Menina Gente Boa
a gente se esgota numa segunda-feira em plena manhã, quando levantamos para nos aprontar pro trabalho e o primeiro pensamento do dia não é mais de alguém, mas sobre não se atrasar. após um pedido de desculpa que não houve, numa palavra mal dita que não coube e numa mensagem que não houve. a gente se esgota quando o silêncio já não mais incomoda e a nossa música toca sem nos arrancar mais nenhuma emoção. quando o querer não faz mais abrigo e o bem-querer a nós mesmos é tido como prioridade. a gente se esgota quando passamos a ficar cansados do tanto faz e o que não fez. de tanto descaso e tantos "mas". quando estamos inteiros, sem ego, e a outra parte desfaz. quando percebemos que não estão fazendo o mínimo esforço para manter uma conversa, andam armados até os dentes de joguinhos e indiferença, e nosso pensamento já não faz mais visita e o coração presença. quando enfim recebemos um sinal de fumaça, uma ligação remota e inesperada que não consegue nos arrancar mais nenhum sentimento e percebemos que não há mais nada.
A MORTE 03
Tem gente que nem deveria ter o direito de reclamar tanto da vida, pois são estes os mesmos que pouco, ou quase nada fazem para que tais reclamações tornem-se infundadas. Viver na mesmice de sempre, acomodando-se em sua zona de conforto, que direitos poderiam ter sem nenhum, dever cumprido? Estes irão merecer sim, e com louvor, um epitáfio em seu túmulo com a seguinte frase: “aqui jaz aquele que, mesmo não tendo vivido, pois nada criou por aqui, persistiu bravamente em existir pelo resto de seus enfadonhos dias” Porém para aqueles que trocam suas reclamações por realizações, nunca terão tempo para preocuparem-se com uma morte prematura, pois esta não conseguirá espaço para caminhar por este mesmo caminho repleto de ambições, determinações, suor, entusiasmo e vitórias. Eu sempre soube que a “certeza” de tudo seria um sentimento negativo e irresponsável, porém, ai está a morte como uma clara e única exceção a esta regra. Pense bem, mesmo porque, ao temermos a morte estaríamos desejando a vida eterna, a realização deste desejo, diante os valores que conhecemos, seria no mínimo, tão tedioso, que passaríamos a sonhar com a morte. Se temos a certeza de que todos os relacionamentos que não se acabam com a separação, terminarão com a morte, porque não facilitarmos, um convívio clamoroso para este intervalo? Se já temos ao nosso lado a companhia derradeira desta jornada, seremos sempre milionários de um destino onde podemos contar com a troca de cuidados e ternura, sem nenhuma dúvida a ser questionada. Se da inevitável morte, só levarmos mesmo aquilo que estava conosco no parto, ou seja, nossos sonhos, qualquer intenção de engrandecimento, cairá por terra. Então apenas viva da melhor maneira que puderes, para ti e para outros, fazendo todo o possível para que a sua morte não tenha sido em vão.
(teorilang)
Guarde sua mente...
Guarde sua mente
Viva plenamente.
Respeite nossa gente,
Gente como a gente!
Status não é troféu
Quando o carácter está ausente.
Não confundam por favor:
Negro é raça e preto é cor!
(Autor: Edvan Pereira) "O Poeta"
NAMORO À DISTÂNCIA
Na quinta feira eu a busco na rodoviária
E a gente vai para casa
E não se acanha nem mesmo no elevador do prédio
E espalha as roupas e sapatos e mochilas pelo chão do apartamento E ali ficamos, em silêncio de pequena morte.
Já na sexta feira levantamos tarde Só que acordamos cedo Despertados pelo maior dos desejos Quando assim começa o dia
Entre gozos e gemidos
E com a cama antiga rangendo desesperada Cada vez mais alto.
Sábado é dia de receber amigos sempre tão queridos E eu fico orgulhoso de mãos dadas
Quase que me exibindo aos convidados
Com a minha namorada tão maravilhosa
E que veio para estar no feriado
Ao meu lado
Fazendo o nosso almoço italiano
E encantando com o seu sorriso
A todos os ali presentes.
Domingo bem cedo andamos de bicicleta lá no parque da cidade Visitamos os meus pais idosos
Almoçamos uma barca de comida japonesa
Mas alguma coisa
(Eu já sinto)
Está severamente errada.
O dia transcorre
O meu enfado já está patente
A minha irritação fica notória
O mau-humor impera
E a minha namorada inaugura o pranto mais discreto
Disfarçado e silencioso
Sem saber o que de fato
Está conosco acontecendo.
Não se culpe, namorada
Porque a distância é que não permite
Que entremos
Com recíproca e com entrega
Na estranha liturgia de nossas rotinas
A centenas de quilômetros distantes
E assim eu sinto que sou invadido
Alcunhando-lhe covardemente como Invasiva
Estrangeira
Forasteira
E você, por consequência
Sente medo e insegurança
Acionando a perigosa chave de ciúmes
Com as reações de defensiva clássicas.
E é quando, então, a gente briga de verdade
E a gente chora junto
E eu deixo você na rodoviária no início da noite Em silêncio de sepulcro
E dessa maneira o feriado acaba.
Eu preciso ter você mais perto
Eu preciso ter você no dia-a-dia
Eu preciso viajar mais vezes
Eu preciso que retorne muitas outras vezes
E que nos comprometamos com o fato de que somos a prioridade um do outro.
Eu preciso lhe pedir desculpas
E dizer mil vezes o quanto eu a cada dia mais
Te amo.
E dizer também que a sua mera existência dá sentido à minha vida.
Brincar de amigo secreto é como fazer um trabalho em grupo. Enquanto tem gente que capricha e se dedica, tem gente que faz o mínimo e só aparece no final para ganhar alguma coisa.
Caxias Maranhão, Cidade dos Poetas e de uma gente bonita, forte e valente.
Terra de Antônio Gonçalves Dias e de Raimundo Teixeira Mendes.
O meu cupido te flechou...
O amor a gente não escolhe
Ele acontece, Ele vem como uma brisa
E como uma tempestade desaparece.
Se o seu coração dispara,
Os seus olhos brilham,
Você mexe os cabelos,
Balança os braços,
Bate os pés,
Ou muda de cor.
Quando me ver,
Atenção!
Isso é amor...
O meu cupido te flechou.
Não adianta fingir, nem se esconder
Você diz que não me quer,
Mas dentro de você
Seu coração chora e grita:
EU QUERO VOCÊ!
(Autor: Edvan Pereira) "O Poeta"
Tem muita coisa que vem para derrubar a gente de um jeito…
É nesta horas que temos que ter equilíbrio e acreditar que todos os dias tem um novo amanhã e que todos os dias Deus esta presente!
O quê torna a gente mais importante para as pessoas de bem é ama-las. Não são os diplomas, os status, os bens e nem a fama.
As baldeações de Magé
Dizem que o saudosismo é algo triste, chato ou “coisa de gente velha”, porém nem sempre as coisas são como pensam. Digo isto, pois, muitos consideram estes sintomas derivados do tal saudosismo e talvez isso soe mais como uma nostalgia – o que não é exatamente igual, ambos podem se encontrar, contudo, não seguem sempre a mesma “linha”. Talvez a cidade de Magé possua uma conexão entre ambas as palavras e muitos já devem ter ouvido histórias sobre este local, no entanto, existe um aglomerado de pessoas neste município que não conhecem as grandezas dos distritos e caso conheça provavelmente ouviram dos familiares ou foram obrigados a estudar para um concurso público. (risos)
Pois bem, Magé já foi muito importante no Brasil e isto vem com muito pioneirismo da primeira estrada de ferro carinhosamente batizada de “A baronesa” cujo qual está conservada em Petrópolis – o que acho um absurdo, pois pertence à Magé, mas dizer o quê quando não se têm os mesmos recursos ou, infelizmente, governantes reais para fazê-lo. Havia a produção de cana de açúcar, mandioca, milho, café, pólvora, tecidos e rendas – a maioria teve seu valor tanto no país quanto na América do Sul! -, mas como pode-se ver, Magé já não é uma grande referência industrial e muito menos cidade turística. (Percebe a conexão entre saudosismo e nostalgia?) (risos)
Bom, sabe aquelas conversas entre família no final de semana que remetem ao passado? Já ouvi tantas que fui atrás da veracidade dos contos e Magé é tão turística quanto Petrópolis ou outra cidade da região. Houve um tempo não muito distante onde o Carnaval era tão popular que tinha desfile entre escolas de samba da região e estimava-se mais ou menos vinte mil pessoas por noite misturados entre expectadores e foliões! Isso sem contar os outros festivais, eventos e exposições que paravam ruas, no entanto, é inegável que Magé sempre teve seus altos e baixos – mesmo tendo fé, santos e o “anjo das pernas tortas” – porém, não vem fazendo um bom proveito das riquezas desse município e está mais em baixa do que em alta.
Embora ao falarmos sobre Magé, automaticamente, cria-se uma “baldeação” entre saudosismo e nostalgia, o município tem salvação e potêncial, consequentemente, não há a necessidade de se manter na nostalgia, pois, há tantos meios de reerguer a cidade... como: recuperação dos pontos históricos, construção de museus sobre a cidade e o Garrincha – por favor, há dê-se exaltá-lo, né? – e claro sem esquecer do básico!
Por vezes penso em como seria Magé a todo vapor, sabe? Uma cidade turística e industrial... Talvez, um dia, possamos ampliar essa “estrada” que chamamos de Magé e enfim sair das estações do saudosismo e nostalgia – especialmente a da nostalgia - fazendo a baldeação para uma nova estação que a torne uma cidade melhor.
Parabéns e viva Magé!!
#Magé453anos
06/06/2018.
Somos como plantinhas.
Como plantas, as vezes somos cuidadas.
Alguém que se importa com a gente, rega dia sim, dia não, a cada semana, a cada mês.
Ou ainda, esse alguém, com suavidade rega diariamente.
Com gotinhas, mensagens, palavras que te fazem sentir bem.
Muita água afoga qualquer planta.
Ser uma pessoa grudenta, pegajosa, chata, turbulenta, é algo tóxico, faz mal.
Então, buscar um equilíbrio consigo, faz bem para as plantas, para a natureza, e para as pessoas que são presentes na sua vida, e que são importantes para você!
Cuide das plantinhas sempre com amor!
E sendo como as plantinhas, retribua esse amor!
A palavra confiar possui um significado muito, mas muito profundo que a gente pensa.
Um paraquedista confia num paraquedas a sua vida e sobe num avião e pula dele, sabendo que tem algo que não o deixará morrer, desse nível tem que ser sua confiança em Deus.
Um marinheiro confia no seu barco e vai pro meio do oceano confiante que voltará, pois o barco não o deixará afogar-se, desse nível deve ser tua confiança em Deus.
Os sonhos que fazem a gente se mover. Não deixa de sonhar, por mais bobo que seu sonho seja, se mova em direção a ele.
Porque a gente sonha em ser brilhante em alguma coisa?
Adultos brilhantes
Pais brilhantes
Trabalhos brilhantes
Com certeza é a propaganda do brilhantismo do mundo globalizado
A gente sonha com um talento brilhante que nos destaque dos outros e nos faça especiais, diferentes do todo, destaques
Qual o sentido de ser diferente?
Porque a normalidade, a média e a razão não são suficientes?
Qual o sentido nessa atração pelo brilhantismo?
Eterna busca em eterna incerteza
