Mensagens de Educação
Mas o que o SABER tem a ver com o SABOR?
O movimento “ensinar-aprender” que contempla os momentos de busca, de conhecimento, de entendimento, ou seja, de tudo o que está à nossa volta, na escola, deve estar ligado aos momentos de DEGUSTAÇÃO DO SABER.
Por isso, todas as escolas deveriam ensinar o aluno a DEGUSTAR AS DISCIPLINAS, tornando-as assim, algo SABOROSO.
O SABER com SABOR desperta o bem mais precioso de um aluno: O DESEJO PELO CONHECIMENTO!
Professora
Você aprende na escola
E logo aprende mais na faculdade,
Depois disso pega seu diploma...
Então talvez olhe para a vida e diga:
Agora eu tenho muito que aprender contigo!
Mas se não fizer isso,
Não se preocupe,
Pois querendo ou não,
A vida será sim a sua
Última professora!
"Escrever foi um dos melhores instrumentos que encontrei para expressar aquilo que não conseguia dizer.
Gradativamente me vi com o poder nas mãos... De criar! Me criar! E recriar.
Sou muito grato a todos os meus educadores a começar pelos meus pais!"
- William CalixtoB
"Eduquem as crianças, para que não seja preciso punir os adultos".
- Pitágoras
Ao longo da jornada nos transformamos todos e não se sabe mais quem ensina e quem aprende. Esta é a perfeição da oportuna-idade, um tempo de se ver em cada um.
É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que uma professor na atualidade ensinar um aluno que não quer aprender.
O professor excepcional é aquele que cria constantemente desafios aos seus aprendentes, criando assim vínculos de respeito e confiança que fluem automaticamente, pois no momento que demonstro interesse pelo outro, é recíproco o sentimento.
Professor.
Só queremos o ar puro
direito do trabalhador
ensinamos no escuro
pela luz do nosso amor
o que seria do futuro
se não fosse o professor.
Novo sistema , nova forma de educar e aprender:
Ficar desaprovando, punindo pessoas que são ruins em matemática por exemplo, não resolve nada.Certamente a pessoa não tem interesse e dom nisso, mas com certeza gostam, se interessam e tem dom em outra matéria e deviam focar nisso os resultados seriam maravilhosos.
..."Quando um professor não ensina um aluno a pensar, o mundo se engrandece na ignorância e ganha mais dois idiotas."... Ricardo Fischer
O adulto pode ter o melhor educador existente, se ele não quiser aprender, nenhum aprendizado acontecerá, no entanto, se ele quiser, terá excelentes aprendizados, mesmo tendo um péssimos educadores.
Quanto mais o tempo passa
mais fácil perceber o quanto
mais temos a aprender
do que ensinar às crianças.
Ensinar não é ditar e educar não é ensinar. É ensinar dar independência de pensamento ao aluno, fazendo com que de per si progrida: o professor é guia. É educar incutir no estudante o espírito de análise, de observação, de raciocínio, capacitando-o a ir além da simples letra do texto, do simples conteúdo de um livro, incentivando-o, animando-o. No fazer do estudante de hoje o cidadão de amanhã está o trabalho educacional do professor.
A maneira tradicional de aprender e ensinar no Brasil é o enciclopedismo raso e dogmático. É como se o objetivo do nosso ensino fosse transformar crianças brasileiras do séc. XXI em crianças francesas do séc. XIX, nós precisamos de uma educação radicalmente diferente, analítica, capacitadora e dialética, uma educação que apresente cada disciplina de pelo menos dois pontos de vista contrastantes. O objetivo não é decorar a enciclopédia, o objetivo é adquirir as capacitações de análise e de síntese.e libertar a mente.
Professores de Língua Portuguesa - utilizem os sonhos dos seus alunos para produção de texto e ensino de gramática em sala de aula. Primeiro, solicite que tragam escrito, manualmente, o relato daquilo que sonharam na semana, no dia anterior ou algum sonho que os tenha impactado. Depois, escolha na sala alunos-revisores do sonho e por fim, discuta e debate os sonhos que forem possíveis nos 50 minutos de aula. Vocês estarão valorizando a história subjetiva dos seres humanos que constróem o mundo junto com vocês em sala, poderão conhecer os alunos e seus comportamentos e finalmente, terão material para ajudá-los em seus desafios para equilibrar suas personalidades. Vamos nessa?
Aí, a gente aprende que só se aprende com o tempo. Ensinar o aluno a aprender é o mesmo que ensinar o professor a ensinar.
- Relacionados
- Poemas sobre a Educação
- Frases Pedagógicas
- Frases de Pedagogia: reflexões inspiradoras sobre educar e transformar
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
