luz d'uma lanterna
E as manhãs não acordaram
As noites não passaram
A Madrugada foi eterna.
E foi eterna a tua ausência
Uma dor em permanência
Que o silêncio não calou,
As estrelas não chegaram
Os sonhos não passaram
E eu nem sei por onde vou.
Mas se um dia o firmamento
Me trouxer por um momento
O teu olhar que sabe a fado,
Hei-de florir em verde esperança
Como um sonho de criança
A cair no teu regaço.
A poesia inspira minha alma
Me inebria, me acalma.
Assim vou vivendo cada momento,
Contigo em meu pensamento.
O seu sorriso está na lembrança
Como a alma de uma criança.
Desperta desejos em mim,
Será que existe alguém assim?
Adeus, amigo.
Chame-me meu amigo
Quero ter uma prosa com ele
Amigo véi,
Tá chegando minha hora
Findou meu caminhar
Gostei da jornada, não tenho nada pra reclamar.
Fiz quase tudo que estava previsto
Fiz também alguns imprevistos
Mas nada que possa me envergonhar
Li o livro todinho, não deixei nenhuma página passar.
Umas eu conto, outras é melhor não contar.
Amigo véi,
Cabra valente, nunca me faltou com a palavra dada.
Ferro na casa de ferreiro, amigo de dores e festejos.
Comemore a minha ida com alegria e fale pra todos do amigo que tinha
Amigo véi!
As dores tão querendo atrapalhar
Os olhos teimando em fechar
Mas já tô no dia e no lugar.
Ora, o momento pode esperar.
Amigo véi
Quero me desculpar
Porque minha amizade nunca conseguiu, com a sua empatar.
Mas fico feliz sabendo que a sua tá em primeiro lugar
Amigo véi!
A hora acabou de chegar
A ordem vêi lá de cima e eu não posso questionar
Faça-me o último favor
Chame todos pra cá
Mulher e filhos fiquem com Deus
Adeus, amigo
Amigo, adeus.
Queria poder dizer que foi muita sorte da minha parte ter te encontrado, mas um amor tão grande desses não pode ter sido só obra do acaso, eu sei que foi obra de Deus. Uma vez eu li algo que dizia mais ou menos isso: coloque Deus à frente de sua vida e tudo dará certo. E assim eu fiz, entreguei todos os meus planos nas mãos dEle, e confiei no que Ele tinha reservado pra mim. Sem receio, sem cobranças, sem pressa! Que bom que Ele me atendeu, que bom que Ele não falha, que bom que Ele sabe de todas as coisas e, melhor ainda, que sabia o quanto eu precisava de ti. Não há preço que pague todo o amor que você fez brotar em meu peito, todas as emoções já vividas dessa forma tão intensa, todos os sorrisos frouxos impregnados nas mais diversas lembranças e toda a paz que você me trouxe. Sei que nessa vida tudo é efêmero, mas eu tenho a certeza de que esse amor e todos os momentos já compartilhados ficarão guardados na memória e gravados no coração pra sempre. Aliás, você é pra sempre! E eu te manterei aqui, guardada, porque você já é parte de mim, a melhor e mais linda, diga-se de passagem. Por mais que a vida venha a tomar outros e novos rumos, você será sempre lembrada por mim como a dona das minhas lembranças mais lindas e dos meus sentimentos mais puros. OBRIGADA. Por toda luz, por todo aprendizado, por todo carinho e por tantas coisas que não caberiam nesse amontoado de palavras. E não esqueça que, perto ou longe, de uma forma ou de outra, eu estarei aqui, como sempre estive. Por amor, pra você.. Nessa batalha incansável entre a paz e a saudade. Te amo, infinitamente.
Na minha infância aprendi que a Bíblia era a Palavra de Deus, na juventude segui o pensamento que dizia que continha a Palavra, hoje afirmo que ela, como outras fontes, se faz Palavra de Deus, se atualizada pelo Espírito, pois a Palavra de Deus não é letra é poder.
Ivo Fernandes
Alguns jovens me dizem não estou conseguindo lidar com minha ansiedade, eu assustaria sem não o fossem ansiosos, o mundo consumista criado pela indústria cultural para beneficiar os donos do capital fazem mais vítimas em tempos supostamente normais que covid-19, a indústria cultural cria mortos vivos.
Enquanto teólogo qual minha classificação? Colegas chamados conservadores me classificam como liberal. Não tenho problema com esse termo, só lamento o fato de considerarem que, a partir dessa nomenclatura que me dão, se sintam no direito de dizer no que creio ou não creio, ou de julgar minha fé a partir de suas análises.
Se por liberal estamos falando de pessoas que buscam estudar os textos religiosos usando métodos investigativos e hermenêutica contemporâneos, em vez de depender de estruturas dogmáticas que não se abrem para a pesquisa histórica, então sou um liberal. Se for em razão da minha afirmação de que as Escrituras não são Palavra de Deus em absoluto, e sim testemunhos de uma comunidade de fé que pode se fazer Palavra se atualizada pelo Espírito, então sou liberal.
Agora, não confundam tais métodos e afirmações com minha fé. Nem julguem minha piedade por causa delas. Minha fé é um acontecimento existencial, tem haver com um encontro e não com um conjunto de letras. Se me perguntarem como me classifico enquanto teólogo, prefiro ser considerado como um teólogo para o meu tempo, ou apenas um teólogo marginal.
Ivo Fernandes
Prefiro um lápis em minha mão do que uma faca em meu peito atravessando meu triste e solitario coração
Uma parte minha Senhor te pede para me contentar com que tenho, mais a outra grita, suplica, me dê esperança,força para lutar, para que eu algum dia me orgulhe da pessoa que me tornei.
A minha cama virou minha maior inimiga principalmente depois que as lembranças viraram pesadelos e os sonhos viraram traumas.
Minha alma grita
Minha mente se perde no meio de tanta bagunça
Meu sentimento é um mix de fogos de artifício
Meu coração não para, acelerou tão rápido que me senti em uma corrida com o Usain Bolt
Meu corpo sente tantos sintomas que me sinto em um questionário médico
Mas a minha boca...
Ela não luta, ela se rende no primeiro sinal de perigo
Ela prefere ver do que agir
Ela sofre medo
Medo de não ser persuasiva o bastante
Medo de lutar
No fim ela sabe que será vencida por outro de qualquer jeito, mas não pelos argumentos e sim porque o outro não teve medo como ela
