Mensagem de Aniversario para um Comediante
Fico observando tudo ao meu redor. Não sou um analista, nem tenho sapiência para isso. Na minha concepção, o que vejo é uma falta de compreensão geral. Não entendo como as pessoas, ou até mesmo a sociedade como um todo, conseguem conviver dentro dessa bolha de felicidade momentânea — a hipocrisia social.
Não tenho cognição suficiente, nem maturidade emocional, para sentir essa essência ilusória que tanto os satisfaz. Por ser observador demais, acabei me afastando do social. Não consigo me enquadrar nessa utopia fabricada.
Talvez, justamente por ter esse olhar mais analítico — ainda que sem querer — eu não consiga experimentar essa felicidade falsa. Queria viver nesse paralelo social, mas minha mente simplesmente não permite.
Desapegar e deixar ir, não é fácil, mas possível! Depois de um tempo de luto, o respirar se torna leve e o que antes tinha importância, já não é prioridade.
Frase de Islene Souza
ESTADO DE SATISFAÇÃO (soneto)
Deixo a inquietude do versar na medida
Em cata duma beleza e de um esplendor
E, assim, de inspiração liberta, pela vida
Vou. Cheio de matiz em uma variada cor
É tom de ventura, o sentimento na lida
Desabrochado tal qual uma poética flor
Daquele especioso verso que dá guarida:
O doce beijo, olhar trocado, terno amor
A poesia nunca deixa a gente esquecer
Faz querer mais, faz o coração sorrindo
É o cântico em que a alma se põe a dizer
E, trovando, escorre pelas mãos, que diz
Um contentamento sempre bem-vindo...
Animando, o poeta, ser o menos infeliz.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18 junho, 2025, 18’23” – Araguari, MG
"Em meio às palavras que escolhi, você se tornou uma aula de
conhecimento. Um pensamento que nunca antes habitou minha mente. A vida, percebi, não se resume apenas a conhecer alguém, mas sim a envolver coração, corpo e mente."
(Publicado em 21/06/2025)
O tempo de Deus é um abraço perfeito. É no compasso de Deus que os planos se alinham. Não se desgaste tentando forçar o relógio divino. Há respostas que só surgem quando a gente para de tentar entender tudo. O que é seu florescerá na hora exata. Confie, Deus está tecendo algo extraordinário. Cada oração sussurrada, cada instante em que você escolheu acreditar, apesar da dor, tudo isso está sendo guardado por Ele. Sua fé será honrada com promessas que superam qualquer expectativa. Até o silêncio de Deus é carregado de propósito. É na espera que Ele forja sua força e prepara você para receber bênçãos que exigem um coração pronto. A fé não é enxergar o caminho inteiro, mas dar o próximo passo com a certeza de que Deus está cuidando de tudo. E quando chegar o tempo certo, tudo vai se encaixar com tanta paz, que você vai entender: não era demora, era cuidado.
Quando Meus Monstros Vêm
Tava precisando de um colo quente,
mas encontrei o frio, o vazio presente.
Tava querendo um abraço apertado,
só recebi o silêncio calado.
Busquei um ombro pra desabar,
mas era o nada a me escutar.
Só o espaço, só o chão,
nenhuma mão, nenhuma direção.
Tava pedindo tão pouco, na verdade:
alguém que ficasse na tempestade.
Que não fugisse, nem se escondesse,
quando meus monstros aparecessem.
@tebaldi_emilia
O Fogo da Distância
No peito arde um fogo, chama viva,
Ao falar contigo, o corpo se agita,
Mas entre palavras, a sombra do passado,
Um amor oculto, um desejo reprimido.
Oh, travesseiro, guardião das memórias,
Teu abraço me traz as dores da história,
Comprometida, a razão me acorrenta,
Mas como esquecer quem o coração alimenta?
Distante, mas perto, tua imagem resplandece,
Uma paixão louca que nunca se esquece,
Sufoca e queima, em pedaços me deixa,
Mas um simples "olá" é a alegria que festeja.
E assim, nesse tormento, eu sigo a vagar,
Entre a dor da saudade e o desejo de amar,
Queimando em silêncio, no oculto, na sombra,
Um amor não correspondido que a alma deslumbra.
Que seja um amor que aqueça
Que incentive
Que fortaleça
Que acalme
Mas que vibre
Que alegre
Que agregue
As vezes a única maneira de domar um animal selvagem que se recusa ser domado, é mostrando que pode ser mais cruel que ele.
Um Grito
Abdico-me de efêmeras paixões
Nesta vida belamente moderna!
De sorte, escrevo grandes emoções,
Aceitando a Morte, Naturalmente Eterna!
Sussurro poemas às minhas rainhas amantes
Aflorando em pequenas linhas minhas dores,
Dando aos meus mais majestosos amores,
Delírios em prantos serenos ofegantes!
Às minhas intensas e eternas paixões,
ainda que eu viva, que em mim sobreviva,
numa estrofe um Grito de Eternidade!
Aos meus intensos e eternos amores,
Antes que eu morra, que em mim socorra,
em um só verso um Grito de Liberdade!
solucionar um problema que você não sabe o que é pode ser muito difícil. eu tenho medo que o mundo me tire você minha filha
DOCE AUSÊNCIA.
Estar é estranho quando se aprendeu a não ser. Há um desconforto tênue em ocupar o agora, como se a presença pesasse mais que a ausência. E então, ao espiar por brechas o que floresce sem ti, nasce o desejo de sumir — ser sombra, ser brisa, ser nada. Porque às vezes, a distância dói menos que a consciência de estar fora, mesmo estando perto.
O TOQUE DA MORTE.
O toque da morte é discreto, indesejado, e insiste como um sussurro gelado… Mas nada se compara ao seu abraço. Um arrepio nos percorre, mesmo quando seus vestígios não são visíveis — ainda assim, são sentidos. Ela deixa marcas na alma, no corpo, na própria existência. Um simples toque pode nos fazer fraquejar. Imagine, então, o que faz um abraço? É mais que um fim — é um repouso definitivo.
Coisas ruins acontecem com pessoas boas. É um teste para ver se a sua bondade resiste ou se ela afunda com você.
Ó beldade que minha alma incendeia,
Teu sorriso tem um brilho que minha vida clareia.
Anjo azul que exala beleza
És o meu amor,com toda certeza ❤️
Silêncio atípico” é uma expressão curta, mas carregada um grande significado. Ela descreve um silêncio que foge do comum — que não é o esperado numa certa situação. É aquele silêncio que estranha, que pesa, que faz pensar e refletir.
É quando se esperava apoio e houve omissão. Quando você de repente se cala.
É o tipo de silêncio que não passa despercebido — porque fala muito mesmo sem emitir som.
No Brasil, paga-se um preço muito alto para manter a democracia. É preciso fazer concessões; ir ao limite; manter privilégios.
Ela é parcialmente cooptada. Não é plena. Mas é o que temos. E – acredite nisso!–, muita gente boa deu sua vida por esse nosso sistema de representação popular.
O amanhã é um mistério, e o ontem, uma lembrança que já ficou para trás. Tudo o que temos é este breve sopro chamado agora — e ele pode cessar a qualquer instante. Não permita que orgulho ou mágoas silenciem o amor que você sente, nem o amor que alguém sente por você. Ame com verdade, perdoe com leveza e viva com presença. Porque o hoje pode ser o último capítulo... e quem pode garantir que não seja?
Arquirrival da Tristeza
(Dilemas de um Bipolar – Henry Santos, 2025)
Sou arquirrival da tristeza,
Mas, na mesma mesa, dividimos as mesmas angústias.
Bebemos do mesmo vinho,
Comemos da mesma solidão servida em silêncio.
E, como quem entende a dor,
A tristeza também sorri...
Mas seu sorriso não é alegre, nem contagiante.
É apenas o reflexo nu de uma emoção que não sabe mentir.
Ela não partilha...
Ela permanece.
Fica.
Se aloja nas frestas das horas,
E, quando parece partir,
Basta o apito distante de um trem...
E ela retorna.
Sua presença é plena, quase obrigatória,
Ainda que alguns finjam não vê-la,
Ou recusem senti-la.
Talvez eu seja seu melhor amigo,
Pois, mesmo sendo tristeza,
Ela é pontual como um relógio quebrado:
Sempre aparece na mesma hora...
Sem ligar,
Sem avisar,
Sem pedir permissão...
Ela apenas chega.
- Relacionados
- Mensagens de Aniversário
- Mensagens de Feliz Aniversário
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Feliz aniversário para pessoa guerreira e batalhadora
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Mensagem para uma pessoa especial
