Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
SALVE OS NOSSOS PROFESSORES
Autor: Pezão da Timba
Aos mestres com carinho
Que por todos os caminhos
Ensinaram com amor
Assim, todas as gerações
Aprenderam profissões
Pelas mãos de um professor
Triste e dramático
Ver políticos asnáticos
Que não dão real valor
Àqueles que um dia
Com muita galhardia
Os ensinaram com amor
E com amor e educação
A nossa nação tem saída
Olhai ó Pai
Por esses grandes doutores
Salve os nossos professores
Todos mestres em nossas vidas
Professor
Profeta
Procura
Propaga
Propõe o pensar
Proeiro do conhecimento
Proativo
Proferidor
Provocador
Provedor
Proteje a ciência
Professor !
Sempre digo que ser professor não se resume a sala de aula, porque todos os dias nos lugares inimagináveis, temos algo a ensinar e aprender (CLARIANO DA SILVA, 2016).
DIA DO PROFESSOR PÓS-PANDEMIA ("Se alguém rir de você, não ligue, pois o riso é a maior homenagem que um trouxa pode oferecer a um gênio." — Jamila)
Tenho visto muito por aqui, em minhas redes sociais, professores homenageando professores e se exaltando perante outras profissões como se elas lhes devessem a existência. Vejam se nos grupos do WhatsApp, os alunos encheram de recados carinhosos de reconhecimento aos seus professores! Eu não vi nenhuma manifestação ... É de admirar, os futuros profissionais reconhecerem muito tardio... "Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão. "(O Diário de Anne Frank). Aos professores vivos que são tratados como mortos, ofereçam-lhes muitas flores. Para mim, basta-me sua gratidão e uma palavra de carinho! Obrigado. Ora, eles me maltratam só porque sou velho, feio, pobre e uso calça xadrez, o quê não fariam se eu não tivesse os dois braços e escrevesse com o pé? O professor também carece de inclusão.
Todos somos professores e todos somos alunos na escola da vida.
O dia de hoje é dedicado especificamente aqueles que tem a missão de nos instruir, e não de nos educar. Mas eles fazem ambas as partes, se desdobrando desde cedo por nós. Somos gratos à eles....
Professor
A sua práxis deve ser aplaudida,
pois tu és merecedor
de toda sorte nessa lida.
Com muita sabedoria,
faz letras e palavras desfilarem com maestria,
mostrando para os seus discípulos
a beleza que é a sua prática!
Não se cansa de acreditar,
pois a fé é sua companheira,
e a profissão, sua alma.
Professor,
com sua linda missão
vai o meu abraço, de coração!
Ser professor é transformar o conhecimento em amor no mundo"
"O conhecimento transforma primeiro o seu interior e depois você transforma o seu exterior e este finalmente se transforma em um grande exemplo a ser seguido por todos."
A vida é uma excelente professora que às vezes nos dá duras lições. Só não aprende com ela quem não quer.
Certo dia durante a aula de filosofia, um aluno interrompe exclamando: Professor o senhor fala e eu não entendo nada!
Respondi: agora você começou a pensar como filósofo.
Em mais uma aula de filosofia, outro aluno indaga: Mas professor o filósofo faz o que mesmo? Imagine um copo de vidro e transparente, dentro dele tem água até a sua metade. Muitos dirão que ele está meio cheio; o filósofo dirá que ele está sempre cheio em qualquer circunstância. Pois quando houver ausência de líquido ou sólidos, haverá ar dentro dele. O copo nunca poderá estar vazio.
No Senado Federal os “alunos” estão mudando em grande número, mas os “professores” continuam os mesmos!!!
Será que, assim, as coisas vão melhorar?!?!?!
A uma professora que partistes
Professora tão cedo partistes
Deixando a saudade entre nós
E em todos os seus
Foste tão guerreira em sua luta
Mas, agora estás aí com Deus
Em vida fostes a criança em colo
Foste a adolescente de sonhos
Foste a mulher que amou
Foste a mãe que destes consolo
E também a professora que ensinou
Não nos conformamos com sua ida
Mas, descanse em paz amiga querida
Descanse na eternidade com Deus
A todos nós ficará a saudade imensa
E rezaremos por ti e pelos seus
Você estará sempre em nossa lembrança!
Maria Lu T. S. Nishimura
Toda semana marcam data pro mundo acabar mas para aumentar o salário dos professores ninguém marca nada há anos...
É preciso juntar à humildade com que a professora atua e se relaciona com seus alunos, uma outra qualidade, a amorosidade, sem a qual seu trabalho perde o significado.
Tenho certeza de que um dos saberes indispensáveis à luta das professoras e professores é o saber que devem forjar neles e nelas, que devemos forjar em nós próprios, da dignidade e da importância de nossa tarefa.
Aprendi nesta experiência humana que ser professor não se resume apenas em sala de aula. Todos nós, independente do lugar que estamos, temos algo a ensinar e aprender todos os dias. (CLARIANO DA SILVA, 2016).
Ser professor é saber quais compromissos assumir para a vida!
Que nosso ofício sirva a transformação da vida daqueles que cruzam nossos caminhos, e que nos transformemos em pessoas melhores com aqueles que dão sentido ao nosso fazer.
Parabéns professores!
Dura missão que é exercida com paixão, pois mesmo nas batalhas que por vezes parece estar vencida, se levanta e continua a lida. Muitas vezes uma luta injusta, contra o sistema, tecnologias que se mostram mais atrativas. E a mais cruel que ficou pelo caminho, e a mais gritante, é o respeito, respeito pelo o que representa perante uma sociedade. Mas mesmo diante das adversidades, encontra possibilidades, enxerga além de um projeto, de um papel, de um plano, que do outro lado tem um ser humano, este que ainda em formação, precisa da sua atenção.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Frases de Paulo Freire sobre ser professor e a missão de ensinar
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Frases curtas para professores que expressam a beleza da profissão
- Frases sobre Educador Social
- Frases de Educadores
- Mensagem para Educadores do Augusto Cury