Mensagens de Educação
Quando você é um aprendiz, o mestre está lá para lhe ensinar.
Quando você é experiente, o mestre está lá para lhe aperfeiçoar.
Quando você já sabe tudo, o mestre está lá para lhe mostrar, o que já não serve mais.
(preste atenção, cada um é um mestre)
Ela aprendeu a ser forte na marra...a vida nua e crua ensinou assim... ela enxugou as lágrimas, levantou a cabeça e seguiu em frente .. ela se fez de aço, se fez de pedra , se brindou.. ela agora é fortaleza ... mulher de garra , de coragem , mulher de fibra.. doer , ainda dói e sempre vai doer .. mas ficar no chão é escolha.. é opção...e ela não ficou ...
Como pode em uma pátria o ensino na sua base educacional excluir a prática do hino nacional ?
Como serão esses jovens sem o civismo?
Práticas que além do lar formam e salvam cidadões.
Brasil sejam justos com a juventude em suas formações.
Educar é a mais bela forma de aprender.
E é aprendendo que valorizamos a identidade e as práticas do campo.
Não somos profissionais da educação, somos profissionais da aprendizagem, e nossa atuação não se limita a papel e lápis.
O tempo todo está se aprendendo e ensinando, e na maioria das vezes, não se dá conta das coisas que se aprende e ensina. Uma pessoa sábia está disposta a aprender e a desaprender, por prestar atenção nas causas, circunstâncias e buscar bons resultados para a sua vida, jamais quer estar a mercê das consequências.
A história ensina, talvez, pouquíssimas lições claras. Mas certamente uma dessas lições aprendidas pelo mundo com grande custo é que a agressão sem oposição se torna uma doença contagiosa.
Dor é alerta, alarme, melhor professor; ensina, sem nenhum entrave, a lição que deve ser assimilada urgentemente.
O maior desafio que enxergo
Para a educação no mundo atual
É fazer com que os sistemas de ensinos
Percebam o que verdadeiramente importa
Dentre a extensa lista
de habilidades e competências
Que a BNCC estipula como metas.
Incluir na educação é mais complexo
Do que os sistemas de ensino
Pregam como conquista, pois
Quando se matricula
Um aluno com necessidades
Especiais de aprendizagem
Os discursos não podem ser
Distorcidos da realidade,
Pois do contrário
A escola passa a ser um
Foco de exclusão.
Com a vida aprendi que ela
acaba sem maiores informações.
A poesia me
ensinou a trazer
beleza, mesmo
quando tudo em volta desmorona.
Na música descobri meu ritmo, minha essência e a não respeitar as fronteiras que criei na mente.
Com o tempo aprendi a caminhar na tempestade, já visualizando o sol.
Com o sol aprendi que o tempo sempre passa, e muitas vezes passa rápido demais para que eu possa entender algumas situações.
Com a noite aprendi a enfrentar o medo de que
mesmo que eu não veja, minhas estrelas continuam lá.
Com a mente aprendi que não devemos andar sozinhos, mesmo nos sentindo observados a todo tempo.
Com os sentimentos, aprendi a respeitar a mim, e a todos que amo com qualidades e defeitos.
Aos céus aprendi a ser grata por todos esses aprendizados.
Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.
O professor que pensa certo deixa transparecer aos educandos que uma das bonitezas de nossa maneira de estar no mundo e com o mundo, como seres históricos, é a capacidade de, intervindo no mundo, conhecer o mundo.
"Procure ser equilibrado em suas atitudes. Antes de ensinar, aprenda; antes de ofender, coloque-se no lugar do outro ".
"Tem aprendizados que os livros nos ensinam, outros que as pessoas nos ensinam e tem aqueles que a própria vida ensina."
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
