Me Enganei a seu Respeito
“Como começam as traições e também a falta de respeito, alem de deixar a porta aberta para o irreversível e a inveja. Aconteceu porque foi permitido e poderia ter sido evitado. Depende do caráter de cada um. Pessoas íntegras são blindadas.“
#bysissym
Amar é ter admiração, interesse, atração, respeito, cuidado, se somar com o outro no enfrentamento da vida, desejo de ter relações íntimas, e de que o outro seja feliz. Isto é amor.
"Certas coisas têm gosto de céu:
Fé
Gentileza
Paciência
Amor
Calmaria
Respeito
Gratidão
Esperança
Elas nunca enjoam."
Trate a todos com bondade
e respeito.
Não que essas pessoas
sejam necessariamente boas.
Mas você é.
❤
"Se você dá amor é porque
sempre dá o melhor de si e
não porque elas mereciam
tanto assim."
❤
Não seja melhor que os outros.
Seja melhor para os outros.
As pessoas podem pensar o que quiser a nosso respeito mas isso não irá nos transformar no que elas querem.
Nem sempre é amor próprio, o amor próprio é acima de tudo o respeito por si mesmo, na maioria dos casos é só ego inflado.
Mais respeito pelo livro, meu caro leitor
A um amigo livreiro
O que acontece dentro de uma livraria? Digamos acertadamente que é um ótimo lugar para se descobrir o mundo. Muitas viagens acontecem quando abrimos um bom livro, isto ocorre sem que seja preciso tirar os pés do chão. Numa livraria, contudo, temos a chance de perder a inocência, outros de perder definitivamente a ignorância, já outros podem se descobrirem escritores, assim como se deu comigo.
Mas como funciona uma livraria, qual é o seu papel social, se é que o tem? Você que visita regularmente este lugar sagrado, sabe de fato qual é a sua real importância e significado?
Existem boas livrarias que têm consciência do seu papel na sociedade, estas não estão no mercado apenas para lograr êxito capitalista. Sei de algumas que permitem que o cidadão leia seus livros mesmo sem a obrigação compulsória de comprá-los, isto é fundamental, sobretudo em nosso país onde o livro não está acessível para todos.
No entanto, tenho observado que estes mesmo cidadãos, que aparentemente amam os livros, ou pelo menos querem passar uma imagem positiva, quando estão com livros em mãos, especialmente em público, dentro destas livrarias que nos permitem a leitura gratuita, que estes não são assim tão educados quanto querem parecer. Pois bem, um amigo meu de longa data, e que já trabalha por décadas em livrarias como estas já citadas, me contou algo que me causou indignação.
Disse-me este amigo, que o seu maior e mais enfadonho serviço, é arrumar estes livros que generosamente são oferecidos para leitura gratuita aos usuários de sua livraria, pois segundo ele, as pessoas pegam estes livros novinhos em folha e não têm nenhum cuidado ou responsabilidade social de devolver os mesmos em perfeito estado como os encontraram para que outros também possam se beneficiar de suas leituras.
Estes senhores e senhoras bem instruídos e, e que por isto deviam ser também bem educados, estragam os livros por abrir demais as suas páginas, como se donos fossem destes belos livros novos. Outra coisa impressionante, é o fato deles violarem os livros lacrados e deixarem o lixo para este meu amigo limpar, como se estivessem em suas próprias casas.
São atitudes como estas que denunciam a verdadeira alma do povo brasileiro, mesmo dos que se dizem cultos, estes não possuem ainda a mínima educação que se espera de pessoas civilizadas. Portanto, caro leitor, eu penso desta forma, se você realmente ama os livros e sabe do seu real valor, não o rasure nem quebre as suas folhas, nem dobre uma paginas como marcador de livro, pois isto revela uma grande e imperdoável falta de educação e respeito por quem os produzem, e especialmente por quem deles cuidam tão bem como este meu amigo livreiro.
Não basta saber ler, ou tirar fotos em livrarias com livros nas mãos, pois a educação não vem apenas dos livros, ela é reflexo do caráter que se desenvolve em casa, ela vem, portanto do berço, não da condição de leitor.
NOTA DE EDITOR
Sou editor, mas antes de tudo sou poeta. Tenho muito respeito pelos meus pares, poetas e escritores, criaturas inquietas que não aceitam a vulgaridade da vida, por isso escrevem, a razão, contudo, sempre é nobre, mesmo que a obra não tenha ecos de eternidade.
Queria muito encontrar um Rimbaud, como Paul Verlaine, ou como Max Perkins encontrou e eternizou, Thomas Wolfe, Hemingway e Fitzgerald...
Não subestimo nenhum autor, leio todos que edito, leio ao editar e leio depois como estudo necessário da obra, caso seja provocado escrevo, vez por outra, uma nota sobra o autor e sobre a obra...
Escrevo poesia, não com intuito débil de ser eterno, nada é eterno, tudo flui ou passa como o rio de Heráclito. Tudo explode em vaco, somos átomos e abismos de Demócrito... Mas com tudo isso, a alma do poeta ainda insiste na eternidade da poesia e da musa.
Respeito o artista que professa ideologia,
que luta por igualdade de gênero e de raça,
que fala e causa polêmica,
ativistas de toda sorte,
que defendem a vida,que condenam à morte....
Respeito ainda mais o artista que faz tudo isso
sem arrogância de verbo,
que consegue chegar ao coração
do homem simples, que sabe que
a dignidade humana compreende uma língua só,
a língua universal,do amor..
A falta de respeito com as coisas, pessoas e com o planeta é o reflexo da falta de auto respeito, de apreço e cuidado consigo mesmo. Desejo que o Amor desperte em você!
Nos tratar com mútuo respeito e respeito àquele que vem até a nós é o primeiro passo do desenvolvimento de uma Nação.
Essa comoção a respeito do incêndio da Austrália é louvável, que bom seria se os brasileiros se comovessem pela nossa fauna e flora que estão desaparecendo todos os dias! Nós temos animais e plantas igualmente lindos e raros como os australianos, mas ainda não temos sociedade.
Se você se veste bem
ou se você veste mal,
não me diz a respeito,
Sobre a sua classe social
não tenho preconceito,
O importante mesmo
é que o seu coração
seja bom sem moderação.
Se você fala diferente
porque é estrangeiro
ou de outra região,
Eu vou te ouvir com
respeito e mostrar
que tenho educação:
Hospitalidade é uma
demonstração boa
de postura e humanização.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
