Mensagens de Reflexão sobre Educação
Existe uma diferença abismal entre sinceridade e falta de educação.
Sinceridade é ser elegante para expor o que pensa sem ofender ou magoar as pessoas.
Se a sua sinceridade ultrapassa o limite moral do outro já é falta de educação.
Sejamos elegantes: pensar um pouco antes de falar não fará mal a ninguém!
Falarmos em educação sem enfatizar boa alimentação, é como tentar decidir os rumos de um veículo sem combustível.
A educação em casa e em qualquer lugar pode projetar e treinar um guerreiro ferido ou um guerreiro curado.
A educação faz a cultura e a cultura faz a educação.
A casa, a rua e a escola se entrelaçam como lei natural.
A sociedade ainda é um bebê e o manejo e projeção consciente ainda se faz necessário.
Valorize aquela pessoa que pergunta, como foi seu dia
Não só por educação mas porque se preocupa com você
Valorize aquela pessoa que te apoia, que te dá mão, quando tudo nao ter mais solução
Valorize quem te ame, mesmo sabendo das suas imperfeições
Valorize porque são raros
A educação cabe em qualquer lugar, e isso inclui as redes sociais; mas, às vezes, ou melhor, na maioria das vezes nos esquecemos disso, infelizmente.
Praticar bullying é coisa de quem foi mal educado. E o respeito ao próximo faz parte da educação famliar.
⚕️
No dia em que tivermos educação e saúde públicas de qualidade, aí sim, estaremos diante de políticos dígnos de seus postos governamentais.
A problemática do lixo inadequadamente descartado envolve questões de saúde, educação e responsabilidade ambiental.
Instinto criminoso
O instinto criminoso está no genes ou na educação?
Será o gene algo programado, imutável coisa de "destino", algo como: tinha que ser assim e assim o foi, ou será, a educação responsável pelas sucessões, omissões e negligências? Faça o que eu digo e não o que eu faço!? E o espelho onde fica?
Será a genética uma conduta assistida, uma cultura enraizada ou uma educação mal definida, pouco resolvida e nada conhecida? Não sei, talvez dependa da visão de quem o olha.... A unica coisa que eu sei é que... Criar não é educar!
"Educação é possibilitar ao homem o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, garantindo sua autonomia e independência."
#digaNÃOparaoCRIAR
"A recompensa da educação descompromissada e desajuizada é o vislumbre da ideia do espelhamento, teoria da reprodução, aquilo que presencio, aplico.
Falando em Educação: quando não se cobra (no sentido de incentivar) se acomoda, estagna. Quando coloco o discente e sua família como coitados, indiretamente, estou alimentando a exclusão. Dizer "coitadinhos"; "vulneráveis" gera ação meramente assistencialista, que em nada ajuda. Visualizar e atacar por meio de ação planejada sim gera atitudes logo mudanças longitudinais, não assistencialismo momentâneo que nada mais é que manutenção da dependência, falta de confiança e prisão; servidão.
A pobreza é devastadora para crianças inocentes. Elas merecem infância digna, comida e educação. Fome afecta desenvolvimento físico e mental. Precisamos apoiar iniciativas para um futuro melhor.
Enigma
Sou uma mulher que a vida ensinou a dar valor às pequenas coisas. Talvez pela educação que recebi. Talvez por morar numa cidade pequena. Talvez porque não tive tantas e tantas oportunidades como às de hoje ou talvez porque já nasci com este olhar que crê nas belezas que a natureza oferece.
Sou uma mulher cujo semblante quer dizer muitas coisas. No olhar há um livro a ser decifrado, cada página uma história, cada linha um segredo. Assim sou eu, cheia de enigmas como qualquer ser humano, que tem dentro da caixa seus segredos.
Sou uma mulher, que às vezes se sente tão adulta que leva no ombro o mundo inteiro e outras vezes tão frágil quanto uma criança que ainda brinca de ser feliz.
Assim, sou eu, às vezes uma criança, noutras mulher.
- Relacionados
- Texto sobre Educação de Paulo Freire
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Textos de Paulo Freire que resumem suas ideias pedagógicas
- Poemas sobre a Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
