Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
Desejo de eleitor/munícipe de Fátima/BA a partir de 2021:
Que a gestão municipal disponibilize recursos financeiros para os caixas escolares. O Programa Dinheiro Direto da Escola - PDDE (PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL) serve para compra de material de consumo; manutenção, conservação e reparos na unidade escolar; e pequenos investimentos em bens permanentes, como a aquisição de aparelhos de som, tv, computador. Contudo, esse recurso federal não é suficiente para a atual demanda das escolas. Se o programa já existe, se os diretores e diretoras têm CNPJ e contas bancárias, se cada escola tem o conselho escolar, se há necessidades estruturais e de materiais pedagógicos, o que falta para o apoio financeiro municipal?
(Parte VI)
Desejo de eleitor/munícipe de Fátima/BA a partir de 2021:
Que a gestão municipal disponibilize recursos financeiros para os caixas escolares. O Programa Dinheiro Direto da Escola - PDDE (PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL). Contudo, esse recurso federal não é suficiente para a atual demanda das escolas. Se o programa já existe, se os diretores e diretoras têm CNPJ e contas bancárias, se cada escola tem o conselho escolar, se há necessidades estruturais e de materiais pedagógicos, o que falta para o apoio financeiro municipal?
(Parte VI)
O Amanhã da Quarentena
Acordar recebendo atividades
Virou rotina na realidade
O frio da manhã
Se tornou a incerteza do amanhã
O banco cheio do recreio
Deu lugar ao vazio e anseio
As conversas e risadas
Deram lugar a mentes angustiadas
O preenchimento virtual
Não ampara o vazio emocional
Dormir ao anoitecer
Sem saber o que vai acontecer
Quem diria
A sociedade tida como imparável
Pode ter apenas um fim deplorável
Me disseram
-Vamos reprovar
Eu respondi
-Mas sabe o que é bom teremos mais tempo aprendendo
-2020 Ruan
Os anos fatalmente passarão. Não permita que passem com eles os melhores aprendizados na grande escola da vida. Busque se conhecer!
Não é so porque eu sei ler que eu quero ler Lusíadas e poesias.
Isso não é cultura ou aprendizado é tortura
Escolha com o que vai se importar, o mundo e as pessoas estão cheios de ruídos desnecessários, cabe a você filtrar, ressignificar, e até descartar uma porção decoisas e se construir mesmo em meio aos destroços do mundo.
O objetivo principal da educação está para além do repasse de conhecimento formal aos estudantes, mas promover ferramentas para que estes venham a ser protagonistas de sua própria formação e vida.
A sala de aula é um lugar mágico! Lá conhecemos pessoas que podem marcar nossa adolescência, juventude ou até a vida inteira! Lá vivemos momentos únicos, aquele dia, aquelas pessoas, com aquele assunto discutido pela primeira vez, nunca, nunca, nunca mais se repetirá!
EM TEMPO DE PANDEMIA, todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre, dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo. Se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor?
Estou dando as tais aulas virtuais, pensei que ia interagir com os alunos, mas as mães arrogantemente mandam mensagens dizendo que seu filho não entendeu a tarefa nem me dão a chance de perguntar a ele em qual ponto não entendeu, pois elas explicarão do jeito delas, e a dúvida que nunca existiu continuará. Sim... porque as tarefas são simples demais para exatamente evitar dúvida, devido a dificuldade de comunicação. CiFA
Você só será um educador, quando não escolher quem quer educar. O bom educador transforma a vida de todo aquele que passa por sua vida.
“Reitere-se: Temos de ser céleres sem sermos açodados; ciosos e circunspectos contumazes; que não corroboremos ou condescendamos com todo este engodo tão propalado e decantado pelos pseudoespecialistas... Temos de ser indefectíveis, impávidos, lépidos, profícuos e, sobretudo, esperançosos. Ademais, o discurso heterodoxo, inefável e palatável que mitiga as verdadeiras causas do desinteresse total dos alunos em relação aos estudos, conduz-nos, ainda que resilientes sejamos, à descrença absoluta na possibilidade de haver melhoras tangíveis na educação.” Gladston Ribeiro Jr.
É preciso atentarmos de que não se deve fechar o conceito de aprendizado sobre os muros de uma escola, pois ele está para muito além deste ensino formal, sendo deveras maior, mais dinâmico e de maior amplitude que este.
E mais uma vez as armas
São apontadas contra nós
Pistolas, Fuzis e Mordaças
Querem calar nossa voz
E querem que fiquemos calados
Sem saber o que é pensar
Querem que fiquemos parados
Sem reagir e sem lutar
Eis o que digo para vocês
Que apontam seus canos
Sem nem ao menos entender:
Iremos reagir à sua violência
E isso não tira nossa razão
Não somos Flores, afinal
Mas Plantas Carnívoras
Que atacam com a boca
Que fagocitam esse mal
Romaria no Bixiga
A campeã das campeãs estas em festa
Salve o seu manto preto e branco abençoado
Comunidade bate palmas se agita
Roda bahiana com o rufar da bateria
Porta bandeira e mestre sala esplendor
Quanto glamour no sambar lindas passistas
A harmonia conduz tudo com amor
E a velha guarda da Vai Vai é tradição
A multidão canta seguindo o pavilhão
Vai caminhando a romaria no Bixiga
Ó padroeira nossa senhora Achiropita
Abençoai minha escola na avenida
Cleiton Asca
Reflexão
Eu lá ouvindo a conversa dos pequenos e impressionada com o assunto (bom...acho que nada impressiona mais hoje em dia rsrs).
Enfim...
Diálogo:
- Eu vou ser muito mais rico do que o meu pai sabia?
- Eu também, quando eu crescer eu vou ser muito rico.
Não resisti e perguntei:
-O que é ser muito rico pra vocês?
-Ter muito dinheiro ué - e riram como se eu houvesse feito a pergunta mais boba.
-Hum.... Vocês acham que eu vou ter muito dinheiro um dia também?- perguntei
Meu Deus! Eles demoraram para responder kkkkkk que medo.
-Acho que não! - um deles disse.
- Que dó de mim! Porquê? - aí que dor que eu senti no coração kkkkkk
- Porque a senhora já é rica né professora! - e riram de novo, desta vez até eu ri.
Refleti por um momento e disse:
- Bom, se for pensar em outro tipo de riqueza, então vocês têm razão, eu sou muito rica.
Ainda esta semana ouvi a seguinte pergunta:
-Professora, o que aconteceu com a sua orelha?
De início eu ri e disse
-O útero da minha mãe era um pouco diferente.
Ainda na dúvida ela ficou me olhando, por fim eu disse.
-As vezes é muito bom ser um pouquinho diferente dos demais. ;) As fadas tem orelhas diferenciadas, achei que tinha disfarçado bem a minha, não conta este segredo pra ninguém tá?
E toda sorridente ela me olhava admirada.
As vezes a parte mais legal do educador é incentivar a imaginação, e ver o quanto isto alegra o coração de uma criança.
O ensinar não pode ser apenas um momento dialético-egoico do educador, que mais alimenta sua vaidade do que as práticas dos seus educandos
Lá se foi.
'Findomingo'.
'Laenvem' segunda
com seu cheiro de realidade,
com seus ventos de horrores.
'Laenvem!'
Nostalgias 'dinfância':
O dever da escola feito à noite,
fim da noite.
'Findomingo'.
- Relacionados
- Textos de homenagem e agradecimento para diretores da escola
- Mensagens de despedida para alunos que deixam saudade
- Mensagens de final de ano para alunos da educação infantil cheias de carinho
- Textos de despedida de amigos da escola para dizer adeus com carinho
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Poemas Despedida
