Mestre e Discípulo
O OUTRO LADO DA VIDA
Um discípulo procurou seu mestre e perguntou:
- Mestre, como posso saber se existe mesmo vida após a morte?
O Mestre olhou para ele e respondeu:
- Encontre-me novamente após o sol se pôr!
O discípulo, meio contrariado, esperou algumas horas, ansioso pela resposta.
Logo que o sol se pôs, o discípulo voltou e o Mestre afirmou:
- Você percebeu o que houve? O sol MORREU!
O discípulo ficou sem entender nada, julgou tratar-se de uma brincadeira.
- Como assim, Mestre? Perguntou o discípulo, o sol NÃO MORREU, apenas se pôs no horizonte!
O Mestre respondeu:
-Exatamente! O mesmo ocorre com todos nós após a morte, se confiássemos apenas em nossa visão física, nos pareceria que o sol deixou de existir atrás da montanha. Mas, no instante em que ele “MORREU” no horizonte para nós, ele nasceu do outro lado do mundo e se tornou visível para outras pessoas. O mesmo princípio rege a nossa alma, após a morte do corpo, ela - a alma parece desaparecer aos nossos olhos, mas NASCE no Plano Espiritual, a chama do ESPÍRITO não se apaga, ela apenas passa a brilhar do OUTRO LADO DA VIDA!
Hugo Lapa
Pode ser visto como um mero conto ou uma forma diferente de PERCEBER a vida, esta VISÃO de Hugo Lapa CONFORTA pela crença na CONTINUIDADE, traz a ESPERANÇA que as MUDANÇAS ocorrerão, mas não serão RADICAIS a ponto de nos sentirmos PERDIDOS no PÓS VIDA MATERIAL, o REENCONTRO com nossos ENTES QUERIDOS que "partiram" antes é algo de FORMIDÁVEL, MAGNÍFICO, SENSACIONAL e nada de errado há em crer nesta LINHA DE RACIOCÍNIO, afinal, a VERDADE VERDADEIRA NINGUÉM CONHECE, ou pelo menos, NÃO PODE PROVAR, de certeza mesmo é que o FIM DA VIDA MATERIAL chegará para TODOS e A VIDA CONTINUA também para TODOS!
Seria importante comparar a diferença entre o MUNDO QUE VEMOS através de nossos limitados sentidos e o MUNDO REAL!
Alguém consegue ver as ONDAS DE RÁDIO que transportam infinitas comunicações pelo mundo afora?
Alguém consegue ver uma IMAGEM DE TV sem um aparelho de Tv?
MAS ELAS EXISTEM!
“Os discípulos de Jesus que relataram as palavras e as ações do mestre... não podiam deixar de aspirar à máxima veracidade e exatidão, já que para eles tratava-se da fidelidade a um imperativo religioso e não lhes era lícito afastarem-se do que realmente aconteceu; deveriam
transmitir, com a maior exatidão, as palavras do mestre... pois se não se ativessem fielmente aos fatos teriam colocado em perigo sua salvação eterna. Não lhes era lícito mentir”
[professor David Flusser - judeu]
Um discípulo perguntou a seu mestre qual seria a diferença entre filosofia, metafísica e teologia. O sábio, respondeu ao aluno:
A filosofia se define na seguinte situação, você se encontra em um quarto escuro com um gato preto e tenta pegar o animal.
No caso da metafísica, você está em um quarto escuro sem um gato preto e tenta pegar o gato preto.
No caso da teologia, você se encontra em um quarto escuro sem um gato preto e tem a certeza de que já pegou o gato preto.
E, chegando-se a Jesus os discípulos os despertaram, dizendo:
-Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.
E disse-lhes: ONDE ESTÁ A VOSSA FÉ? "
( Lucas 8: 22-25 )
O Mestre e a perfeição
O discípulo aproxima do Mestre, que estava olhando para o céu a meditar, e pergunta:
- Mestre, como faço pra alcançar a perfeição?
O Mestre, sem tirar os olhos das estrelas, responde:
- Perfeito só Deus! - O Mestre, depois de fazer uma longa pausa, continua. - Mas, só há três caminhos para se alcançar uma parte da perfeição. O primeiro é pela fé. O segundo é pela caridade, o terceiro, e último, é pela união. Por sua vez, cada um tem a sua companheira inseparável.
- E qual é, Mestre? - pergunta o discípulo bastante atento nas suas explicações. Este, olhando agora para o discípulo, diz:
- A fé tem mãos dadas com a esperança. A caridade com o altruísmo e a união com a humildade.
- Tá certo, Mestre, mas acho que o senhor está esquecendo-se da nossa Lei Maior, ensinada por Jesus Cristo, que é a Lei do Amor. Esta sim é a mais importante! - retruca o discípulo.
- De fato, você tem razão. A Lei do Amor, ensinada pelo homem mais sábio que já passou aqui nesta terra, é a nossa grande Lei e a mais importante de todas elas.
- Então, Mestre, se o senhor concorda comigo, por que o senhor não falou logo?
- Porque nem tudo se precisa dizer, quando já é sabido por todos nós o óbvio. Para tanto, a fé é puro amor a Deus, ao qual nos dá esperança de dias melhores. A caridade é puro amor ao próximo, ao qual nos dá a certeza de sermos mais humanos. E a união é puro amor a nós mesmos, ao qual nos ensina a ser mais humilde. Portanto, alimentando a fé, a caridade e a união, estar-se alimentando o amor, nossa Lei Maior. E só desse modo, você alcançará, certamente, a quase perfeição. Porque perfeito mesmo, só Deus!
A RESPOSTA INTRIGANTE DE UM MESTRE
Certo discípulo um tanto intrigado,
procurou o seu mestre com uma
pergunta:
- Senhor, por que existem tantas
religiões?
- Para religar o que estava desligado.
- e o que estava desligado?
- A ignorância - respondeu-lhe o mestre.
O VERDADEIRO MESTRE, TORNA SEU DISCÍPULO (ALUNO) MELHOR QUE ELE, MAIS SÁBIO, MAIS RÁPIDO, MAIS FORTE.
E O VERDADEIRO DISCÍPULO (ALUNO) MESMO SENDO MELHOR, MAIS SÁBIO, MAIS RÁPIDO, MAIS FORTE QUE SEU MESTRE, ELE TEM A HUMILDADE DE SABER QUE SEU MESTRE, SEMPRE SERÁ SEU MESTRE!
(ASS: PASTOR E MESTRE, CARLOS - 01/10/2017)
“Para todo aquele que é discípulo do Mestre Jesus, não importa as hierarquias. O que importa mesmo, é ajudar a quem necessita, sem perguntar de onde vem.”
Quando li esta frase de Paolo Mantegazza: "Mestre que não é amado pelos seus discípulos é um mau mestre." Eu me desesperei para a entender e, o que está acontecendo comigo. Será se a culpa é toda minha? Então, depois de um tempo de agonia e inquietação no espírito, confortei-me na concepção em que tenho alunos e não discípulos. Aff, que alívio!
" Quando mestre e discípulo se percebem, eles se confundem. Mestre passa a aluno e aluno passa a mestre."
O discípulo chegou ao seu mestre, e perguntou:
- O que eu faço para ter uma ideia genial?
- Nada - respondeu-lhe o mestre.
Então, o discípulo foi ao rio e nadou o dia inteiro.
O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.
Lucas 6:40
O verdadeiro mestre não é aquele que necessariamente quer ensinar, mas o passa aos seus discípulos o que recolheu nos livros da vida.
(Guy Barreto)
Explicando a frase: "Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre."
Na história da Filosofia, vários aprendizes superaram seus mestres, como Alexandre Magno (O Grande) era perceptor de Aristóteles, e o superou; Aristóteles superou Platão, seu mestre; Platão superou Sócrates, seu mentor e assim por diante. Podemos concluir então, que o mestre passa seus ensinamentos ao discípulo e o discípulo une os seus conhecimentos próprios aos conhecimentos do mestre. Esta é a conclusão filosófica que se pode tirar desta frase.
"Um dia um discípulo perguntou a seu mestre, porque a vida era tão complicada? Depois de pensar alguns instantes, o mestre vira e diz ao discente: A vida não é complicada, os homens que a fazem ficar assim cheia de regras, normas e leis. Se eles se preocupassem em ser e viver a si mesmos tudo seria um ciclo das Leis Divinas, únicas em essências e diretrizes. Dentre elas as que mais faltam ao homem conhecer em sua profundidade, são: a lei de evolução, de causa e efeito, de correspondência dentre outras". César 21/08/2011.
" O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. "(Lucas 6:40.)
Vejo muitos que querem ser superiores aos outros, pregam humildade, falam da humildade, mas creio q nem imaginam o que realmente é ser humilde, para alcançar seus objetivos não se importam se estão matando alguém, dizem q vivem o evangelho, mas para mim só conheço um viver semelhante a este, o q vivem os animais selvagens onde só existe uma lei a do mais forte, e ainda assim irracionalmente respeitam a Deus porque só matam o suficiente para suprir suas necessidades, ao contrário na nossa sociedade hoje matam para se satisfazer do poder q adquirem, para se sentirem poderosos como Deus, nosso verdadeiro Mestre.
Deixa-me vos lembrar de alguém q quis ser como Deus, isto se passou entre o ano 605 a 536 a.C. neste tempo em Babilônia houve um rei de nome Nabucodonosor, rei q por Deus foi permitido q dominasse muitas nações, se tornando assim temido por todos os povos, mas seu egocentrismo foi tão grande q se sentia um Deus, e queria ver todos os povos se prostrarem diante dele, para q isso se consumasse construiu uma estatua e ordenou q determinadas horas do dia todos se prostrassem e adorassem a esta estatua, no entanto seu desejo não era q adorassem o deus q ele criou mas sim para q sentisse seu poder vendo o temor do povo acatando sua ordem, só queria se sentir o maior, tirando até mesmo a glória de Jeová Deus -Todo Poderoso. Mas isso não seguiu assim e Deus deu um tempo para q se arrependesse, foi usado por Deus para refinar seu povo, levar ao povo de Isrrael o arrependimento e dependência a Deus, mas Nabucodonosor não se contentou e quis ser mais q um servo, como Deus o chamou em um versículo escrito no livro de Daniel ao qual não me lembro onde exatamente. (Daniel 1,4. conta a história deste rei tolo.)
Deus por sua misericórdia deu a ele um ano todo para q se arrependesse, isto não aconteceu, levando Deus a fazer com q ele se tornasse um louco por sete anos, vivendo como um animal comendo erva no campo e sendo molhado pelo orvalho na noite, totalmente inconciente, depois de sete anos reconheceu a Deus e voltou a sua lucidez, vc seguirá tentando passar por cima de todos para alcançar seus objetivos, tens um exemplo forte aki a misericórdia de Deus é infinita mas ele é justo e puni aqueles q tentam passar por cima de seus pequenos e mais ainda de a ambição passar por cima dEle q é o Altíssimo, arrependa-te enquanto há tempo, a unica maneira de começar a viver o Evangelho de Cristo e arrependendo-te e sabendo q jamais deve sentir-se maior q seu irmão sendo servo não sr. Cristo veio e nos deu este exemplo, deixou toda sua majestade no céu, e se fez homem sendo servo de todos os irmãos, quem somos nós para querer ser mais q nosso irmão ou nosso Mestre? Nos nossos dias vemos muitos pastores q usam o nome de Deus para serem adorados, vos digo em nome do Sr. abram os olhos, seu tempo de comer erva pode estar próximo não quera sofrer a justiça, reconheça a Deus temam a Ele e mudem seus hábitos....Arrependa-te enquanto há tempo.
By C.R.F.
