Mar Liberdade
O Trenzinho vai cruzando
a serra até chegar no mar,
Foi na dança do Pau de Fitas
que a gente começou a namorar.
Sou peixe na sua rede,
você é pescador
no mar do meu amor,
Chamei o grupo para tocar
você jogou a rede
junto com os outros,
Todos muito animados
começaram a cantar e a dançar,
Foi assim que você conseguiu
me envolver e conquistar.
Explode a caixa como
a onda do mar quebra,
O pandeiro borbulha
memorial da espuma
sob as brancas areias
do que merece por
cada um lembrado,
A cuíca lírica saúda,
o pandeiro se emociona,
O reco-reco arranha
e o ganzá se assanha.
Um poemário e a dança
para homenagear
a Nossa Senhora do Rosário.
É o Cacumbi cumprindo
a missão na Procissão
de Bom Jesus dos Navegantes,
você me levando no coração.
É o Cacumbi levando
a multidão e eu te
levando no meu coração.
A Bandeira de São Benedito
em pleno hasteamento,
a gente na gamação
em vestes de coroação.
É o Cacumbi paixão
se preparando para que venha
a Folia de Reis na nossa Nação.
Hoje fui meditar diante do mar,
- fiz isso por nós dois
Por esse beijo me endoidece,
- beijo assaz excitante
Tenho nas mãos o teu lindo amor,
- és primaz e meu diamante
Revelados no caminho do amor,
- somos um pedacinho de paz,
Abrigamos em nós o pedaço do
[amor demais].
O teu jeito está a cada dia mais audaz,
- você já sabe o quê para perto
de ti me traz
Sabemos delinear o nosso horizonte
da maneira mais perspicaz...
O meu desejo por ti é tenaz,
- e ninguém desfaz
Não há nada que me distraia,
- é plena a carícia que você me faz
A tua existência é irrestível,
- a tua malícia é indizível
Temos uma ternura incrível,
- as nossas cinturas se estreitam
no jardim do amor indestrutível
A tua voz ao pé do meu ouvido
é mais do que aprazível,
- és dono de um convencimento
aplausível
Portanto, não nego jamais:
longe de nos tornarmos rarefeitos,
Construiremos a nossa história de amor
com paixão, gemidinhos e trejeitos...
É como o teu amor a me aveludar,
Senti exatamente hoje a brisa do mar
No auge percebi iluminada pela luz
- solar -
senti você a me acariciar...
As janelas e as portas do coração
foram por mim colocadas abertas,
- quero cair -
Na tua tentação,
E nessa perdição me encontrar.
Deixar o sopro da paixão
Para os teus braços me levar,
- é chegada a hora -
Da gente se amar,
não há mais o que esperar.
Quando a gente se encontrar,
Não precisaremos nem falar.
A gente se deseja, você tem
alguma dúvida?
Então, permita que o amor
Fale por nós dois,
ignore o mundo e coreografe tudo...
Iguais ao balanço do mar,
- o tempo há de nos
aproximar.
Busco por teu amor
Com a firme sabedoria
do tempo,
E na esperança de fazer
que o teu olhar
enxergue a luz
e a minh'alma serena:
Sou mulher,
mar de rosas
e amor,
Queira me
levar contigo
por aonde for.
À minha maneira
carrego a força
Dos poetas no exílio
que têm no amor
o vero farol:
converse mais comigo
como quem anda
de mãos dadas
Na beira do mar...
Talvez eu esteja
te pedindo demais...
Querendo o teu amor
- estou à procura
do teu cais;
- quero receber
o teu amor como
As flores recebem
o carinho do sol.
A tua atenção é
como uma estrela
No céu a brilhar,
- o brilho é tão esplêndido,
Que reflete no mar.
Assim o meu
coração fica
por ti a cintilar.
O meu silêncio
é proposital,
- é sentimental pelo teu
- barulho -
Quero que você se interesse
Por mim mesmo sem nenhum
- orgulho -
Estou aqui a te esperar.
Espero por você
da mesma forma
que um navio fica
aguardando
pelo passageiro
embarcar...
Esta sou eu
a te esperar,
Quero fazer
do teu amor: o meu mar.
Para volveres
os teus olhos,
- intencionalmente, silenciei.
Queres tu o meu amor?
O meu coração
é misterioso,
- o coração é um oceano...
Não adianta eu
te explicar;
Quando o tempo der
o sinal e alumiar,
Tenho fé que você
há de se atentar!
Amar com a liberdade
de um peixe
Nadando no mar
- não será demais -
Fazer do teu corpo
a rota para alcançar
- o mar do teu amor -
que hei de não
mais largar;
- e que sempre
encontrarei mais
um e outros motivos
para amar e navegar;
- o teu amor é o meu mar.
Em noite de lua namorada,
Vamos namorar dentro do mar,
No balanço de amar,
Vamos mais do que nos amar...
Em noite de lua prateada,
De mãos dadas,
No ritmo do coração,
Vamos tremer de alegria cativada...
Em noite de lua namorada,
Caminharemos sob a luz prateada,
Vestidos do nosso balanço,
Vamos de mãos dadas...
Em noite de lua prateada,
De mãos enlaçadas,
A lua platinando os nossos beijos,
E as nossas almas apaixonadas
- extasiadas -
E um tanto enamoradas...
Experimentando o teu corpo,
A mais doce das especiarias,
Que não se encontra nas Índias,
A lua acentuando o meu corpo,
Que agora é todo seu...,
Serei um véu cintilante - extasiante...
Vertendo nos olhos a luz da lua prateada,
Serei a tua amante, a tua namorada,
Refletindo no corpo a cintilante lua enamorada,
E me derramando na paz desse amor irial
- lirial -
E inteiramente celestial...
Os teus pensamentos são como as águas do rio que correm para o mar, Os corações se reconheceram, Vou trazê-lo para mim, Nós vamos nos encontrar
No mar de cristal
conseguimos olhar
a profundidade,
Vamos submergindo,
olhos nos olhos,
as tuas mãos me coroam
com uma coroa
feita de Acropora tenella,
a fé nos guia
e o amor nos governa.
A minha existência
é no seu pensamento
como o mar alisando
a costa sob o reflexo
das luzes da cidade,
Sereia sou na verdade
e com contentamento
mergulhado com dois
Acroporas samoensis
nas mãos se erguendo
como catedrais no giro
do mundo dançando
sem parar no ritmo
da balada de amor
orientada pela magia
do desejo do seu
peito colado no meu.
Nas minhas mãos e pés
estão as estrelas-do-mar
que guiam na escuridão
na tua busca mesmo sem
saber qual é o seu nome
e quem você é na realidade.
Do esplendor magnífico
do Acropora subglabra,
O meu coração dispara
porque na vida só fica
tudo o quê dinamiza.
Declaro que o meu doido
amor que não é suficiente,
é Lua Crescente em busca
de tentar encontrar todos
os caminhos que reúnam
os meus caminhos com os seus.
Porque te amo sem saber
quem você e sem saber a hora
do amor que chegou entre nós .
Caminho em direção ao mar,
com você no coração e na mente
me permito mergulhar,
insisto com a água até a cintura
com uma das mãos Lua
capturar e deixo a onda
os quadris balançar,
Assim sou eu a poesia do mar
e do teu amor a pactuar,
a reverenciar e te encantar.
Pelo amor que o céu
tem pela nossa união,
Pelo azul turquesa do mar
mais paradisíaco,
Jamais deixarei o orgulho
que sinto do nosso amor bonito.
Amar na dimensão do mar, Sou eu teu porto de fé, Sou o teu porto seguro, O destino abrirá a rota para vivermos o nosso amor maduro.
Meu amor, onde quer
que você se encontre
te ofereço o azul
do mar e do horizonte.
Nos meus lábios
estão a paixão
o sabor cereja
da Lua de Sangue.
Meu amor, onde quer
que você esteja,
para te aquecer
é só pensar em nós:
não te esqueça.
No meu doce sentir
e fascinação
somos mais
do que um lance.
Meu amor, onde quer
que você encontre
te dou o inevitável
e sentimento sublime.
É pela minha pluma
que vem a poesia
que te pede todo o dia
para ser só toda tua
sob a luz da querida Lua.
Presente nas fronteiras
seja no ar, terra ou mar,
sou eu o teu amor que
vai pelo mundo te guiar.
Ter o mesmo caminho
para nós não é preciso,
não nos basta o jardim
a paixão e o imprevisto.
Sou a flor do amor que
capturada em silêncio,
não cesso de florescer
todos os dias por dentro.
Mesmo que teus olhos
se distraiam com lendas
e com bailantes estrelas,
de ti sou a ilustre habitante.
Meu amor que aqui está
é a tua fonte de inspiração:
com astúcia e atenção
trama ir por pura perdição.
Te fazer ainda mais vivo
é a minha única ambição,
e ser bem maior do que
a Lua na tua constelação.
Prevejo que as mais altas,
duras e distantes fronteiras
serão por ti todas superadas,
somos almas predestinadas.
Sobrevoa o condor
o nosso continente,
a cada dia há
mais gente doente,
O Mar é da Bolívia,
a cada dia por
aqui tudo tem
virado caso de polícia:
sem contabilizar
o silêncio chileno
por cada prisão política,
O Sol da Venezuela
nasce no Esequibo,
dos refugiados
a instabilidade política
tem sido a madrinha,
e tem trazido injustiça
para o líder veterano
dos tupamaros;
E estes versos
estão presente entre
os desamparados
da América Latina
e recordam que as Malvinas
são e sempre serão argentinas,
E não posso deixar de lembrar
que o General preso injustamente
ganhou a medida cautelar,
e pela tropa também sigo a gritar,
quero ver o sol da justiça raiar
e a liberdade sul-americana celebrar.
Como quem navega
em mar revolto,
ando combatendo
os umbrais suspensos
dos pensamentos
que são furtadores
de tudo aquilo que
não conduz a viver
com humanidade
e afasta de nós
a total bondade
dos signos austrais:
Todo o nó só se
desfaz aos poucos,
Prestar satisfação
sobre aquilo que
vem inquietando
o coração diminui
o sufoco de todos;
A paciência sempre
deve ser continental,
A meu modo vivo
de muitos olhos
arrancando vendas,
Mesmo que ninguém
me compreenda,...
Se você não gosta
de determinado
assunto a quem quer
que seja nunca ofenda,
Sempre apresente
um argumento
como réplica,
vivemos numa época
que ninguém mais conversa,
Escrever poemas
também é uma
outra maneira de conversar,
quando ninguém está
com vontade de escutar:
Falta que libertem
o General que segue
preso injustamente,
Para a tropa e cidadãos
peço igualmente a liberdade,
mas só para aqueles
que estão presos
em circunstância igual,
e quem sabe todos juntos
ouvirem um chamado
pela reconciliação nacional.
Águas Frias
Nascida da herança
de uma esperança
construída além mar,
Das águas geladas
em meio as matas
e onde os ventos
te beijam: se fez lar.
Capturou o coração
de todos o quê vieram,
dos que vem e vão,
Águas Frias do Oeste
és a beleza da prece
e o amor da canção.
Semeando, plantando
colhendo e acolhendo,
É destino certo para
quem deseja toda
a paz e o aconchego.
Acima de
qualquer
'dinastia',
da invasão
e de todas
as poesias,
esse mar
pertenceu ao
Império Inca,
não dá para
ocultar o quê
todo o mundo
viu e sabe
que ali estão
os vestígios
da verdade.
Foi o poeta
Valentim
que me
pediu para
não desistir,
e dessa causa
não olvidar.
Relembro
para que
da História
não seja
apagada:
quatro anos
após a
independência,
a Bolívia
foi invadida;
e o Chile até
hoje não
teve 'clemência'.
Reaver
o diálogo
requer paciência
e persistência;
não vou parar
de pelo povo
jamais de rogar.
A Bolívia
nasceu com
400 km de
costa sobre
o Pacífico,
e ficou sem
o acesso
soberano
ao mar,
e a Justiça
de olhos
vendados
me deixou
como saída
insistir em
escrever mais
de cento e vinte
mil poemas
para fazer
dialogar,
e a paz reinar.
